sábado, 16 de abril de 2016

Selo da Academia de Cordel tem arte de xilogravurista de Campina Grande


Originalmente talhada em matriz de Eucatex medindo 24,5 cm x 16 cm e estampada em papel 60 kg com dimensões de 29,5 cm x 21 cm, a xilogravura intitulada Retrato de Leandro Gomes de Barros já ilustrou folheto de cordel do projeto Paraíba Grandes Nomes, coordenado pelo artista Josafá de Orós. A arte estará no selo comemorativo do primeiro ano de existência da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que será lançado oficialmente no dia 25 de abril, na Fundação Casa de José Américo, durante abertura de exposições de Otto Cavalcanti e Thiago Alves.  A arte do selo se deve ao jornalista Hugo Rafael e ao web designer dos Correios e Telégrafos.

A xilogravura de Josafá de Orós será impressa e ofertada à Fundação Casa de José Américo pelo autor, durante o evento que também marcará o lançamento do livro “O ego arrebatado”, de Thiago Alves, e a entrega do Prêmio Leonilla Almeida a mulheres que atuam no meio social e cultural em Pilar, Paraíba.


O gravurista Josafá de Orós é cearense, radicado em Campina Grande. Sociólogo, artista plástico, poeta, produtor cultural, assessor em projetos de desenvolvimento, diretor executivo da Fundação Universidade Camponesa, sócio dos Institutos Históricos do Cariri Paraibano e do município de Pocinhos, na Paraíba, ele é membro ativo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com sede na cidade de Itabaiana. “Para mim é uma honra reverenciar o nome do mestre criador do cordel brasileiro, Leandro Gomes de Barros, mas principalmente pela inestimável contribuição que deu o poeta pombalense à poesia brasileira,e agora se presta a homenagear a honrosa Academia de Cordel do Vale do Paraíba, uma vez que é dela também seu ilustre patrono”, afirmou Josafá.

Sarau das Almas participa de evento no Memorial Augusto dos Anjos em Sapé


O Sarau das Almas está na programação do Memorial Augusto dos Anjos, em Sapé, cujos melhoramentos serão inaugurados no dia 20 de abril. Conforme Jairo Cézar, Secretário de Cultura do Município, serão entregues novo teto de madeira, bateria de banheiros, nova iluminação, escultura do poeta e uma nova forma de acolhimento aos visitantes.

O Sarau das Almas é um projeto que congrega os artistas participantes do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “É uma espécie de confraternização entre artistas, um evento cultural onde as pessoas se encontram para se manifestarem artisticamente. O sarau das almas junta almas boas, generosas e descontraídas para cantar, declamar poesia, tocar, comer pizza e até reclamar da vida, desde que de forma leve e descontraída. Sem neuras nem bandeiras”, explica Renaly Oliveira, uma das participantes. Ela explica que o nome vem da antiga grafia de Itabaiana, que era Tabaiana, “morada das almas” em tupi guarani, “porque aqui existia um cemitério dos índios cariris antes da colonização portuguesa.”
O Sarau já se apresentou em Juripiranga e outras cidades circunvizinhas, trabalhando também com estudantes nas escolas públicas, realizando oficinas de leitura e outras atividades artísticas.

Itabaiana reinicia trabalho de Educação Emocional e Social nas escolas da rede estadual de ensino


Uma reunião entre gestores escolares e gerentes da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em Itabaiana, marcou a retomada da Educação Emocional e Social no município. A reunião contou com a presença da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, que destacou a importância da Metodologia Liga Pela Paz e seus avanços, como a redução de comportamentos violentos dos educandos e o desenvolvimento de suas competências emocionais e sociais. 
Há dois anos a metodologia, desenvolvida pela organização Inteligência Relacional, foi implantada nos municípios que compõem a 12ª GRE, com sede em Itabaiana, denominada Rainha do Vale da Paraíba, com aproximadamente 25 mil habitantes. Nesse período, muitas mudanças aconteceram no comportamento da comunidade escolar, de acordo com o depoimento de Andrea Valeska, coordenadora pedagógica da GRE. “Hoje temos uma maior presença da família na escola e no acompanhamento da aprendizagem dos seus filhos”, destacou a coordenadora.
“Este ano o Governo do Estado teve uma visão estratégica inovadora e desafiadora: a de desenvolver as competências emocionais e sociais de alunos pré-adolescentes (6º e 7º anos). A Metodologia Liga Pela Paz vai permitir que esses educandos trabalhem o comportamento dentro e fora de sala de aula, desenvolvendo suas questões individuais, de valores, que  permitirão com que eles passem por uma transformação que os ajudará bastante no processo de aprendizagem”, enfatizou Valeska.
O professor de Artes, Clécio Júnior, falou sobre a nova etapa de formação de educação socioemocional dos educadores, elogiando a iniciativa do Governo do Estado e destacando que o trabalho com as emoções, associado aos traços culturais da região, possibilitará maior aprendizado dos alunos, que se sentirão mais inseridos no contexto da comunidade. “Os adolescentes, nessa faixa etária, vivem experimentando situações de conflito, seja com os pais, na escola ou na comunidade. Tentam se reafirmar nesse seu círculo de relações. Com a Liga Pela Paz, os alunos passam a ter maior abertura para expressar, compreender melhor suas emoções, estabelecendo uma relação mais próxima, acolhedora e produtiva com o educador”, explicou Clécio.

