sexta-feira, 8 de abril de 2016

BRIGAS POR TERRA: Frei relaciona desembargador à morte do presidente do PT; magistrado nega

Desembargador Paulo Maia
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) acusou, nesta sexta-feira (08), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT13), Paulo Américo Maia Filho, de envolvimento na morte do presidente do PT de Mogeiro, Ivanildo Francisco da Silva, de 46 anos, ocorrida na noite da última quarta-feira (06), no assentamento Padre João Maria.

Além do desembargador, o deputado denunciou o envolvimento de proprietários de terras e latifundiários na morte.
“O grupo é formado pelos proprietários José Guilherme, dono da fazenda Paraíso; José Otávio Silveira, proprietário da fazenda Fazendinha; o jogador de futebol Ailton, de Mogeiro, além de Maria Luiza, dona da fazenda Salgadinho (ex-vice-prefeita de Mogeiro), Alexandre de Miranda, que comprou uma parte da fazenda Salgadinho e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba, Paulo Américo Maia Filho, dono da fazenda Pau a Pique, em São José dos Ramos”, acusou o deputado.
Em nota, o desembargador negou qualquer tipo de envolvimento na morte. Maia disse que “não possui fazenda no município de Mogeiro e que sua pequena propriedade rural se localiza no município de São José dos Ramos”.

Confira a nota do desembargador

Por meio desta nota o Desembargador Paulo Maia Filho vem esclarecer que:

• Não possui fazenda no Município de Mogeiro e que sua pequena propriedade rural se localiza no Município de São José dos Ramos;

• Apesar da sua propriedade ter sido invadida por pessoas do Município de São José dos Ramos, diferente do que insinua o Deputado, tomou as providências legais cabíveis e obteve êxito, tendo a Justiça lhe concedido mandado de reintegração de posse que foi cumprido pela Polícia Militar do Estado da Paraíba e os invasores estão respondendo à inquérito policial, já em fase de conclusão;

• Por fim, esclarece que não conhecia a vítima em questão, de quem nunca tinha ouvido falar e tampouco conhece as pessoas citadas pelo Deputado como integrantes de um suposto grupo de proprietários rurais.

FONTE: MaisPB

BOMBA! Vereador é cadastrado como mendigo no Bolsa Família

Bolsa_familia_principal-divulgação
O vereador Hermógenes Xavier, da Câmara de Piancó, foi cadastrado como mendigo no programa Bolsa Família. Ele alega que o cadastramento não foi feito por ele e que suspeita de “erro premeditado” para prejudicá-lo moralmente e até criminalmente. Hermógenes é da bancada de oposição.
Vereador Hermógenes Xavier
Vereador Hermógenes Xavier

O vereador recebeu um cartão do Bolsa Família em sua casa e, imediatamente, registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Piancó e na Polícia Federal, comunicando que não havia solicitado o benefício e que se tratava de um equívoco.

Hermógenes Xavier falou que procurou a Secretaria de Assistência Social no ano passado para requerer uma carteira de idoso, mas seus dados terminaram indo parar no cadastro de requerimento do Bolsa Família. O vereador disse, ainda, que o irmão dele, que é suplente de vereador e também da oposição, passou pela mesma situação: recebeu um cartão do Bolsa Família sem tê-lo solicitado.

EM SOUSA-PB: Jovem rouba celular de mulher e é espancado

 
Um jovem identificado como André Barbosa de Andrade foi preso, na noite desta quinta-feira (07), acusado de roubar o celular  de uma mulher na cidade de Sousa, Sertão paraibano.
 
Após a ação, populares conseguem alcançar o elemento e passam a espancá-lo.
A Polícia Militar foi acionada e conduziu André até a Delegacia onde ficará a disposição da Justiça.
 
Folha do Sertão

PREOCUPAÇÃO: Dilma cancela ida à Grécia para cerimônia de acendimento da tocha

3jul2015---presidente-dilma-rousseffdurante-cerimonia-de-apresentacao-da-tocha-olimpica-no-auditorio-da-poupex-no-smu-em-brasilia-1460120492578_615x300
A presidente Dilma Rousseff cancelou viagem que faria à Grécia este mês para acompanhar a cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade de Olímpia, informou o Comitê Olímpico da Grécia nesta sexta-feira (8), em meio à tramitação do processo de impeachment no Congresso Nacional.

A cerimônia realizada no local de origem dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga tradicionalmente marca a contagem regressiva para a maior competição multiesportiva do mundo. O evento dá início ao revezamento da tocha olímpica até a cerimônia de abertura da Olimpíada.

“A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou sua presença no evento, de acordo com informação fornecida ao Comitê Olímpico Helênico pela embaixada do Brasil”, disse o comitê grego.
Estava previsto que Dilma comparecesse ao evento em Olímpia em 21 de abril ao lado do presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e do chefe do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
 
O Palácio do Planalto confirmou à Reuters que Dilma não viajará à Grécia, mas disse que a visita da presidente nunca esteve confirmada uma vez que a cerimônia de acendimento da tocha acontece no meio de dois eventos da ONU em Nova York com presença prevista da presidente, uma sessão especial da Assembleia-Geral da ONU sobre drogas e a assinatura do acordo de Paris sobre as mudanças do clima, nos dias 19 e 22 de abril.

A cerimônia vai ocorrer dias após a data prevista para a votação do impeachment de Dilma pelo plenário da Câmara dos Deputados, em 17 de abril. Se for aprovado, o processo será encaminhado ao Senado.

Ao UOL Esporte, a assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Helênico informou que não tem a confirmação se algum outro representante do governo brasileiro se fará presente no evento em Olímpia.
Depois de ser acesa na Grécia em 21 de abril, a tocha olímpica irá para a Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). No dia 5 de maio, chegará à Brasília para o início do revezamento no país. Está prevista a passagem pelo Palácio do Planalto.

Uol

ELEIÇÕES: Marina Silva venceria Alckmin, mas perderia de Aécio Neves, diz pesquisa

Marina Silva 12
A ex-senadora e presidenciável Marina Silva (Rede Sustentabilidade) venceria o primeiro turno das eleições presidenciais em dois dos três cenários traçados em sondagem do instituto Paraná Pesquisas. As pesquisas foram feitas nacionalmente com três hipóteses de candidatos do PSDB: o senador e ex-candidato Aécio Neves; o senador José Serra e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Na simulação com Aécio, o tucano ficaria na frente, com 23,5%, seguido por Marina com 21%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria 15,7%, o deputado Jair Bolsonaro, 8,4% e Ciro Gomes apresentaria 6,4%.

No cenário onde o candidato do PSDB seria o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a candidata da Rede ganharia com 24,7%, seguida do governador paulista, com 18,3%. Lula contaria com 15,4% e Bolsonaro e Ciro Gomes teriam respectivamente o apoio de 8,3% e 6,7%.

Publicidade

Se o candidato do PSDB fosse o senador paulista José Serra, Marina teria 24,8%. O peesedebista somaria 18%, acompanhado por Lula com 15,4%. Bolsonaro apareceria com 8,5% e Ciro Gomes teria 6,9%.
Outros nomes foram citados como o vice-presidente Michel Temer, o senador do PDT pelo Distrito Federal Cristovam Buarque, o senador do DEM por Goiás Ronaldo Caiado e o senador do PSDB pelo Paraná Álvaro Dias.

Sérgio Moro

Os entrevistados na pesquisa foram perguntados se gostariam que o juiz Sergio Moro, que vem comandando a operação Lava Jato, fosse candidato nas eleições de 2018 ou permanecesse em sua função atual.

49,2% dos pesquisados gostariam que ele continuasse como juiz e 48,8% prefeririam que ele fosse candidato. 2% não responderam ou não souberam responder.

Foram entrevistados 2.044 eleitores com 16 anos ou mais em 24 estados e 162 municípios entre os dias 3 e 6 de abril de 2016. A pesquisa apresenta grau de confiança de 95% e uma margem de erro estimada em 2% para cima ou para baixo.

Terra

Luciano Cartaxo vistoria obras e inicia replantio de árvores na Lagoa


Sequence 01.Still016
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), vistoriou, nesta sexta-feira (8), as obras da Lagoa do Parque Solon de Lucena.
Na oportunidade, Cartaxo realizou o replantio de 45 árvores nativas juntamente com alunos da Rede Municipal de Ensino.

Em nota, Manoel Junior anuncia voto a favor do impeachment

Deputado estadual, Manoel Júnior
Deputado estadual, Manoel Júnior

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PMDB), anunciou, nesta sexta-feira (08), voto favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em tramitação na Câmara dos Deputados.

“Depois de analisar profundamente a peça acusatória e me debruçar atentamente sobre a defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) recepcionei o parecer do relator da comissão de impeachment da Câmara de Deputados, Joavir Arantes (PTB-GO). Na segunda-feira (11), me posicionarei pela admissibilidade de seu voto e, posteriormente, votarei a favor da saída da presidente da República do cargo”, diz a nota.

