sexta-feira, 17 de junho de 2016

Caravana do Coração estará em Itabaiana para atender crianças e gestantes


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, que será realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados. A Caravana estará em Itabaiana no dia 16 de julho, realizando um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.
Para esta caravana, os municípios beneficiados com os serviços são: Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana.
Serão contemplados municípios paraibanos do Sertão até a Capital. A caravana sairá no dia 3 de julho do Recife, parando em João Pessoa para se juntar aos colegas profissionais paraibanos. Em seguida, rumará até Monteiro, a primeira cidade do Sertão, e vem voltando pelas cidades da Zona da Mata até chegar a Itabaiana no dia 16 de julho. A equipe é formada por 50 profissionais.

A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Governo Federal suspende verba para saúde básica em Juripiranga e mais 14 cidades paraibanas


Após o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) retirar parte da verba  que já tinha sido destinada a obra do viaduto Governador Eduardo Campos, popularmente conhecido como “viaduto do Geisel”, agora, mais incentivos financeiros foram retirados da Paraíba, desta vez  pelo ministro da Saúde Ricardo Barros.
Quinze cidades da Paraíba tiveram incentivos financeiros para Saúde suspensos pelo governo do  presidente interino Michael Temer (PMDB), após problemas no cadastro dos profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). As verbas eram destinadas a equipes de Saúde da Família (ESF), de Saúde Bucal (ESB) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (13).
As cidades paraibanas afetadas com a suspensão foram: Barra de Santana, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Gurinhém, Itapororoca, João Pessoa, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Patos, Pitimbu, Santa Rita, Sapé e Serra Grande. O município mais afetado pela suspensão foi Santa Rita, na região da Grande João Pessoa, com o corte de repasses financeiros para 25 equipes, sendo três de Saúde da Família, três de saúde bucal e 19 de agentes comunitários de saúde.
Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial da União, foram considerados para a suspensão os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica e a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal.
Embora, o preponderante foi a irregularidade  no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). De acordo com a portaria do MS, os municípios apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais.

A suspensão do repasse de incentivo para os municípios é referente a competência financeira de março de 2016. A medida impede envios futuros de incentivo. Além dos 15 municípios paraibanos, outras 207 cidades brasileiras foram afetadas pela portaria.

Ministério Público Federal aciona prefeito de Mogeiro por não cumprir lei da transparência

O Ministério Público Federal anunciou que vai acionar 2.109 gestores públicos, entre prefeitos e governadores, por não cumprirem o que determinam as leis de transparência no país. A decisão foi tomada a partir de um estudo sobre como as cidades e os Estados oferecem (ou não) acesso a dados públicos. Na região do Vale do Paraíba, a prefeitura de Mogeiro é uma das que serão acionadas por ter um dos piores resultados no Estado.
O Ministério Público diz que a iniciativa de mapear e expor o grau de transparência no Brasil “conseguiu, em apenas seis meses, elevar em 31% o índice nacional''. O resultado foi considerado “bastante expressivo'', sobretudo porque ainda “não traduz os efeitos positivos que ainda virão com a segunda divulgação do ranking e a propositura das ações civis públicas''.
No ano passado, em 2015, o Ministério Público apenas divulgou os resultados apurados. Agora, seis meses depois, além de publicar o ranking da transparência no país, prefeitos e governadores serão acionados judicialmente nos casos em que as leis não estejam sendo cumpridas.
“Como nem todas as recomendações foram cumpridas, 2.109 ações civis públicas foram propostas em todo o país para forçar os gestores que ainda insistem em descumprir a legislação'', informa o Ministério Público.
O levantamento checa se os 26 Estados, o Distrito Federal e os 5.567 municípios cumprem as exigências legais e boas práticas no acesso e na divulgação de informações públicas. Trata-se de verificar se os entes da Federação oferecem acesso facilitado a dados públicos, uma ferramenta considera vital no combate à corrupção.

