sábado, 23 de abril de 2016

ELEIÇÕES 2016: PT oficializa pré-candidatura de Charliton a prefeito de JP

pt
O  PT oficializou, na noite desta sexta-feira (22), a inscrição da pré-candidatura a prefeito de João Pessoa do professor Charliton Machado. A inscrição do presidente estadual licenciado do PT foi aceita pelo Diretório Municipal e aconteceu seguindo o prazo estabelecido pelo Calendário Eleitoral determinado pelo partido.

O evento aconteceu na sede do partido na Capital. Além de dirigentes estaduais e municipais, estiveram na entrega da inscrição da pré-candidatura de Charliton Machado, pré-candidatos a vereador e militantes. A presidenta municipal do PT de João Pessoa, Aparecida Diniz, destacou que o PT está dando os passos corretos.

“Através da pré-candidatura do professor Charliton Machado estamos mostrando que temos história, voltamos para as nossas origens e estreitamos ainda mais os laços com todos os segmentos da sociedade”.
Charliton Machado ressalta que sua candidatura é uma oportunidade histórica do partido, seja por causa da conjuntura política nacional, como também pelo fato do seu nome ter sido referendado pela militância, dirigentes e parlamentares em exercício.

“Aqui temos um projeto coletivo de um partido que nasceu da mobilização popular, das lutas no campo, na cidade, do suor das trabalhadoras, e dos trabalhadores. É uma honra representar o PT. É um momento de afirmação de compromisso, de dizer que o PT terá uma candidatura de esquerda. Uma candidatura com a estrela no peito que vai para as ruas dizer que tem um legado e um projeto de futuro”.

“São 1 3 anos de mudanças e de transformação nas cidades e na vida das pessoas. Sem os investimentos do Governo Federal não teríamos a João Pessoa que temos hoje, e vejam que a gestão atual, por incapacidade, deixou de utilizar verbas que já estavam destinadas para a cidade”.

Ainda sobre a unidade partidária, Charliton Machado colocou que a pré-candidatura é reflexo da unidade partidária que foi construída dentro do PT: “Teremos uma chapa combativa com grande nomes de candidatos que poderão compor a nossa Câmara de Vereadores. O PT se unifica para enfrentar os adversários golpistas, aqueles que não  acreditam na democracia e que querem extinguir o PT da vida política.
 O PT é muito forte. João Pessoa precisa entender que é possível fazer uma gestão popular, democrática, social e participativa, tudo o que não foi feito pela gestão do prefeito Cartaxo”.

NA BR-230: Homem morre ao bater moto em caminhão baú

gonçalo
Morreu na tarde deste sábado (23), no Hospital Regional de Sousa, Gonçalo Duarte, 43 anos, vítima de acidente de moto na BR 230. Ele foi levado ao HRS, ms não resistiu e foi a óbito. A informação foi confirmada por um sobrinho da vítima.
Gonçalo ficou ferido após se envolver em uma acidente com um caminhão baú em frente a empresa DSA. Ele conduzia uma motocicleta Honda biz, de cor vermelha.
Segundo informações de populares, o homem foi arrastado por cerca de 50 metros pelo caminhão.
Diário do Sertão

LAVA JATO: Sítio será a 1ª acusação ao ex-presidente Lula

o-sitio-em-atibaia-frequentado-por-lula-e-familiares-1458246291346_615x300
A força-tarefa da Operação Lava Jato considera ter elementos para levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao banco dos réus, acusado de envolvimento com a organização criminosa que corrompeu e lavou dinheiro desviado da Petrobras – independentemente da instância em que será processado. O inquérito sobre a compra e reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), será a primeira acusação formal entregue à Justiça.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá ainda se Lula pode assumir o cargo de ministro da Casa Civil e se ele será denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), considerando o direito ao foro especial por prerrogativa de função, ou se as acusações poderão ser apresentadas pela Procuradoria, em Curitiba, diretamente ao juiz federal Sérgio Moro – dos processos em primeiro grau da Lava Jato.
Em nota, a defesa do ex-presidente afirma que “é muito grave” que integrantes do Ministério Público antecipem “a pretensão em apresentar denúncia” contra Lula.

Alvo em Curitiba de três frentes de apuração na Lava Jato – as outras duas envolvem o tríplex 164 A, da OAS, no Guarujá, e os pagamentos e repasses para o ex-presidente via sua empresa de palestras, a LILS, e para o Instituto Lula -, a que envolve o sítio de Atibaia é a mais robusta, na avaliação dos investigadores. Os inquéritos estão suspensos depois que ele foi nomeado ministro da Casa Civil pela presidente Dilma Rousseff, no dia 17, e o tema foi levado ao Supremo.

A peça apontará a família do ex-prefeito de Campinas (SP) e amigo de Lula Jacó Bittar (PT) como “laranjas” na ocultação da propriedade, adquirida em 2010 pelo valor declarado de R$ 1,5 milhão. Os registros de escritura em nome dos donos oficiais, um “contrato de gaveta” em nome do ex-presidente e da mulher, Marisa Letícia, encontrado nas buscas e depoimentos dos investigados farão parte da acusação.
O compadre e defensor jurídico do ex-presidente Roberto Teixeira também será citado como parte da operação de formalização do negócio. Oficialmente a propriedade está registrada em nome de um dos filhos de Bittar, Fernando Bittar, e do empresário Jonas Suassuna – ambos sócios do filho de Lula. O registro de compra do imóvel foi realizado pelo escritório de Teixeira.

Com base nas notas fiscais localizadas nas buscas e apreensões, depoimentos colhidos e movimentações bancárias analisadas, a Lava Jato também vinculará os desvios de recursos na Petrobras à reforma executada no sítio e a manutenção de bens referentes a Lula. OAS, Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai serão vinculados aos serviços executados, como compensação por obras loteadas pelo cartel.
Em documento enviado ao STF, a defesa de Lula sustenta que o sítio foi comprado pelo amigo Jacó Bittar para convívio das duas famílias, após ele deixar a presidência, em 2011.

Ao Estadão, o defensor de Lula Cristiano Zanin Martins informou que o “MPF tem conhecimento, em virtude de provas documentais, de que o sítio foi comprado com recursos provenientes de Jacó Bittar e de seu sócio Jonas Suassuna; (ii) que Fernando Bittar e Jonas Suassuna custearam, com seu próprio patrimônio, reformas e melhorias no imóvel; (iii) que Fernando Bittar e sua família frequentaram o sítio com a mesma intensidade dos membros da família do ex-Presidente Lula, estes últimos na condição de convidados”.

Uol

JOSÉ DO EGITO: REPÓRTER, ESCRAVO E GOVERNADOR!

JOSÉ DO EGITO: REPÓRTER, ESCRAVO E GOVERNADOR!

Uma das mais belas histórias de fé se registra nas páginas da Bíblia, mais precisamente no livro de Gênesis em seus capítulos 37 a 50.
Nas páginas sagradas, as narrativas da história de um homem comprometido com o Deus de toda Terra.
José foi invejado por seus irmãos, privilegiado por Deus, o mais amado filho, um sonhador nato, um desvendador dos mistérios divinos...
José tinha, ele só, a túnica de várias cores representando, assim, a preferência paternal da época.
José, um moço recatado, sério, obediente aos seus pais e temente a Deus...logo foi testado a deitar-se com uma mulher casada que vivia traindo seu marido, Potifar, o capitão da Guarda de Faraó... Ela era mulher que seduzia os soldados de alta patente de Faraó. Era uma mulher irresistível e perigosa...
José, homem de Deus, recusou o quase irresistível!...
 

Antes de toda trama e tentações, o jovem José vivia com seus pais e irmãos na terra de Canaã. Ali, ele já era "repórter" do seu pai Jacó.
Assim registra o texto bíblico: " ...Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos...e trazia más NOTÍCIAS deles a seu pai". (Gênesis 37; 1,2).
NOTÍCIA é um gênero do JORNALISMO que relata um fato de maneira curta, breve, sucinta...diferente da REPORTAGEM que é mais aprofundada...
Os relatos de José a seu pai, sobre o mal comportamento de seus irmãos, lhe deixavam sendo mais amado (por Jacó) e mais odiado pelos denunciados... Assim acontece, hoje, no meio das igrejas.Os "repórteres" de Deus são cada vez mais amados pelo Supremo Pai e também mais odiados por aqueles que andam em vida errada, mesmo se dizendo servos de Deus! Não aceitam a correção e como cachorro doente, espumam de ira e ódio contra aqueles quem falam as verdades de Deus... Assim faziam também aos Profetas no tempo da Lei, no Velho Testamento...
 

Mas, José do Egito deu exemplo de perseverança, obediência, fé, amor a Deus, nas provações...
Foi vendido por seus irmãos como escravo para o Egito... Eles, mentindo para o próprio pai Jacó, disseram que seu filho predileto tinha sido morto. E ele assim disse ao ver a túnica toda molhada mas por sangue de um bode que eles mataram. Disse Jacó: " É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido"...(Gênesis 37; 33). Da forma que tramaram contra José, hoje tem muitos tramando nas igrejas contra quem fala a verdade de Deus...
 

Os irmãos de José continuam vivos e cheios de demônios, mesmo dentro das igrejas!...
No Egito, José foi tentado, preso, esquecido, injustiçado mas, por fim, interpretou sonhos de Deus para o rei Faraó...livrando aquela e outras nações de uma mortandade advinda de sete anos de seca e fome...Mas,Deus evitou através de seu plano especial na vida de José do Egito...
E assim, de "repórter" de Jacó, depois de escravo no Egito, José foi nomeado a governador de Faraó...
Assim há de acontecer com alguém...
 