Nota

“Amigos e amigas paraibanos,
Vivemos um momento delicado em nosso país e que exige coragem, firmeza e equilíbrio em nossas decisões. Precisamos construir um novo horizonte de esperanças para as gerações futuras e lhes mostrar que ainda é possível mantermos a dignidade na política.
 O pais está estarrecido pela onda de corrupção, falta de zelo com o bem público, e em todos os recantos clama por uma atitude renovadora de nossas Instituições. O povo nas ruas pede mudanças.
Depois de analisar profundamente a peça acusatória e me debruçar atentamente sobre a defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) recepcionei o parecer do relator da comissão de impeachment da Câmara de Deputados, Joavir Arantes (PTB-GO). Na segunda-feira (11), me posicionarei pela admissibilidade de seu voto e, posteriormente, votarei a favor da saída da presidente da República do cargo.
Jamais poderia me posicionar contra o povo brasileiro, o sentimento de indignação da sociedade é grande. O impeachment da presidente é desejável por mais de 70% da população, por isso entendo que Dilma Rousseff deve se afastar do cargo, pois só assim a nossa Nação voltará aos trilhos do desenvolvimento.
Manoel Junior

Deputado Federal – PMDB/PB”

Prefeitura é acusada de entregar peixes em carro de lixo na PB

DSC03015
A Prefeitura da cidade de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, está sendo acusada de ter utilizado um caminhão de lixo para distribuir peixe a pessoas carentes durante a Semana Santa.
As fotos da suposta entrega só foram divulgadas esta semana e repercutiram nas redes sociais da região.

O FIM DE UMA HISTÓRIA DE 45 ANOS NA PARAÍBA, O FIM DO IMPRESSO!


CONFIRA EDITAIS: Câmaras reúnem 170 vagas em 7 estados; PB oferece oportunidade

Pelo menos 10 câmaras municipais estão com concursos com inscrições abertas para um total de 170 vagas e formação de cadastro de reserva. Os salários chegam a R$ 11.488,57 na Câmara Municipal de Rio Branco.
 
Os cargos são em níveis fundamental, médio/técnico e superior de escolaridade.As oportunidades são para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Veja os concursos:

Câmara Municipal de Arcoverde (PE)
A Câmara Municipal de Arcoverde (PE) abriu concurso para 18 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 940 a R$ 2,4 mil. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de maio pelo site www.admtec.org.br. As provas objetivas estão previstas para o dias 4 e 5 de junho (veja a matéria completa).

Câmara Municipal de Brejo Madre de Deus (PE)

A Câmara Municipal de Brejo Madre de Deus (PE) está com inscrições abertas de concurso para 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 880 a R$ 2.100. Os candidatos podem se inscrever até o dia 30 de abril pelo site www.admtec.org.br. As provas estão previstas para os dias 28 e de 29 de maio (veja a matéria completa).

Câmara Municipal de Cabreúva (SP)

A Câmara Municipal de Cabreúva (SP) abriu concurso para 11 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 1.300 a R$ 2.800. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conselconcursos.com.br até o dia 18 de abril. A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de maio (veja o edital no site da organizadora).

Câmara Municipal de Imaculada (PB)

A Câmara Municipal de Imaculada (PB) está com concurso aberto para 10 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 880 a R$ 3.500. As inscrições estarão abertas até o dia 29 de abril pelo site www.contemaxconsultoria.com.br. A prova objetiva está prevista para o dia 29 de maio (veja a matéria completa).

Câmara Municipal de Louveira (SP)

A Câmara Municipal de Louveira (SP) prorrogou as inscrições do concurso para 16 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 7 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site www.mouramelo.com.br. As remunerações vão de R$ 1.435 a R$ 5.537. As provas estão previstas para o dia 15 de maio (veja o edital no site da organizadora).

Câmara Municipal de Paraty (RJ)

A Câmara Municipal de Paraty (RJ) abriu concurso para 6 vagas em cargos de níveis médio e superior. As remunerações vão de R$ 1.500 a R$ 2.800. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril pelo site www.neteduc.com.br. As provas estão previstas para o dia 15 de maio (veja o edital no site da organizadora).

Câmara de Municipal de Porto Nacional (TO)

A Câmara de Municipal de Porto Nacional (TO) prorrogou as inscrições do concurso para 23 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 920,65 a R$ 3.651,92. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril pelo site www.icap-to.com.br. A prova está prevista para o dia 15 de maio (veja o edital no site da organizadora).

Câmara Municipal de Rio Branco

A Câmara Municipal de Rio Branco está com as inscrições abertas para 24 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 1.325,25 a R$ 11.488,57. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de abril pelo site www.institutoaocp.org.br. A prova objetiva será aplicada na data provável de 8 de maio (veja a matéria completa).

Câmara Municipal de Santana de Parnaíba (SP)

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba (SP) abriu concurso para 12 e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 1.640 a R$ 7.604,44. As inscrições podem ser feitas até 5 de maio pelo site www.institutomais.org.br. A prova objetiva está prevista para o dia 22 de maio (veja o edital no site da organizadora).

Câmara Municipal de Sidrolândia (MS)

A Câmara Municipal de Sidrolândia (MS) está com inscrições abertas para 33 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vãod e R$ 1.177,97 a R$ 3.974,63. Os candidatos podem se inscrever até o dia 10 de maio pelo site www.fapems.org.br. A prova será na data provável de 29 de maio (veja a matéria completa).

G1

Paraíba antecipa vacinação contra a Influenza para o dia 11 de abril

gripe-800x531
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu antecipar a data de início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 definida pelo Ministério da Saúde, e a partir do próximo dia 11 dois grupos prioritários começarão a ser imunizados: as gestantes e os trabalhadores de saúde. A campanha, antes prevista para começar somente no dia 30 deste mês conforme programação do MS, prosseguirá até 20 de maio. O Dia D de Mobilização Estadual será realizado em 30 de abril, no município de Santa Luzia. A meta é imunizar 946 mil pessoas, ou seja, 80% do público alvo.

A gerente estadual de Imunização, Isiane Queiroga, explicou que a campanha terá início apenas com dois grupos prioritários porque o Ministério da Saúde ainda não encaminhou o total de vacinas que a Paraíba deverá receber para esta campanha. Até o momento o Estado recebeu 240 mil doses da vacina, o que corresponde a 24% do total de um milhão de doses a serem encaminhadas pelo MS para toda a campanha. “Tendo em vista que ainda não recebemos vacinas suficientes, decidimos iniciar a vacinação já dia 11 para esses dois públicos”, explicou.

Isiane disse ainda que, de acordo com o recebimento das vacinas, o Governo do Estado vai ampliar para os outros públicos. “A partir do início da campanha, avaliando a cada semana, vamos ampliando aos poucos para outros públicos até chegar o dia 30 de abril, data do início da campanha definida pelo Ministério da Saúde, quando todos os públicos prioritários terão acesso às vacinas (idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei”, informou.

Segundo Isiane Queiroga, o Estado encaminha as vacinas para as Gerências Regionais de Saúde, que por sua vez, encaminham para os 223 municípios. A gerente estadual de Imunização ressaltou a importância de que, nesse momento, apenas aqueles dois públicos prioritários sejam vacinados. “Caso se comece a abrir exceções para outros públicos ou até para quem não está incluído no público alvo, vai faltar vacina para quem realmente tem direito”, disse.

A gerente estadual de Imunização explicou que o Ministério da Saúde define os grupos prioritários com base em estudos epidemiológicos. “O objetivo desta vacina não é eliminar o vírus, e sim diminuir as complicações e a mortalidade, e este público eleito é o que tem os maiores índices de complicações e conseqüentemente mortalidade, caso acometidos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Por isso esse grupo foi escolhido, por abranger quem é mais propenso a desenvolver uma doença grave”, esclareceu Isiane Queiroga. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

RESULTADO: Mais de 60% dos brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Lula

LULA
A maioria dos brasileiros, ou 62,6%, defendem a prisão do ex-presidente Lula. O resultado é de pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, obtida com exclusividade pelo R7.
À mesma pergunta, se o ex-presidente deveria ser preso, 26,3% dos entrevistados responderam que não, 9,4% disseram que ele talvez ele deveria ser preso e 1,7% não souberam responder.
O ex-presidente Lula é investigado por ocultação de patrimônio nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio em Atibaia, ambos no Estado de São Paulo.

Para o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, as pesquisas mostram em números que a rejeição ao ex-presidente Lula só tem aumentado nos últimos meses.
— O que observamos é que a rejeição dele só tem aumentado com os últimos acontecimentos, como a nomeação para Casa Civil, decisão do Moro de depoimento. Por isso aumenta o desejo dos que não gostam dele de vê-lo preso.

Apesar dos brasileiros acharem que Lula deveria ser preso, a maioria dos entrevistados, ou 54,7%, não acreditam que ele acabará preso. Os que acreditam que ele será preso são 31,2%. Já 12,6% disseram acreditar que talvez Lula seja preso e 1,5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada em 162 municípios de 24 Estados brasileiros entre os dias 3 e 6 de abril. A amostra é de 2.044 habitantes e tem grau de confiança de 95%. As entrevistas foram pessoais. A margem de erro para os resultados gerais é de dois pontos percentuais.