Jovens da periferia de João Pessoa lançam filme de ficção na Usina Energisa



Jovens componentes do elenco do filme "O menino e o mistério", de Jacinto Moreno

Os produtores do filme “O menino e o mistério” convidam para o lançamento do longa metragem, hoje, sexta-feira, 17 de junho, às 19 horas na Usina Cultural Energisa em João Pessoa, com entrada franca. Da programação constam ainda performances musicais com Max Lima, Lilian Feliciano, Denise dos Teclados, Rannya Aranha e Dan Chaves.
O produtor e roteirista do filme, Jacinto Moreno, trabalha há mais de dez anos com vídeo no Bairro dos Novais, na capital paraibana, envolvendo principalmente jovens artistas. São mais de oito curtas, documentários e outros trabalhos na área do áudio visual. “Na periferia também se faz e se consome cultura, e até nossas próprias dificuldades econômicas estimulam a criatividade em iniciativas no campo cinematográfico, entre outros”, afirmou Jacinto. Para o produtor Marcos Veloso, “na periferia se produz cotidianamente práticas alternativas que configuram uma cultura de resistência, que pode ser vigorosa e rica de significados”.

Jacinto Moreno é diretor e roteirista de vários curtas em vídeo, além de ator e encenador. Ele e Marcos Veloso participam do Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. Em 2014, Moreno teve seu filme “Covas da Iria” escolhido em primeiro lugar no Festival de Curtas de Boa Vista, na Paraíba. A premiação foi decidida por unanimidade pelos jurados do festival, ganhando ainda o direito de concorrer em evento de cinema em Portugal.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Neymar usa palavrões e defende seleção após vexame: ‘Fechado com vocês’

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Ausência na Copa América Centenário, o atacante Neymar saiu em defesa da seleção brasileira depois da vexatória eliminação na primeira fase da competição após a derrota de 1 a 0 para o Peru na noite de domingo.
Neymar, que não foi liberado pelo Barcelona para disputar a Copa América e os Jogos Olímpicos – conseguindo a liberação para a Rio 2016 apenas – usou o seu Instagram para dar apoio à seleção de Dunga.
“Ninguém sabe o que vocês sofrem pra estar aí e defender a seleção. Vestir essa camisa é um orgulho e vocês fazer isso com amor. Agora vai aparecer um monte de babaca pra falar merda, f..-se. Faz parte, futebol é isso. SOU BRASILEIRO E TO FECHADO COM VOCÊS (sic)”, postou o atacante.
A derrota para o Peru veio graças a um gol ilegal, feito com a mão por Ruidíaz, aos 30 minutos do segundo tempo. O Brasil somou apenas 4 pontos e ficou de fora das quartas em um grupo que também contava com Equador e Haiti.

Manoel Junior respeita, mas discorda de pesquisa

Manoel Júnior
O pré-candidato do PMDB, deputado federal  Manoel Júnior (PMDB), declarou, nesta segunda-feira (13) , que respeita a pesquisa Opinião/Arapuan para  prefeito de João Pessoa, mas discordou em relação aos números divulgados hoje pelo Sistema Arapuan de Comunicação.
De acordo com a consulta, divulgada nesta segunda-feira (13), Manoel Júnior aparece em terceiro lugar com 4,6% das intenções de voto dos pessoenses.
O deputado alegou que tem avaliações de consumo interno feitas por outros institutos que mostram números diferentes dos apresentados hoje.
“O que eu posso dizer é que ela contraria totalmente a minha pesquisa que tenho de consumo interno feita essa semana. Mas, respeito todo tipo de pesquisa. Não tem nenhuma que eu não respeite”, afirmou.
Para Manoel Júnior, ele ainda precisa se inteirar dos critérios da pesquisa como as amostragens feitas, os bairros pesquisados e os a forma que  foi aplicada.
A pesquisa com o registro 276/2016 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ouviu 800 pessoas, em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 07 e 08 de junho.