sexta-feira, 11 de março de 2016

Economia: Mulher negra ganha menos de 40% da renda de homem branco, diz Ipea

As mulheres negras brasileiras ainda não conseguiram alcançar nem 40% do rendimento total recebido por homens brancos, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta sexta-feira.

Este é mais um exemplo de como o mercado de trabalho brasileiro segue marcado por importantes desigualdades de gênero e de raça, apesar de, em 2014, as mulheres terem ultrapassado pela primeira vez o patamar de 70% da renda masculina – dez anos antes, a proporção era de 63%.

O Ipea explica que essas desigualdades refletem-se nas diferentes possibilidades de inserção desses profissionais no mercado de trabalho. “Temos um contingente de milhões de mulheres em idade ativa fora do mercado de trabalho, mulheres negras concentradas em trabalhos desvalorizados e precarizados, como o emprego doméstico.

Temos mulheres altamente escolarizadas com mais dificuldade de conseguir um emprego. Mulheres empregadas com uma grande sobrecarga de trabalho, por assumirem todas as atividades de reprodução da vida. E mulheres e negros ganhando persistentemente menos que homens e brancos”, mostra o estudo.

De acordo com o instituto, este cenário passou por grandes transformações no último século, “mas enquanto persistirem no mundo do trabalho os mecanismos discriminatórios de gênero e raça, muitos caminhos precisarão ser trilhados em direção a uma sociedade plenamente democrática.”

Os homens continuam ganhando mais do que as mulheres (1.831 reais contra 1.288 reais, em 2014), as mulheres negras seguem sendo a base da pirâmide (946 reais, em 2014) e homens brancos, o topo (2.393 reais no mesmo ano).


Veja

Cunha diz que vai dar continuidade ao processo de impeachment

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou hoje (11) que vai dar continuidade à instalação da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na próxima quinta-feira (17). A ideia é esperar a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) aos recursos sobre o rito do processo, que deve sair na quarta-feira (16).

O processo está parado depois que ministros do STF anularam a eleição de uma chapa alternativa para a comissão. A chapa não foi indicada por líderes da Câmara.

“O processo volta ao curso da continuidade. Se respeitar todo o cronograma que se tem estipulado na lei e no Regimento [Interno], começando na quinta, é possível [votar em 45 dias]. Depende de outros fatores, como obstrução, recursos à Justiça. Mas se seguir o rito: instalar comissão, prazo de defesa, prazo para plenário, 45 dias é o prazo razoável”, disse Cunha.

Esta semana, ministros da Corte confirmaram que vão julgar no dia 16 o recurso que pede a mudança do julgamento sobre as regras de tramitação do processo de impeachment, definidas em dezembro do ano passado. Cunha defende votação aberta para eleição da comissão e a obrigatoriedade do Senado dar prosseguimento ao processo iniciado na Câmara.

Lula


Perguntado sobre o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentando pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Eduardo Cunha disse que não leu a peça elaborada pelos promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo.

“Aparentemente, sem eu ler, parece um pouco exagerada a medida. Tudo o que é exagerado não é bom. Tudo tem seu ritmo e deve sempre respeitar a legalidade, mas eu não li”, disse. Apesar disto, o peemedebista disse que não acredita que o anúncio sobre o pedido de prisão possa acirrar os ânimos durante as manifestações pró-impeachment, que ocorrerão neste domingo (11).

Mais cedo, o vice-líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), disse que o pedido de prisão preventiva é parte de um “golpe jurídico midiático”. “Sugerir que uma liderança política do país, seja quem for, deve ser presa porque sua liderança mobiliza pessoas, incentiva manifestações, é como propor estado de sítio. Há um processo sendo construído no país de um golpe jurídico-midiático, de setores da oposição que encontraram aliados na burocracia do Estado, dentro do MPF, do Poder Judiciário e da Polícia Federal que atuam politicamente”, afirmou.

Para Pimenta, não há dúvida de que a decisão dos promotores teve a intenção de “jogar mais lenha na fogueira”. “O clima de violência e insegurança é causado por falta de uma postura republicana dos investigadores que transformaram seus cargos, em cargos de liderança partidária e vamos denunciar isto. Se o promotor de São Paulo acha que falar isto é motivo para prisão, vai faltar cadeia no país. Vamos denunciar todos os dias a parcialidade”, completou.

O PT está reunido em São Paulo hoje. Segundo Paulo Pimenta, o clima dentro do partido é de tranquilidade. Ele afirmou que Lula, mesmo “indignado”, também está confiante na Justiça que vai decidir se aceita o pedido e a denúncia. Não há data para a Justiça tomar a decisão.



Agência Brasil


'Exagerado', diz Cunha sobre a prisão preventiva de Lula

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta sexta-feira (11) que o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "exagerado. Entretanto, segundo o G1, ele ponderou que não leu o teor da denúncia do Ministério Público de São Paulo.

A prisão preventiva de Lula e de mais seis pessoas, foi decretada pelo MP-SP, na denúncia em que acusa o ex-presidente de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A defesa de Lula nega que ele seja proprietário do imóvel.

A juíza Maria Priscila Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidirá se acata ou não a denúncia e se decreta a prisão de Lula ou não , tornando réus outros 16 acusados pelo MP na ação. A juíza não tem prazo para tomar essa decisão. "Eu acho o seguinte: tudo aquilo que é exagerado, nunca é bom. Tudo tem o seu ritmo, o seu caminho e dentro sempre se deve respeitar a legalidade. Mas ressalto, eu não li, não tenho base para poder comentar, mas aparentemente me pareceu exagerado", disse Cunha.

O Instituto Lula afirmou, em nota, que o pedido de prisão é uma "prova da parcialidade" do promotor do caso. Antes havia dito que a denúncia não tem base na realidade.

Segundo os promotores, Lula precisa ser preso preventivamente porque, solto, é uma ameaça à ordem pública, podendo destruir provas, entre outras ações. Eles afirmaram que o ex-presidente tentou utilizar sua influência para frear as investigações e inflamar a população contra as investigações do MP e as decisões da Justiça.

Eles dizem ainda, que Lula e seus apoiadores fazem "manobras violentas, com defesa pública e apoio até mesmo da Presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado, erigindo-o a patamar de cidadão 'acima da lei', algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro, pois é inadmissível permitir-se o tumulto do estado normal de trâmite das investigações e do vindouro processo crime".



Notícias ao Minuto


Moro: mentiras vêm de pessoas que querem obstruir Lava Jato

Ao participar de uma palestra na noite desta quinta-feira (10), Sergio Moro defendeu que foram pessoas "com interesse em obstruir as investigações" da Lava Jato que disseram que ele ou sua família possuem ligações com o PSDB. Segundo a Folha de S. Paulo, o evento aconteceu na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). 

O magistrado disse ainda que os processos da investigação ainda não se encerraram. "E não sabemos se terá final feliz, feliz no sentido de absolver o inocente e condenar o culpado". "Mas que existem movimentações que querem prevenir esse resultado [de culpados serem condenados], isso é mais ou menos óbvio", completou.



Notícias ao Minuto

Manoel Júnior garante apoio ao turismo, bares e restaurantes de JP

O deputado federal paraibano, Manoel Júnior (PMDB), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo da Câmara dos Deputados, representou o Congresso Nacional, na noite desta quinta-feira (10), no lançamento da oitava edição do Guia Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que tem validade no biênio 2016/2017 e traz informações sobre a cultura e gastronomia paraibana.

O evento, que aconteceu na sede da associação, localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro de Tambaú, em João Pessoa (PB), também marcou a inauguração da cozinha-escola da Abrasel, iniciativa voltada para cursos de capacitação e qualificação das equipes dos associados.  “Me honra muito representar o Congresso Nacional, como coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo da Câmara. Temos que valorizar sempre iniciativas desta natureza”, ressaltou o deputado.

Manoel Júnior destacou que o turismo faz parte da grande riqueza da Paraíba, em especial da capital João Pessoa, com suas riquezas naturais, a exemplo de suas belas praias. “O poder público não pode e não deve atrapalhar o desenvolvimento do Turismo. Vamos construir novas parcerias para fortalecer o setor de bares, restaurantes e hotéis na Capital”, enfatizou.
Na oportunidade, o deputado aproveitou a passagem do Dia Internacional da Mulher (08 de Março) e fez uma homenagem especial às mulheres, “verdadeiras fortalezas em defesa do comércio, do turismo e empreendedorismo”.

O presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou que o Brasil precisa de atitude e de gente que faça a diferença. Ele agradeceu aos associados por confiarem no trabalho da Abrasel e enalteceu o trabalho de Manoel Junior em prol do setor.
“É possível fazer a diferença. Queria cumprimentar todos que fazem essa diferença aqui na Paraíba, em especial o deputado Manoel Júnior, que faz a diferença para nós lá da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo. Quando a gente tem um parlamentar presente, atuante, ajuda muito. Manoel Júnior trabalha muito em Brasília pelo Brasil e pela Abrasel”, disse Solmucci.

MaisPB

Juíza que julgará prisão de Lula é apaixonada por gatos e viagens

Pelo telefone, a dona de casa Maria das Dores Cordeiro, de 80 anos, resume seu sentimento sobre a decisão nas mãos da filha, a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, de 42, que analisará o pedido de prisão do ex-presidente:

— Nossa, é muita responsabilidade para minha filha, hein? — diz a mulher, que vive com a filha e o marido numa casa de condomínio na Granja Viana, na Zona Oeste de São Paulo.
— Qual é o palpite da senhora, ela prende ou não o ex-presidente?
— Meu filho, ligue mais tarde e pergunte pra ela — disse ela ao repórter do GLOBO, tirando, depois, o telefone do gancho.

Formada em Direito na Universidade de São Paulo (USP), Maria Priscilla atuou na Justiça de Embu das Artes, na Região Metropolitana, antes de chegar à 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, onde tramita a ação contra Lula. Não há prazo para que ela decida sobre a prisão.
Antes de receber o processo que a põe no centro das atenções do país, ela atuou em processos sem grande repercussão. Passou pela Justiça Eleitoral em Embu das Artes. Em Ribeirão Preto, proibiu a empresa municipal de transporte de multar motoristas, em 2012.

Em seu perfil no Facebook, há registro de viagens com amigos para a Califórnia, nos Estados Unidos. Comenta as fotos, brincando se tratar de prova de que estavam ali para também passear, e não só “comprar”. Curtiu sites em defesa de animais, de aficionados por esmaltes, de lojas de cosméticos e também de marcas consagradas, como Chanel, Dior e Mac.

É apaixonada por gatos. Tem vários pela casa, e pelo menos um deles tatuado no corpo. O marido Eduardo Veiga Oliveira, de 44 anos, com quem está casada há 16, já foi dono de casa lotérica na capital paulista.
Decisão de 2008 com sua assinatura, sobre a prisão do porteiro Robson Nunes, de 28 anos, causou polêmica. Condenado a três anos de prisão por tentativa de assalto, ele reclamou não ter sido reconhecido pela vítima em Juízo. Na ocasião, a juíza argumentou que a vítima não o reconheceu porque teve medo.

G1

Radialista é morto a tiros com programa no ar

Um radialista de São Jorge do Oeste, no sudoeste do Paraná, foi morto durante o programa que apresentava na noite de quinta-feira (10). João Valdecir de Borba, de 51 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo logo assim que abriu a porta da rádio Difusora AM.

Segundo a Polícia Militar, o crime foi cometido por duas pessoas que até as 10h desta sexta-feira (11) não haviam sido identificadas.
A coordenadora de equipe da Difusora AM, Eliziane Conter, conta que Borba estava apresentando um programa de músicas e, por volta das 21h, foi chamado na porta da rádio.
“Como a porta de entrada da rádio fica trancada durante a noite, acreditamos que ele abriu para atender quem o chamou. Não há marca de arrombamento na porta. Assim que ele abriu foi atingido na altura do abdômen”, conta.

Borba trabalhava na empresa havia dez anos e apresentava programas de músicas sertanejas em três períodos do dia. Nas manhãs de sábado tinha um programa voltado para cantores sertanejos da região. O radialista era casado e tinha dois filhos.
“Nós não conseguimos entender esse crime brutal, ele era uma pessoa do bem, tinha boa convivência social, sempre muito atencioso com os colegas. Estamos todos muito tristes”, lamenta Eliziane Conter.

O corpo do radialista será velado nesta sexta-feira, a partir das 10h na Casa Mortuária do município e enterrado no Cemitério Municipal de São Jorge do Oeste.

G1

Em vários níveis: Nube seleciona para 3.941 vagas de estágio em todo o país

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 3.941 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior, períodos matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 600 a R$ 1.864.
Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br.

Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, biblioteconomia, ciência da computação, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação social, desenho industrial, direito, economia, educação física, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de produção, ensino médio, fisioterapia, gastronomia, marketing, matemática, pedagogia, publicidade e propaganda, tecnologia em logística, tecnologia em gestão comercial,  técnico em nutrição e dietética, técnico em mecânica e turismo e hotelaria.

Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site www.nube.com.br, acessando o campo “Vagas de Estágio”.
G1

Após prisão de ex-prefeito, aliados ‘tocam terror’ no Cariri no tiros e ameaças

Após a prisão do ex-prefeito de Santo André, o médico Herculano Marinho (conhecido como Doutor Marinho), na última terça-feira (08), por suposto acúmulo de cargos, aliados e correligionários da família estão tocando terror na cidade, dando tiros na ruas e incitando os aliados a atacar os adversários nas redes sociais.
A denúncia é do vereador da oposição, Fidélis Souto Messias (PSB), um dos autores da denúncia que resultou na prisão do ex-prefeito Doutor Marinho, que é pai da atual prefeita, Silvana Marinho.
O vereador Fidélis é um dos principais alvos dos ataques na redes sociais e está preocupado. As ameaças nas redes sociais partem principalmente de um vereador da base da prefeita e de um secretário da Prefeitura.
Doutor Marinho foi liberado hoje e chegou a Santo André em carreata e sob fogos.
Veja uma das postagens nas redes sociais: 
santo andré

Após PSC, PTB e PSDB, Manoel Júnior revela conversas com PP e PR

Pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PMDB, o deputado federal Manoel Júnior, revelou, nesta sexta-feira (11), que tem mantido conversas com outros partidos, entre eles o PP e o PR, para construir um arco de alianças com vistas à disputa eleitoral deste ano.

Manoel Júnior disse já contar com o apoio do PSC ao seu projeto e revelou que os entendimentos que outras legendas estão bem avançados. Recentemente, o peemedebista se reuniu com o ex-senador Cícero Lucena (PSDB) e com o deputado estadual Ricardo Marcelo (sem partido), ex-presidente da Assembleia Legislativa, e confirmou teor político nas conversas.

No início do ano, Manoel Júnior também estabeleceu contatos com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e o presidente estadual do PSDB na Paraíba, Ruy Carneiro. À época foi cogitada uma composição entre os tucanos e o PMDB em João Pessoa.
Outro partido citado por Manoel Júnior foi o PTB, do deputado federal Wilson Filho, também pré-candidato a prefeito da Capital.

PE abre concurso para polícias militar e civil e são mais de mil vagas

O governo de Pernambuco informou nesta quinta-feira (10) a abertura de concurso público para 1.500 policiais militares. Também serão disponibilizadas  650 oportunidades de trabalho para  policiais civis e 316 na Polícia Científica. O edital sairá até o fim deste mês.

A abertura do concurso para as polícias foi anunciada na quarta-feira (9) durante a reunião do Pacto pela Vida. “Vivemos um período de restrição econômica, mas não vamos deixar de fazer investimentos na de segurança pública”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O concurso será realizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe). Para participar, os candidatos precisam entre 18 e 28 anos, além de  ensino médio completo.
Na PM, as vagas são para soldado. Na Civil, 100 delegados, 500 agentes e 50 escrivães. Na Polícia Científica,  haverá contratação para diversos cargos.

‘Professora’ é presa acusada de aliciar menores no Conde

A Polícia Civil da Paraíba, a partir de investigações realizadas por equipes da Delegacia de Conde, a 26 quilômetros de João Pessoa, prendeu, nesta sexta-feira (11), Vera Lúcia do Amaral Carneiro, de 52 anos, em cumprimento a mandado de prisão, busca e apreensão. Ela foi indiciada pelos crimes de aliciamento, abuso sexual e corrupção de menores.

Na casa da professora, a Polícia apreendeu grande quantidade de preservativos masculinos e femininos, câmeras fotográficas, entre outros objetos provavelmente utilizados pelos menores que frequentavam o ambiente. Segundo o delegado da cidade de Conde, Luiz Eduardo Montenegro, as investigações concluíram que a casa era frequentada por crianças e adolescentes entre os 12 e 17 anos. “A suspeita é de que os menores praticavam atos sexuais na casa da professora com a permissão dela, além de promoverem o consumo de drogas entre eles. A investigação foi diligentemente conduzida pela delegada Wladia Holanda, que já não mais trabalha no Conde”, ressaltou.

NA Paraíba o PMDB está dividido sobre possível rompimento com Dilma, diz tesoureiro

O ex-presidente estadual do PMDB e atual tesoureiro do partido, Antônio Sousa, disse nesta sexta-feira (11) que o partido está dividido na Paraíba. Segundo ele, uns peemedebistas são favoráveis ao rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff(PT), outros defendem, mas destacou que a decisão só será tomada amanhã na Convenção Nacional.

O PMDB realiza a Convenção Nacional para reeleger o vice-presidente Michel Temer como líder do partido. As alas adversárias ao Planalto tentarão por em votação a saída da legenda do governo.

“O partido ainda não decidiu sobre a manutenção da aliança com o governo Dilma, esse assunto só será discutido amanhã em Brasília”, explicou o peemedebista. A aprovação de um rompimento poderia ser determinante para o impeachment de Dilma no Congresso.

Dez integrantes da executiva paraibana vão participar do encontro. São eles: os senadores José Maranhão, Raimundo Lira; deputados federais Manuel Junior, Veneziano e Hugo Mota; deputados estaduais Nabor Wanderley, Raniery Paulino e Olenka Maranhão; O ex-governador Roberto Paulino e o tesoureiro do PMDB, Antônio Sousa.

Impeachment de Dilma será analisado em 45 dias


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reafirmou nesta sexta-feira (11) que dará prosseguimento à abertura do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, tão logo o Supremo Tribunal Federal decida sobre os recursos da Câmara contra o rito de tramitação do impeachment definido pelo próprio STF. A decisão final do STF sobre o caso está marcada para a quarta-feira (16). Segundo o presidente, 45 dias são um prazo razoável para a tramitação do impeachment na comissão especial encarregada de analisá-lo.

Cunha, no entanto, disse não poder garantir que a comissão será instalada já na quinta-feira (17). “Na quinta eu darei prosseguimento, mas não posso dizer que vou instalar [a comissão especial]; vai depender do que o Supremo decidir. Eu quero dizer que o processo voltará ao curso da continuidade, cumprindo a decisão do Supremo”, explicou.

A abertura do processo contra a presidente da República depende da instalação de uma comissão especial na Câmara, que analisará se há ou não indícios para justificar o julgamento de Dilma Rousseff por crime de responsabilidade.

No fim de dezembro, o STF considerou inconstitucionais dois aspectos do processo de eleição da comissão especial do impeachment na Câmara: a adoção de uma chapa avulsa de deputados – não indicada por líderes partidários – e a escolha dos integrantes do colegiado por voto secreto. Além disso, o Supremo garantiu ao Senado o poder de anular uma eventual decisão da Câmara favorável à abertura de processo. Esses critérios estão sendo questionados junto ao STF pela Câmara por meio de embargos declaratórios.
Prazo de 45 dias.

DOMINGO, NAS RUAS DO BRASIL, QUE JORRE A JUSTIÇA E NÃO O SANGUE!

 DOMINGO, NAS RUAS DO BRASIL, QUE JORRE A JUSTIÇA E NÃO O SANGUE!


É domingo dia 13 de março que, democraticamente, os brasileiros ordeiros que são, estarão com faixas,bandeiras, cânticos, danças, numa festa... pedindo justiça para aqueles que vem lhe envergonhando perante os habitantes do planeta. É vergonhoso ser brasileiro em outros países.

Culpa de Dilma, Lula, o PT e toda a sua milícia de desordeiros e arruaceiros.Eles não hesitam em quebrar o bem público e privado. São selvagens.Analfabetos. Violentos ao extremo.
 

Compete, desde agora, uma aclamação, um alerta da sociedade organizada, dos veículos de comunicação junto as autoridades responsáveis pela segurança da população, para que medidas cabíveis e urgentes sejam tomadas para,assim, garantir a ordem e a disciplina nas ruas.
 

Ordem e disciplina são duas regras muito bem acatadas pelo povo brasileiro e tais regras não podem sofrer violação por parte de militantes e simpatizantes da quadrilha vermelha que assola e envergonha a Nação dos brasileiros .
 

Os brasileiros, contudo, tem a lei, a justiça, a ordem e as Forças de Segurança do seu lado para lhes garantir os seus direitos de protestos.
 

Os protestos serão justos e eles começam a receber intimidações por parte desse bando, dessa quadrilha que se veste de vermelho, esconde o rosto, se arma com varas, paus e pedras e, assim, pronto fica até para manchar as ruas com sangue.
 

O Estado Islâmico está aqui para fazer terrorismo?? Se esquece que temos ordem, força militar...
Que domingo reine a paz nas ruas do Brasil...
Não terá lugar para sanguinários, desordeiros e baderneiros.
 

E se aparecerem para causarem indisciplinas sofrerão amarga intervenção das instituições de segurança. O Brasil não é chiqueiro dessa ralé vermelha...
Nossas cores são verde, amarelo, azul e branco.



POR GUTEMBERG LEITE (JORNALISTA)

LULA, APÓS DEPOIMENTO NA POLÍCIA FEDERAL, DIZ QUE É UMA JARARACA VIVA.


LULA, APÓS DEPOIMENTO NA POLÍCIA FEDERAL, DIZ QUE É UMA JARARACA VIVA.
''Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, porque a jararaca está viva'', disse ele.
Estaríamos fritos se Lula voltasse a presidir a nação.Teríamos,agora, uma jararaca governando o País. Antes era um torneiro mecânico. Virou serpente. E das venenosas! ''
O povo brasileiro, contudo,está mais consciente, bem informado e, consequentemente, ele não voltará a governar o Brasil embora milhões de baderneiros e sanguinários votem na ''jararaca viva''. Já chega! Já basta!!
A maioria do povo brasileiro não quer mais o sistema mafioso atual ditando regras e dando esmolas para se perdurar no poder. Até bandido na cadeia tem ajuda financeira quando lá dentro devia trabalhar duro. Quer dizer: o cabra recebe ajuda desse governo para ser marginal!!
Nesse ano de eleição municipal e, especialmente, em 2018 ,o PT sofrerá amarga derrota. As urnas confirmarão. É fato.
Claro que milhões de votos ainda serão dados ao partido mais partido e desacreditado atualmente.
Tem aquela história que se mostram as provas da traição da mulher contra o marido (...) mas, mesmo assim, o sujeito...manso diz que é tudo mentira e armação, que as provas são falsas e sua mulher (...) é uma santa!
É mesmo...
Enquanto isso, ele ganha aquela famosa titulação de...convencido.
Assim são os que foram traídos por Lula, D. Dilma e o resto...
Eles dão a vida e o sangue pela jararaca.
Dizem que tudo é mentira da mídia, da oposição, as provas são falsas...
Sergio Moro é louco e o sítio de Atibaia é da minha mãe!...
Não é fácil acordar as 6h da manhã com um comboio da Policia Federal em casa para fazer o cabra depor na marra. É mesmo pra virar uma jararaca. Mas quem não deve...não se irrita.
No mandado de busca e apreensão a Justiça fez seu papel, está fazendo e vai continuar. Podem espernear á vontade.


 Os simpatizantes de Lula,entretanto, em todo o país estão fazendo o circo.
Ameaçaram e agrediram a imprensa e seus profissionais que, apenas, cobriam os fatos. E não era para mostrar não??
Aqui em João Pessoa, a equipe de reportagem da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, foi hostilizada quando cobria as manifestações de rua patrocinadas pelos adoradores de Lula.
Nas ruas os confrontos, paus e pedras; ameaças e badernas...É assim que esses selvagens se comportam.
Entidades de defesa dos Jornalistas se manifestaram contra os discípulos do Estado Islâmico no Brasil, os petistas.
As entidades que prestaram repúdio foram a FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas; a ABI, Associação Brasileira de Imprensa; a ABRAJI, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; a ABERT, Associação Brasileira de Rádio e Televisão.
O Jornal Nacional, TV GLOBO, foi quase todo exibido mostrando a fato, o depoimento de Lula na PF mesmo sendo na marra e toda sua repercussão na noite dessa sexta feira. Toda a edição do JN focou nos episódios desse dia 04 de março.
A Justiça mostrou, pelo menos até aqui, que ninguém é intocável e voa acima da lei. Nem mesmo as jararacas!...
Cabe as autoridades de segurança de todos os estados e cidades ficarem, desde já, em alerta máxima quando essa turma baderneira sair às ruas para praticar arruaças e agredir jornalistas em defesa de seu 'deus' de quatro dedos. Ou será a jararaca viva?...



POR GUTEMBERG LEITE (JORNALISTA)

LULA DEU O CHICOTE, O POVO O CHICOTEIA!...


 jornalismo/opinião


LULA DEU O CHICOTE, O POVO O CHICOTEIA!...
Lula deu o bote. Se auto definiu como sendo uma jararaca, temível serpente que vive em solo paraguaio, argentino e brasileiro. A maldita mede 1,6 cm, tem manchas marrom triangulares, faixa horizontal preta atrás dos olhos. Região ao redor da boca tem escamas de cor ocre. É perigosíssima.
Prepara o bote ao ver que se aproxima qualquer ser...
Luis Inácio não ponderou. Deveria ter se auto identificado com outro réptil mais sociável...e virou, desde então, após prestar esclarecimentos na Polícia Federal, motivo de chacota na Internet e na grande mídia.
Mas, não se fazia uma operação como aquela do último dia 04 de março sem amparo legal, sem embasamento jurídico.
A Polícia Federal não trabalha errado. De jeito nenhum. Quando ela dá o bote ( sem ser jararaca),dá de forma certeira e com perfeição.
Quando pensamos que a PF tem dez provas contra um investigado, na verdade, ela vai, ou vem, com mais de mil!!...
Até hoje, pelo que sei, a Federal, Polícia Republicana desse País, nunca se enganou nem se engana.
Nunca 'grampeou' ''tubarões'' ( ou jararacas...) aleatoriamente.
Tem embasamento para grampear qualquer um. Podem espernear.
As 6h da manhã os homens de preto chegaram na casa de Inácio para levá-lo COERCITIVAMENTE para depor. Querendo ou não.
As informações dão conta que Lula Jararaca disse para o delegado da PF: ''SÓ SAIO DAQUI SE FOR ALGEMADO''.
Foi convencido pelo seu advogado a se ater de sua fúria infrutífera contra os homens da Lei e da Justiça que ele ultrajou e feriu!
Agora tem que pagar o que deve. Na cadeia.



 Lula, na vigésima quarta operação da Lava- Jato, segundo o Ministério Público Federal investigou, recebeu vantagens indevidas para ele e sua família.
Foram pagos entre 2011 e 2014 por seis empreiteiras envolvidas na Lava-Jato 20,7 milhões para o Instituto Lula. 10 Milhões para a LILS, empresa de palestras de Lula. 4,7 milhões foram pagos por empreiteiras e pelo pecuarista José Carlos Bahia: 1 milhão para compra e reforma de Triplex no Guarujá. 1,3 milhão para guardar itens retirados do Palácio do Planalto. 2,44 milhões para a reforma do sítio em Atibaia e compra de equipamentos.
Lula, obviamente, nega tudo e todos. E a todos também.
Na operação, a PF agiu com 200 policiais e 30 auditores da Receita Federal. Foram 11 condução coercitiva ( onde o investigado é obrigado a prestar depoimento). Isso vale tanto para formigas como para jararacas!!!
Aqui, alerta-se para atos de vandalismo, acirramentos de ânimos, quebra-quebra, pichações, badernas, interrompimento do fluxo normal de trânsito em todo o país pela militância anarquista do PT.
Que se mantenha a ordem pública!
Em editorial, o Estadão alertou, nesse dia 05: '' Diante do chamamento à DESORDEM E À INDISCIPLINA CÍVICA feita por Lula, das autoridades judiciais e dos líderes políticos exige-se energia mas também serenidade e responsabilidade para isolar aqueles que não tem nenhum compromisso com o diálogo e com o respeito às instituições. É a instabilidade do Brasil que está em jogo''.
Lula deu o chicote.
Agora aguente as chicotadas do povo e da Justiça!...


POR GUTEMBERG LEITE (JORNALISTA)

terça-feira, 8 de março de 2016

Veja as dúvidas mais frequentes sobre o Imposto de Renda 2016

Prazo de entrega da declaração vai até o dia 29 de abril.
Consultoria levanta as principais perguntas e dá as respostas.

 

Antes de enviar a declaração do Imposto de Renda, sempre surgem dúvidas a respeito do seu preenchimento. Se não forem respondidas e o contribuinte entregar o documento à Receita Federal com erros, é possível que sua declaração caia na malha fina.
O prazo de entrega vai até o dia 29 de abril.

Veja abaixo quais são as perguntas mais frequentes apontadas pela Confirp Consultoria Contábil, a pedido do G1:
Quando posso optar pelo desconto simplificado do IR?
O contribuinte poderá optar pelo desconto simplificado de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na declaração, limitado a R$ 16.754,34 em substituição de todas as deduções permitidas, como as relacionadas à saúde e educação. "Contudo, é necessária uma análise prévia para ver se realmente será vantajoso."

Não tenho todos os documentos, o que devo fazer?
Para os contribuintes que ainda não tiverem algum documento necessário para declarar o Imposto de Renda, a orientação dos especialistas é a de que os dados fiquem em branco.  "Se for obter esse documento, mas só depois do período de entrega, uma alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. Diferentemente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina.

Entreguei e observei que errei em algum dado, o que fazer?
A declaração retificadora também é válida caso o contribuinte se der conta de que cometeu algum erro no preenchimento da declaração. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina.
"Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo", alertou a consultoria.

Quais são as penalidades se eu não enviar a declaração?
Se o contribuinte não entregar a declaração terá de pagar multa de 1% ao mês de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração: limitada a 20%. A multa mínima é de R$ 165,74 (apenas para quem estava "obrigado a declarar", mesmo sem imposto a pagar).
De acordo com a Confirp, no caso de declarações com direito a restituição, a multa por atraso será deduzida do valor do imposto a ser restituído.

O que posso deduzir no Imposto de Renda?
Podem ser deduzidas: contribuições para a Previdência Social e para a Previdência Privada, despesas médicas; pensão alimentícia; despesas escrituradas em livro caixa; dependente; despesas relacionadas a educação do contribuinte ou dependente, entre outras.

Quem pode ser considerado dependente na minha declaração?
Podem ser considerados: companheiro ou companheira com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos ou cônjuge; filho ou enteado até 21 anos ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho; irmão, neto, irmão, pais e avós, entre outras situações.

Como declarar aplicações financeiras?
O contribuinte, de posse dos documentos, deve lançar as aplicações financeiras da seguinte forma:
Poupança: lançar os saldos em 31 de dezembro de cada ano na ficha "Bens e Direitos", código "41 - Caderneta de poupança", nos campos "Situação em 31/12/2014" e "Situação em 31/12/2015" (conforme o Informe de Rendimentos do banco); informar no campo "Discriminação" o nome da instituição financeira, número da conta, e, se essa for conjunta, nome e número de inscrição no CPF do co-titular; saldos inferiores a R$ 140 estão dispensados de declarar. Os rendimentos de caderneta de poupança devem ser relacionados na ficha "RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTADOS";

Aplicações em renda fixa: lançar os saldos em 31 de dezembro de cada ano na ficha "Bens e Direitos", código "45 - Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)"; informar no campo "Discriminação" o nome da instituição financeira, número da conta, e, se essa for conjunta, nome e número de inscrição no CPF do co-titular. Os rendimentos desse tipo de aplicação devem ser relacionados na ficha "RENDIMENTOS TRIBUTADOS EXCLUSIVAMENTE NA FONTE", já deduzido o valor do imposto de renda retido na fonte;

Fundo de investimento: verificar no Informe de Rendimentos do banco: se for "renda fixa" (muito comum), lançar os saldos em 31 de dezembro na ficha "Bens e Direitos", código "45 - Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros)"; se for "fundo de curto prazo", lançar no código "71 - Fundo de Curto Prazo"; informar no campo "Discriminação" o nome da instituição financeira administradora do fundo, quantidade de quotas, e, se a conta for conjunta, nome e número de inscrição no CPF do co-titular. Os rendimentos desse tipo de aplicação devem ser relacionados na ficha "RENDIMENTOS TRIBUTADOS EXCLUSIVAMENTE NA FONTE", já deduzido o valor do imposto de renda retido na fonte;

Previdência privada: Os tipos mais comuns de previdência privada são:
- VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), não dedutível do IR; é uma espécie de aplicação financeira, semelhante à renda fixa; os saldos em 31 de dezembro de cada ano (veja Informe de Rendimentos do banco) devem ser lançados na ficha "Bens e Direitos", código "97 - VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre"; informar no campo "Discriminação" o nome e CNPJ da instituição financeira, número da conta, dados da apólice;
- PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), dedutível do IR: lançar o valor total "pago" no ano de 2015 (veja Informe de Rendimentos do banco) na ficha "Pagamentos Efetuados", código "36 - Previdência Complementar". Para quem faz a declaração completa, 12% do valor total pago no ano (PGBL) é dedutível dos rendimentos tributáveis (base de cálculo do IR), desde que o declarante também seja contribuinte da Previdência Oficial (INSS);
Títulos do governo (ou Títulos Públicos, ou Tesouro Direto): declarar o valor investido em
Título Direto do Tesouro Nacional na ficha "Bens e Direitos", código "49 - Outras aplicações e Investimentos", informando o agente emissor do Título, CNPJ, data da aplicação da mesma forma como são declaradas outras aplicações financeiras; Os rendimentos desse tipo de aplicação devem ser relacionados na ficha "RENDIMENTOS TRIBUTADOS EXCLUSIVAMENTE NA FONTE", já deduzido o valor do imposto de renda retido na fonte;

Como declarar veículo?
Para não ter problema com estes dados, basta acessar a ficha "Bens e Direitos" do formulário e escolher o código "21 - Veículo automotor terrestre". No campo "Discriminação", o contribuinte deverá informar marca, modelo, ano de fabricação, placa ou registro, data e forma de aquisição do carro. Se o veículo tiver sido adquirido em 2015, deixe o campo "Situação em 31/12/2014" em branco, preenchendo apenas o espaço referente ao ano de 2015. Do contrário, o contribuinte deve repetir a informação declarada no ano anterior.
Como declarar compra de imóvel no Imposto de Renda?
A primeira coisa a ser feita para declarar corretamente é o de levantamento de dados. É preciso ter documentos como compromisso de venda e compra de imóvel e/ou escritura de venda e compra de imóvel; comprovantes de pagamento, inclusive de financiamentos realizados; contratos de financiamento, demonstrando o quanto de FGTS fora utilizado para amortização do saldo devedor.
Com essa documentação em mãos, o contribuinte deverá abrir sua declaração no programa da Receita Federal e lançar na FICHA DE BENS E DIREIROS as informações:
1. Código do bem (01 para prédio residencial; 02 Prédio comercial; 03 para Galpão; 11 para apartamento; 12 para terrenos; 14 para terra nua; 15 para salas ou conjuntos; 19 para outros bens imóveis).
2. Pais onde está localizado o imóvel
3. Discriminação deve conter:
a. Tipo do imóvel,
b. Endereço,
c. Número de Registro (matricula, por exemplo),
d. Data e forma de aquisição,
e. Nome ou Razão Social do Vendedor, com CPF ou CNPJ destacado;
f. Informações sobre condôminos (caso seja comprado em conjunto com outra pessoa física ou jurídica);
g. Informações sobre usufruto (se for o caso);
h. Valor pago no período (destacar valores totais no ano por evento e receptor);
Situação em 31/12/2014: Informar "zero"
Situação em 31/12/2015: Informar o valor total pago [entrada mais parcelas]
"Lembrando que não se deve pagar Imposto de Renda na aquisição de imóveis. O único imposto que incide é o ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis "Inter Vivos", que geralmente são cobrados juntamente com a lavratura da escritura de venda e compra do imóvel para ser levado a registro público."


FONTE: G1



Caixa anuncia lucro de R$ 7,2 bilhões e medidas para crédito imobiliário

Fatia de financiamento de imóvel usado sobe de 50% para 70%.
Banco também vai voltar a financiar segundo imóvel. 

 

A Caixa Econômica Federal anunciou na manhã desta terça-feira (8) ter registrado lucro líquido de R$ 7,2 bilhões em 2015, valor 0,9% superior ao obtido no ano anterior. O banco também apresentou medidas de estímulo ao crédito imobiliário, com aumento da cota de financiamento de imóveis usados e reabertura do financiamento do segundo imóvel.
Segundo a presidente da Caixa, Miriam Belchior, o banco vai aumentar a cota de financiamento de imóveis usados, que deverá alavancar o mercado como um todo. De acordo com a Caixa Econômica, hoje é possível financiar até 50% do valor do imóvel usado – fatia que vai passar a 70%.
"A cota de financiamento de imóveis é um dos fatores que mais impactam a demanda. Quanto maior a cota, maior o número de interessados", afirmou.
O limite de financiamento para imóveis usados foi reduzido pela Caixa em maio de 2015, quando passou de 80% para 50%. Na ocasião, o banco justificou a medida afirmando que pretendia focar no crédito habitacional de moradias novas.
MUDANÇA DE LIMITE DE FINANCIAMENTO DA CAIXA
LIMITE SFH SFI
Até maio de 2015 80% 70%
De 2015 até agora 50% 40%
Limite novo 70% 60%
A mudança vale apenas para imóveis usados financiados com recursos da poupança – ficam de fora da mudança o crédito para a habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, e os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Nestas modalidades, o financiamento não havia sofrido restrições em 2015.
Pelas novas regras, os financiamentos com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) terão uma elevação do limite do valor total financiado de 50% para 70% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 40% para 60% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).
Segundo imóvel
De acordo com Miriam Belchior, a Caixa também vai reabrir o financiamento imobiliário para o segundo imóvel. "Serão as mesmas condições de financiamento do primeiro imóvel. Ele (o tomador de crédito) poderá ter dois imóveis financiados ao mesmo tempo". A restrição estava em vigor desde 17 de agosto do ano passado.
"Com essas medidas, a Caixa vai elevar a quantidade de contratações neste ano em mais 64 mil unidades, 13% em relação ao total antes previsto", disse Miriam.

Justiça Federal condena Marcelo Odebrecht em ação da Lava Jato

Ele e outros executivos da empreiteira foram presos durante 14ª fase.
Ex-diretores da Petrobras e executivos também foram condenados.

A Justiça Federal condenou nesta terça-feira (8) o empresário Marcelo Odebrecht a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes envolvendo o esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava Jato. O dono da maior empreiteira do país foi condenado por crimes como corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Esta é a primeira condenação de Marcelo Odebrecht.

Os executivos Márcio Faria da Silva, Rogério Santos de Araújo, Cesar Ramos Rocha e
Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, bem como os ex-diretores da estatal Renato Duque, Pedro José Barusco Filho, Paulo Roberto Costa também foram condenados na mesma ação penal.
Também considerado culpado o doleiro Alberto Youssef, mas a condenação foi suspensa por causa do acordo de delação premiada.
Marcelo Odebrecht e outros executivos da empresa foram presos junho de 2015 em meio à 14ª fase da Lava Jato. Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), a Odebrecht, ao lado de outras empreiteiras brasileiras, frustraram licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras como as da Repar, RNEST e  Comperj.
As irregularidades envolvem, de acordo com os procuradores, pagamento de propina por meio de offshores (empresas no exterior). De acordo com a sentença do juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na primeira instância, entre junho de 2007 e agosto de 20111, por exemplo, a Odebrecht repassou US$ 14.386.890,04 e 1.925.100,00 francos suíços aos agentes da Petrobras.
Ao condenar Marcelo Odebrecht, Moro cita que a prática do crime corrupção envolveu o pagamento de R$ 108 milhões  e US$ 35 milhões aos agentes da Petrobras. Além disso, menciona que um único crime de corrupção envolveu pagamento de cerca de R$ 46,7 milhões em propinas.

Condenações de executivos da Odebrecht
Marcelo Odebrecht -  lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção ativa: 19 anos e qatro meses den prisão, incialmente, em regime fechado.
Marcio Faria da Silva -  lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção ativa: 19 anos e quatro meses de prisão, incialmente, em regime fechado.
Rogério Santos de Araújo - lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção ativa: 19 anos e quatro meses de prisão, incialmente, em regime fechado.
Cesar Ramos Rocha - associação criminosa e corrupção ativa: nove anos e 10 meses, inicialmente, em regime fechado
Alexandrino de Salles Ramos de Alencar  -  lavagem de dinheiro e corrupção ativa: 15 anos, sete meses de prisão, inicialmente, em regime fechado.

Condenação de funcionários da Petrobras
Renato de Souza Duque
- corrupção passiva e lavagem de dinheiro: 20 anos de prisão, incialmente, em regime fechado
Pedro José Barusco Filho - corrupção passiva e lavagem de dinheiro: 18 anos e quatro meses de prisão por conta do acordo firmado de delação premiada.
O G1 entrou em contato com o advogado de Marcelo Odebrecht, Nabor Bulhões, para falar sobre a condenação e aguarda retorno. A reportagem também tenta contato com os demais representantes de condenados.
VEJA TRECHOS DA SENTENÇA
Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)
"1.048. Condeno Marcelo Bahia Odebrecht:
a) pelo crime de corrupção ativa, por onze vezes,  pelo pagamento de vantagem indevida a Paulo Roberto Costa, Renato de Souza Duque e Pedro José Barusco Filho, em razão do cargo destes na Petrobrás (art. 333 do CP), nos contratos obtidos pelo Grupo Odebrecht na REPAR, RNEST e COMPERJ, além de no contrato da Braskem com a Petrobrás;
b) pelo crime de lavagem de dinheiro do art. 1º, caput, inciso V, da Lei nº 9.613/1998, por cinquenta vezes, consistente nos repasses, com ocultação e dissimulação, de recursos criminosos provenientes dos contratos do Grupo Odebrecht com a Petrobrás, através de contas secretas mantidas no exterior; e
c) pelo crime de associação criminosa do art. 288 do CP."

"1.058. Marcelo Bahia Odebrecht
Para os crimes de corrupção ativa: Marcelo Bahia Odebrecht não tem antecedentes registrados no processo. Personalidade, culpabilidade, conduta social, motivos, comportamento da vítima são elementos neutros. Circunstâncias devem ser valoradas negativamente. A prática do crime corrupção envolveu o pagamento de R$ 108.809.565,00 e USD 35 milhões aos agentes da Petrobrás, um valor muito expressivo. Um único crime de corrupção envolveu pagamento de cerca de R$ 46.757.500,00 em propinas. Consequências também devem ser valoradas negativamente, pois o custo da propina foi repassado à Petrobrás, através da cobrança de preço superior à estimativa, aliás propiciado pela corrupção, com o que a estatal ainda arcou com o prejuízo no valor equivalente. A corrupção com pagamento de propina de  mais de uma centena de milhões de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial. Considerando duas vetoriais negativas, de especial reprovação, fixo, para o crime de corrupção ativa, pena de quatro anos e seis meses de reclusão."

Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)

"Tem-se, em resumo, que através de três contas em nome de off-shores que têm como beneficiária controladora a Odebrecht, conforme informações constantes nos cadastros documentais das contas, a Smith & Nash, Arcadex Corporation e Havinsur S/A, foram realizadas transferências milionárias, entre 03/2010 a 08/2011, de USD 4.462.480,00 mais 1.925.100 francos suíços, para contas secretas no exterior em nome de off-shores que eram controladas por agentes da Petrobrás, especificamente para Paulo Roberto Costa (Sagar Holdings) e para Renato de Souza Duque (Milzart Overseas Holdings)."

Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)Sentença contra Marcelo Odebrecht - trecho (Foto: Reprodução)
"A propina foi paga principalmente para que eles não obstaculizassem o funcionamento do cartel e os ajustes fraudulentos das licitações, comprando a sua lealdade em detrimento da Petrobrás. Uma simbiose ilícita, às empreiteira era possível fixar o preço que desejavam nas licitações, respeitado apenas o limite máximo admitido pela Petrobrás, sem real concorrência, enquanto os dirigentes da Petrobrás eram remunerados para 'manter um bom relacionamento' com as empreiteiras."



