quinta-feira, 2 de junho de 2016

Campina Grande espera 100 mil pessoas no Maior São João do Mundo

Maior São João do Mundo
Na noite desta sexta-feira (3) será aberto oficialmente O Maior São João do Mundo, evento cultural que exalta a cultura do Nordeste e atrai cerca de 3 milhões de pessoas, todos os anos, para Campina Grande. Em sua 34ª edição, o evento terá 31 noites de muito arrasta-pé, somando quase 300 horas de forró. A expectativa dos organizadores é de que, somente na noite da abertura, deverão passar pelo Parque do Povo mais de 100 mil forrozeiros.

Além das atrações musicais e do passeio gastronômico, oferecido nas mais de 230 barracas e quiosques, os campinenses e turistas assistirão a um show pirotécnico com duração de 15 minutos e muitos efeitos especiais. Neste ano serão utilizadas 1,5 toneladas de fogos de artifício.
Quando o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, encerrar a sua fala, Jairo Madruga puxará o já tradicional hino de abertura do Maior São João do Mundo “Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo”, canção de Luiz Gonzaga que sempre embala a queima de fogos e anuncia a abertura da temporada do forró, no Parque do Povo.

O primeiro dia do Maior São João do Mundo será aberto com o show do irreverente Biliu de Campina. Em seguida o cantor Flávio José, que todos os anos atrai milhares de pessoas para o quartel general do forró, embalará os corações dos forrozeiros apaixonados.
A noite contará também com a apresentação de Jairo Madruga e da cantora Márcia Fellipe, amazonense que é a nova sensação do momento entre os forrozeiros (ex-vocalista da banda Forró da Pegação). A noite será encerrada pela banda Forró do Eskulaxo.

Segundo o coordenador geral do São João, Temístocles Cabral, o prefeito Romero Rodrigues mais uma vez fez questão de que o foco do Maior São João do Mundo fosse o resgate das tradições culturais do Nordeste, valorizando os artistas regionais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.
“Por isso, além de todas as atrações do Palco Principal, da Pirâmide, do Palco Zé Lagoa e das palhoças de forró pé de serra, incluímos na programação do Parque do Povo detalhes especiais, como o Espaço do Milho, onde os visitantes poderão experimentar a autêntica culinária nordestina à base de milho, e três concursos de Quadrilhas Juninas, com o primeiro sendo iniciado no dia 6 de junho”, destacou Temístocles Cabral.

PROGRAMAÇÃO – Ao todo a programação contará com mais de 200 atrações. Nela constam nomes como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Ton Oliveira, Os 3 do Nordeste, Amazan, Lucy Alves e Os Gonzagas, todos representantes da tradicional cultura nordestina.
E, sem esquecer o lado religioso que deu origem às festas de São João, a Prefeitura de Campina Grande incluiu na programação oficial do Maior São João do Mundo os Padres Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti e Nilson Nunes.

ESTRUTURA – Registrado no calendário de eventos da Embratur como uma das cinco maiores festas populares do Brasil, O Maior São João do Mundo concentra sua programação no Parque do Povo, uma área de 43 mil metros quadrados, onde foi montada uma estrutura que inclui palco principal; palco Zé Lagoa; 2 palhoças de forró; Pirâmide; cidade cenográfica com réplica da Catedral, do Cassino El Dorado, do Cine Capitólio e do Museu do Telégrapho e 232 pontos comerciais, entre restaurantes, bares e quiosques.

A Prefeitura de Campina Grande disponibiliza ainda uma Central de Imprensa, situada no Centro Cultural, que fica ao lado do Parque do Povo. Essa Central serve de suporte para profissionais e empresas de comunicação que estiverem fazendo a cobertura jornalística do Maior São João do Mundo. O espaço conta com visão privilegiada do Palco Principal do evento, internet wi-fi e toda a infraestrutura de camarotes, telefone e banheiros.

Veja a programação do palco principal do Maior São João do Mundo neste primeiro final de semana (3, 4 e 5 de junho)

Sexta-Feira (3 de Junho)
Biliu de Campina
Flávio José
Jairo Madruga
Márcia Fellipe
Forró do Eskulacho

Sábado (4 de Junho)
Pinto do Acordeom
Roninho do Acordeom
Jorge de Altinho
Felipe Lemos

Domingo (5 de Junho)
Os 3 do Nordeste
Capilé
Gabriel Diniz
Brasas do Forró.

Paraibanos acompanham Tocha Olímpica

Tocha Olímpica em Pedras de Fogo
Tocha Olímpica em Pedras de Fogo

A primeira cidade paraibana a receber a Tocha Olímpica dos jogos Rio 2016 foi Pedras de Fogo, na manhã desta quinta-feira (2). O Tour da Tocha passa, na tarde desta quinta, pelo município de Itabaiana e deve chegar a Campina Grande no início da noite.
Em Campina,  haverá uma cerimônia simbólica de acendimento da Pira Olímpica. O maior símbolo das Olimpíadas chegará à cidade um dia antes da abertura do Maior São João do Mundo (03 de junho) e será recepcionada em clima de festa junina, com muito forró.

Água de Campina Grande pode estar contaminada

copo com água
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande divulgou nesta quinta-feira (2), o resultado de análises da qualidade da água utilizada em várias residências de Campina Grande.
De acordo com o levantamento, das 160 amostras coletadas este ano, 72 se mostraram insatisfatórias para o consumo humano.
A coleta é feita pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses e as análises são realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba.
A análise é microbiológica e identificou a presença de uma bactéria que geralmente habita o intestino humano. Ela pode causar gastroenterite, infecção urinária e intestinal, apendicite, meningite e outras doenças.
O contato com esta água também pode originar diarreia. Segundo a direção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Alto Branco, até o mês de fevereiro era registrada uma média de 200 a 300 atendimentos clínicos de pessoas com diarreia a cada mês. De março em diante, estes atendimentos chegaram a quase 900, representando um aumento superior a 300%.
Os resultados foram enviados à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa-PB e uma reunião será realizada para discutir o assunto. O Ministério Público Estadual também será notificada sobre o resultado das análises.

Gripe H1N1 já matou nove paraibanos em 2016

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o Boletim Nº 3 da Influenza, que corresponde ao período de 1º de janeiro a 28 de maio de 2016 (21ª Semana Epidemiológica de início dos sintomas). Até então, foram notificados 176 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, destes, 19 (10,7%) foram confirmados para influenza A (subtipo H1N1), o mesmo que circula desde 2009. Entre os casos notificados até o momento, em 31 deles (17,6%) foi descartada a presença do vírus de influenza. Os demais seguem em investigação.
Quanto aos óbitos, foram comunicados 27 casos de SRAG com suspeitas de algum vírus de influenza, sendo em nove confirmada a identificação viral para influenza A (H1N1) nos municípios de Alagoinha (1), Baía da Traição (1), Cacimba de Dentro (1), Campina Grande (1), João Pessoa (2), Maturéia (1), Sousa (1) e Mogeiro (1). Dez mortes foram descartadas para o agente etiológico de influenza e 15 óbitos seguem em investigação.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, houve um aumento nos registros confirmados de pessoas que adoeceram com SRAG e que apresentaram o agente etiológico de influenza A (subtipo H1N1). Ele mostra que o ano de 2016 tem quatro casos notificados a mais que o ano de 2009, quando foi registrada a epidemia de H1N1 no Brasil e a pandemia mundial.

Impeachment: após bate-boca, Lira diz que não aceita pressão

Plenário do Senado
O presidente da Comissão do Impeachment do Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB) decidiu nesta quinta-feira (2), reduzir em 20 dias os prazos para entrega das alegações finais pela acusação e pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). A decisão do senador paraibano causou um intenso bate-boca na Comissão, mas Lira alertou que não aceitaria qualquer tipo de pressão.

Deputada Estela Bezerra lança vereadora como pré-candidata do PSB em Itabaiana

Rosane e Estela Bezerra

O Comitê Municipal do PSB não confirma, no entanto, a deputada Estela Bezerra garante: a pré-candidata do partido em Itabaiana é a vereadora Rosane Almeida, que deverá disputar o cargo de prefeita com o atual gestor, Antônio Carlos Júnior, e o ex-secretário de saúde na gestão de dona Dida Moreira, seu filho Sinval Neto. O anúncio foi feito pela própria deputada em programa de rádio na capital, nesta terça-feira, 31.
As forças políticas que defendem a candidatura já posta do médico Lúcio Flávio ainda não se pronunciaram. Para o staff de Rosane Almeida, haverá um entendimento dentro do partido. “O objetivo de todos é derrotar a situação. A gestão atual é muito ruim e reprovada por mais de 80% da população”, disse uma fonte desse agrupamento político. Segundo essa mesma fonte, nem Estela Bezerra, tampouco Edvaldo Rosas, presidente do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba, abrem mão da pré-candidatura de Rosane Almeida.
Coincidentemente, o dia de ontem foi aniversário da vereadora Rosane, que recebeu o anúncio de Estela Bezerra “como um presente especial”, disse uma pessoa de sua família.

Prefeito é acusado de nepotismo por nomeação de esposa para secretaria de educação


O prefeito de Salgado de São Félix, Adaurio Almeida, é acusado de nepotismo e ato de improbidade administrativa pelos seus adversários políticos por ter nomeado a própria esposa, Patrícia Marsicano, para o cargo de Secretária de Educação do Município, após afastamento de Adjailson Andrade, que vai concorrer na eleição deste ano. Segundo fontes da oposição local, ao inserir sua esposa em cargo remunerado na administração municipal, o prefeito viola, a um só tempo, a Constituição Federal e a Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal, além de atentar contra os princípios da impessoalidade e da moralidade.
O pré-candidato a prefeito da oposição conhecido como Dr. Joni (PSD), publicou nota criticando a nomeação da esposa do prefeito Adaurio, atitude que, segundo ele, desrespeita o Decreto nº 7.203, de 04 de junho de 2010, da Presidência da República, que proíbe a nomeação de familiares para exercer cargo de confiança nas gestões públicas. “Trata-se de escancarado nepotismo, onde existem pessoas capacitadas nos quadros da Prefeitura para exercer tal cargo”, diz a nota, acusando ainda o prefeito de querer se perpetuar no poder. “Existem rumores de que, se o candidato do prefeito ganhar, Adaurio será o secretário de finanças e a esposa continuará como secretária de educação, sendo que a senhora Patrícia Marsicano não tem habilitação para o setor, já que é formada em Nutrição”, acusa a nota.
Segundo o presidente do partido PSD, professor Carlinhos, o fato é uma contradição do atual prefeito que pregava o não nepotismo nos palanques, “mais que, na realidade, sempre fez uso de tal prática quando desde o início do seu governo no ano de 2008, nomeia sua esposa para cargos na administração, onde já foi secretária da administração, da cultura e agora da educação”, disse ele.
A nova secretária e primeira dama disse que acredita nas propostas e na integridade do seu marido, prefeito Adaurio Almeida. “Aceitei o convite dele para ser Secretária de Educação porque quero dar continuidade ao trabalho de Adjailson Andrade e trabalhar por novas escolas, transporte escolar de qualidade, merenda boa e professores bem remunerados”, afirmou Patrícia.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Dilma confirma presença na Paraíba

dilma1
A presidenta Dilma Rousseff confirmou participação na audiência pública que será promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, no próximo dia 8, no Espaço Cultural, para debater a democracia e momento político atual.
Em ofício encaminhado ao deputado Jeová Campos (PSB), autor do requerimento para realização da audiência, a assessoria da presidente parabenizou o Poder Legislativo Paraibano pela iniciativa de promover um debate sobre o atual momento político nacional e a importância da democracia para a estabilidade dos poderes constituídos do país.
Até segunda-feira (30), a assessoria da presidente afirmou que a petista ainda não tinha data marcada para vir à Paraíba.

RC escolhe assistente social para substituir Cida

O governador Ricardo Coutinho (PSB) escolheu a assistente social Kelly Samara para substituir a professora Cida Ramos (PSB), pré-candidata a prefeita de João Pessoa, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Cida deixa o cargo nesta quarta-feira (1) em um cumprimento a legislação eleitoral, para disputar as eleições.
Kelly Samara foi chefe de gabinete de Cida Ramos durante oito meses, e deixou o cargo para assumir a função de assistente social do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), após ser aprovada em concurso público. A expectativa é que ela dê continuidade aos projetos que estão em andamento.
Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também fez Mestrado. Ela já desempenhou a função de presidente do Conselho Regional de Serviço Social e foi professora da Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras. No IFPB, ele respondeu pela Coordenadoria Pedagógica  e do Programa Mulheres Mil.

“Eu vim para fazer a diferença”, dispara Cida em evento de balanço de governo

A socialista Cida Ramos, que deixou o governo para disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições municipais deste ano, fez um balanço, na noite desta terça-feira (31), das ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado durante a sua gestão que compreende o período de 2011 à 2016.
Ao chegar ao Hotel Tambaú, local do evento, Cida Ramos agradeceu o apoio que teve a frente da pasta e disse que se dedicará 24 horas diante da sua nova missão.
“Saio realizada e com a consciência que fiz um trabalho e, sobretudo,  presto contas dele. Tenho clareza absoluta que o bom debate será realizado”, disse Cida Ramos.
Para Cida Ramos, o fato de sua contas terem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado é muito “gratificante”.
De acordo com Cida Ramos, esse novo ciclo terá todo o seu empenho. Cida Ramos prometeu o  bom debate. “Eu venho para fazer  a diferença no processo”, disparou.
Já em relação a escolha do vice, Cida Ramos disse que tem grandes nomes entre os seus aliados, mas adiantou que esse processo será feito com bastante traquilidade.

Cantora Roberta Miranda tranquiliza fãs sobre saúde

Roberta Miranda
A cantora paraibana Roberto Miranda foi acometida de uma forte gripe acompanhada de uma crise de sinusite.
Nesta terça-feira (31) a sertaneja utilizou as redes sociais para tranquilizar os fãs que estão preocupados com o estado de saúde da artista.
Enrolada com em um roupão de frio, Roberta Miranda disse que está “tudo tranquilo”.
Em janeiro deste ano Roberta Miranda foi submetida a uma cirurgia para tratar de uma sinusite que estava bloqueando as suas vias respiratórias e provocando dores em seu rosto.

Em crise, MP altera expediente e passa a funcionar em turno único

Bertrand Asfora, procurador-geral de Justiça
Bertrand Asfora, procurador-geral de Justiça

Em crise financeira, o Ministério Público da Paraíba precisou reduzir seu expediente para tentar equilibrar as finanças. A partir desta quarta-feira (1) entra em vigor um ato do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, que determina o horário de expediente em turno único em todos os órgãos do MP.

“É uma medida que visa a economia, diante desta grave crise hoje instalada no país. Essa medida faz parte da nossa racionalização do ambiente administrativo, garantindo os serviços com menos gastos, para maior resolutividade de atendimento da demanda junto à sociedade”, explica o procurador-geral.
De acordo com a medida, a jornada de trabalho dos servidores lotados nas unidades de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo será das 12h às 18h; e nas demais unidades do Ministério Público da Paraíba, das 7h às 13h. Nessas mesmas unidades, os servidores que estiverem ocupando cargo comissionado ou exercendo função gratificada, a jornada será das 12h às 19h. Nas demais unidades, será das 7 às 14h.

Os servidores ocupantes das funções gratificadas FG-I (chefe de Secretaria de Promotoria de Justiça), conformo o ato administrativo, terão sua jornada de trabalho desempenhada em sete horas corridas ou oito horas, com intervalo de uma hora, a critério da chefia imediata.
Os ocupantes de cargo em comissão ou função gratificada, em razão do regime de integral dedicação ao serviço, podem ser convocados sempre que houver interesse da administração. Nas sextas-feiras, a jornada de trabalho dos servidores lotados em todas as unidades do Ministério Público da Paraíba será das 7h às 13h.
Na segunda-feira (30), Bertrand Asfora convocou uma reunião interpoderes para discutir cortes, crise financeira e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017.

Por aspecto técnico, CBF inverte grupos de paraibanos na Série D

tacaD-765x510
Somente nesta terça-feira (31), a CBF recebeu a confirmação da FPF sobre os dois representantes paraibanos – Campinense e Sousa – na Série D do Campeonato Brasileiro.
A novidade, no entanto, ficou por parte da ”troca” feita pela entidade nacional nos grupos da dupla.
Finalista do estadual, esperava-se que, o rubro-Negro seria o ‘’Paraíba I’’ da tabela divulgada pela CBF, integrando, portanto, o Grupo A-7, ao lado Globo-RN, América-PE e Galícia-BA.
Terceiro colocado no Paraibano, o Dinossauro seria o ‘’Paraíba II’’, adversário de Murici-AL, Sergipe-SE e Fluminense de Feira-BA.

Contudo, o departamento de competições inverteu o que seria a lógica. O Sousa vai ficar no grupo A-7, enquanto o Campinense passa a integrar o grupo A-9.
Desta forma, o Dinossauro estreia no Marizão, contra o Globo-RN, e não mais contra o Murici-AL.
Já a Raposa pega justamente os alagoanos, fora de casa.
Ambos os jogos acontecem no dia 12 de junho, às 16h.
A assessoria de comunicação da CBF informou que, ‘’como a logística de viagem será semelhante, o melhor colocado recebeu a oportunidade de concluir a campanha inicial em casa.’’.
A mudança agradou o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, e desagradou o mandatário da Raposa, William Simões.

”Foi uma bênção pela questão do deslocamento que teríamos. Nesse grupo, agora, o Sousa será o primeiro.”, afirmou Aldeone.
”Não entendi o porque da mudança. O problema não é o grupo e sim fazer o primeiro jogo fora de casa poucos dias depois do jogo final do Campeonato Paraibano. Vai complicar nossa logística, mas vamos ao jogo.”, disse Simões.

A Diretoria de Competições da CBF informa:

Ass.: Representantes Paraibanos na Série D/2016
Estamos informando os representantes da Federação Paraibana de Futebol no Campeonato Brasileiro da Série D/2016 após encerramento da Fase Semifinal de seu respectivo campeonato estadual:
Campinense Clube – Finalista do Campeonato Estadual de 2016 (indicação homologada através do Ofício 343/2016 – FPF) – comporá o Grupo A9;
Sousa Esporte Clube – Terceiro Colocado no Campeonato Estadual de 2016 (indicação homologada através do Ofício 343/2016 – FPF) – comporá o grupo A7.
Sendo assim, estamos atualizando as informações nos respectivos documentos técnicos (Tabela e Regulamento) constantes no site da CBF.
Queiram, por gentileza, comunicar aos seus filiados da competição.

Justiça nega à operadoras pedidos para evitar depoimento em CPI

Deputado estadual João Gonçalves
Deputado estadual João Gonçalves

O desembargador José Aurélio da Cruz, do Tribunal de Justiça da Paraíba, negou pedido de liminar formulado em mandado de segurança impetrado pelas operadoras de telefonia móvel para que seus representantes não fossem obrigados a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, instalada na Assembleia Legislativa da Paraíba para investigar os danos causados aos consumidores pelas operadoras de internet banda larga e telefonia fixa.
A ação foi formulada pelo presidente da operadora Oi, Bayard Gontijo; da Vivo, Amos Genish e da Claro, José Antônio G. Félix.

O representante da Vivo já havia sido convocado para depor na CPI na segunda-feira (30), mas não compareceu e também não apresentou justificativa. Os membros da CPI irão visitar novamente o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para pedir apoio nas investigações.
“Vamos usar as prerrogativas que nós temos, como a condução coercitiva”, garantiu o presidente da CPI, deputado João Gonçalves (PDT). Está agendado para a próxima segunda-feira o depoimento do presidente da Oi Telefonia, Bayard Gontijo, na CPI.

No início da tarde desta terça-feira (31), a CPI se reuniu e deliberou sobre providências judiciais para garantir que os representantes das operadoras compareçam à Comissão e prestem depoimento. Anteriormente, o deputado João Gonçalves afirmou que pode pedir a condução coercitiva dos presidentes das operadoras telefônicas que não atenderam a convocação da CPI.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Brincadeira em açude acaba em tragédia e adolescente morre afogada na Paraíba


O que era pra ser brincadeira acabou resultando numa tragédia na cidade de Remígio, no Curimataú paraibano. Neste final de semana uma adolescente morreu afogada em um dos açudes da cidade enquanto se divertia com amigos.

De acordo com informações, a vítima tinha 14 anos e foi identificada como Maria Lima. A adolescente mergulhou, mas não conseguiu retornar à superfície. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local, a garota já estava sem vida.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade de Campina Grande para os procedimentos de praxe.

Lotéricas suspendem serviços por oito dias a partir desta semana


As casas lotéricas vão suspender alguns serviços a partir do próximo sábado (4) na Paraíba, conforme comunicado divulgado neste domingo (29). A paralisação vai até o dia 11 de junho e segue uma mobilização nacional,

Nos dias 4 e 11 de junho, as lotéricas não vão realizar pagamentos de boletos bancários ou contas de consumo. Já entre os dias 6 e 10, os estabelecimentos seguirão um calendário onde boletos de determinados bancos não serão aceitos. Detalhes do calendário não haviam sido definidos até a publicação desta matéria. 

Segundo a presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos da Paraíba, Marlene Falcão, o motivo da paralisação é a defasagem no aumento de tarifas repassadas pela Caixa Econômica Federal aos correspondentes. 

Conforme comunicado do sindicato, já faz dois anos que as tarifas repassadas às lotéricas foram ajustadas, o que tem prejudicado a manutenção de serviços. Ainda de acordo com Marlene Falcão, os empresários têm tentado negociar novos valores com a Caixa há mais de um ano, mas as reivindicações não foram atendidas.

Atualmente, a Paraíba possui 320 casas lotéricas, gerando cerca de sete mil empregos. Só na Grande João Pessoa, há 120 estabelecimentos em funcionamento.

Brasil vence Panamá no último teste para Copa América


A Seleção Brasileira não teve dificuldades para vencer o Panamá por 2 a 0 na noite deste domingo, no Dick’s Sporting Goods Park, em Denver, nos Estados Unidos, no último amistoso antes do início da Copa América Centenário. Os gols da equipe foram marcados pelos atacantes Jonas, do Benfica, e Gabriel, do Santos, um em cada tempo.´

A facilidade do confronto foi tamanha que o 2 a 0 acabou aquém do esperado para os brasileiros. Mesmo desperdiçando algumas chances, a produção ofensiva não correspondeu às expectativas pré-jogo, principalmente do técnico Dunga, que apostou em um estilo ofensivo e aumentou a capacidade de atacar ainda mais com as substituições. Atrás, ajudado pela falta de qualidade do rival, o time só teve pequenos problemas nas bolas paradas.

O Brasil agora se concentra na disputa da Copa América Centenário, com estreia marcada para o dia 4 de junho, sábado, na cidade de Pasadena. O duelo contra o Equador está marcado para as 23h (de Brasília) e abre a disputa no Grupo B, que ainda conta com Peru e Haiti. Na chave D, os panamenhos terão pela frente a Bolívia na estreia, mas ainda encaram Argentina e Chile.

Jornalista afirma que Paraíba tem dívida com Sivuca

O jornalista Sílvio Osias, colunista do Jornal da Paraíba, escreveu artigo neste sábado, 28, onde afirma que a data de 26 de maio, aniversário do artista, “reaviva a memória e sugere: quando, onde e por quem será, afinal, construído o memorial de Sivuca?” Ele informa que o acervo está com a viúva, Glorinha Gadelha, constituído de roupas, discos, objetos pessoais, fotos, vídeos, correspondências, partituras – centenas de itens que, reunidos num local adequado, comporiam significativo retrato de um artista que projetou internacionalmente a Paraíba e o Brasil.

Osias lembra que, em dezembro, fará uma década da morte de Sivuca. “O projeto Memorial Sivuca não é novo”, afirma ele, lembrando que esse projeto passou pelo Ministério da Cultura quando o presidente era Lula, passou pelo Governo do Estado quando o governador era José Maranhão, mais tarde chegando à UFPB.

Em julho de 2009, portanto há sete anos, o Governo da Paraíba anunciava que construiria o Memorial Sivuca. O anúncio foi do subsecretário de Cultura, Flávio Tavares, em coletiva à imprensa. O secretário afirmou que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, agendou para dentro de dez dias tratar do projeto do memorial com Flávio Tavares, em Brasília.
O ministro Juca Ferreira afirmou que daria prioridade máxima ao assunto. O ministro foi recepcionado no aeroporto, em visita a João Pessoa, ao som do grande sucesso de Sivuca e Glorinha Gadelha, “Feira de Mangaio” e ficou impressionado pela beleza da música.

O projeto do Memorial Sivuca é de autoria da viúva do artista paraibano de Itabaiana, a compositora Glorinha Gadelha. Flávio Tavares adiantou na ocasião que o museu seria construído em João Pessoa ou na cidade de Campina Grande.

Pré-candidato denuncia falta de infraestrutura em bairro periférico de Itabaiana

Comunidade convive com esgoto a céu aberto

O pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Gildo Jerônimo, denunciou o que considera abandono por parte da Prefeitura local da comunidade José Benedito da Silveira, conhecida por ‘comunidade do lixo’, cujos moradores vivem em situação precária, segundo ele. Com as chuvas, o barro escorre para dentro das residências, causando transtorno. As ruas apresentam esgoto a céu aberto, colocando em risco a saúde dos moradores.
De acordo com Edson Ricardo Marinho, residente em Itabaiana, o prefeito Antonio Carlos “faz a pior gestão da história administrativa da cidade”. Para ele, Antonio Carlos é prefeito pela primeira vez, “porque antes, na primeira gestão, seu pai era quem administrava e agora ele consegue ser mais ruim”, afirmou.
O técnico em radiologia, José Walmir Ferreira, lembrou que o prefeito foi escolhido livremente pelos eleitores da cidade. “Nossos políticos são reflexos da sociedade, não são seres extraterrestres, eles representam o que somos realmente”, analisa. 
O vereador Semeão Rodrigues, que tem uma borracharia ao lado da comunidade, informou que já fez vários requerimentos com pedidos para revitalizar o local, mas “até o momento o prefeito não fez nenhuma benfeitoria”, afirmou. 
Com a crise política e econômica que tende a se aprofundar no país, tudo indica que a situação vai piorar ainda mais. Com a aproximação das eleições, pré-candidatos aproveitam o momento para criticar o prefeito, sem apontar caminhos que ajudem o município a sair do enrosco. “Falta equilíbrio, coerência, lucidez e responsabilidade de certas figuras políticas que agem por impulso ou egoisticamente, buscando, não a defesa social, mas apenas com interesses meramente eleitoreiros”, criticou João Medeiros, morador da cidade.

Lígia se reúne com diretório nacional do PDT nesta segunda

image1
O diretório nacional do PDT está reunido nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro, para decidir a posição do partido na conjuntura nacional. A informação foi passada pela vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, que também é vice-presidente nacional do PDT. Ela postou nas redes sociais uma foto em que aparece discursando durante a reunião.
O presidente nacional do partido, Carlos Lupi e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, que é pré-candidato a presidente da República, também estão reunidos hoje durante todo o dia, junto com a bancada e o diretório da sigla.
Essa reunião tem por objetivo decidir sobre o futuro dos deputados federais do PDT que votaram favoravelmente ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Os membros também vão deliberar sobre a decisão de ser situação ou oposição ao governo provisório de Michel Temer. As decisões serão divulgadas no fim do dia.

Efraim Morais evita comentar insatisfação de deputado do DEM

Efraim Morais
O presidente estadual  do Democratas,  Efraim Morais, evitou comentar, nesta segunda-feira (30), sobre o descontentamento de João Henrique com o partido. Além de mostrar insatisfação com o DEM, o deputado estadual  ainda ameaçou deixar a legenda.
Efraim disse que participou recentemente de evento com João Henrique e não ouviu do correligionário  nenhuma queixa.
“Não tenho nada a declarar não porque João conversou comigo e no momento tudo bem. Sem comentário”, disse Morais.