O número de brasileiros que acreditam na prisão de Lula, no entanto, aumentou na comparação com a última pesquisa feita com a mesma pergunta pelo Paraná Pesquisas no início de março. Na época, 63,4% disseram acreditar que ele não seria preso ante 23,7% que disseram acreditar na prisão. 9,5% disseram que ele talvez seja preso e 3,7% não sabem ou não responderam.

ALTA NOS PREÇOS: Inflação oficial perde força e tem menor taxa para março desde 2012

inflacao
O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA),considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,43% em março, depois de subir 0,9% no mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa, que é a menor para o mês de março desde 2012, ficou mais baixa porque o preço da energia elétrica caiu, provocando certo alívio.

No ano, o indicador acumula alta de 2,62% e, em 12 meses, de 9,39%. Mesmo tendo registrado taxa menor em relação ao mês anterior e voltado a um dígito, a inflação em 12 meses continua acima do teto da meta do Banco Central.

“É o menor março desde 2012, quando foi 0,21%. Então, está saindo de um março [de 2015] de 1,32%, o maior resultado mensal. No resultado de 1,32% [de 2015], a gente tinha mais da metade do índice sob domínio da energia elétrica, porque teve alta na bandeira e muitos reajustes extras. Com isso, olhando os últimos 12 meses, a taxa que vinha há quatro meses em dois dígitos, voltou a um dígito”, explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índice de preços do IBGE.

Alimentos

A maioria dos preços dos grupos de despesas analisados pelo IBGE mostrou taxas menores de fevereiro para março. A desaceleração do IPCA não foi ainda maior porque os alimentos e bebidas, que têm peso maior no orçamento das famílias, subiu mais: de 1,06% para 1,24%.
As frutas, por exemplo, ficaram bem mais caras, com alta de quase 9%. Também passaram a custar mais itens como cenoura (14,52%), açaí (13,64%), alho (5,70%), leite (4,57%) e feijão-carioca (4,10%). Por outro lado, o preço do tomate, que durante meses foi considerado o vilão da inflação, ficou 7,43% mais em conta.

Além dos alimentos, os consumidores também pagarão mais pelo vestuário. A variação de preços desse grupo subiu de 0,24% para 0,69%.
Na contramão dos alimentos e das roupas, subiram menos os preços relativos a transportes (de 0,62% para 0,16%); saúde e cuidados pessoais (de 0,94% para 0,78%); despesas pessoais (de 0,77% para 0,6%) e educação (de 5,9% para 0,63%).
De fevereiro para março, ficaram mais baratos os gastos relacionados a habitação (de -0,15% para -0,64%) e comunicação (de 0,66% para -1,65%).

Segundo Eulina Nunes, a baixa demanda “já está contribuindo” para o recuo da inflação. “Se a demanda está menos aquecida, como está agora, é mais difícil o comerciante repassar todo o custo que estava represado”.
“No dia a dia, a gente tem visto pessoal do restaurante dizer que está encontrando formas de substituir a carne pelo frango (…) Muitas lojas fechando, passagem aérea, as empresas reclamando sobre a questão da demanda que diminuiu bastante.”

Salvador

Na análise dos preços por região, o maior IPCA foi visto na região metropolitana de Fortaleza. Os cursos regulares ficaram quase 7% mais caros e pressionaram o índice local (0,72%). Já Salvador teve deflação de 0,14% porque a energia elétrica caiu mais de 8%.

INPC

Nesta sexta-feira, o IBGE também divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que desacelerou de 0,95% em fevereiro para 0,44%, em março. Também foi o menor resultado para março desde 2012, assim como o IPCA.
No ano, o indicador acumula alta de 2,93% e, em 12 meses, de 9,91%.

G1

COMISSÃO ESPECIAL: Cunha abre sessão para contar prazo no processo de impeachment

Presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu uma sessão nesta sexta-feira (8) no plenário da Casa para contar o prazo de análise do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na comissão especial. Entre a apresentação do relatório, ocorrida na quarta-feira (6), e a votação do texto devem transcorrer cinco sessões do plenário da Câmara. A expectativa dos deputados favoráveis ao impeachment é votar o relatório, que pede a cassação de Dilma, na próxima segunda-feira (11).

Desde que o processo de impeachment passou a tramitar na comissão especial, Cunha e a ala de oposição ao governo definiram a estratégia de realizar sessões todos os dias, inclusive segunda e sextas, datas tradicionalmente de pouco movimento na Câmara, para acelerar os prazos.
A sessão desta sexta é não-deliberativa, quando não há votações de projetos, apenas discussões.

Depois de abrir os trabalhos, Cunha saiu do plenário e falou com jornalistas sobre o rito do impeachment. Ele disse que o caso será votado pelos deputados dois dias depois que for analisado na comissão especial, independentemente do dia em que o parecer for votado.
“Uma vez votado o parecer na comissão especial, ele será lido na sessão ordinária imediatamente seguinte.

Após sua leitura, é publicado no diário e 48 horas depois é colocado na pauta. Esse é o rito, será cumprido o dia em que cair”, disse Cunha.
E afirmou também que haverá, na  segunda-feira (11), reuniões para estabelecer os critérios de segurança para o dia de votação do relatório em plenário. “Nós vamos tratar sobre a segurança na segunda o dia todo, de modo que tenha forma clara e definida de restrição de acesso. Tudo tem que ser previsto. Só de jornalistas credenciados temos 470, tem parlamentar que quer trazer seus familiares. Tudo tem que ser definido”, afirmou.

Comissão especial

Na tarde desta sexta, a comissão especial do impeachment vai iniciar a discussão do parecer pelo processo de afastamento de Dilma. Os trabalhos, que começam às 15h, podem se estender até o sábado (9) caso não haja acordo sobre o rito a ser seguido. Uma reunião entre líderes na manhã desta sexta vai tentar diminuir o tempo de fala de cada parlamentar, fixado em 15 minutos. Só a manifestação dos mais de 100 inscritos pode levar 27,5 horas.

Deputados governistas são contra continuar os trabalhos da comissão durante o fim de semana e defendem que a discussão seja iniciada e interrompida na sexta, e continue na próxima segunda (11). Já deputados de oposição querem que a discussão se prolongue pelo fim de semana para não correr o risco de ferir o prazo, previsto no regimento, de cinco sessões do plenário da Câmara para a votação do parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

G1

INICIATIVA: Projeto torna lei funcionamento da Farmácia Popular

Senador Raimundo Lira, do PMDB
Senador Raimundo Lira, do PMDB

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) explicou, no plenário do Senado Federal, detalhes do Projeto de Lei (PLS 661/2015) de sua autoria que transforma em lei o funcionamento da Farmácia Popular. A pretensão de Lira é garantir distribuição gratuita de medicamentos, principalmente a famílias carentes, durante todo o ano, mesmo em tempos de crise econômica.

Lira enfatizou que o Programa Farmácia Popular é regido por decretos presidenciais e que seu projeto, apresentado em 2015, regulamenta, em Lei, o funcionamento das Farmácias Populares. Ele observou que o objetivo do Projeto é evitar que esta prestação de serviços pelo Governo Federal, tão importante para a população carente, não sofra ‘solução de continuidade’ em decorrência da crise financeira.

O parlamentar paraibano revelou que a iniciativa nasceu devido à sua preocupação com a atual crise econômica, que gera mais dificuldades financeiras em todo o País, sobretudo para as famílias de baixa renda. “O projeto visa garantir à população a continuidade do Programa Farmácia Popular” observou.

O projeto altera a Lei n° 10.858, de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz a disponibilizar medicamentos, mediante ressarcimento, de forma gratuita ou subsidiada pelo Poder Público. Ele destacou que a medida insere dispositivos na lei referentes ao Projeto Farmácia Popular do Brasil, hoje regulado apenas por decreto.

O Programa Farmácia Popular do Brasil, lançado pelo Governo Federal em 2004, tem por objetivo assegurar à população o acesso a produtos farmacêuticos básicos e essenciais a baixo custo ou até mesmo gratuitamente, dependendo do tipo de medicamento.

O Projeto tramita em várias comissões, a exemplo da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), e a expectativa é de que vá a Plenário ainda este ano. Detalhes da explicação dada pelo Senador Raimundo Lira no plenário podem ser vistos no vídeo, acessado pelo link:https://www.facebook.com/SenadorRaimundoLira/?fref=ts

Datafolha: 60% dos deputados querem o impeachment de Dilma

plenario-da-camara-federal
Pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira (8) no jornal “Folha de S.Paulo”, afirma que 60% dos deputados federais são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o Datafolha, esse índice representa 308 dos 513 deputados. Para que o impeachment seja aprovado na Câmara, são necessários 342 votos.

A pesquisa também apurou que 21% dos deputados declararam voto contrário à saída da presidente, o que representa 108 votos a favor de Dilma. Para se livrar do processo, a presidente precisa de 172 votos.
Os deputados indecisos, de acordo com o Datafolha, são 18% da Câmara. Esses votos decidirão o destino de Dilma.

O Datafolha ouviu 359 parlamentares entre 21 de março e 7 de abril de 2016: 291 deputados e 68 senadores. Eles deram resposta por telefone e na condição de anonimato. Os resultados, segundo o Datafolha, foram ponderados segundo as bancadas dos partidos. O instituto ressaltou que fatos novos podem mudar a tendência de votação.

O processo de impeachment tramita na comissão especial da Câmara formada para analisar o caso. Nesta quarta-feira (6), o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), apresentou parecer pela cassação do mandato da presidente. A comissão deve realizar sessão inclusive no fim de semana para poder votar o parecer na próxima segunda-feira (11). Depois, o impeachment será votado no plenário da Casa.
  
Voto por bancada
 
A pesquisa investigou também como votam os deputados de cada bancada. No PP, partido da base cortejado pelo governo para reforçar o apoio a Dilma, 57% dizem que votarão pelo impeachment e 30% estão indecisos.
No PMDB, que era o maior partido da base ao lado do PT, mas deixou o governo recentemente, 59% dos deputados devem votar pelo afastamento e 38% não se posicionaram.

Senado

A pesquisa ouviu ainda os senadores. 55% disseram que votariam pelo afastamento definitivo de Dilma e 24% se posicionaram contra. Caso seja aprovado na Câmara, o impeachment tem que passar pelo Senado.

Eduardo Cunha

O instituto quis saber o posicionamento dos deputados sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal acusado de irregularidades no esquema de corrupção na Petrobras. Entre os deputados, 61% disseram que defendem sua renúncia e  23% entendem que ele deveria permanecer no cargo.
Também 61% disseram que votariam pela cassação dele caso o processo de cassação de Cunha chegue ao plenário da Casa. Atualmente, tramita no Conselho de Ética.

G1

EM ATIBAIA-SP: Sítio frequentado por Lula é alvo de furto

Sítio cedido a Lula, em Atibaia (SP)
Sítio cedido a Lula, em Atibaia (SP)

O sítio frequentado pela família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e investigado na Operação Lava Jato, em Atibaia, no interior de São Paulo, foi alvo de ladrões nesta quinta-feira (7). De acordo com a Polícia Civil, os criminosos entraram no local através de arrombamento e furtaram objetos.

Policiais militares foram ao local por volta das 16 horas e fizeram buscas pela região. Dois suspeitos teriam sido detidos e, com eles, os policiais encontraram garrafas de vinho importado e charutos, que teriam sido furtados do sítio. Um terceiro suspeito estava sendo procurado.

Por volta das 17h30, uma equipe liderada pelo delegado Elton Costa seguiu para o sítio. Até as 19 horas era feita uma perícia na propriedade na tentativa de checar se outros objetos teriam sido levados pelos ladrões.

O sítio foi alvo de uma varredura da Polícia Federal no início de março, durante a 24ª fase da Operação Lava Jato. A PF e o Ministério Público Federal suspeitam que o ex-presidente Lula seja dono da propriedade. A casa principal teria sido reformada com recursos da empresa Odebrecht, também investigada na Operação.

Terra

METEOROLOGIA: Aesa prevê chuvas para o Sertão no fim de semana

chuvas
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê para este fim de semana, sábado (9) e domingo (10), céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas a qualquer momento na faixa litorânea.
Para as demais regiões que compõem o setor leste do Estado, Brejo e Agreste, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas localizadas.

Ainda de acordo com a Aesa, o fim de semana na região do Sertão deverá ser de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas, assim como para o Alto Sertão. Na região do Cariri-Curimataú, nebulosidade variável.

Na faixa litorânea, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 31º C e a mínima, dos 24º C.

Confira como devem ficar as temperaturas em cada região do Estado:

Brejo – máxima de 29º C e mínima de 21º C
Agreste – máxima de 31º C e mínima de 22º C
Sertão – máxima de 34º C e mínima de 24º C
Alto Sertão – máxima de 34º C e mínima de 23º C
Cariri-Curimataú – máxima de 34º C e mínima de 23º C

quinta-feira, 7 de abril de 2016

APÓS 45 ANOS: Força da mídia digital e crise levam Jornal da Paraíba a encerrar versão impressa

Empresário Eduardo Carlos assina nota aos colaboradores justificando fechamento do jornal
Empresário Eduardo Carlos assina nota aos colaboradores justificando fechamento do jornal


O presidente do Sistema Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, anunciou na noite desta quinta-feira o fim da circulação impressa do Jornal da Paraíba, após 45 anos de existência.
Em nota, Eduardo comunicou aos leitores e assinantes do Jornal a decisão de migrar para a plataforma digital.

Confira a nota na íntegra:

Caros colaboradores,
A partir da próxima terça-feira (12/04), o Jornal da Paraíba deixa de circular em sua edição impressa. O seu conteúdo migrará para o formato digital.
A decisão de interromper a circulação impressa segue uma tendência mundial, resultado do crescimento das plataformas digitais. Mas, também, está relacionada ao agravamento da atual crise brasileira, que atinge o setor produtivo em seus mais diversos segmentos.
Suspender a circulação impressa de um jornal com quase 45 anos não foi uma decisão fácil. Sabemos do papel desempenhado pelo Jornal da Paraíba, da sua história, do seu compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado. Como sabemos de que modo uma decisão como esta atinge o capital humano que empresta sua força de trabalho ao crescimento das nossas empresas. Mas foi necessário fazê-lo.
Não vou mencionar nomes para não cometer injustiças. Expresso aqui o nosso agradecimento a todos, mas todos mesmo, os que, ao longo dessas quatro décadas e meia, fizeram o Jornal da Paraíba ser o que ele é. E torço, muito sinceramente, para que os que nos deixam reencontrem o seu lugar no mercado de trabalho.

Atenciosamente,

Eduardo Carlos
Presidente da Rede Paraíba de Comunicação

ECONOMIA: Galdino anuncia redução de R$ 15 mil na verba dos deputados

galdino
O presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), nesta quinta-feira (7), anunciou a redução de R$15 mil na Verba de Incentivo de Assessoria Parlamentar (VIAP) dos deputados estaduais. Segundo Galdino, a medida tem o objetivo de reduzir os custos da casa que está em déficit mensalmente.
“Foi uma maneira de ajustar a receita da casa com as despesas. Quero agradecer a compreensão dos deputados. Com isso vamos diminuir o déficit que está em torno de R$ 500 mil e agora ficará zerado. É um ajuste de R$ 360 a R$400 mil por mês”, explicou.
A verba indenizatória caiu de R$ 40 para R$ 25 mil ao mês. Este valor é destinado para que os parlamentares custeiem ações do mandato, mas não altera os cargos de assessoria que são mantidos pela ALPB.

O ''COMÉRCIO '' DE DILMA

O ''COMÉRCIO '' DE DILMA

Vende-se cargos, barganha-se cargos, oferece-se cargos, por votos contra o impeachment.
Essa é a cantilena em Brasília.
Desesperada, Dilma vende até a mãe ( se é que ainda tem) para não perder o cargo de presidente e continuar afundando o Brasil...
A ex-prisioneira do Regime Militar de 64 engravidou após ato com a corrupção e gerou um ''filho''. Falamos por figuras de linguagem..., um recurso de nossa língua portuguesa.
Após o parto, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, adversário do Planalto, ''batizou'' o ''filho'' de Dilma com o nome de ''FEIRÃO DO PETROLÃO.'' Já está, inclusive, registrado no cartório da malandragem...
Ao oferecer cargos e ministérios para os partidos, a mafiosa Dilma pretende barrar o impeachment pela cooptação de votos a favor da continuação de seu desastroso mandato presidencial. Dilma não vai conseguir.
E aí do político e do partido que aceitar essa barganha suja!
O povo brasileiro está bem atento, de olho vivo.
Assim como se marca um boi com ferro quente... assim será marcado aquele que aceitar a ''oferta'' do PT... para manter o esquema mafioso que assola o Brasil e pretende continuar assolando...
Não tem quem consiga, por momento, convencer a desastrosa mandatária do Brasil que seu desgoverno acabou.
Ela não se convence que está como um carro ou trem, desgovernado, descendo a ladeira ou, sem condição, de subir em uma...O governo petista é um carro quebrado em movimento causando graves acidentes.
Os partidos políticos que foram deixados de lado no governo petista, agora, estão sendo ''bem vistos'' e cortejados para assumirem cargos e ministérios em troca de votos que anulem o seu impedimento ( impeachment), e assim possa ( Dilma e o PT) dar continuidade a seus projetos de destroçar o País...
O político e o partido que tem sentimento patriota e quer o bem da nação e dos brasileiros; aquele que não levanta bandeira vermelha mas, tem a bandeira verde e amarela como simbolo de honestidade, não aceitará tão aviltante oferta de uma desesperada governante que não pode, em hipótese alguma, se pronunciar em uma rede nacional de TV. As panelas não deixam!...
Aceitar essa vergonhosa barganha é trair o povo, a nação e os princípios éticos de um verdadeiro político, de uma política responsável e comprometida com o bem comum.
No momento, pode-se comparar Brasília como uma verdadeira feira livre... E tem promoção. São cargos e ministérios.
No entanto, é bom o ''comprador'' ou ''ofertado'' saber que ''está tudo podre'' e a ''vendedora'' não é digna de confiança.
Ajudou muitos ladrões a roubar o povo, seus empregos, seus patrimônios, sua dignidade, seu orgulho, sua moral, sua vergonha...
De fato, a máfia da estrela vermelha quer se apossar do Brasil.
Mas, o povo não vai deixar. Nem as leis e a Justiça.
O Brasil não é patrimônio da máfia petista.
O Brasil não pertence a uma desastrosa e desesperada mulher que, pára diante das panelas...
O Brasil é livre e soberano.
Não temos medo de cobras jararacas.
Não temos bandeira vermelha.
Nossa bandeira tem quatro cores e não comungamos com comunistas, desordeiros, afrontadores das leis.
Fora PT.
Fora Dilma.
Fora comunistas.
Fora oferta de cargos e ministérios.
Não vai ter golpe.
Vai ter impeachment!
Viva o Brasil e a democracia.
Cadeia para o banditismo aqui instalado!!!


POR GUTEMBERG LEITE (JORNALISTA DE JOÃO PESSOA)

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Governador Ricardo Coutinho demite Gerente Regional de Educação (sede ITABAIANA)

 
Governador Ricardo Coutinho, da Paraíba.



Governador demite Gerente Regional de Educação da 12ª região (sede ITABAIANA)... É a única coisa que esse governador sabe fazer em Itabaiana (além de fechar hospital) é nomear e demitir...

Numa só canetada o Governador EXONERA:

CARLA VALERIA FERREIRA TAVARES Gerente Regional de Educação da 12ª região (sede ITABAIANA) e Maria Helena ramos Barbosa da Silva  'Diretora da EEEFM DR. ANTONIO BATISTA SANTIAGO'.

Foram NOMEADOS: 

EDLA MARIA DOS SANTOS BARBOSA é a nova Gerente Regional de Educação da 12ª Região (sede ITABAIANA) e MICHELINA ROBERTO DE MOURA é a nova Diretora da EEEFM DR. Antônio Batista Santiago.

TCE-PB aprova contas da Prefeitura de João Pessoa por unanimidade



tce pb
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) aprovou nesta quarta-feira (06), por unanimidade, e sem ressalvas, as contas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) do exercício de 2013. Muitos dos pontos destacados no relatório de aprovação das contas demonstram que a PMJP tem realizado investimentos acima do que é exigido constitucionalmente em áreas essenciais como saúde e educação.
Em 2013, as ações e serviços públicos na área de saúde alcançaram 16,64% do orçamento municipal. A exigência constitucional é de 15%. No ano passado, o investimento chegou a 23%. Já a aplicação de recursos na área da educação foi da ordem de 27,65%, índice superior aos 25% previstos constitucionalmente.

Ainda na área da educação, dos recursos destinados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), 72,77% do total foram investidos em políticas de valorização aos profissionais municipais do magistério, quando o limite mínimo é 60%.

A relação transparente com o Poder Legislativo e a responsabilidade nos gastos com pessoal também se destacaram nas contas aprovadas pelo TCE-PB. Os gastos com a folha de pessoal do poder executivo corresponderam a 43,81% da Receita Corrente Líquida (RCL), obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os recursos do duodécimo repassado para a Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP) também ficaram dentro dos limites constitucionais.

O Tribunal de Contas da Paraíba enfatizou ainda ter verificado que João Pessoa possui e faz uso de todos os instrumentos de transparência de gestão fiscal, além de valorizar o efetivo controle social, com o desenvolvimento de diversos conselhos, como os Conselhos Municipais de Educação, de Saúde e de Transparência.

Na decisão, o TCE-PB destaca ainda não ter encontrado qualquer ato que causou prejuízo ao erário público. A exposição das contas da PMJP foi feita pelo procurador-geral do município, Adelmar Régis.

Fonte: Secom-JP

Cássio Cunha Lima diz que governo Dilma está em “falência múltipla de órgãos”

cássio cunha lima
Em pronunciamento nesta terça-feira (5), o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), disse que crimes de responsabilidade continuam a ser praticados pelo governo de Dilma Rousseff, em uma “ação delituosa e impetuosa” que busca deter o processo de impeachment, em tramitação na Câmara.
Cássio Cunha Lima afirmou que o governo de Dilma, embora tenha entrado em colapso e apresentado “falência múltipla de órgãos”, não consegue responder aos desafios mínimos da administração pública.
— O governo não tem outra preocupação a não ser a tentativa de comprar votos na Câmara para tentar escapar da punição determinada pela Constituição, que determina que, nos casos de crime de responsabilidade, o presidente da República seja afastado de suas funções — afirmou.
Cássio Cunha Lima disse ainda que Dilma continua a praticar manobras fiscais.
— A presidente perdeu por completo a capacidade mínima que tinha de governar os destinos do país — disse o senador, para quem a população está sendo atingida pela incompetência e pela omissão do governo Dilma, que precisa ser substituído o quanto antes.

LISTA: Confira o ranking de desempenho das faculdades paraibanas no Exame da OAB

not-20160217122013oab1
Após a conclusão do XVIII Exame de Ordem Unificado, a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), divulgou, nesta terça-feira (05), o desempenho das Instituições de Ensino que tiveram alunos submetendo-se ao certame, em todo o Estado da Paraíba. Confira ranking abaixo.
O Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Gabriel Honorato (Foto), destaca que os dados divulgados são oriundos da planilha confeccionada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – organizadora do exame. “A relação de candidatos leva em consideração apenas os presentes, afastando-se os faltosos”, completou.
Gabriel Honorato afirmou ser “de extrema importância à divulgação do desempenho das instituições de ensino superior para que tanto estas, como os estudantes e pais, tenham consciência da necessidade de aprimoramento e evolução”. Ele pontuou ainda que encaminhou os dados completos da planilha para a Comissão de Ensino Jurídico e o Núcleo de Apoio aos Estagiários (OAB/PB), para que tomem as decisões que entenderem pertinentes.
O XVIII Exame de Ordem Unificado se iniciou em 29 de novembro de 2015, com a realização da primeira fase das provas, e finalizou em 14 de março de 2016, com a resposta dos recursos e o resultado definitivo.
A planilha completa, com diversos outros dados, está disponível para as instituições, estudantes e demais sujeitos que tiverem interesse, devendo entrar em contato através do número (83) 2107-5220.

Veja a relação:

01) Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Santa Rita (Santa Rita): 57 candidatos – 56,14% de aprovação;
02) Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa): 47 candidatos – 55,32% de aprovação;
03) Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus II (Sousa): 105 candidatos – 40% de aprovação;
04) Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Guarabira): 54 candidatos – 33,33%;
05) Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Campina Grande): 90 candidatos – 30% de aprovação;
06) Faculdades Integradas de Patos – FIP (Patos): 146 candidatos – 24,66% de aprovação;
07) Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (João Pessoa): 179 candidatos – 24,02% de aprovação;
08) Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (Campina Grande): 218 candidatos – 23,39% de aprovação;
09) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC (Cajazeiras): 114 candidatos – 22,81% de aprovação;
10) Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP (Cajazeiras): 24 candidatos – 20,83% de aprovação;
11) Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa): 921 candidatos – 17,81% de aprovação;
12) Centro Nacional de Ensino Superior / Mantenedora da Faculdade Maurício de Nassau – CENEUSP (João Pessoa): 224 candidatos – 16,52% de aprovação;
13) Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP (João Pessoa): 132 candidatos – 15,91%;
14) Faculdade de Campina Grande – FAC/CG – UNESC (Campina Grande): 114 candidatos – 14,03% de aprovação;
15) Faculdade Reinaldo Ramos – FARR (Campina Grande): 100 candidatos – 13% de aprovação;
16) Faculdade Paraibana – FAP: 41 candidatos – 12,20% de aprovação;
17) Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande): 30 candidatos – 10% de aprovação;
18) Faculdade Potiguar da Paraíba – FPB (João Pessoa): 41 candidatos – 9,76% de aprovação;
19) Instituto Paraíba de Educação e Cultura – IPEC (João Pessoa): 11 candidatos – 9,09% de aprovação; e
20) Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER (João Pessoa): 88 candidatos – 6,82% de aprovação.

Fonte: Assessoria

Dom Aldo coloca padre Luiz Couto na mira do vaticano por projeto de mudança de sexo para menores de idade



luiz couto dom aldo
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, decidiu lavar as mãos sobre o padre Luiz Couto e afirmou, através da assessoria, que não vai se pronunciar sobre qualquer postura que o padre, que é deputado federal, tenha no Congresso Nacional.
Procurada pelo Política&etc para saber a opinião da Igreja sobre o apoio do deputado em um Projeto de Lei que abre caminho para que menores troquem de sexo sem autorização dos responsáveis, a Arquidiocese da Paraíba informou que, a partir de agora, caberá exclusivamente a Santa Sé, ao Vaticano, se pronunciar sobre a postura do deputado.

Questionado de foi encaminhado da Paraíba alguma notificação ao comando da igreja, o blog não obteve resposta concreta.

Dom Aldo já deixou claro que é contra a participação de padres na política eleitoral e partidária. Ele chegou a suspender a autorização para que membros do clero conduzissem missas no período eleitoral, mas agora tem evitado este tipo de embate.

 Fonte: PolíticaEtc

PROJETO: Nordestina cria chip que detecta 18 tipos de câncer em 15 min

deborah zaforlin esquerda ok
A biomédica e professora universitária Deborah Zanforlin, natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a responsável por desenvolver um dispositivo que promete avanços significativos no diagnóstico precoce e tratamento efetivo do câncer. O projeto de Zanforlin é um chip que detecta 18 tipos da doença em estágio inicial, através de um teste sanguíneo, e dá o resultado ao paciente em apenas 15 minutos.

Deborah viaja nesta quarta-feira (6) para Stanford, na California (EUA), onde vai apresentar o chip na competição internacional BioSciKin, na categoria Life Science. Ela conta que o biosensor mapeia marcadores sanguíneos liberados por células cancerígenas nos estágios iniciais da doença. Isso permite o diagnóstico precoce do paciente, o que aumenta as chances de cura para 70%.

Outra vantagem do chip é que ele não libera radiação. Além disso, todo o sistema do exame é portátil e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer é difícil. O equipamento, que alia rapidez e portabilidade, também permite que os testes sejam realizados com maior frequência, já que o intervalo entre as sessões deve ser de, no mínimo, seis meses.

Deborah não descarta que o chip possa ser utilizado para outros diagnósticos. “O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e no tratamento do câncer”, ressalta. Um dos principais objetivos do projeto, que vai ser apresentado na Califórnia nesta quinta-feira (7), é permitir que as pessoas deixem de ver o câncer como uma sentença de morte.

Rádio Jornal

Cesta básica aumenta 0,78% no mês de março em João Pessoa

ideme cesta básica
A cesta básica, em João Pessoa, teve um aumento médio de 0,78% no mês de março. Com isso, o acumulado no ano ficou em 12,43% e, nos últimos 12 meses, em 20,08%. O custo total da cesta básica foi de R$ 355,27, referente à alimentação individual. O levantamento foi divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), nesta quarta-feira (6).

A pequena variação positiva no preço da cesta básica da Capital em março se deve, principalmente, a uma queda acentuada de 8,79% do item raízes e a uma leve alta de 1,28% no item legumes, que contrabalanceou o preço final. A deflação no item raízes foi impulsionada pela queda nos preços médios da macaxeira (16,27%) e do inhame (10,39%).

Já no item legumes, a alta se deve aos aumentos registrados na cenoura (15,12%) e na abóbora (11,46%). Também mereceram destaque, neste mês, os aumentos verificados na farinha de mandioca (11,51%) e feijão (10,44%).

O levantamento do Ideme apontou ainda aumentos de preços médios nos seguintes produtos: margarina (7,84%); óleo de soja (2,93%); arroz (2,79%); açúcar (2,42%); leite pasteurizado (1,68%); café moído (1,58%).

Já com relação aos legumes, os aumentos de preços médios foram nos seguintes produtos: abóbora, beterraba, batata-inglesa, cenoura e tomate (1,28%); e com relação às frutas, tiveram aumentos de preços médios banana e laranja (0,95%). Registraram-se quedas de preços nos itens: raízes: inhame, batata-doce e macaxeira (8,79%); e carnes (1,27%). O pão francês não registrou aumento.

De acordo com a pesquisa do Ideme, com o custo total da cesta básica de João Pessoa de R$ 355,27, um trabalhador que, nesse período, ganhou um salário mínimo de R$ 880,00 precisou trabalhar o equivalente a 88 horas e 49 minutos para adquirir sua alimentação individual. Uma família composta por quatro pessoas teria que dispor de R$ 1.421,08 para adquirir a alimentação básica. Confira detalhes da pesquisa no site do Ideme: www.ideme.pb.gov.br.

Com ingressos a somente R$ 1, Simone faz show em João Pessoa

Simone
Simone

Sabe a cantora baiana Simone, aquela que canta “Então é Natal…”? A artista fará show em João pessoa no próximo dia 16, a partir das 21h, e o ingresso custa apenas R$ 1. isso mesmo! Uma cédula de R$ 1. Se você for estudante, paga só R$ 0,50. As cadeiras são numeradas (cada consumidor pode comprar apenas dois ingressos, mediante CPF).

Simone está em turnê pelo Nordeste e cantará no Teatro Pedra do Reino. Em um espetáculo com direito a uma banda, ela celebra 40 anos de carreira com o show ‘É Melhor Ser’. Os ingressos podem ser encontrados na loja Skyler, do Manaíra Shopping.

Você deve estar se perguntando o porquê de Simone cobrar apenas R$ 1… Simples: a turnê tem preço simbólico porque tem patrocínio da Bradesco Seguros. A turnê, que tem cenografia de Helio Eichbauer e direção de Christiane Torloni, foi montado para ser apresentada em 30 teatros de todas as regiões do país.

A turnê ainda passará por Fortaleza (21/04, Teatro RioMar), Natal (23/04, Teatro Riachuelo) e Recife (28/04, Teatro Guararapes). Com R$ 2 (se você for estudante), dá para ir ao show que Simone fará em João Pessoa e também aos três últimos shows no Nordeste. Vale a pena.

ITAPORANGA-PB: Prefeitura divulga resultado preliminar de concurso; confira

06-05-201410-33-05Cotaracialconcursopublico_ArquiboAbr
A Consultoria Técnica e Planejamento (Contemax) divulgou, nesta segunda-feira (04), o resultado preliminar do concurso da Prefeitura Municipal de Itaporanga realizado no dia 13 março.

Confira resultado preliminar clicando AQUI

São oferecidas 142 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos concorreram as seguintes vagas: Ensino Médio/Técnico (Vagas) – Agente Municipal de Trânsito (6), Agente de Desenvolvimento Rural (1), Agente Comunitário de Saúde (4), Assistente Administrativo (16), Assistente de Gabinete Dentário (1), Facilitador (5), Fiscal de Obras e Serviços Urbanos (4), Monitor (5), Técnico em Agropecuária (2), Técnico em Enfermagem (12), Técnico em Informática (3), Técnico em Laboratório (2), Técnico em Radiologia (1) e Técnico em Segurança do Trabalho (1).

O resultado final e homologação do concurso estão previstos para o próximo dia 11.

SORTUDO: Apostador do Sertão ganha mais de R$ 400 mil na Lotofácil

lotofacil
Uma apostador da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, faturou mais de R$ 407 mil no concurso nº 1344, da Lotofácil, da Caixa Econômica Federal, realizado na segunda-feira (4).

De acordo com a Caixa, outras três apostas também acertaram as quinze dezenas do 1º prêmio da loteria. Os ganhadores fizeram a ‘fezinha’ nas cidades de Estreito (MA), Monte Azul (MG) e Ipojuca (PE).

A notícia do prêmio repercutiu em Cajazeiras e despertou a curiosidade da população para descobrir a identidade do sortudo.

MAIS LICITAÇÕES DA PMI

MAIS LICITAÇÕES DA PMI
======================

COMERCIAL ITAMBÉ LTDA:
R$. 286.921,15.

ALBUQUERQUE PNEUS LTDA:
R$. 604.500,00

ALMED DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS E MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR LTDA:
R$. 93.704,50

+++++++++++++++++++++++++++++

Atentai bem!!!

Mais de 93 mil para medicamentos.

E a notícia que nos chega é que falta remédio nos PSF's e Hospital.

Vamos fiscalizar!


POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE)

ITAMBÉ: SEGURANÇA PÚBLICA.

ITAMBÉ: SEGURANÇA PÚBLICA.
==========================
Como é sabido por todos, a segurança pública em Itambé está um caos, isso há bastante tempo.
Assaltos se sucedem a toda hora, a todo instante, em todos os quadrantes do Município, na sede, nos Distritos de Caricé, Ibiranga e Quebec e também na zona rural.
Não custa lembrar as duras críticas que sempre fiz aos órgãos de segurança do Estado, por manter em Itambé, apenas, 3 policiais militares por dia, para atender a uma população de 36 mil habitantes, o que corresponde 1 policial para 12 mil habitantes, um absurdo, uma falta de respeito com a população, sobretudo porque a ONU recomenda 1 policial para 250 habitantes.
Fiz muitas críticas, duras críticas, às lideranças políticas locais, integrantes das oligarquias 44 anos, aliadas do governador, por não terem coragem de "dar um murro" na mesa do governador e dizer que a população itambeense não aguentava mais tantos assaltos, encontrando-se assustada, apavorada, trancafiada dentro de casa, em pânico.
O deputado Romário Dias, a meu pedido, fez, na Assembleia Legislativa do Estado, Requerimento ao Governador de Pernambuco, ao Secretário de Defesa Social e ao Comandante Geral da Polícia Militar, pleiteando aumento do efetivo policial militar.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itambé, através do deputado Antônio Moraes (PSDB), conseguiu uma audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, Coronel d'Albuquerque, para reivindicar aumento do efetivo policial militar e a vinculação do Pelotão de Itambé à Companhia Independente da Polícia Militar, em Goiana.
A convite do presidente da CDL, Elanio Silva, estive presente a audiência.
O Coronel d'Albuquerque afirmou então que não tinha condições de aumentar o efetivo policial militar no momento, mas que promoveria incursões do GATI e ROCAM no Município, até que diminuíssem os assaltos.
Entretanto, garantiu que o Pelotão de Itambé passaria à jurisdição de Goiana em pouco tempo.
Fico muito feliz que tal aconteça neste momento, ou seja, o Pelotão de Itambé ficar diretamente vinculado à Companhia Independente da Polícia Militar de Goiana, porquanto, seguramente, trará melhoras para a segurança pública do Município.
Agora, quando saiu a Portaria definindo a vinculação do Pelotão de Itambé à Companhia de Goiana, quem por anos teve legitimidade para brigar pela causa, E NÃO O FEZ, SE OMITIU, vem a público assumir a paternidade da medida.
Cada vez mais fica evidenciado que a representação política de Itambé que dá apoio ao governador é INEFICIENTE, LENTA, LERDA, ARROGANTE, PREPOTENTE e OMISSA.
Para nós, o que interessa é a conquista em si, que trará reais e imediatos benefícios à sofrida população itambeense, não tirar proveito político da situação.
Os meus parabéns à Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, através do presidente Elanio Silva, ao deputado Antônio Moraes e ao Coronel d'Albuquerque, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Pernambuco.
A conquista é do povo.


POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE)

NO BREJO PARAIBANO: Jumento é esquartejado em Lagoa de Dentro

jumento
Um jumento foi encontrado morto e esquartejado na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Lagoa de Dentro, na região do Brejo.

De acordo com as informações, o animal foi encontrado nas primeiras horas da manhã, no bairro Novo  próximo a estrada que dá acesso ao sítio Pé de Serra.

A polícia encontrou uma faca no local do crime e acredita que o ato foi praticado durante a madrugada.

Professora de 25 anos morre vítima de H1N1 em Campina Grande

mirla
A professora Mirla Farias de Pereira, 25 anos, morreu, nesta terça-feira (5), em Campina Grande, vítima da gripe H1N1. De acordo com a secretária de Saúde de Campina, Luiza Pinto, este foi o primiero caso de morte provocado pela gripe confirmado na cidade.

Mirla, que era formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estava internada no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, há cerca de um mês.

Luiza Pinto acrescentou que existem outros oitos casos de H1N1 , entre confirmados e suspeitas, em Campina Grande. “Uma outra morte, ocorrida na segunda-feira (04) no hospital Pedro I, está aguardando confirmação”, explicou.

terça-feira, 5 de abril de 2016

TRE da PB julga improcedente ação de investigação judicial eleitoral contra prefeito de São Miguel de Taipu



Nesta segunda-feira, dia 4 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba julgou uma ação contra o prefeito de São Miguel de Taipu, Clodoaldo Beltrão, impetrada no Fórum de Pilar, através da 5ª zona eleitora,l pelo candidato que perdeu as eleições passadas. 

A AIJE - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL julgada pelo  TER se referia a CAPTAÇÃO OU GASTO ILÍCITO DE RECURSOS FINANCEIROS DE CAMPANHA ELEITORAL - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO 

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi julgada na tarde de ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral da PB que julgou improcedente.

Com o resultado o prefeito juntamente com a população de São Miguel foi às ruas na noite de ontem comemorar a decisão. 

Vereadores, funcionários, amigos, se reuniram formando uma grande multidão e com muita alegria festejaram o resultado que foi justo, confirmando mais uma vez que o trabalho desenvolvido por essa administração é sério e aprovado pelo povo.

TERCEIRA VIA: PRÉ-CANDIDATURA

ARTIGO: TERCEIRA VIA: PRÉ-CANDIDATURA


Antônio Paiva Filho


Ingressei na política no ano de 1976, quando fui eleito vice-prefeito do Município de Itambé na chapa encabeçada por Fred Carrazzoni. Neste mesmo ano assumi, em virtude de concurso público, o cargo de tabelião do 2.º Cartório de Notas e Escrivania da Comarca de Exu/PE, sendo posteriormente promovido para o 2.º Cartório de Notas e de Protestos da Comarca de Itambé, exercendo dito cargo até hoje. Em diversas oportunidades o meu nome foi lembrado para disputar o cargo de prefeito de Itambé. Embora tivesse uma trajetória de fidelidade e lealdade, por quase 40 anos, ao grupo político liderado pelo ex-prefeito Fred Carrazzoni, havia uma resistência no núcleo familiar ao meu nome, que eu então desconhecia, talvez por desconfiarem, com razão, de que eu não me submeteria a servir de “pau mandado” nem “fantoche” manietado pela Corte do Monge. 

Em 2004, havia uma acirrada disputa entre Josmar Dias (Mago de Ibiranga) e Zuca de Caricé, ambos querendo compor a chapa de Fred Carrazzoni como candidato a vice-prefeito. Na beira da piscina da mansão do Monge, sob o testemunho de Guilherme Carrazzoni e José Antônio Ferreira, Fred Carrazzoni me convidou para novamente ser candidato a vice-prefeito em sua chapa, tendo eu declinado do convite, sugerindo o nome de Mago de Ibiranga, que foi aceito prontamente. Em 2008 (reeleição de Fred) houve um movimento dentro do grupo político para que meu nome integrasse a chapa como candidato a vice-prefeito, substituindo Mago, ante o seu fraco desempenho no cargo. Várias pessoas influentes me visitaram e davam como certa minha indicação para disputar o cargo, porém, de última hora, foi indicado Anabel Soares. Não pleiteei nem fui convidado, logo não me restou qualquer mágoa. Entretanto, percebi depois que havia sido “fritado” pelo núcleo familiar. 

Nessa eleição de 2008 formou-se um grupo político para levar Armando Pimentel, prefeito de Camutanga, a entrar na disputa em Itambé. Soube-se depois que teria havido um acordo entre Fred e Armando, promovido por um influente amigo comum, com Armando abdicando da disputa em troca do apoio de Fred ao seu nome na eleição seguinte. O suposto acordo foi quebrado também por influência do núcleo familiar fredista. Em conversa comigo, Fred afirmou que não confiava em Armando Pimentel, porquanto tinha certeza que Armando desprestigiaria o “seu pessoal”. O “seu pessoal” que ele tanto queria preservar era justamente as “figurinhas carimbadas”, os apaniguados, o “Fulano da Água”, o “Beltrano da Garagem”, o “Sicrano de Obras”, aquela cristã nova, adesista, interesseira, desagregadora, que outrora usava termos ofensivos como “ladrão”, “rato”, “câncer”, porém hoje é festejada e aclamada como rainha dos remanescentes, com lugar de destaque na Corte do Monge, depois de perdoada pelas ofensas. E o tempo foi passando. 

Em setembro de 2011 recebi telefonema do prefeito Fred me convidando para uma reunião no Engenho Monge com os pré-candidatos à eleição de 2012, para definição partidária. Disse que mandaria me pegar na minha residência, o que fez através de seu Secretário de Obras Beto Cabral. Logo que cheguei ao engenho, já presentes quase todos os pré-candidatos a vereador, Fred me chama e me conduz até a frente do alpendre de sua residência, fazendo o convite para que eu fosse candidato a prefeito, com seu apoio e de todo o grupo. Disse que eu não precisava responder naquele momento e que também não iria anunciar a candidatura naquela hora, tendo ficado acertado de termos uma conversa no dia seguinte. O dia seguinte dura até hoje. Não mais me procurou, nem para reiterar nem para retirar o convite feito. Não me deu a oportunidade de dizer se aceitava ou não o convite. Surpreendentemente também deixou de falar comigo. Mesmo sem ter dito a ninguém do convite recebido, meu nome passou a circular na cidade como provável candidato do grupo político. Passei a perceber claramente que meu nome havia sido “fritado”, dizem que mais uma vez pelo núcleo familiar, quando o prefeito fez distribuição de Alvarás de Licença de Construção do Loteamento Novo Itambé, no Ginásio de Esportes, e promoveu o Itambé Fest na Praça de Eventos, sem me convidar para participar de ambos, como usualmente fazia em situação semelhante.

