sexta-feira, 13 de maio de 2016

Cássio Cunha Lima parabeniza UEPB pelos 50 anos

uepb50
O senador Cássio Cunha Lima parabenizou a Universidade Estadual da Paraíba pelos seus primeiros 50 anos de existência. Ex-aluno da Instituição, Cássio foi protagonista de uma dos principais momentos da história da UEPB quando concedeu, em 2004, a autonomia financeira da Instituição, que a partir dali passou a viver uma nova realidade.

Com a autonomia, a UEPB iniciou uma importante era de expansão, com a chegada dos campi da Universidade em João Pessoa, Patos, Monteiro e Catolé do Rocha e Araruna, tornando-se de fato uma Instituição presente em diversas regiões do Estado.
O senador lamentou, ainda, a situação de desrespeito à autonomia que a UEPB vive hoje e reforçou que é necessário que o governo do Estado cumpra com a parte que lhe cabe e repasse à entidade o que a lei da autonomia exige.

A Lei n° 7.643, de 6 de agosto de 2004,  determina, em seu primeiro artigo, que a Universidade Estadual da Paraíba gozará de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e explicita, no parágrafo único, que ficam assegurados à UEPB os recursos orçamentários e financeiros previsto na Lei.

“Infelizmente, desde que o atual governo assumiu, essa autonomia foi duramente atingida, apesar de todos os apelos feitos por mim e por toda a comunidade acadêmica”, afirmou Cássio.
O senador disse, ainda, que se orgulha de ter contribuído com o fortalecimento desse grande patrimônio paraibano: “Educação é tudo”, sintetizou.

Autonomia Financeira: um marco na história da UEPB

O Século 21 chegou e com ele o coroamento do processo de consolidação da Universidade Estadual da Paraíba, representado pela expansão e pela conquista da Autonomia Financeira da Instituição. Com a Autonomia concedida através da Lei n° 7.643, de 6 de agosto de 2004, sancionada pelo então governador Cássio Cunha Lima, a UEPB inaugurou uma nova fase em sua história.
Para todas as lideranças envolvidas na luta por esta conquista, a Autonomia Financeira representou uma vitória do ensino público e gratuito. Com a Autonomia, a Universidade Estadual da Paraíba, por direcionar sua ação a quase todos os municípios, passou a poder fazer muito mais pelo Estado.

Com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UEPB pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam a Paraíba, entre eles, os setores educacional e saúde. A Instituição empreendeu esforços para a unificação do pensamento de todos os segmentos da comunidade universitária para uma maior compreensão da Autonomia Financeira e maior consciência do papel da Universidade Pública.

Com sua Autonomia, a UEPB passou a ter condições de expandir-se e melhorar a qualidade do ensino de graduação, investir na pós-graduação e nas atividades de pesquisa e extensão. Mas, apesar da Lei concedendo a Autonomia da UEPB só ter sido, de fato, sancionada em 2006, a luta pela Autonomia não é recente. Nove anos antes, o então governador Ronaldo Cunha Lima assinava o decreto que concedia a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira da Universidade Estadual da Paraíba, sonho acalentado por muitas universidades públicas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário