quinta-feira, 2 de outubro de 2014

NO DEBATE DA RECORD/TV CORREIO


NO DEBATE DA RECORD/TV CORREIO
Foto: Reprodução

NO DEBATE DA TV CORREIO

''...Se o senhor for fazer um ''homelete'' vai quebrar os ovos''...
Respondeu Ricardo Coutinho para o candidato major Fábio.
Os costumeiros ataques de um contra o outro não faltaram...
Mas, no entanto, o ''Hamas'' da Paraíba não deu trégua á gestão do atual governador e candidato á reeleição Ricardo Coutinho.
Foi bombardeio RADICAL...
Também, no debate desse dia 26 de setembro, tinha candidatos dizendo que iam ''...fechar as fronteiras da Paraíba''...
Bom, as fronteiras estão entre o Brasil e outros países.
A Paraíba não tem fronteiras...Tem divisas...
Fora as ''cantilenas'' de sempre, o debate na TV Correio se deu,até certo ponto, dentro do nível exigido.
Na questão das cores partidárias, três candidatos estavam de gravatas a caráter...
Ricardo com gravata cor laranja, Cássio com a sua na cor amarela e Vital com uma vermelha.
O próximo e último confronto, em tela, será na TV Cabo Branco...
De bom alvitre, portanto, se nas próximas eleições a Justiça Eleitoral em todo o país impeça, determine, que candidatos não mais se degladiem oralmente em debates de rádio e TV aberta ou fechada.
Já cansou demais os eleitores esse tipo de ''ataque''.
Chega mesmo!!!
Os veículos de comunicação em parceria com a Justiça Eleitoral, nos próximos pleitos, devem elaborar uma norma, uma regra, um plano para que nos debates futuros em mídias eletrônicas não se permitam mais ataques e acusações como sempre acontece...São posicionamentos de ''guri buchudo'' que devem ser extirpados.
Melhor as propostas que os ataques e acusações.
Chega mesmo!!!


Texto produzido e autorizado pelo estudante de jornalismo Gutemberg Leite

SABER NÃO VOTAR...


SABER NÃO VOTAR...

Foto: Reprodução/imagem ilustrativa
JORNALISMO E OPINIÃO
SABER NÃO VOTAR...

A coluna política do jornalista e professor do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau Laerte Cerqueira focou um personagem/candidato na edição do dia 30 de Setembro de 2014, na página 5 do Jornal da Paraíba.
O povo (eleitor) é mesmo asficcionado por debochar ainda mais a desacreditada política paraibana e brasileira.
Laerte enfoca em sua coluna um candidato com 56 anos, que pede votos em cima de um jegue e com um balde na mão. O jornalista escreveu que o candidato a deputação federal já tem 35 mil simpatizantes.
Ele foi, conforme a coluna revela, ex-PM, ex-sapateiro, ex-rei momo, ex-presidiário, ex-árbitro, ex maratonista...Que seja também ex-candidato!
Lembram de ''Tiririca''?...
O fato é que o personagem focado pelo colunista '' coloca no bolso mobilizações de grandes nomes da política paraibana inclusive de candidatos da majoritária''.
Em Cajazeiras, Antônio Gobira, do PSOL, caiu na graça do povo.
Não tem graça mesmo.
A Legislação Eleitoral precisa mudar.
Precisa-se acabar com esse tipo de candidaturas de pessoas sem o mínimo preparo intelectual para, por exemplo, elaborar uma lei ou projeto de lei.
O candidato que foi ex em muitas coisas tem, apenas, o ensino fundamental ( antigo 1º grau) incompleto. Consequentemente, não tem estrutura intelectual de criar uma lei...ao menos que seja muito bem assessorado por um que seja douto no assunto...
Um dos males do regime democrático se engaja nesse ponto.Todos podem ser algo...mesmo sem preparo.
Assim muitos chegaram ( e poderão chegar) na vida política-pública com o emblema da ridicularização...
Votar em candidatos a cargos eletivos que tem o ridículo e o populesco como emblema e escudo de campanha é, no mínimo, incoerência para não dizer o máximo...
Votar em forma de protesto não quer dizer avacalhar o processo eleitoral.
Uma pesquisa feita e divulgada na imprensa revela que o povo mais consciente, mais educado, mais instruído, tem O VOTO NULO COMO FORMA DE PROTESTO E NÃO VOTA EM CANDIDATOS QUE USAM A SÁTIRA, O RIDÍCULO, COMO EMBLEMA, OU '' MOLETAS'' DE CAMPANHAS...
Exatamente assim!
Não é bonito votar em candidatos que ironizam e avacalham, ainda mais, a política local e nacional.
A política mesmo em descrédito e corrupta, com poucos homens probos e íntegros, deve ser exercida de forma mais civilizada pelo eleitorado.
Não é bonito colocar na vida pública/política representantes despreparados intelectualmente...assim como também não é de bom alvitre eleger mestres, doutores e PHDs que põe as mãos ( ou será as patas?) no dinheiro público!
O voto em branco ajuda a eleger de certa forma...
O voto nulo é um direito do cidadão/eleitor e tem validade perante a Justiça Eleitoral e não é computado. É a melhor forma de protesto.
Incoerente é votar em postulantes que se tornam em figuras até folclóricas para manchar o processo eleitoral.
Chega de ''Tiriricas'' em nosso processo democrático de votação!
Quer votar em forma de protesto? VOTE NULO. É muito mais civilizado e coerente.
O povo eleitor precisa aprender a não votar.
Não é aderindo ao ridículo que se protesta contra os políticos ( a maioria) corruptos.
Protesta-se votando nulo nas cabines de votação.
Sem votos suficientes não tem eleitos PARA NOS ROUBAR E SE DAR BEM NA VIDA!...



Texto produzido e autorizado pelo estudante de jornalismo Gutemberg Leite

PSDB quer pedir cassação da candidatura de Dilma por polêmica com Correios, diz Veja

PSDB quer pedir cassação da candidatura de Dilma por polêmica com Correios, diz Veja

                             Foto: Reprodução
          A polêmica envolvendo os Correios pode ganhar ares de drama na reta final da campanha política. Na tarde de quarta-feira (1), o PSDB já havia informado que iria acionar a Justiça para pedir uma investigação rigorosa sobre a utilização da companhia para favorecer a campanha de Dilma Rousseff (PT). Agora foi a vez do candidato tucano, Aécio Neves, falar sobre o assunto.
Segundo a Revista Veja, o presidenciável do PSDB e o candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, começaram a reunir provas para pedir a cassação dos registros de Dilma e do candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel.
De acordo com a publicação, os tucanos vão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao MPF (Ministério Público Federal) com um pedido de investigação judicial eleitoral para que elas apurem se os Correios boicotaram deliberadamente a campanha de Aécio em prol da atual presidente.
As denúncias são baseadas em depoimentos colhidos pelos tucanos em que eleitores disseram não receber o material de campanha de Aécio Neves, mesmo após contratação do serviço no dia 25 de agosto. Ainda segundo a Veja, estava prevista a distribuição de 5.634.000 santinhos de Aécio no interior de Minas e que deveriam ser entregues até dia 10 de setembro.
Enquanto isso, durante um evento em Governador Valadares, Aécio falou sobre a polêmica. "Os Correios chegaram a cometer a imprudência de, em ofício, dizer: 'Se não chegou, vamos enviar novamente'. Como enviar novamente se não havia uma outra remessa para ser enviada? Acho que aí há o ato falho que aponta para o caminho de uma fraude. Se comprovada a fraude, é algo absolutamente grave", disse o candidato. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A polêmica sobre os Correios aumentou nos últimos dias após o Estadão divulgar um vídeo onde o deputado estadual Durval Ângelo diz que a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff só chegou à liderança nas pesquisas porque “tem dedo forte dos petistas nos Correios”.

Fonte: Veja, Segundo a Veja, Aécio quer pedir a cassação da candidatura de Dilma

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Patricia Poeta recusa convite para voltar a apresentar o 'Fantástico'

Patricia Poeta recusa convite para voltar a apresentar o 'Fantástico'

Patricia Poeta recusa convite para voltar a apresentar o 'Fantástico'



Antes de comunicar sua saída do 'Jornal Nacional', marcada para 3 de novembro, Patricia Poeta rejeitou uma proposta da cúpula do jornalismo da Globo. A ideia dos diretores da emissora carioca era que a jornalista voltasse a apresentar o 'Fantástico', atração que Patricia comandou entre 2008 a 2011, até assumir o 'JN' no lugar de Fátima Bernardes.

A apresentadora teria negado retornar ao 'Fantástico' por parecer, em sua visão, um rebaixamento e pela falta de vontade de voltar a trabalhar nos finais de semana. As informações são do colunista de TV Daniel Castro.
Patricia terá, em 2015, um programa de entretenimento na emissora carioca. Ainda não se sabe qual será o horário da atração, já que cogita-se entrar na grade vespertina, substituindo o 'Sessão da Tarde', ou aos sábados pela manhã, entrando no lugar da 'TV Globinho', numa versão do 'Encontro'.

De acordo com o jornal 'Folha de S. Paulo', Patricia deve ficar um ano fora do ar, mesmo com a promessa do programa que nem tem ainda formato definido. A atual âncora do 'JN' foi alvo de críticas por seu baixo desempenho nas entrevistas com os presidenciáveis na bancada do telejornal. Em nota divulgada, a Globo informou que a saída de Patricia já estava prevista desde que ela assumiu o noticiário, em dezembro de 2011.
Apesar disso, a jornalista é quem vai representar o 'JN' na noite desta terça-feira (30), na entrega do Emmy, em Nova York. A Globo concorre com o telejornal e com o 'Fantástico' pela cobertura do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS), em janeiro de 2013. Nessa dança das cadeiras, Poliana Abritta será a substituta de Renata Vasconcelos no 'Fantástico'.


Fonte: Por Redação, Purepeople

Cássio vence Ricardo no 1º turno com 196 mil votos de maioria, diz Ipespe/Jornal da Paraíba

Cássio vence Ricardo no 1º turno com 196 mil votos de maioria, diz Ipespe/Jornal da Paraíba



O Jornal da Paraíba em parceria com o Ipespe, divulgou, neste sábado (27), mais uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraíba e, de acordo com o resultado, o candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima, vence no 1º turno com uma maioria de 196 mil votos. O tucano aparece com uma vantagem de sete pontos percentuais a frente do segundo colocado, que é o candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB).
Cássio aparece com 43% das intenções de voto enquanto que Ricardo tem 36%. O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) está na terceira posição, com 3%. Os candidatos Major Fábio (PROS), Antônio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (Psol) não pontuaram na pesquisa. Os votos nulos e brancos somam 7% e os eleitores indecisos, somam 10%.
O cenário atual apresenta Cássio na liderança nas regiões do Agreste (50% a 28%) e Borborema (49% a 29%), enquanto Ricardo lidera nas regiões da Mata (42% a 35%) e Sertão (43% a 41%). Na capital, a diferença é de 9 pontos percentuais pró Ricardo, que tem 42% contra 33% do adversário. Em Campina Grande, Cássio tem quatro vezes a votação do seu opositor, com 56% contra 14%, uma diferença de 42 pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea, Cássio também lidera com 38% contra 32% de Ricardo. Em seguida vem Vital com 3%. Os outros candidatos não pontuaram. Os votos nulos e brancos somam 7% e os que não sabem ou não responderam somam 19%.
PARA 54% CÁSSIO VENCE ELEIÇÕES 2014
Os eleitores ouvidos pelo Ipespe também se manifestaram sobre quem tem mais chances de ser eleito governador da Paraíba. De acordo com a pesquisa, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é considerado o favorito para vencer o pleito, com 54% das intenções de voto. O governador Ricardo Coutinho (PSB) vem em segundo lugar, com 31%, enquanto o senador Vital do Rêgo Filho obteve apenas 1% das intenções de voto. Os candidatos Major Fábio, Antônio Radical e Tárcio Teixeira não pontuaram na pesquisa. Os que não sabem ou não responderam somam 14%.
Os números apontam o favoritismo de Cássio em todas as regiões: Mata (46% a 37%), Agreste (62% a 21%), Borborema (57% a 29%) e Sertão (53% a 37%). Em João Pessoa e Campina Grande, Cássio também lidera o favoritismo: 43% a 36% e 83% a 9%, respectivamente.
RICARDO DETÉM 29% DE REJEIÇÃO DO ELEITORADO
Na reta final da campanha, o governador Ricardo Coutinho, que disputa a reeleição, lidera no quesito rejeição. De acordo com a pesquisa Ipespe, realizada nos dias 23 a 25 de setembro, o socialista tem 29% de rejeição. Em seguida vem o candidato do PSDB, Cássio Cunha Lima, com 27%, seguido por major Fábio (15%), Vital do Rêgo Filho (13%), Antônio Radical (11%) e Tárcio Teixeira (9%). Ainda conforme o Ipespe, 9% dos eleitores rejeitam todos os candidatos; 4% poderiam votar em todos e 18% não sabem ou não responderam.
As maiores taxas de rejeição de Ricardo estão nos grupos dos homens (33%), com idade entre 25 e 44 anos (30%); com ensino fundamental e superior (29%) e com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (30%). Já Cássio, detém os maiores índices entre os grupos do sexo masculino (31%), com idade entre 25 e 44 anos (28%), com nível superior (34%) e com renda superior a 5 salários mínimos (38%).
Por região, as maiores taxas de rejeição de Ricardo estão no Agreste (39%) e na Borborema (30%). Já Cássio, lidera nas regiões da Mata (32%) e Sertão (27%). Em João Pessoa, Cássio tem 35% de rejeição contra 23% de Ricardo. Por outro lado, em Campina Grande, é Ricardo quem lidera com 30% contra 14% do seu opositor.
Contratada pelo Jornal da Paraíba, a pesquisa foi realizada nos dias 23 a 25 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o protocolo número PB-00035/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número BR – 00863/2014. Foram realizadas 1.500 entrevistas. A margem de erro da pesquisa é de 2,6%, com uma confiabilidade de 95,45%.


Fonte: Blog do Gordinho

Cantor sertanejo Gian, da dupla com Giovani, sofre AVC

Cantor sertanejo Gian, da dupla com Giovani, sofre AVC                                                                                                            Foto: Reprodução


O cantor Gian, que faz dupla com Giovani, sofreu um AVC e foi internado nesta segunda-feira (29) no Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo, como confirmou a assessoria de imprensa do hospital.
A coluna Retratos da Vida, do Extra, conversou com o sertanejo e revelou que ele se encontra à base de remédios e aguarda o resultado de alguns exames, mas passa bem.


“Procurei um hospital em Alphaville no domingo, com dores de cabeça, tontura, meio perturbado... Fiz uns exames no clínico geral e não constataram nada. Senti uma melhora, dormi e, quando acordei, voltei a me sentir mal. Retornei ao hospital e me transferiram para cá, onde foi constatado uma isquemia, que é um AVC, e uma suspeita de alteração no coração”, contou ele.
Gian, de 47 anos, acredita que um dos motivos que possa ter contribuído para ele se sentir mal nesta segunda-feira foi ter se irritado ao saber que a sua mulher, a blogueira Tati Moreto, estava sofrendo insultos no Instagram.


“Vi umas notícias na internet relacionadas ao Instagram da minha mulher e fiquei incomodado quando li algumas colocações inadequadas e mentirosas. Ela tem quase 200 mil seguidores e isso incomoda algumas pessoas. E isso tudo me aborreceu. Não sei se foi por isso, mas logo depois comecei a me sentir mal”. revela.
Na quarta-feira (01), Gian deve receber os resultados dos exames e saberá como proceder a partir daí.
“Eu nunca tive problemas do coração e minha saúde sempre foi boa. Espero que tudo dê certo”, finalizou ele à Retratos da Vida.



Fonte: Terra

Queimadas: concurso com 186 vagas

Queimadas: concurso público com 186 vagas                                                                                                                                      Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Queimadas já realizou a contratação da empresa elaboradora do concurso público para provimento de 186 vagas do quadro de funcionários do município. A banca responsável pelo certame será a CONPASS, empresa sediada no Rio Grande do Norte e responsável pela realização de mais de 70 concursos distribuídos na Paraíba e outros estados da Região Nordeste.

Segundo informações da coordenação do Concurso, o lançamento do edital está previsto para a segunda semana do mês de outubro, e as vagasserão destinadas em grande maioria para as áreas de saúde e educação, dentre outros cargos de nível fundamental, médio e superior. Foi informado ainda, que durante a validade do concurso poderão surgir novas vagas a depender da necessidade da Prefeitura Municipal.

A sugestão lançada pela equipe organizadora do certame é que os futuros candidatos aos cargos disponíveis procurem o site da elaboradora e iniciem os estudos através da análise das questões da banca, elaboradas em provas anteriores. As provas, além do edital que será lançado em breve, podem ser baixados no site www.conpass.com.br.



Fonte: Ascom e pbagora

Microsoft anuncia novo Windows 10

Microsoft anuncia novo Windows 10

Novo sistema operacional foi anunciado durante evento realizado nesta terça(30)                                                                                Foto: Reprodução
A Microsoft anunciou a nova versão do seu sistema operacional nesta terça-feira, 30, em São Francisco. Chamado Windows 10 (e não Windows 9 ou Windows TH, como se esperava), a versão para desenvolvedores do software estará disponível a partir desta quarta.
A linha 10 substitui os Windows 8 e 8.1, que não tiveram o sucesso esperado pela empresa tanto no meio corporativo quanto no mercado consumidor. A empresa justificou o nome dizendo aos usuários apenas que ”quando virem o produto, irão concordar que é o nome mais apropriado”.
A empresa anunciou durante o evento ter 1,5 bilhões de usuários Windows e considerou o Windows 10 como o nome da “família do produto”.
Segundo a Microsoft, o novo Windows “é a plataforma mais compreensível” já feita, oferecendo uma experiência de uso única para diferentes dispositivos.
“Windows 10 vai operar através de uma série de dispositivos – desde Internet das Coisas [conceito que se refere à comunicação entre eletrônicos conectados], a servidores em datacenters ao redor do mundo”, disse a empresa em comunicado, ressaltando que, para isso, não importa se o equipamento tem tela, é acionado por teclado, gestos ou voz. Para celulares e tablets, a empresa já disse que o próximo sistema operacional móvel seguirá o nome deste e se chamará Windows Phone 10.
A unificação é um passo em favor dos desenvolvedores, que agora poderão construir uma única aplicação para todas as plataformas. Atualmente, aplicativos e serviços têm de ser “adaptados” para cada sistema operacional.


Fonte: Estadão

O Globo: Cássio vence as eleições no primeiro turno

O Globo: Cássio vence as eleições no primeiro turno

                                       Foto: Reprodução

            