No mesmo Itambé Fest o sobrinho Frederico Goes se insinuou candidato a prefeito, certamente com a anuência do tio prefeito e de sua família. Ao tomar conhecimento de tal fato, fiz o que qualquer pessoa honrada e digna faria: solicitei o meu desligamento do PDT, partido ao qual havia me filiado a pedido de Fred, selando o meu afastamento definitivo do grupo político, e, ao mesmo tempo, não permitindo que meu nome fosse mais especulado para a disputa, uma vez que, sem filiação partidária, estava inelegível para o pleito de 2012. Sinceramente, não me causou qualquer frustração o fato de não ter sido candidato, porquanto nunca pleiteei, nunca me insinuei, nem nunca me articulei com esse objetivo. Entrei e saí daquele do grupo político com as mãos limpas, sem nunca ter auferido benefícios ilegais, em função de minha ligação de estreita amizade com o prefeito Fred, em todos os seus mandatos. Tenho o maior orgulho da minha atitude de me afastar do grupo, não sei se ele, Fred, também tem do seu procedimento. Anunciei então que não teria qualquer participação na eleição de 2012 e que votaria em branco para prefeito, porém, por razões óbvias, acabei votando no prefeito Bruno Ribeiro. Votei e não me arrependo do voto.

 Antônio Paiva Filho


Bruno Ribeiro, jovem, com curso superior, que tinha pai, mãe, tio e primo que haviam sido prefeito, reunia tudo para fazer uma boa gestão, uma vez que podia avaliar acertos e erros dessas gestões familiares. Decepcionou a todos. Creio que a outra opção de voto seria tão desastrada quanto a do atual prefeito Bruno Ribeiro. Como não tenho rabo preso a ninguém, passei a cobrar os desmandos do “Governo de Todos”, fazendo-lhe oposição dura, porém séria e responsável. O destino traça os nossos caminhos de maneira caprichosa, tanto nas coincidências que arma, como nos desvios que nos impõe. O grupo político que se tentou formar em 2008, sob a liderança de Armando Pimentel, abortado em virtude de acordo que depois não foi honrado, ressurgiu em 2014 com a denominação de “Terceira Via”, agora com o inconformismo de ver Itambé mergulhada no atraso, experimentando a mesmice do nada por longos e cansativos 44 anos de domínio das oligarquias familiares (30 anos da família Carrazzoni e 14 anos da família Ribeiro). Desde então me integrei a este grupo, com o objetivo claro e definido de melhorar a qualidade de vida da população e juntar forças para impulsionar o desenvolvimento do Município. O grupo está unido e obstinado nesse desiderato. É composto de pessoas humildes, modestas, porém honradas. 


 Vários integrantes da “Terceira Via” foram tentados e peitados com propostas mirabolantes para cooptá-los, por quase todos os demais grupos políticos. Nenhum deles se dispôs a deixar o grupo. Digo com o maior orgulho, por puro idealismo, posto que sabem todos que a proposta da “Terceira Via” não tem suporte em atrativos financeiros, assim como em práticas clientelistas e atrasadas das oligarquias e dos novos grupos que se formaram no Município. Itambé hoje está consciente de que os rios de dinheiro que são gastos nas campanhas eleitorais, na cooptação de pseudos líderes, nas festinhas promovidas, na distribuição de presentes e mimos, é o dinheiro que depois vai faltar na saúde, na educação, na habitação, na segurança, no abastecimento d´água, na mobilidade, no saneamento básico, etc, deixando a população abandonada e desprotegida. Então, esse grupo de amigos, reunidos, me honrou com o convite para, como pré-candidato a prefeito de Itambé, na eleição de outubro próximo, ser a liderança para promover as mudanças que a população tanto almeja e merece, com ética, competência, transparência, decência e honradez. A confiança em mim depositada neste momento tão importante para a vida política de Itambé deixou-me extremamente honrado, muito, muito mais mesmo, mais até do que quando tive o meu nome retirado do bolso da algibeira do Coronel do Monge.

POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE)

IBIRANGA PEDE SOCORRO!

Bruno Ribeiro, prefeito de Itambé-PE

IBIRANGA PEDE SOCORRO!
=======================
Vejam que absurdo, às 21h30mim do último domingo!
Estamos completamente abandonados pelos órgãos de segurança do Estado, com a leniência, complacência e tolerância dos políticos locais aliados do governador, que nada fazem para mudar essa situação caótica.
IBIRANGA tem cerca de 9 mil habitantes e não tem viatura nem policial militar.
Camutanga tem 8 mil habitantes e tem uma viatura velha e 2 policiais militares.
A segurança de Itambé sede e dos Distritos de Caricé, IBIRANGA e Quebec (36 mil habitantes) é feita por apenas 3 policiais militares por dia, representando 1 PM para 12 mil habitantes, quando a ONU recomenda 1 PM para 250 habitantes.
Então, amigos, com esses políticos das oligarquias de 44 anos e seus deputados inoperantes, Itambé nunca vai sair dessa situação trágica em que se encontra.
Atentai bem!!!

POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE)

ARRECADAÇÃO


ARRECADAÇÃO
==============
Em 39 meses, de janeiro/2013 até março/2016, a Prefeitura de Itambé recebeu de transferências constitucionais, a bagatela de 101 milhões de reais.
Vamos tentar descobrir aonde foi gasto todo esse dinheiro.
Contamos com a colaboração e a participação dos correligionários e amigos.







POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE)

Município de Caldas Brandão na lista: dez mortes que podem ter relação com dengue são investigadas na PB

Município de Caldas Brandão na lista: dez mortes que podem ter relação com dengue são investigadas na PB.

Sexta-feira, 01 de Abril de 2016.
Além delas, uma morte já foi confirmada e outra descartada, diz SES.
Além disso, até 18 de março os casos suspeitos aumentaram mais de 500%.
Foto dengue (Reprodução/Internet)
Doze mortes com suspeitas por dengue foram notificadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba no período de 1º de janeiro a 18 de março deste ano, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (21) pela SES. Entre as mortes com suspeita de dengue, uma foi confirmada, uma descartada e dez seguem em investigação.

Conforme a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, a investigação envolve informações domiciliares, ambulatoriais e hospitalares, conforme Protocolo do Ministério da Saúde.

Além disso, segundo o mesmo boletim, no mesmo período foram notificados 14.593 casos suspeitos de dengue. O número representa um crescimento de 507,78% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registrados 2.401 casos suspeitos.

No mesmo período foram notificados 396 casos suspeitos de chikungunya. Foram notificados também três óbitos suspeitos da doença nos municípios de Monteiro (1), São José do Umbuzeiro (1) e Santa Clara (1). Todos os óbitos seguem em investigação.
A Paraíba conta atualmente com três Unidades Sentinelas do Zika Vírus, implantadas em Bayeux, Campina Grande e Monteiro. No período deste boletim, foram notificados 527 casos suspeitos.

Situação Laboratorial
Em 2016 foram analisadas pelo Lacen-PB 1.281 amostras sorológicas para dengue, destas, 207 foram reagentes, 1.018 não reagentes e 56 indeterminadas. Para os casos suspeitos por dengue, a Secretaria de Estado da Saúde pede que os municípios coletem amostras de pelo menos 10% dos casos, sendo NS1 do 1º ao 3º dia de sintomas e sorologia do 7º ao 28º dia. A SES ressalta que todas as amostras devem ser acondicionadas adequadamente para garantir a qualidade do material biológico.

Para todos os casos com sinais de alarme, graves e óbitos suspeitos de dengue, a SES recomenda a coleta oportuna e envio imediato ao Lacen-PB.

Quanto ao zika vírus, em 2015 foi detectada a doença aguda por este vírus nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Olivedos e Cajazeiras. Já em 2016, exames laboratoriais comprovaram a circulação da doença nos municípios de Caldas Brandão, Pilões, Itabaiana e Campina Grande.

Sobre a chikungunya, ano passado houve a confirmação laboratorial em Monteiro. Já este ano existem exames comprovando a circulação da doença em 26 municípios. São eles: Bayeux, Cajazeiras, Campina Grande, Capim, Conde, Coremas, Itabaiana, João Pessoa, Juru, Malta, Mogeiro, Monteiro, Patos, Pilar, Princesa Isabel, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento, São João do Tigre, São José de Espinharas, São Sebastião do Umbuzeiro, Sapé, Soledade e Teixeira.

Em 2016 foram encaminhadas ao Lacen-PB 430 amostras sorológicas para chikungunya, sendo 67 reagentes, 356 não reagentes, uma inconclusiva e seis indeterminadas.

Mudança na Portaria de Notificação Compulsória
Na Portaria GM Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 ficou definido que todo óbito suspeito de chikungunya deve ser informado imediatamente à SES. Permanece a orientação de que todo caso suspeito deve ser notificado.

Além disso, desde o dia 17 de fevereiro ficou instituída também a notificação obrigatória para todos os casos suspeitos de zika vírus. A notificação deve ser registrada no Sinan Net. Nos casos suspeitos de zika vírus em gestante e óbitos suspeitos da doença, as Secretarias Municipais de Saúde devem comunicar em até 24 horas à SES, através do Cievs (98828 2522) e Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas (3218-7493).

A SES destaca que a notificação para os três agravos (dengue, chikungunya e zika vírus) deve ocorrer de acordo com a clínica mais compatível e definição de caso, conforme Ministério da Saúde.



Do G1 PB