Unimed JP trata com Cássio panorama dos planos de saúde

Demostenes
O presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Demóstenes Paredes Cunha Lima, manteve uma reunião com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), na tarde desta segunda (30), para tratar de temas relacionados ao Sistema Unimed e à sustentabilidade da saúde suplementar no país.
Durante o encontro, Demóstenes Paredes Cunha Lima apresentou o atual panorama da saúde suplementar no Brasil e discutiu propostas relevantes ao Sistema Unimed, principalmente no que diz respeito à ampliação da assistência. Entre as sugestões, está a proposta de viabilizar os ativos garantidores para otimizar os investimentos na rede própria como forma de ampliar a qualidade no atendimento ao beneficiário.
Além disso, o presidente destacou a importância do Sistema Unimed para a estrutura da saúde suplementar no país e explicou a importância de a Unimed ter assento nas discussões promovidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Outro assunto discutido na audiência foi a possibilidade de novos parâmetros para os cálculos das multas aplicadas pela ANS.
“Essas penalidades, em algumas situações, são desproporcionais. Por exemplo, aplica-se o mesmo valor tanto para uma situação mais simples e para outra mais complexa. Nós cumprimos todas as exigências da agência e não vamos deixar de cumpri-las, mas queremos que esses cálculos sejam mais justos”, explicou.
O senador Cássio Cunha Lima considerou que discussão pertinente. “As propostas são interessantes e trabalharemos para que elas sejam viabilizadas”, afirmou. Na ocasião, Demóstenes Paredes Cunha Lima elogiou o desempenho do parlamentar no senado, que tem uma atuação que prioriza a saúde e a defesa do trabalho médico.

Saiba locais de prova de concurso do Conde

Foram divulgados na tarde desta segunda-feira os locais de prova do concurso da Prefeitura do Conde. As provas serão realizadas nos turnos manhã e tarde, no próximo domingo (5).
A Advise, bancada organizadora, informou que devido a um problema na liberação dos cartões informativos, fica dispensado a sua apresentação no dia da prova, devendo o candidato levar obrigatoriamente um documento de identidade.
Anteriormente, as provas estavam previstas para serem aplicadas no dia 24 de abril, mas foram adiadas por uma recomendação feita pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Confira seu local de prova aqui

OAB divulga gabaritos da segunda fase

fachada-3--1177762453
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou os padrões de respostas da segunda fase do XIX Exame de Ordem aplicado neste domingo (29). O resultado preliminar será divulgado no dia 21 de junho.
A segunda e última fase do Exame de Ordem tem uma prova com duas partes: na primeira, os bacharéis precisam escrever uma peça profissional sobre a área jurídica que optaram no ato da inscrição. São sete áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal e direito tributário. Essa primeira parte vale 5 pontos.
A segunda parte da prova tem quatro questões discursivas, cada uma valendo 1,25 ponto. As questões também são relativas à área jurídica indicada pelos bacharéis na hora da inscrição.

Sobre o Exame da Ordem

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

Agenda do ano

Já estão definidas as próximas datas das novas edições. O XX Exame de Ordem Unificado terá o edital de abertura publicado em 6 de junho. O período de inscrição vai de 6 de junho até 20 de junho. A prova objetiva da 1.ª fase será 24/07. A prova prático-profissional – 2.ª fase será em 18/09/2016.
Ainda neste ano está previsto o XXI Exame de Ordem Unificado, cujo edital será lançado em 26/09, com inscrição entre 26/09 e 10/10. A prova objetiva – 1.ª fase será em 20/11 e a prova prático-profissional – 2.ª fase será em 22/01/2017

Serviço OAB

Em caso de dúvidas, os participantes devem procurar atendimento pelo e-mail: examedeordem@fgv.br ou telefone: 0800 283 4628. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

G1

Romero Rodrigues entrega Telecentro em CG

Romero Rodrigues
Iniciando os compromissos de uma semana que deve ser de bastante movimentada em Campina Grande, com a passagem da Tocha Olímpica e a abertura d’O Maior São João do Mundo, o prefeito Romero Rodrigues entregou à população campinense, nesta segunda-feira (30) as instalações do Telecentro Comunitário, que vai oferecer acesso gratuito a computadores conectados à internet.

Fruto de uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), vinculado à Secretaria de Educação do Município (Seduc), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, o Telecentro tem como finalidade principal promover a inclusão digital, oferecendo acesso ao mundo da tecnologia para quem não dispõe de computador ou internet no dia a dia.