Diante dos fatos bíblicos...resta ao cristão seguir firme confiando nas promessas daquele que diz: " Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou tendo falado não o cumprirá?" ( Números 23; 19).
Contudo, sabe-se que uma guerra se vence, mas é com lutas, dores, perdas, lágrimas e sangue derramados...
 

Mas, porém, quem anda em retidão e sinceridade há de vencer as ondas e o mar da turbulência!...
A fé verdadeira nos leva a vencer e brilhar para glória de Deus!!!


Por Gutemberg Leite - jornalista

AGENDA CULTURAL: Benito di Paula e Beto Barbosa cantam hoje em João Pessoa

benito
João Pessoa está tendo um final de semana agitado na área cultural. Ontem, a cantora Marília Mendonça e a banda Raimundos se apresentaram na Capital.
Neste sábado (23), a cidade terá shows de Benito de Paula no Teatro Pedra do Reino, a partir das 21h30, e Beto Barbosa, o rei lambada, no Beberico’s Prime, no bairro dos Bancários. O show começa às 22h e os ingressos são vendidos por R$ 30 (área comum) e R$ 50 (camarote).
No show de Benito, a meia entrada é vendida por R$ 50 e a inteira por R$ 100.
Neste domingo, bandas da Paraíba, Alagoas, Sergipe e Pernambuco se unem em nome do hardcore. As bandas Refiz, Ideal, Frizo, Hairfly e Metanoic HC fazem parte da turnê Oxente, no Pogo Pub. Os shows começam às 17h e os ingressos são vendidos a R$ 10.

"DEUS DERRUBA PRESIDENTE DO BRASIL"

"DEUS DERRUBA PRESIDENTE DO BRASIL"

Título de reportagem do jornal espanhol EL PAÍS após a votação na Câmara dos Deputados, domingo, dia 17 de abril, que aprovou o impeachment de Dilma Rousseff.
Não se trata de blasfêmia.

O que o jornal observou bem como todos os brasileiros, é que o nome de Deus fora mencionado por quase todos os parlamentares na votação a favor do impedimento da mandatária brasileira.
O fato, porém, é de se analisar com atenção.

Em muitas passagens da Bíblia, a Palavra de Deus, o sentimento soberbo recebe dura reprovação divina. E uma delas diz: "A soberba procede a ruína, e a altivez de espírito, a queda". Provérbios 16 v.18.
Segundo relato bíblico, o mais poderoso anjo, criado por Deus, caiu do céu devido sua soberba... Deus o derrubou para o abismo de trevas. De anjo passou a príncipe dos demônios.
A queda do diabo (Profeta Ezequiel cap. 28) é representação fiel dos tropeços de personalidades políticas, artísticas, intelectuais..., em todo o mundo no decorrer da história.

A presidente brasileira carrega em si a soberba, e isso já foi dito por quem convive o dia a dia nos arredores de Brasília, dentro do Palácio do Planalto.
Em rede social, internautas postaram, recentemente, uma foto do Presidente dos Estados Unidos e sua esposa, ambos segurando guarda-chuvas enquanto, numa foto abaixo, se via a presidente Dilma sendo acompanhada por seguranças que seguravam guarda-chuvas para protegê-la...e isso é falta de humildade e excesso de soberba.

Nesse sentido, o jornal espanhol não blasfemou nem errou em sua titulação de reportagem muito bem focada: " Deus derruba presidente do Brasil". E Deus a derrubou incitando o voto parlamentar.
Então, diga-se aos petistas que o golpe é divino!
E agora? Vão os dirigentes do PT, mandar a CUT, o MST, os Movimentos Sociais, protestarem nas ruas e estradas contra Deus? É possível que esses retardados tenham brutal coragem e blasfêmia!
Dessa gentinha nem Deus duvida!

Dilma caiu pela soberba que a rodeia. Foi derrubada pela força e poder acima de todos os poderes da Terra!
Talvez, algum dia, Dilma reconheça seus devaneios..., muita falta de humildade e excesso de
arrogância...

Não apenas ela, mas quase todos os integrantes do PT. O partido chegou ao poder mas não soube administrar o poder... Antes, se lambuzou nele e por causa disso caiu diante de mais de duzentos milhões de eleitores!
Está difícil o PT se erguer do golpe divino!
De fato, sem pestanejar nem errar, o Todo Poderoso derrubou Dilma, Lula e o PT!...

Por Gutemberg Leite - jornalista 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

ABUSO DE PODER: Parecer: Ministério Público pede a cassação de Ricardo no Caso PBPrev

Ricardo e Lígia Feliciano
Em seu parecer, o  procurador regional eleitoral, João Bernardo da Silva, pediu a cassação do mandato do governador Ricardo Coutinho (PSB) no caso da PBPrev.
Em síntese, o caso da PBPrev se resume a concessão de benefícios previdenciários concedidos em ano eleitoral.
Na na Ação de Investigação Eleitoral (AIJE),  impetrada pela Coligação ‘A Vontade do Povo’, que teve como candidato do tucano Cássio Cunha Lima, o Ministério Público Eleitoral entende que houve abuso de poder político e pede a cassação de mandato do governador e de vice-governadora Lígia Feliciano (PDT).

STF adia julgamento sobre validade da posse de Lula na Casa Civil

© Foto: Getty Images Ministros decidiram adiar a análise para julgar em conjunto outras duas ações que chegaram à Corte. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (20) adiar o julgamento sobre a validade da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, suspensa no mês passado, por meio de uma liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes.

Há pouco, no início da sessão em que os recursos seriam julgados, os ministros decidiram adiar a análise para julgar em conjunto outras duas ações que chegaram à Corte, e que também questionam a decisão de Mendes. As novas ações são de relatoria de outro ministro, Teori Zavascki, que pediu mais tempo para analisá-las.

O Supremo julgaria nesta tarde recursos protocolados pela defesa do ex-presidente e a Advocacia-Geral da União (AGU) contra a decisão do ministro Gilmar Mendes, que no dia 18 de março, atendeu a dois mandados de segurança protocolados pelo PSDB e pelo PPS  e suspendeu a nomeação de Lula, por entender que o ato administrativo da Dilma teve objetivo de objetivo de retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro - responsável pelos processos da Operação Lava Jato - para julgá-lo e passar a tarefa ao Supremo, instância que julga ministros de Estado.

Agência Brasil

ALAGOA GRANDE: Moradores denunciam abandono de PSF’s

Posto de saúde do Distrito de Zumbi, em Alagoa Grande
Posto de saúde do Distrito de Zumbi, em Alagoa Grande

A situação de precariedade dos postos de saúde de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, tem movimentado as redes sociais da cidade.

De acordo com as denúncias, alguns postos estariam com suas instalações em péssimas condições, comprometendo o atendimento à população. Dentre as unidades com problemas estão o Posto de Saúde do Distrito de Canafístula e o Posto de Saúde de Zumbi.

Em uma foto divulgada nas redes sociais é possível ver o posto de saúde do Distrito de Zumbi tomado pelo mato e com a reforma paralisada.
Por conta da atual situação, a rede de saúde do município vem registrando muitas reclamações e superlotação.
Posto de Saúde de Canafístula, em Alagoa Grande
Posto de Saúde de Canafístula, em Alagoa Grande

NO PALÁCIO DO PLANALTO: Ricardo Coutinho se encontra com Dilma em Brasília nesta quarta-feira

Ricardo-Coutinho-e-Dilma-jul2015
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), se encontra às 11h00, desta quarta-feira (20), com a presidente da República Dilma Rousseff (PT). O encontro acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, conforme informou a assessoria de imprensa da presidente. A pauta da reunião não foi divulgada.
O encontro acontece três dias após a Câmara dos Deputados aprovar o prosseguimento do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Apesar de todos os esforços de Ricardo, inclusive com a participação em eventos contra o afastamento da petistas, a maioria dos deputados federais paraibanos votou contra Dilma.

SALÁRIOS PARA ADVOGADOS: Paulo Maia discute com Galdino piso para advogados

Paulo Maia e Galdino
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, visitou, na manhã desta terça-feira (12), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, para discutir a proposta de projeto de Lei para implantação do piso estadual para os advogados na Paraíba, e a redução das custas judiciais no Estado, que hoje estão entre as mais altas do país.
O presidente da OAB-Paraíba, advogado Paulo Maia, explicou que a ideia é estabelecer um mecanismo de regularização e de concessão de um mínimo de dignidade para o advogado que é empregado, que são os profissionais iniciantes na carreira e tem uma dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

“Por conta do grande número, há uma realidade que é nefasta e que é prejudicial ao advogado que está começando, que é uma baixa remuneração. Esse piso salarial, que é de iniciativa do Poder Executivo, mas que tramitará na Assembleia Legislativa vai estabelecer para aquele advogado contratado por um escritório ou empresa, um patamar civilizatório mínimo. Então, a Assembleia tem papel fundamental, indispensável, como instrumento de outorga desse piso salarial para os advogados empregados”, concluiu.
O deputado Adriano Galdino destacou a importância da visita do presidente da OAB-Paraíba e comentou que a Assembleia está sempre aberta ao diálogo, e isto faz parte da interação do Legislativo junto à sociedade. “Quanto à proposta do piso estadual para os advogados, o presidente da Assembleia avalia que a ideia é interessante, uma iniciativa justa em benefício dos advogados de nosso Estado. Quando a matéria chegar à Casa de Epitácio Pessoa a tramitação terá a devida atenção dentro da normalidade”, assegurou o presidente.

O presidente da Assembleia e o presidente da OAB-PB trataram ainda sobre a proposta no sentido de reduzir as custas processuais. Paulo Maia disse que esta é uma pauta da sociedade, porque vai beneficiar o cidadão no sentido de ter acesso à Justiça.
“Se você não pode entrar com uma ação porque não tem dinheiro para pagar as custas, isto é um impedimento. Então nós já temos um anteprojeto pronto que não promover perdas de receita para o Poder Judiciário, que não vai dificultar o seu trabalho. Pelo contrário, vai haver aumento de receita e por outro lado beneficiará o cidadão, a empresa”, afirmou. Esta matéria também será enviada à Assembleia Legislativa pela Ordem.

ELEJA-SE! Marketing é essencial para resgatar imagem, afirma Stalimir

stalemi
O marketing político vive o maior desafio da sua história. Se um dia foi considerado importante para a construção da imagem dos candidatos, hoje o marketing político é fundamental para resgatar a imagem da própria política”. A declaração é do publicitário Stalimir Vieira que abordará o assunto durante o 2º Congresso de ‘Direito, Marketing, Pesquisa e Contabilidade Eleitoral: Eleja-se!’, que será realizado no próximo dia 29 em Campina Grande.
De acordo com Stalimir, a disputa acirrada de 2014 estimulou uma campanha sem limites éticos, a um preço caríssimo para a reputação de todos os envolvidos, sejam candidatos, sejam profissionais.

“O desafio agora é, numa campanha mais curta, compreender claramente o sentimento da população e não arriscar com malabarismos conceituais, condenados como recursos “marqueteiros”. A simplicidade e a consistência devem dar a tônica de um discurso crível. Vai ser preciso coragem para cortar da campanha o que não contribui. Vai ser preciso humildade para abrir mão das vaidades em favor dos resultados”, destacou o publicitário.

Perfil – Stalimir Vieira é publicitário e consultor de marketing político, tem 40 anos de profissão. Dirigiu a criação de importantes agências de publicidade, como DPZ, W/Brasil e Bates, no Brasil, e DDB na Argentina. Atua no marketing político desde 1989, quando participou da equipe de comunicação da primeira candidatura de Lula à presidência. De lá para cá, vem trabalhando regularmente em campanha políticas. Na Paraíba, em São Paulo, em Rondônia e em Santa Catarina.
Em 2012, Stalimir Vieira foi responsável pela criação dos comerciais nacionais do PSDB. É autor dos livros “Raciocínio Criativo na Publicidade” e “Marca: o que o coração não sente os olhos não veem”.

O evento – O evento destinado a gestores, parlamentares e candidatos a cargos eletivos no pleito de outubro próximo atraiu um grande público em Mamanguape, Bananeiras e Patos. A última edição acontece em Campina Grande no próximo dia 29.
As inscrições para o Congresso são gratuitas e devem ser feitas através do site congressoelejase.com.br. “Temos um número limitado de vagas, por isso, recomendamos aos interessados para garantir logo sua inscrição”, alertou Emanoelton Borges, do Instituto Alfa, organizador do evento.

EM JOÃO PESSOA: PT convoca militância para definir agenda contra o ‘golpe’

Giucélia Figueiredo
Giucélia Figueiredo

Militantes do Partido dos Trabalhadores participam nesta quarta-feira, 20, de uma plenária organizada pelos Diretórios da Paraíba e de João Pessoa. Aberto para todos os petistas da região metropolitana, o objetivo do encontro é abrir um debate sobre os últimos acontecimentos da política nacional, além de elaborar uma agenda de atividades. A plenária acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Beira Rio), a partir das 19h.

Presidenta do PT da Paraíba, a engenheira Giucélia Figueiredo (foto) destacou que a conjunto política atual “exige um estado permanente de mobilização”.
“Queremos intensificar as nossas atividades partidárias e a participação na Frente Brasil Popular. É necessário que a nossa militância esteja coesa, e o PT ainda mais perto dos movimentos sociais, dos sindicatos e da sociedade como um todo. Somente juntos podemos enfrentar os golpistas que querem, a todo custo, destruir a nossa Democracia, todas as conquistas dos últimos 13 anos e os direitos sociais garantidos na Constituição”, Giucélia Figueiredo.

Já a presidenta do PT de João Pessoa, acrescentou que, além de reunir a militância, é importante que os filiados tenham na plenária um espaço para expressão.
“No PT não é apenas a direção que se expressa. A conjuntura tem, inclusive, trazido de volta ao convívio do partido, militantes que estavam priorizando outras atividades, mas que entendem que o momento é de resgate de nossas bandeiras históricas. A luta não é apenas pelo nosso partido, mas para impedir que políticas sociais implantadas pelo PT sejam destruídas em nome de projetos pessoais, é para impedir a instalação de um Golpe, é para impedir que a nossa Constituição seja destruída e a Democracia violentada.

Todos os companheiros e companheiras são bem vindos para participar das atividades organizadas tanto pelo PT quanto pela Frente Brasil Popular”, concluiu.
Integrante da Frente Brasil Popular, dirigente e filiados do PT também estarão participando da plenária aberta da Frente agendada para esta quarta, 20, às 17, no Sinttel (Centro da Cidade).

NO SERTÃO PARAIBANO: Prefeitura inova e leva atendimento odontológico a presídio

atendimento dentário
A Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de levar tratamento odontológico humanizado e contribuir no processo de ressocialização da comunidade carcerária, realizou uma ação educativa sobre a saúde bucal na cadeia pública do município nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20).
Cerca de 45 detentos da unidade prisional tiveram a oportunidade de participar de uma palestra educativa sobre como prevenir o aparecimento de doenças do trato bucal, como por exemplo o câncer de boca, além de orientações para uma correta escovação e uso do fio dental, que ajudam de forma eficaz a manter a saúde bucal.
Foram realizados ainda, junto aos detentos, atendimento de avaliação e triagem com o auxílio do Odontomóvel, onde os casos de urgência serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde da área ou para o Centro de Especialidades Odontológicas.
O prefeito Audiberg Alves (PSB) ressaltou que o principal objetivo da ação é preservar a dignidade dos presidiários, que como todos os cidadãos têm seus direitos e precisam ser respeitados.
A diretora da unidade prisional, Edna Alves de Lucena, destacou a importância da ação promovida por parte da prefeitura.
“Considero muito interessante essa iniciativa e quero ressaltar a colaboração da prefeitura através deste projeto da secretaria de saúde, que sempre nos atende e se coloca à disposição referente aos cuidados de saúde com os nossos detentos aqui da cadeia pública de Itaporanga”, afirmou.
Todas as atividades foram desenvolvidas com o pleno apoio da Secretaria de Saúde e desenvolvida pelos seguintes profissionais: Marcelo Magno Moreira; Allane Martins (Dentistas), Célia Cândido e Fábio Lemos (Auxiliares em saúde bucal), Mário Sérgio Figueirêdo (Acadêmico em odontologia e estagiário), Maria Aparecida Rodrigues (Agente de Saúde) e Sitonho Barreiro (Apoio Operacional).

FRAUDES: Polícia prende suspeito de campanha falsa para o Laureano

Laureano 1
O trabalho investigativo da Polícia Civil da Paraíba resultou na prisão de mais um suspeito de estelionato, na noite dessa terça-feira (19), em João Pessoa. A ação foi realizada pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Capital, com a prisão em flagrante do vendedor Marcone Aroldo Paiva Torquato, 52 anos, que realizou uma falsa campanha de doações em nome do Hospital Napoleão Laureano. De janeiro até agora, 15 pessoas suspeitas de fraudes foram presas pela unidade policial especializada.

De acordo com o delegado Lucas Sá, titular da DDF, nessa ocorrência o próprio hospital denunciou que o material estava sendo divulgado nas redes sociais, com a solicitação de que valores fossem depositados em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal. “Essa conta não era do Hospital. As equipes realizaram diligências para identificar o titular da conta e na qual estavam sendo feitos os depósitos. A delegacia confirmou ainda que as postagens em redes sociais estavam sendo amplamente divulgadas, confirmando o teor da denúncia apresentada”, explicou o policial.

Após a confirmação da fraude, equipes da unidade policial monitoraram a residência de Marcone Aroldo, sendo a prisão em flagrante realizada às 19h, no bairro do Rangel. Ele confirmou ter feito a campanha de doações e também que não foi repassada qualquer quantia para o hospital.
O vendedor foi preso em flagrante pelo crime de estelionato e não informou à Polícia a quantia arrecadada.

“A Polícia Civil orienta a população que procure confirmar com as instituições a respeito de campanhas sociais, para garantir que os valores doados sejam realmente destinados aos verdadeiros necessitados. Qualquer conduta no sentido de obtenção de valores de maneira indevida, utilizando informações de instituições, empresas ou pessoas, pode caracterizar, em tese, a ocorrência do crime de estelionato, o que ensejará a responsabilização criminal de todas as pessoas beneficiadas com o repasse dos valores. As denúncias ou informações a respeito dos fatos informados ou de outras condutas similares pode ser feita pelo telefone 3218-5333, ou através do Disque Denúncia da Polícia Civil, o 197, serviço gratuito e que garante sigilo”, frisou o delegado Lucas Sá.

Dilma decide ir aos EUA e planeja denunciar ‘golpe’ em fala na ONU

dilma
Em estratégia para conseguir apoio internacional contra o impeachment, a presidente Dilma Rousseff pretende fazer um discurso duro em cerimônia de assinatura do Pacto de Paris, na ONU (Organização das Nações Unidas), para denunciar uma “tentativa de golpe no país”.
A petista, que até a manhã de terça-feira (19) não considerava viajar a Nova York para a cerimônia, mudou de ideia à noite, em reunião com assessores e auxiliares no Palácio do Planalto.
No encontro, ela ressaltou que ainda não havia uma decisão definitiva sobre a viagem, mas na manhã desta quarta (20) bateu o martelo.

A petista viajará aos Estados Unidos na quinta (21) para participar do evento na sexta (22). O discurso já começou a ser esboçado por ela, que terá cerca de cinco minutos para se pronunciar na cerimônia.
Segundo a Folha apurou, Dilma citará a importância do acordo, as conquistas de seu governo nos últimos anos e fará crítica dura ao impeachment.

Desde a semana passada, ministros e assessores têm insistido na viagem da petista, argumentando a necessidade dela fazer uma espécie de “apelo internacional” contra o impeachment e de ressaltar a participação atuante do Brasil no acordo para redução da emissão de gás carbônico.
Rompida com o vice-presidente Michel Temer, no entanto, ela demonstrava resistências em deixar o peemedebista à frente do cargo durante o período, sobretudo depois de tê-lo chamado de “traidor” e “conspirador”.

Para encurtar o eventual período em que Temer ficaria na cadeira presidencial, Dilma decidiu apenas participar da assinatura do Pacto de Paris, abrindo mão nesta semana de marcar presença em evento também nos Estados Unidos de combate às drogas promovido pela ONU.

ALOYSIO NUNES

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, chegou a Washington na segunda (18) para uma série de encontros com autoridades americanas, entre elas Thomas Shannon, subsecretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado e ex-embaixador dos EUA no Brasil.

Enviado por Temer, o senador tem como missão fazer uma “contraofensiva” de relações públicas no exterior. O objetivo é refutar a narrativa do governo e de opositores do impeachment de que o processo equivale a um golpe.

Na última semana, Temer ligou para Aloysio e manifestou indignação com asrecentes declarações de Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e Ernesto Samper, Secretário Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Folha

Sede do PMDB é pichada em JP: “Fascistas, vai ter luta”

2e0599de-5f35-4ecf-93be-56d0c2a20661
A sede do diretório estadual do PMDB, localizada na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa, amanheceu pichada nesta quarta-feira (20).
Na fachada do prédio é possível ver palavras utilizadas por movimentos de apoio a presidente Dilma Rousseff, como ”Golpistas, não vai ter golpe, vai ter luta’ e ‘Fascistas’.
A informação foi confirmada pelo tesoureiro do partido, Antônio de Souza.

Zezinho cobra definição sobre CPI’s na Câmara de João Pessoa

Zezinho do Botafogo, vereador do PSB
Zezinho do Botafogo, vereador do PSB

O vereador Zezinho do Botafogo (PSB) cobrou, nesta quarta-feira (20), posição dos vereadores da bancada de situação com relação a CPI da Lagoa, proposta para ser instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pela bancada da oposição para investigar supostas irregularidades na obra de revitalização do Parque Sólon de Lucena.
“Quando se fala na CPI da Lagoa parece que matou gente, todo mundo se esconde. Os vereadores da situação somem, não falam de forma alguma. Vêm com outras conversas, que tem outras CPI’s na Casa. É preciso explicar as denúncias contra a obra da Lagoa”, afirmou.

FUNCIONALISMO PÚBLICO: PMJP paga folha de abril nos dias 28 e 29

Servidores de João Pessoa receberão folha de abril nos dias 28 e 29
Servidores de João Pessoa receberão folha de abril nos dias 28 e 29
A prefeitura de João Pessoa anunciou para os dias 28 e 29, o pagamento da folha salarial do mês de abril dos servidores públicos.
No primeiro dia, receberão os aposentados e pensionistas. Já no dia 29, é a vez dos servidores ativos.
O prefeito Luciano Cartaxo observa que, com o pagamento ao servidor municipal, a Prefeitura irá injetar mais de R$ 70 milhões na economia local, com reflexos positivos para o conjunto da população.

EM CAMPINA GRANDE: Homem tenta matar ex-esposa com 7 facadas

sirene-policia1
Um homem, identificado como José Firmino Santos Filho, de 55 anos, está sendo acusado de tentar matar com golpes de faca peixeira, sua ex-esposa, nessa terça-feira (19), no bairro da Conceição, em Campina Grande, no Agreste paraibano.
Segundo informações, o acusado não teria aceitado o fim do relacionamento com a vítima, identificada como Maria do Socorro Pereira dos Santos, de 53 anos. Inconformado, José Firmino Filho teria invadido a residência para cometer o crime.
José Firmino tentou deixar o local do crime, mas foi surpreendido pelos moradores do bairro que revoltados quase o lincharam. A vítima, que se encontra no quarto mês de gestação, foi socorrida pelo SAMU para o Hospital de Trauma da cidade, onde permanece em estado grave.
De acordo com a PM, Maria do Socorro já havia conseguido a medida protetiva da Lei Maria da Penha pelas constantes ameaças sofridas pelo ex-companheiro, mas mesmo assim, ele insistia nas ameaças. Levado à Delegacia da Mulher, o homem confessou o crime, onde foi autuado por tentativa de homicídio e depois, conduzido ao presídio.

3° FASE: TJPB divulga resultado de concurso de juiz

Prédio do TJPB
Prédio do TJPB

A Comissão do 53º Concurso Público para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou, nesta terça-feira (19), a relação provisória dos candidatos aprovados na terceira fase do certame, que envolve a inscrição definitiva, a sindicância de vida pregressa/investigação social e exames de sanidade física e mental.

Os resultados podem ser acessados através da página do CESPE/CEBASBE, no link: www.cespe.unb.br/cebraspe/.

O presidente da Comissão, juiz Antônio Carneiro, informou que, após o prazo para interposição de recursos contra o resultado divulgado, a próxima etapa será a prova oral, prevista para o início de junho de 2016.

“Estamos nos esforçando para cumprir o cronograma estabelecido pelo edital do Concurso de forma a agilizar a realização de todas as fases sem qualquer embaraço ou atropelo. Esperamos que ainda no primeiro semestre deste ano estejamos divulgando o resultado final”, declarou.

Comissão – Além do juiz Antônio Carneiro, integram a Comissão do Concurso os juízes Fábio Leandro de Alencar Cunha e Hermance Gomes Pereira, além do advogado Valberto Alves de Azevedo Filho, representando a OAB/PB.

ELEIÇÃO ANTECIPADA PARA SEGUNDA-FEIRA: Paraibano deverá presidir comissão do impeachment contra Dilma no Senado

Senador Raimundo Lira
Senador Raimundo Lira

Um paraibano deverá presidir a comissão especial do Senado que avaliará a instalação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O nome do senador Raimundo Lira (PMDB) foi anunciado nesta quarta-feira. O relator indicado pelo PSDB é o senador Antonio Anastasia (MG).
Outro paraibano, o tucano Cássio Cunha Lima teve o nome ventilado ontem, mas a força política do PMDB (que tem 18 senadores na Casa) falou mais alto. A comissão contará com três senadores paraibanos, além de Lindbergh Farias, senador do PT (pelo Rio de Janeiro).

Os blocos partidários têm até sexta-feira para indicar nomes para formar o colegiado, que terá 21 membros titulares e 21 suplentes. A quantidade de indicados é proporcional ao tamanho das bancadas das legendas que formam o bloco.
A eleição da comissão foi antecipada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) de terça-feira (26) para segunda (25). Domingo passado, a Câmara Federal aprovou o prosseguimento do processo de impeachment.

terça-feira, 19 de abril de 2016

DOBRADINHA: Manoel Junior vê benefícios para a PB com Temer na Presidência

manoel junior e temer
Confiante na ascensão de Michel Temer a Presidência da República, o deputado federal Manoel Junior (PMDB) defendeu que, caso ele seja eleito em João Pessoa, a cidade será beneficiada no Governo Federal por ele ter ligação muito próxima do peemedebista.
“Sem dúvida nenhuma a abertura de um prefeito da Capital com o presidente da República facilita as coisas”, disse Manoel Junior em entrevista a Rádio Arapuan.
No entanto, Manoel Junior disse que não aprovou o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) pensando em se beneficiar politicamente, mas pensando no futuro da Paraíba e do Brasil.
Para Manoel Júnior, o Governo Federal está em dívida com a Paraíba e com o apoio de dois senadores e três deputados do PMDB, voto de nove parlamentares pelo impeachment e a possibilidade de Cássio Cunha Lima também votar favorável ao impedimento do mandato de Dilma Rousseff o Estado tem como exigir projetos estruturantes.

22 DE ABRIL: PMCG decreta ponto facultativo na sexta-feira

A Prefeitura de Campina Grande decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 22 de abril, para as secretarias e autarquias municipais. O decreto foi assinado nessa semana, pelo prefeito Romero Rodrigues, em virtude do feriado da quinta-feira, 21 de abril, data alusiva ao Dia de Tiradentes. Na segunda-feira, 25 de abril, as atividades voltarão ao normal em todas as repartições públicas municipais.
A medida foi oficializada através do decreto 4.234, elaborado pela Procuradoria Geral do Município. O ponto facultativo é válido para as secretarias e autarquias municipais. Os serviços essenciais destinados à população serão mantidos, a exemplo dos atendimentos nos hospitais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), limpeza pública e Defesa Civil (199).
A determinação do prefeito é manter todas as atividades consideradas indispensáveis à população. A organização e gerenciamento desses serviços essenciais ficará à cargo dos secretários municipais, conforme previsto no próprio decreto.

Cássio é indicado para compor a comissão do impeachment

Senador Cássio Cunha Lima, do PSDB
Senador Cássio Cunha Lima, do PSDB
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi indicado pela oposição para integrar a Comissão Especial que irá analisar o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.
Ao lado de Cássio, foram  também indicados pelo bloco de oposição PSDB/DEM,  os senadores Aluízio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antônio Anastásia (PSDB-MG) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
O presidente da Casa, Renan Calheiro marcou para segunda-feira (25) a eleição da comissão e deu 48h para que os blocos façam as indicações.
Em sua fala, Cássio Cunha Lima cobrou que os partidos que ainda não apresentaram nomes façam as indicações.
O tucano comparou os blocos que não fizeram as indicações a clubes que estão no estádio, mas evitam entrar em campo.

Depois de beijo no Carnaval, Letícia Lima e Ana Carolina são flagradas juntas em cinema do RJ

Ana Carolina e Letícia Lima resolveram assumir o romance durante o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, no dia 13 de fevereiro.
A cantora e a atriz trocaram beijos no camarote Folia Tropical durante a passagem do Salgueiro pela Avenida. O flagra foi feito pelo "Ego" na varanda reservada apenas para convidados VIPs do espaço.
Os rumores de que a Alisson de "A Regra do Jogo", novela das 21h da TV Globo, estaria se relacionando com Ana Carolina surgiram há alguns meses.
Contudo, as duas evitavam cliques juntas. Recentemente, a morena chegou a se recusar a posar ao lado da artista no camarim após um show.

Famosidades

'É de chorar de vergonha! Simplesmente patético', diz Joaquim Barbosa sobre votação do impeachment

© Foto: Fellipe Sampaio/STF Ex-presidente do Supremo manifesta sua indignação com os votos dos deputados que usaram a própria família, e outras desculpas como justificativa. 


 O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje advogado Joaquim Barbosa utilizou nesta segunda-feira, 18, seu perfil no Twitter para desabafar sobre seu descontentamento com o teor dos votos dos deputados no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo. O ex-ministro não se manifestou a favor nem contra o impeachment da petista.

"É de chorar de vergonha! Simplesmente patético!", afirmou o ex-ministro que ficou famoso pela sua atuação dura no processo do mensalão, que levou à prisão os principais nomes da cúpula do PT. O comentário de Barbosa foi feito logo após criticar a imprensa brasileira e recomendar aos seus seguidores assistirem a entrevista de Glenn Greenwald à emissora de TV americana CNN e também lerem a matéria da revista britânica The Economist listando as justificativas dos deputados em seus votos pelo impeachment.

Nos votos, a maioria dos parlamentares favoráveis ao afastamento da petista não fizeram nenhum comentário ou posicionamento sobre as pedaladas fiscais - manobras contábeis que embasam o pedido de impeachment - e utilizaram como justificativa seus próprios familiares, "deus", "cristianismo", o fim da corrupção, dentre outros motivos que surpreenderam até jornais internacionais.

"Anotem: teremos outras razões para sentir vergonha de nós mesmos em toda essa história", seguiu Barbosa, que em nenhum momento se manifestou se era favorável ou contra o afastamento da presidente. No último domingo, 17, a Câmara dos Deputados aprovou, com 367 votos favoráveis, mais do que os 342 necessários, a continuidade do processo de impedimento de Dilma Rousseff, que agora está sob análise no Senado. Se for aceito também no Senado, a presidente será afastada por 180 dias para ser julgada pelo Congresso e, neste período, o vice-presidente Michel Temer assume a Presidência.
Se ao final do processo o Congresso decidir pelo afastamento da petista, o vice segue como presidente até o final do mandato, em 2018.

Estadão

O PODER

 
O PODER
 ========
 "O poder embriaga, obscurece o juízo e enche o seu detentor de vaidade. Um representante do povo é capaz de transformar tudo isso em fraqueza - se tiver fé, coragem e engenhosidade - e usá-la para derrotar quem abusa do poder." Livro de Judite, do Velho Testamento.
 ================= 
 O eleitor tem que ter sabedoria e inteligência para extrair dos candidatos o seu pensamento, a sua capacidade, a sua boa intenção é até a sua maldade. Isso é possível quando o candidato expõe suas ideias e seus planos e eles batem certinho com sua história de vida. Tenho visto muito pouco os pré-candidatos a prefeito de Itambé exporem suas ideias publicamente. Isso é perfeitamente possível hoje em dia, pela popularidade das redes sociais. 

O eleitor itambeense sabe, por exemplo, o que pensa o pré-candidato sobre saneamento básico e a razão dos governantes não o terem implantado em Itambé nos 123 anos de existência do Município? Especialmente as familias oligárquicas que governaram por 30 (Carrazzoni) e 14 anos (Ribeiro)? Na contra-mão, tenho notado claramente o esbanjamento do poder econômico, com oferecimento de festas (os blocos Azul e Vermelho, são os exemplos mais claros) e distribuição de prêmios, brindes, mimos, em dias de festas tradicionais, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, etc. 

Indiscutivelmente, esse esbanjamento, antes de demonstrar "bondade", extrapola e realça o caráter enganador dos seus patrocinadores. O eleitor já viu esses pretendentes ao cargo de prefeito desmontando essa "bondade" em períodos que não antecedem eleições? Será que farão festas e distribuirão presentes e brindes em 2017? 

O compromisso do candidato com a cidade (visando o desenvolvimento) e com o povo (melhorando-lhe a qualidade de vida) deve ficar claro, cristalino, para que o eleitor vote com confiança e sem qualquer dúvida de que levará à prefeitura um prefeito que trabalhe duro pela educação, saúde, saneamento, mobilidade, habitação, abastecimento d'água, etc, é não um irresponsável que atrase salários, dê calote em comerciantes e fornecedores, deixe de recolher contribuições devidas ao INSS, RPPS, CELPE, e que, sobremaneira, tenha antecedentes de contas rejeitadas pelos órgãos de controle e julgamento (TCE e Câmara Municipal).
Era o que tinha a dizer na manhã desta terça-feira, 19/04/2016.

POR ANTÔNIO PAIVA FILHO (TABELIÃO DO 2° CARTÓRIO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE ITAMBÉ-PE) 

CORTES NO ORÇAMENTO: IBGE suspende concurso para 1.409 vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou nesta segunda-feira (18) a suspensão do concurso para 1.409 vagas temporárias destinadas ao Censo Agropecuário, bem como das atividades ligadas ao Censo experimental. O concurso recebeu cerca de 124 mil inscrições, segundo a Cesgranrio, organizadora da seleção.
 Segundo comunicado, o concurso foi cancelado por conta do corte no orçamento do instituto, que inviabiliza a realização do censo agropecuário, que estava previsto para 2017. O orçamento para a pesquisa, que era de R$ 330.800.000,00 no Projeto de Lei Orçamentária, foi reduzido para R$ 266.856.444 na Lei Orçamentária aprovada pelo Congresso em janeiro.
O IBGE informou que quem se inscreveu no concurso receberá reembolso do valor pago. Os procedimentos para receber o valor serão informados pela Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). O valor das inscrições era de R$ 35 a R$ 120.
O concurso previa 1.409 vagas temporárias com salários de R$ 1.560 a R$ 7.166. Entre elas, 223 vagas para analista censitário (AC), 700 para agente censitário administrativo (ACA), 486 para agente censitário regional (ACR).

Autorização para até 82,2 mil vagas

O IBGE foi autorizado a contratar até 82.203 profissionais para atuar no Censo Agropecuário. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a realização do processo seletivo por meio da portaria nº 571 publicada no “Diário Oficial da União”, em dezembro do ano passado.
Segundo o documento, as oportunidades seriam para analista censitário (223), agente censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário informativo (174) e recenseador (62.400). O nível de escolaridade dos cargos não foi divulgado.

G1

COM 5 OCUPANTES: Carro de Prefeitura bate em vaca e capota várias vezes

carro
Um veículo Fiat Uno, pertencente à prefeitura municipal de Ibiara, capotou depois de bater em uma vaca, no início da manhã desta terça-feira (19). O acidente aconteceu na PB-386, a cerca de 3 quilômetros da cidade de Ibiara, quando o veículo seguia com quatro pessoas, além do condutor, para a cidade de Patos.
De acordo com as primeiras informações, o animal atravessou a pista e o condutor do veículo, identificado pelo nome de Ailton Gomes de Sousa (Ailton de Biró), não conseguiu desviar. Ao bater na vaca, que morreu no local, o veículo saiu da pista e capotou várias vezes até parar no acostamento.
Segundo informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, os ocupantes do veículo sofreram apenas escoriações leves, apesar da aparente gravidade do acidente.
Populares, que foram chegando no local, retiraram a vaca da pista.
Vale do Piancó Notícias

NO IMPEACHMENT: Lula se diz traído por Tiririca: “Como ele faz isso?”

602987-970x600-1
“Esse cara esteve comigo hoje. Como ele faz isso? Ele ia votar com a gente”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um desabafo inconformado ao assistir ao voto do deputado Tiririca (PR-SP), favorável à abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
“Senhor presidente, pelo meu país, meu voto é sim”, afirmou Tiririca durante a sessão de domingo (17). Há quase seis anos como deputado, essa foi a primeira vez que o ex-humorista fez uso do microfone do plenário da Câmara.

Sentado em uma das salas de reunião do Palácio da Alvorada, Lula disse à presidente Dilma que havia recebido Tiririca na manhã de domingo, no quarto do hotel em que se hospeda em Brasília.
“Ele ia votar com a gente”, repetiu Lula. Dilma balançou a cabeça negativamente. Estava consciente das traições.

Assessores presidenciais tentavam mapear os “traidores”, não apenas entre deputados do PP, mas também PR, PMDB e outras siglas. Somente PT e PC do B não traíram o governo. Concluiu-se ali que “o vento das ruas” não estava com Dilma e o clima no plenário, favorável ao impedimento da petista, influenciava deputados como Tiririca, que foi ovacionado pela oposição após dizer “sim”.
Outro pepista que esteve no QG anti-impeachment que Lula montou em um hotel de Brasília foi o deputado Paulo Maluf (SP). Ele era contrário ao impeachment da presidente, mas mudou de ideia durante a comissão especial da Câmara. O ex-presidente tentou reverter mais uma vez o voto de Maluf, mas não conseguiu.

Uol

INUSITADO: Jacaré é encontrado nas ruas do bairro do Cristo em JP

13015280_943641062401304_2868687899238548733_n
As chuvas que caíram na manhã desta terça-feira (19), em João  Pessoa, levaram um jacaré a sair nas ruas.
O flagra foi feito por  moradores da rua Maria José Rique, no bairro do Cristo, na Capital.
A Polícia Ambiental foi acionada e encaminhou o animal para um centro de triagem, onde o réptil passará por cuidados antes de ser devolvido à natureza.

ELEIÇÕES 2016: Adriano Galdino afirma que Romero Rodrigues só cumpriu 8% das promessas

adriano galdino
O PSB realizou na noite desta segunda-feira (18) mais uma plenária “Fala Campina”, desta vez na Sociedade Amigos do Bairro (SAB), do bairro Monte Castelo, com a participação de moradores de comunidades vizinhas. O encontro foi liderado pelo pré-candidato a prefeito de pelo PSB, deputado Adriano Galdino, e teve a participação cerca de 800 pessoas, entre moradores
do bairro, militantes, representantes da sociedade civil e líderes políticos do partido.

O pré-cadidato reafirmou sua preocupação com os interesses da cidade e disse que Campina precisa de ações efetivas. “Do que foi prometido pela campanha do atual prefeito e que está registrado no TRE só foi cumprido cerca de 8%. Nós entendemos que um político deve ter a preocupação de cumprir o que promete. A cidade precisa de ações efetivas e não maquiagem”, afirmou.
Um dos temas de destaque durante a plenária Fala Campina foi educação. E o pré-candidato Adriano Galdino falou da preocupação com este quesito básico.  “A escola pública deve ter o mesmo nível da escola particular. É preciso valorizar a educação, dando ao filho do povo a mesma oportunidade que tem o filho do rico”, ressaltou Adriano.

Outro assunto debatido foram os problemas que a população tem com gestão da saúde municipal. Adriano Galdino destacou que o tema da saúde é outra de suas prioridades. “Campina precisa ter a política pública do PSB, que realiza uma gestão humanizada e trazer para esta cidade o modelo que vem dado certo em todo estado”, pontuou.
Adriano Galdino avalia que as estão sendo propositivas. “Estamos ouvindo as demandas sobre os problemas da cidade e tem sido importante esse contato corpo a corpo com a população. Hoje mais de 800 pessoas participaram para dialogar sobre as necessidades de Campina Grande”, pontuou.

Na avaliação do vereador de Campina Grande, Murilo Galdino (PSB), as plenárias estão cumprindo o seu papel, que é o de ouvir da população os principais problemas da cidade. “Nosso principal objetivo é escutar a população e estamos superando as expectativas, pois a participação e interação das pessoas aumenta a cada plenária. Queremos fazer uma gestão diferente em Campina trabalhando o social e ouvir as pessoas é o principal ponto para que isso acontece”, ressaltou Murilo.
O PSB já realizou a plenária “Fala Campina” nos bairros de Santa Rosa, Alto Branco e Monte Castelo. Estão programados 40 encontros nos bairros campinenses até julho.

CAUTELOSO: Michel Temer aguardará decisão do Senado Federal em silêncio

O vice-presidente, Michel Temer, fez sua primeira declaração após a aprovação na Câmara dos Deputados do prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (19) (Foto: Tatiana Santiago/G1)
O vice-presidente, Michel Temer, fez sua primeira declaração após a aprovação na Câmara dos Deputados do prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (19) (Foto: Tatiana Santiago/G1)

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta terça-feira (19) em São Paulo que vai aguardar “silenciosa” e ”respeitosamente” a decisão do Senado sobre o impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT). Foi a primeira declaração do vice-presidente após a Câmara dos Deputados aprovar, no domingo (17), o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma para o Senado.

“Eu quero dizer que eu muito silenciosa e respeitosamente vou aguardar a decisão do Senado Federal. O Senado Federal é que dá a última palavra sobre essa matéria, portanto seria inadequado que eu dissesse qualquer coisa antes da solução acertada pelo Senado Federal”, disse.
Temer fez apenas um breve pronunciamento e entrou no carro com seus seguranças em com destino ao seu escritório, na Zona Sul de São Paulo. Ele não respondeu perguntas dos jornalistas sobre se os recentes encontros teriam o objetivo de formar a equipe ministerial de um possível governo Temer e sobre as últimas críticas da presidente Dilma Rousseff.

Na segunda-feira (18), a presidente afirmou considerar “inusitado, estranho e, sobretudo, estarrecedor, que um vice-presidente, no exercício do seu mandato, conspire contra a presidenta abertamente. Em nenhuma democracia do mundo uma pessoa que fizesse isso seria respeitada porque a sociedade humana não gosta de traidores”, disse.

G1

FALA DEMAIS: Radialista é sequestrada em Sumé e tem boca colada

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

A radialista Elaine Trezena, residente na cidade de Sumé, foi sequestrada, na noite desta segunda-feira (18), e teve sua boca e outras partes do corpo coladas com super bonder. O crime aconteceu por volta das 19h40, no bairro de Várzea Redonda.
Segundo a polícia, a jovem estava numa motocicleta, quando foi perseguida por uma dupla, também de moto. A vítima foi levada a força em direção à estrada de São José dos Cordeiros.
Ainda segundo a polícia, no último domingo, Elaine teria sofrido uma tentativa de assalto, quando estava na casa da mãe. Um homem armado com um punhal teria invadido o imóvel a procura de dinheiro e a agrediu puxando seus cabelos. A jovem conseguiu se trancar em um dos quartos da casa e o criminoso fugiu sem levar nada. Uma irmã da vítima revelou que tentaram, por duas vezes, registrar Boletim de Ocorrência, mas a delegacia da cidade estava fechada.
Na noite de ontem, Elaine seguia em sua motocicleta, quando foi perseguida por dois indivíduos em outra moto e próximo ao Estádio José Jacinto foi abordada e um dos elementos subiu na moto da vítima levando-a em direção a São José dos Cordeiros. Segundo a própria vítima, na entrada da fazenda Agreste os bandidos colaram sua boca, mãos e joelhos colados com super bonder.
Segundo ela, o criminoso lhe acusou de “falar demais” e o ato seria um aviso para que a mesma não ousasse denunciá-lo. A jovem conseguiu ligar para um parente e informou com dificuldades na fala o lugar em que estava, vindo a ser socorrida rapidamente pela polícia.
A vítima foi levada para o hospital da cidade e passa bem.

PROMOÇÃO: Extra oferece desconto de R$ 300 em smartphones

smartphones
A rede de hipermercados Extra realiza até o próximo dia 27 de abril uma ação especial na categoria de telefonia celular, com descontos especiais em smartphones. Além da facilidade no pagamento, com parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão da bandeira, a rede também colabora com o meio ambiente e dará até 300 reais de desconto para o cliente que trouxer um aparelho antigo.
 
Abaixo, alguns preços do Festival da Telefonia Celular:
 
– Samsung Gran Prime: R$ 999,00. Trazendo celular usado sai por R$ 899,00.
– Samsung J7: R$ 1499,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1399,00.
– Samsung Galazy J5: R$ 1249,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1099,00.
– Samsung Galazy J7: R$ 1499,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1399,00.
– Sony Z3 Compact: R$ 1699,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1399,00.
– Motorola Moto: R$ 999,00. Trazendo celular usado sai por R$ 899,00.
– Motorola Moto G Turbo: R$ 1429,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1329,00.
– LG Prime: R$ 999,00. Trazendo celular usado sai por R$ 799,00.
– Asus Zenfone Laser: R$ 1499,00. Trazendo celular usado sai por R$ 1399,00.

EM ABRIL: Aesa registra chuva acima da média em João Pessoa

Largo da Gameleira, em João Pessoa
Largo da Gameleira, em João Pessoa

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgou, na manhã desta terça-feira (19), um balanço parcial sobre o volume de chuva no mês de abril para João Pessoa. De acordo com o órgão, já choveu 349,1 mm na Capital nos 18 primeiros dias do mês, 32,3% acima da média climatológica para abril, que é de 263,8 mm. O maior volume de chuva foi registrado da sexta-feira (15) para o sábado (16), com 147,4 mm.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, as chuvas intensas se devem a dois sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência Intertropical e Ondas de Leste. “Esses sistemas se acoplaram, o que fez com que registrássemos esse volume de chuva um tanto atípico. São aglomerados de nuvens vindos do Oceano Atlântico. Além da Paraíba, a junção desses sistemas provocou chuvas intensas também nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte”, disse, lembrando que a Aesa já tinha emitido, na quinta-feira (14), Estado de Alerta sobre as precipitações, válido até o fim de semana.

Ainda de acordo com Marle Bandeira, outra cidade da faixa litorânea que registrou também grandes precipitações foi Cabedelo. Até essa segunda-feira (18), choveu na cidade 344,5 mm, 33,1% acima da média para abril, que é de 258,9 mm. “Podemos dizer que as chuvas foram intensas em todo o setor Leste do Estado. Além do Litoral, choveu forte em algumas localidades do Brejo. Já no Agreste, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade”, destacou.

Além de João Pessoa e Cabedelo, Pedras de Fogo, Alhandra e Rio Tinto foram algumas das cidades litorâneas que registraram precipitações significativas. Em Pedras de Fogo, por exemplo, choveu 136,6 mm da sexta-feira para o sábado. “A tendência é que as chuvas fiquem esparsas, menos intensas. Porém, deve chover durante toda a semana”, pontuou Marle Bandeira.

POR DANOS MORAIS: TJPB condena Telemar a pagar R$ 500 mil; confira

Fachada-do-TJ-11
A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou, por unanimidade, a Telemar Norte Leste S/A no adimplemento de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 500 mil, decorrente da má prestação de serviço aos consumidores de João Pessoa. A quantia será destinada ao Fundo Especial de Proteção dos Bens, Valores e Interesses Difusos, regido pela Lei estadual nº 8.102/2006.

O recurso da empresa de telefonia foi apreciado nesta terça-feira (19) durantes sessão ordinária do colegiado. O relator do processo (0015840-39.2001.815.2001) foi o desembargador José Ricardo Porto, que deu provimento parcial a apelação.
O Ministério Público alegou, na ação civil pública, que a Telemar vem prestando seus serviços de maneira insatisfatória, desrespeitando os direitos do consumidor e ocasionando diversos prejuízos aos seus clientes. O órgão ministerial ainda requereu que a empresa regularize sua atuação a fim de atender os usuários, bem como pleitou a repetição do indébito na forma dobrada dos valores irregularmente cobrados e danos moral coletivo, sendo os valores destinados ao Fundo Estadual.

Na sentença de Primeiro Grau, o magistrado determinou que a Telemar se abstenha em cancelar o fornecimento de serviço de telefonia fixo, efetuar a cobrança, suspensão ou cancelamento do serviço, manter a regularidade do serviço enquanto não houver sido esclarecido o questionamento realizado pelo consumidor e de cobrar por ligações não efetuadas.

Ao apreciar o mérito da ação, o desembargador Ricardo Porto ressaltou que a precariedade do produto ficou comprovada pelas reclamações dos consumidores e provas acostadas na ação.
O conjunto probatório trazido aos autos evidencia a existência de inúmeros atos ilícitos praticados pela promovida a ensejar a reparação por danos morais, porquanto comprovada a precariedade do serviço e a arbitrariedade no tratamento com os clientes, ocasionando ofensa ao sentimento geral dos usuários”, disse o relator.

Ele ainda afirmou que comprovado os danos causados aos usuários da telefonia fixa, não há como afastar a responsabilidade da Telemar, na forma do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. “Verifico que mostra-se adequada a indenização no montante de R$ 500 mil, considerando o caráter pedagógico, a extensão do dano e as condições e grau de culpa do agente”, concluiu.

APESAR DO APOIO DO GOVERNADOR: Paraíba ficou entre os estados com menor número de votos contra impeachment

Ricardo durante evento de apoio ao PT
Ricardo durante evento de apoio ao PT

Mapa com o percentual da votação na sessão da Câmara dos Deputados, do último domingo (17), que aprovou o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), mostra que, mesmo com todo o trabalho do governador Ricardo Coutinho (PSB) em defesa da petista, a Paraíba está entre os estados que menos votaram contra o afastamento da presidente.

No total foram 367 a favor, 137 contra, 7 abstenções e duas ausências. Dos 12 deputados paraibanos, nove votaram a favor do impeachment, o que representa 75% da bancada do Estado.
Em números absolutos, os deputados de São Paulo foram os que mais votaram pelo impeachment, com 53 votos a favor e 13 contra. Em seguida aparecem Minas Gerais e Rio de Janeiro. O que mais votou contra foi a Bahia, com 22 contra e 15 a favor. No Amazonas e em Rondônia, 100% dos deputados foram a favor do impeachment. Os menores percentuais a favor foram no Amapá (37,5% a favor), Bahia (38,5%) e Ceará (40,9%).

Entre os partidos, PMDB (59 a favor e 7 contra), PSDB (52 a favor), PP (38 a 4, e 3 abstenções) e PSB e DEM (29 cada) foram os que mais votos deram ao impeachment. Percentualmente, PSDB, DEM, PRB, SD lideram a lista dos nove partidos que votaram 100% pelo impeachment. PCdoB, PSOL e PT votaram 100% contra o impedimento.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Renato Gadelha (PSC), ironizou, nesta terça-feira (19), o esforço do governador Ricardo Coutinho (PSB) para tentar reverter votos a favor da presidente Dilma Rousseff (PT) no processo de impeachment. Gadelha disse que o voto de aplauso aprovado pela Assembleia para reconhecer a defesa do socialista em favor da presidente foi “em vão”.  “Não valeu de nada esse voto de aplauso, porque ficou demonstrado que ele (Ricardo) nada trouxe para a presidente”, destacou.

Confira quadro com a votação
votacao-impeachment-camara-estados
 
CRÉDITOS: MaisPB

Durval promete em 10 dias decidir sobre 4 pedidos de CPI’s na CMJP

Presidente avalia que pessoenses devem está satisfeitos com trabalho dos parlamentares (imagem: reprodução MaisTV)
Presidente avalia que pessoenses devem está satisfeitos com trabalho dos parlamentares (imagem: reprodução MaisTV)

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP), declarou, nesta terça-feira (19), que até o momento não foi notificado pela Justiça para se posicionar sobres os pedidos de instalação de CPI’s na CMJP, como foi noticiado nos últimos dias.
“Vi comentários, conversas de vereadores, de que nós seriamos notificados sobre o posicionamento com relação às CPIs. Quero dizer que até agora não recebemos nenhuma notificação. Mas, acredito que, independente de notificação, em 10, 12 dias daremos uma reposta. É importante ressaltar que não é só uma CPI. Temos quatro CPI’s”, afirmou.
Os quatros pedidos de CPI’s em tramitação na Casa de Napoleão Laureano são para investigar supostas irregularidades nas obras do Parque Sólon de Lucena (Lagoa); a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que estaria descumprindo TAC que proíbe a concessionária de jogar dejetos nas praias e rios de João Pessoa; outra quer averiguar os convênios de cooperação técnica que fizeram o Município repassar mais de R$ 19 milhões à Fundação de Educação Cultural e Tecnológica da Paraíba (Funetc-PB) para a criação de um software; e a terceira
objetiva investigar contratos sem licitação para aquisição de mobiliário, supostamente com preços superfaturados, entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Desk Móveis Escolares e
Produtos Plásticos LTDA e a Delta Produtos e Serviços LTDA.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Câmara de Vereadores de Itabaiana (PB) tem espaço para manifestação dos cidadãos

Existe um canal de manifestação da população que quase nunca é lembrado. Trata-se da “Tribuna Livre”, criada pela Lei nº 407/2003 e sancionada pelo prefeito Sebastião Tavares. A ideia foi do ex-vereador Antonio Fernandes, como ferramenta do povo para o exercício da democracia. Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores de Itabaiana, Vale do Paraíba, destina um tempo para que as entidades se manifestem sobre assuntos relevantes para a comunidade.

O espaço jamais foi utilizado, mesmo porque várias emendas desfiguraram tanto o projeto que a Tribuna Livre ficou mais para “tribuna controlada”. Só pode falar na tribuna o diretor de entidade representativa da sociedade. O assunto a ser tratado deverá ser comunicado à Mesa da Câmara com antecedência de oito dias e será submetida à prévia aprovação dos vereadores por maioria qualificada de dois terços. Cada orador terá apenas três minutos para expor seu ponto de vista. Se a conversa não agradar aos vereadores, o Presidente da Câmara cassará a palavra do orador, “trazendo a ordem para o recinto”, conforme está escrito na lei.
O objetivo de dar voz às pessoas não poderá ser atingido, diante de tantas obstruções. A tribuna livre ficou apenas na intenção do autor do projeto e jamais se concretizou como um canal de aproximação do Poder Legislativo Municipal com os cidadãos. “Três minutos para se pronunciar é brincadeira”, reclama um morador da cidade, que não quis se identificar. Para ele, a ‘casa do povo’ continua sendo “casa de conchavos e maquinações contra o povo, que não pode se pronunciar diretamente”. Quase que a totalidade da população desconhece esse mecanismo de participação na Câmara de Vereadores de Itabaiana.