FONTEG1

 

 


segunda-feira, 7 de março de 2016

Inscrições de concurso público para professor são reabertas em PE

A Secretaria de Educação de Pernambuco reabriu as inscrições do concurso público para professores. Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 25 de março no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao todo, são 3 mil vagas para as áreas de ensino básico, educação especial e educação profissional. Os aprovados completarão o quadro de servidores da rede pública estadual de ensino.
Confira os editais aqui
A data da realização das provas também mudou: agora, será realizada no dia 22 de maio. É necessário pagar uma taxa de R$ 50, para os cargos de nível médio, e R$ 68, para os de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 1.917,78, com carga horária de 200 horas mensais. Há vagas em todos os municípios do estado.
A educação básica lidera a oferta de vagas, com 2.458 postos, dos quais 1.950 são destinados a professores de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. As demais vagas são destinadas a professores de língua portuguesa e educação sísica. Para a educação profissional, há 200 vagas. O setor de educação especial tem 342 vagas reservadas.
Para educação básica, as vagas são para matemática, física, química, biologia, língua portuguesa e educação física. Para educação profissional serão contratados professores com formação nas áreas de ambiente e saúde, segurança do trabalho, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção cultural e design e hospitalidade e lazer. Já para educação especial é pedido

Paraibana brilha em São Paulo e mira vaga nas Olimpíadas


A paraibana Yasmin Durand já sonha com uma participação nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, na categoria de Tiro com Arco. Com excelentes resultados em torneios nacionais, ela deixou a Paraíba se se mudou para São Paulo, onde treina no Esperia. Recentemente, Yasmin conquistou medalha de prata no Campeonato Brasileiro Infantil.

Quinta-feira que vem, Yasmin (que está aproveitando férias com a família em João Pessoa) embarca para uma temporada de treinos em São Paulo, que deve durar dez dias. Serão duas competições, sendo uma outdoor e outra indoor, esta válida como torneio das Américas.

Yasmin disputou o 1º Outdoor da Federação Paulista de Tiro com Arco e conquistou o ouro no Round Olímpico (considerado etapa do Campeonato Estadual) e ainda outro título de campeã na Copa Olímpica São Paulo, na categoria combate individual, com direito a quebra do recorde paulista, atingindo a marca de 672 pontos.

Ação Social pela Música abre lista de espera em João Pessoa

Aula de música no Alto do Mateus

Quando a música consegue cumprir um papel de inclusão social, ela oferece um “glissando” que vai além das técnicas musicais. É o que acontece com dezenas de crianças e adolescentes no Alto do Mateus. Lá, a Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), realiza o projeto Ação Social pela Música do Brasil. São quase 100 jovens, entre seis e 16 anos de idade, que têm aulas diárias de música clássica. Cada aprendizado musical representa, claro, uma suave passagem de nível na vida dos estudantes. As aulas do ano letivo de 2016 já foram reiniciadas e as inscrições de novos alunos para lista de espera estão abertas.
 Inspirado no El Sistema (modelo didático-musical criado na Venezuela), o projeto Ação Social pela Música do Brasil foi instalado há apenas seis meses no bairro do Alto do Mateus. Conforme Hector Rossi, diretor-artístico do projeto, em um pequeno período de existência, o ASMB já apresenta grandes avanços. Não à toa, as crianças participaram – como atrações – do III Festival Internacional de Música Clássica, no final do ano passado, e conquistaram elogios de músicos internacionais.

Policial militar morre após capotar veículo em Gramame

Um sargento da Polícia Militar da Paraíba morreu após acidente na estrada de Barra de Gramame, no litoral sul do Estado. O carro que era dirigido pelo terceiro sargento Luciano Carneiro de Oliveira capotou, na tarde desta segunda-feira. O corpo ficou preso às ferragens.

O sargento conduzia um automóvel Fiesta de cor cinza. O carro teria capotado após o militar perder o controle da direção. Uma equipe do Corpo de Bombeiros teve que cortar a lataria do veículo para a retirada do corpo do sargento.




Cunha é notificado e tem dez dias para apresentar defesa ao Conselho de Ética

Cunha é acusado de quebra de decoro parlamentar e pode perder o mandato




O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi notificado nesta segunda-feira (7) sobre a abertura de investigações contra ele pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O peemedebista agora terá dez dias, contados a partir desta terça (8), para apresentar sua defesa ao conselho.
Após a apresentação da defesa, o relator do processo, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), começa a fase de coleta de provas e depoimentos de testemunhas.
Na última quarta-feira (2), por 11 votos a 10, o Conselho de Ética decidiu dar continuidade ao processo contra o deputado.
Cunha é acusado de ter faltado com o decoro parlamentar por supostamente ter recebido propina do esquema de corrupção na Petrobras e por ter mentido a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) quando disse não possuir contas na Suíça. Ele nega as acusações.
O processo contra o presidente da Câmara foi instaurado em novembro, mas uma série de recursos e medidas protelatórias de aliados do deputado fez com que apenas cinco meses depois, no último dia 2, o prosseguimento da investigação fosse autorizado pelo conselho.
Naquela fase do processo, a comissão decide por meio do voto se há elementos suficientes na representação para passar à fase de investigação, quando deverá ser julgado se ele de fato cometeu irregularidades contra o decoro parlamentar.
O processo pode levar à cassação do mandato.
Funcionários do conselho já haviam tentado notificar o deputado na quinta-feira (3), mas ele disse que não receberia a notificação por estar em reunião, e agendou o ato para esta segunda-feira.

Moro intima Lula para depor dia 14


O juiz federal Sérgio Moro intimou, na última sexta-feira, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a depor na sede da Justiça Federal de São Paulo na próxima segunda-feira, 14 de março, na audiência de instrução do processo contra o pecuarista José Carlos Bumlai. Lula foi arrolado por Bumlai como testemunha de defesa no caso.

Segundo a Justiça Federal do Paraná, a intimação foi entregue a Lula no momento do cumprimento de mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente, na última sexta-feira. O depoimento de Lula foi marcado para as 9h30 na próxima segunda-feira, na sede da Justiça Federal de São Paulo. Moro irá ouvir o ex-presidente por videoconferência.

Na ação penal em questão, Bumlai é acusado dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores. Junto com outros réus, Bumlai é acusado de participar de um esquema de propinas na contratação da Schahin Engenharia, em 2009, como operadora do navio-sonda Vitoria 10.000, envolvendo um empréstimo de R$ 12 milhões para o amigo de Lula – parte desta quantia teria sido destinada ao PT.