No local, situado no prédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, também serão oferecidos curso de informática para a maturidade, aluno monitor, informática básica, dentre outros bastante demandados pela comunidade, que já encontrava no NTM um espaço para entrar em contato com o mundo da informática e desenvolver as mínimas habilidades necessárias para isso.

Segunda-feira: poderes da Paraíba vão discutir crise, cortes e orçamento 2017

Bertrand Asfora, procurador-geral de Justiça
Bertrand Asfora, procurador-geral de Justiça

Após sofrerem um corte de R$ 74 milhões em seus orçamentos para este ano, representantes dos Poderes e órgãos autônomos do Estado vão se reunir na próxima segunda-feira (6) para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2017. A reunião interpoderes foi convocada pelo Ministério Público da Paraíba. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (30) pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.

“Vamos discutir a LDO e as propostas orçamentárias que advêm dos poderes e instituições”, sintetiza o procurador-geral Bertrand Asfora, informando que estão sendo convidados para a reunião os representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), da Defensoria Pública da Paraíba, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Poder Executivo (Secretaria de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças).

Nesta segunda-feira, o procurador-geral Bertrand Asfora já havia anunciado que iria oficializar ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (PSB), e ao secretário estadual de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, a remessa da LDO referente ao exercício financeiro de 2017. A LDO foi encaminhada pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa no dia 15 de maio. Na última quarta-feira (25), a ALPB realizou a audiência pública com o objetivo de debater o orçamento do governo do estado para o ano de 2017.

Todos as propostas de orçamento dos Poderes e órgãos autônomos para este ano foram aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo governador Ricardo Coutinho, porém com a justificativa de adequar as finanças do Estado para enfrentar a crise financeira, o governador aplicou um corte de R$ 74 milhões no orçamento dos Poderes para este ano.
Ao comentar a convocação da reunião interpoderes, Bertrand Asfora comentou que é necessário conhecer a real proposta orçamentária.

“É importante sabermos oficialmente qual é a proposta orçamentária na LDO 2017, tendo em vista que servirá para a construção da nossa proposta orçamentária”, explica Bertrand Asfora.

Após reunião em Campina, PT fica próximo de aliança com Adriano Galdino

Adriano Galdino 1
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande, Perón Japiassú, garantiu, nesta segunda-feira (30), que a tendência da legenda é coligar com o socialista Adriano Galdino (PSB).
Em reunião recente entre o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e o PT, Adriano Galdino fez um convite para os petistas estarem em sua coligação. No entanto, segundo Perón Japiassú, o PT cumprirá os prazos até decidir se aceita o convite ou lançará candidatura própria.
“Pensamos em candidatura própria. Se até a data final alguém lançar proposta de coligar, vamos analisar. Mas, se for para coligar com outro candidato, a tendência é com Adriano Galdino”, destacou Japiassú.
De acordo com Perón Japiassú, em caso de coligação da majoritária, Adriano Galdino deu como garantia ao PT que não haveria composição com legendas que tenham assento na Câmara de Vereadores. A vaga de vice não foi discutida.

Gabinete de deputado prevê visita de Dilma à Paraíba, dia 8 de junho

Deputado estadual, Jeová Campos (PSB)
Deputado estadual, Jeová Campos (PSB)

A presidente Dilma Rousseff, estará em João Pessoa, no dia 08 de junho, para participar de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba.
Para que mais pessoas possam participar da audiência, ao invés dela ser realizada no plenário da ALPB, acontecerá no Espaço Cultural, a partir das 15h.
O deputado estadual Jeová Campos (PSB), autor do requerimento que propôs a realização da audiência, explica que a proposta é debater sobre a democracia e o atual momento político brasileiro.
 Após ter a confirmação da data pela assessoria da presidente, Jeová Campos participou de várias reuniões para tratar de detalhes da programação.
Em uma delas, junto com os deputados Frei Anastácio e Anísio Maia e representantes da Frente Brasil Popular, ficou decidido que após a audiência pública haverá um ato político/cultural, com discursos e apresentações artísticas. O governador Ricardo Coutinho já confirmou presença no evento.
Dilma está afastada do cargo desde o último dia 12 de maio após pedido de impeachment ser aberto no Senado.

Assessoria não confirma vinda da presidente Dilma à Paraíba

Dilma Rousseff  2
A assessoria da presidente Dilma Rousseff informou, na tarde desta segunda-feira (30), que a petista ainda não tem data marcada para vir à Paraíba.
Dilma foi convidada para participar de uma audiência na Assembleia Legislativa da Paraíba.
A audiência, aprovada por unanimidade pelos deputados, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A propositura é do parlamentar Jeová Campos (PSB).
A intenção é de que a presidente venha à Paraíba para debater democracia e o atual momento político brasileiro.
Dilma está afastada do cargo desde o último dia 12 de maio após pedido de impeachment ser aberto no Senado.