De acordo com matéria veiculada pelo jornal O Globo, as eleições para governador na Paraíba pode ser decidida já no primeiro turno. Com dados de  pesquisas do Ibope e Datafolha, o jornal aponta que o processo eleitoral em 14 dos 27 estados do Brasil será decido nas eleições de cinco de outubro.
O jornal  aponta que Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB, vence o pleito já neste domingo. 
Confira na íntegra: 
Em até 14 dos 27 estados, a eleição para governador pode ser decidida no primeiro turno, segundo as últimas pesquisas Ibope e Datafolha. O PMDB lidera essa lista, com a possibilidade de eleger, ainda no primeiro turno, cinco governadores - em Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins. Em segundo lugar, vem o PSDB, que pode eleger três governadores no primeiro turno - Paraná, São Paulo e Paraíba. O PT vem em terceiro, com a perspectiva de eleger no primeiro turno os governadores de Minas Gerais e Piauí. Com um governador cada estão PSD (Santa Catarina), PDT (Mato Grosso), PCdoB (Maranhão) e DEM (Bahia).
Além dos cinco estados em que pode fazer o governador já no próximo domingo, o PMDB lidera ou pode disputar o segundo turno ainda em outros oito estados: Ceará, Goiás, Maranhão, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia. Tecnicamente, o partido disputa a eleição com chances em 13 estados. O PT vem em segundo lugar, com oito estados. Sem contar os candidatos em Minas e Piauí, o partido lidera ainda a disputa ou poderá estar no segundo turno no Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima. O PSDB, que já pode eleger três governadores no primeiro turno, lidera ou pode disputar o segundo turno ainda em Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, num total de sete estados em disputa.
A maioria dos candidatos concorre à reeleição ou deseja retornar aos cargos que já ocuparam no passado.
- Apesar de o eleitor desejar mudanças e renovação na política, nos estados esse sentimento é difuso. Não há novidade entre os postulantes aos governos estaduais. Muito provavelmente por falta de candidatos que representem o novo. A maioria dos que disputam a eleição em condições de vencer já está na política há algum tempo - disse Márcia Cavalari, diretora-geral do Ibope.
No Sul, dois governadores podem ser reeleitos no primeiro turno: Raimundo Colombo (PSD), em Santa Catarina, e Beto Richa (PSDB), no Paraná. O tucano ainda pode ter que disputar o segundo turno contra o senador Roberto Requião (PMDB). No Rio Grande do Sul, haverá segundo turno entre a senadora Ana Amélia (PP) e o governador Tarso Genro (PT), candidato à reeleição. Os dois estão empatados, segundo a última pesquisa Datafolha.
No Sudeste, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, deve ser reeleito no primeiro turno. No Rio, o segundo turno deve ser entre o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o ex- governador Anthony Garotinho (PR).
- Em Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Pimentel (PT) deve ser eleito no primeiro turno. No Espirito Santo, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) também pode ser eleito no primeiro turno. Se disputar o segundo turno, será contra o governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição - diz a diretora do Ibope.
No Nordeste, uma das disputas mais apertadas acontece em Pernambuco. Paulo Câmara (PSB), candidato da família de Eduardo Campos, disputa com Armando Monteiro (PTB). Na Bahia, o ex-governador Paulo Souto (DEM) deve ser eleito no primeiro turno, mas, se houver segundo turno, a disputa será contra Rui Costa (PT). Em Alagoas, deve ser eleito no primeiro turno o deputado Renan Filho (PMDB), filho do presidente do Senado. Em Sergipe, pode ser eleito no primeiro turno o governador Jackson Barreto (PMDB), candidato à reeleição. Se ele não se reeleger no primeiro turno, pode ter que disputar o segundo turno contra Eduardo Amorim (PSC).
DERROTA PETISTA NOS MAIORES COLÉGIOS
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deve disputar o segundo turno no Rio Grande do Norte contra Robinson Faria (PSD), apoiado pelo PT de Dilma. No Ceará, o deputado Eunício Oliveira (PMDB) pode ser eleito no primeiro turno ou disputar o segundo contra Camilo Santana (PT), que vem crescendo muito nos últimos dias. No Maranhão, o mais cotado é Flávio Dino (PCdoB), que pode ser eleito no primeiro turno. Se disputar o segundo turno, será contra Lobão Filho (PMDB), filho do ministro das Minas e Energia.
No Norte, o ex-governador Eduardo Braga (PMDB) deve ser eleito no primeiro turno. No Pará, o governador Simão Jatene (PSDB), candidato à reeleição, lidera a disputa contra Hélder Barbalho (PMDB), filho do ex-governador Jáder Barbalho. Pode dar Jatene no primeiro ou um segundo turno entre os dois. No Amapá, deve haver segundo turno entre o ex-governador Waldez Goes (PDT) e Lucas Barreto (PSD) ou o governador Camilo Capiberibe (PSB), candidato à reeleição.
Em Goiás, apesar da vantagem do governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, ele pode ter que disputar o segundo turno contra o ex-governador Iris Rezende (PMDB). No Distrito Federal, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) deverá disputar o segundo turno contra Jofran Frejat (PR), deixando para trás o governador Agnello Queiroz (PT), candidato à reeleição, que está em terceiro.
- O PMDB deve ser o grande vitorioso desta eleição, fazendo um grande número de governadores, porque é o partido que está organizado em todos os 5.750 municípios, enraizado na política nacional. Com isso, ele gera recursos para investir nas eleições estaduais - comentou o cientista político Rubens Figueiredo, da USP.
Apesar de as pesquisas indicarem que Dilma Rousseff vai para o segundo turno, o Ibope aponta dificuldades do PT nos maiores colégios eleitorais, onde o eleitor é mais escolarizado e de maior renda, sobretudo no Sul e no Sudeste. A sigla deve eleger governador no primeiro turno apenas em Minas Gerais. Em São Paulo, Rio e Paraná, os candidatos do PT estão mal. Em São Paulo, Alexandre Padilha não está passando de 10%. No Paraná, a ex-ministra Gleisi Hoffmann está em terceiro e, no Rio, o candidato do PT, Lindbergh Farias, está em quarto.


Fonte: Clickpb e O Globo