Presidente do PTN de Salgado de São Félix é o mais citado para vereador em enquete informal na internet

O empresário Carlindo Júnior (foto), de Salgado de São Félix, Presidente do Partido Trabalhista Nacional naquela cidade, foi o nome mais citado em enquete informal promovida pelo site www.vereador2016.com

A enquete destaca que não é pesquisa eleitoral, mas sim mero levantamento sem método científico. Além de Carlindo Júnior, foram citados como pré-candidatos a vereador: Toré de Nilton Salu, Marquinho, Flávio, Luciano, Da Paz, Toinho de Baé, Bruno Laurindo, Neto Pereira, Dona, José Zito, Cula de Alagamar e Missionária Ana Cleide.

Como mero levantamento de opiniões, sem controle de amostras, a enquete depende apenas da participação espontânea dos interessados. O site informa que há um controle de acessos por IP para buscar evitar repetições por 'robôs'. Avisa ainda que a enquete será eliminada antes que comece o período eleitoral, conforme a Lei nº 9.504/97.

“Me sinto injustiçada”, diz Dilma Rousseff, em pronunciamento

Dilma: "Não vão me tirar a esperança".
Dilma: "Não vão me tirar a esperança".

Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (18),  no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff  comentou  a abertura do processo de impeachment aprovada pela Câmara em sessão neste domingo. A petista se disse injustiçada e que o processo não tem base de sustentação.

Dilma voltou a dizer que está sendo acusada por uma irregularidade que não foi apontada no processo.
“Eu recebi 54 milhões de votos, e me sinto indignada com a decisão que recepcionou a questão da apreciação da admissibilidade do meu impeachment.”

Dilma Rousseff  disse  que seus atos foram baseados em pareceres técnicos e que não a beneficiaram de maneira pessoal.

“Saio de consciência tranquila, porque eu pratiquei esses atos, são praticados por todo presidente em seu cargo”, disse Dilma acrescentando:

“Não há acusação de ter dinheiro no exterior. Por isso me sinto injustiçada. Aqueles que têm contas no exterior presidem sessão com uma questão tão grave que é o impedimento de um presidente”.

A gestora atacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o vice-presidente Michel Temer, a oposição e disse não ter podido governar em clima de tranqüilidade e afirmou que sofreu um golpe de Estado.

“Estou tendo meus sonhos torturados, meu direito torturado. Mas não vão matar em mim a esperança, porque sei que a democracia é sempre o lado certo da história”, diz a presidente Dilma Rousseff.

Aliado de Temer, Maranhão pisa no freio e não adianta voto pró-impeachment

Senador José Maranhão, do PMDB
Senador José Maranhão, do PMDB-PARAÍBA

O senador José Maranhão (PMDB) não garantiu, nesta segunda-feira (18), voto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em entrevista ao programa 60 Minutos, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Anderson Soares, na Rádio Arapuan FM, José Maranhão disse que embora tenha uma orientação do PMDB para votar na admissibilidade do processo, ele ainda vai analisar a matéria.

No entanto, o peemedebista afirmou que existe uma forte tendência dele votar favorável ao impedimento do mandato da petista, mas esse voto ainda não é certo.

Ainda de acordo com Maranhão, ele sugere que o PMDB não fique nem com a relatoria nem  com a presidência da comissão que irá julgar a admissibilidade do  processo de impeachment. Para ele, essa sua defesa é uma questão de prudência e de imparcialidade.

Cruzeiro viaja para a PB e agenda treino no campo do Botafogo

William Bigode não enfrenta o Campinense (Foto: Alexandre Guzanshe EM/D.A.Press)
William Bigode não enfrenta o Campinense (Foto: Alexandre Guzanshe EM/D.A.Press)

Vindo de derrota para o América-MG, na partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro-MG desembarca na madrugada desta terça-feira (19), em João Pessoa, onde fica concentrado até quarta-feira (20), quando se deslocará para Campina Grande para enfrentar o Campinense, às 21h45, na estreia da Copa do Brasil.

Antes da viagem, os auxiliares do questionado Deivid, Geraldo Delamore e Pedrinho, comandaram uma atividade em campo reduzido na Toca da Raposa. Logo depois 22 jogadores foram relacionados. O atacante William Bigode, que volta de lesão, é a grande baixa.

De acordo com a programação do time mineiro, o técnico Deivid fará um treinamento nesta terça-feira (19) na Maravilha do Contorno, CT do Botafogo-PB.

Confira a lista dos atletas relacionados para o jogo contra o Campinense:

Goleiros: 
Fábio e Rafael
Laterais-direitos: Mayke e Kevin
Zagueiros: Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Léo
Lateral-esquerdo: Fabrício
Meio-campistas: Alex, Alisson, Allano, Ariel Cabral, De Arrascaeta, Élber, Federico Gino, Henrique, Lucas Romero, Marciel, Matías Pisano e Sánchez Miño
Atacantes: Douglas Coutinho e Rafael Silva

PRÓXIMOS PASSOS: STF e Senado farão roteiro do impeachment

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado Federal
Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal


Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciaram nesta segunda-feira (18) que vão compor conjuntamente um roteiro para determinar os próximos passos do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Após reunião, ambos informaram que o roteiro será primeiro elaborado entre as assessorias jurídicas do STF e do Senado.

Depois, o documento será submetido a todos os ministros do próprio STF numa sessão administrativa para verificação se está de acordo com os parâmetros que serão considerados:

– a Constituição;
– a Lei 1.079/1950 (sobre crimes de responsabilidade):
– o Regimento do Senado
– o rito adotado no impeachment do ex-presidente Fernando Collor; e
– recente decisão da própria Corte que alterou rito que vinha sendo seguido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Não deverá ser criado um rito novo para o processo, mas apenas consolidadas todas as regras já existentes num único documento.
“Temos dados objetivos em que vamos nos basear. Os prazos já estão nos documentos, vamos objetivar o que está nesses quatro parâmetros”, explicou Lewandowski.

Renan Calheiros disse que conversou com Lewandowski sobre “alguns cenários” de prazos a serem cumpridos, mas não adiantou quando efetivamente o Senado realizará a primeira sessão para decidir se admite a denúncia (que pode levar ao afastamento de Dilma da Presidência), nem quando será o julgamento final, que pode tirar definitivamente o mandato.

“Como presidente do Senado, eu queria repetir, nós vamos observar todos os prazos, garantir direito de defesa, processo legal e eu vou, como presidente do Senado, em todos os momentos, manter a isenção e a neutralidade, que são fundamentais para que nós possamos chegar a bom termo”, afirmou Renan Calheiros.

Questionado por jornalistas, ele não disse se vai votar no caso, como fez Eduardo Cunha.
Em entrevista à imprensa, Lewandowski também foi questionado sobre em que momento poderá participar do processo.

Segundo a Constituição, cabe ao presidente do STF comandar a sessão final de julgamento, em que são necessários 2/3 dos senadores para condenar a presidente.
O ministro disse que o assunto ainda está sendo discutido, mas adiantou que poderá atuar só após a primeira decisão de plenário, a ser comandada por Calheiros, de admitir a denúncia e afastar a presidente.

“Possivelmente o presidente do Supremo Tribunal Federal presidirá a partir da pronúncia [segunda votação em plenário] à sessão de julgamento [terceira e final]. O presidente Renan presidirá a sessão de admissibilidade, esta é a direção que nós estamos aventando”, afirmou Lewandowski.

Nessa tarefa, Lewandowski disse que poderá, durante os trabalhos da comissão que analisa a denúncia, decidir sobre questionamentos contra diligências (atos de investigação), depoimentos de testemunhas ou provas admitidas no processo.

‘Processo traumático e longo’

Durante a entrevista, Renan Calheiros disse que o processo de impeachment “é um processo traumático e longo”.
“Aproveitei a oportunidade para dizer da isenção, da neutralidade, do meu compromisso com o processo legal, que do ponto de vista do senado federal vamos fazer tudo, absolutamente tudo, para que nós cheguemos a um bom termo, sem nenhum trauma, porque como todos sabem, esse processo de impedimento é um processo traumático e longo”, afirmou, sobre a reunião com Lewandowski.

O presidente do Senado afirmou que durante todo o dia recebeu pessoas que queriam “agilizar” ou “delongar” os procedimentos, mas afirmou que “isso não é possível”, reiterando que deverá respeitar as regras já estipuladas, sobretudo relativas ao direito de defesa da presidente Dilma Rousseff e ao contraditório.

Calheiros foi questionado se Dilma manifestou, em reunião mais cedo nesta segunda, desejo de um processo mais rápido ou mais lento.
“Não, porque eu fiz questão de dizer que nós íamos seguir o processo legal e todos os prazos, inclusive os prazos de defesa”, respondeu.

Questionado novamente se iria votar no processo, como fez Cunha, Renan Calheiros respondeu:
“Cabe ao Senado Federal processar e julgar. No Senado Federal, por exemplo, com certeza, não vai ter voto em função do que a família quer ou não. O julgamento será um julgamento de mérito, se há ou não há crime de responsabilidade”, declarou.

O presidente do Senado informou que a partir desta terça (19), os líderes dos partidos começarão a indicar os membros da comissão especial do Senado que irá analisar a denúncia. Ele negou possibilidade de interferência na escolha do relator do caso e do presidente do colegiado, que caberá aos próprios membros da comissão.

G1