O professor Antônio Marcos, docente de uma das escolas da cidade de Itabaiana (12ª GRE), expressou o sentimento dos educadores em relação à Metodologia Liga Pela Paz, exaltando os avanços por meio das relações interpessoais. Os resultados já comemorados desde 2014 fizeram crescer o otimismo de quem compartilha diariamente problemas levados à sala de aula por alunos que convivem com graves desafios socioemocionais na comunidade.

STJ nega recurso e manda prefeito de Mari/PB cumprir pena por fraude em licitação


Na tarde desta sexta-feira (15), o Ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça, negou recurso do Prefeito Marcos Martins (foto) do Município de Mari, na zona da mata paraibana, e acolheu o pedido do Ministério Público Federal, determinando que o alcaide mariense cumpra a sentença de dois anos e seis meses, por fraude em licitação.
De acordo com a decisão publicada no site do STJ, o Ministério Público Federal ao pedir a imediata execução provisória da pena aplicada ao prefeito Marcos Martins, tem como objetivo fazer cessar a autêntica chicana em que se converteu a grande quantidade de recursos interpostos pelo gestor mariense.
Ainda de acordo com a publicação do STJ, a defesa de Marcos Martins tentou contestar o pedido do MPF, alegando que determinar o início do cumprimento da pena antes do trânsito em julgado significaria impor um grave impedimento ao exercício do mandato, pois representaria a cassação da vontade popular.
Em sua decisão, o Ministro ressaltou que a demora na tramitação de todo o processo, desde a origem até o julgamento pela Corte, já teria resultado em benefício para o embargante (Marcos Martins), visto que foi impositivo o reconhecimento de causa extintiva da punibilidade (efeito da prescrição da pretensão punitiva apenas com relação ao crime de quadrilha).
Com a decisão, fica mantida a sentença da Juíza da Comarca de Mari, Drª. Ana Carolina Tavares Cantalice, que condenou Marcos Martins a 2 anos e seis meses de detenção, por fraudar a licitação que escolheu a empresa Advise Consultoria, responsável pela realização de certame público no Município no ano de 2002.
Como efeito da decisão, que prevê a suspensão dos direitos políticos daqueles que forem condenados por crimes, Marcos Martins deverá ser afastado do cargo de Prefeito do Município de Mari, sendo substituído pelo vice Jobson, bem como, não deverá concorrer às eleições de outubro deste ano.

CHUVA DO MÊS INTEIRO EM APENAS 24 HORAS: Lama invade casas na Capital e previsão é de mais temporal neste domingo

Casa alagada na comunidade Renascer
Casa alagada na comunidade Renascer
Moradores da comunidade Renascer (perto do Distrito Mecânico da Capital) vivem momentos de tensão com as chuvas fortes que caem desde ontem, na Grande João Pessoa. Casas foram invadidas por água e lama. Em apenas 24 horas, choveu 165 mm, o correspondente às chuvas do mês inteiro.
A Prefeitura de João Pessoa, através da Defesa Civil, Emlur, Seinfra, Sedurb, Semam, Semob, OP, está em situação de alerta. Previsão é de mais chuvas fortes neste domingo, na Grande João Pessoa.
Conforme meteorologistas, as chuvas deste sábado ficam em torno de 100 mm. Amanhã, serão menos intensas, caindo para aproximadamente 50 mm.
Neste sábado, o temporal foi provocado por áreas de instabilidade que ainda atuam sobre o litoral da Paraíba. O fenômeno continuará no domingo, mas com menos intensidade no litoral do Estado, conforme o Climatempo.
As temperaturas ficarão entre 23 e 28 graus. O calor aumentará a partir de terça-feira que vem, quando as chuvas serão bem menos intensas, ficando abaixo de 10 mm até o próximo sábado.
A PMJP intensificou o monitoramento das áreas consideradas de risco da Capital por conta das chuvas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, nas últimas 24 horas choveu cerca de 165 milímetros só em João Pessoa.
Casa alagada na comunidade Renascer
Casa alagada na comunidade Renascer
Jãmarrí Nogueira-MaisPB

Santa Rita fica sem abastecimento d’água após chuvas fortes

Chuvas em Santa Rita
Chuvas em Santa Rita

Moradores da cidade de Santa Rita estão sem abastecimento d’água neste sábado. As chuvas fortes que caem na região desde a tarde de ontem inundaram a estação elevatória e danificaram equipamentos.

Agora à tarde, a Cagepa divulgou comunicado explicando o motivo do corte no abastecimento. Apenas o distrito de Várzea Nova está com o fornecimento mantido (porque depende de um outro sistema de abastecimento).

Equipe de técnicos da Cagepa já está na estação elevatória na tentativa de contornar o problema, mas não há previsão para retorno do abastecimento. Abaixo, na íntegra, a nota da Cagepa:

COMUNICADO

A Cagepa comunica aos moradores de Santa Rita que, em virtude das fortes chuvas que vêm caindo na últimas horas, a estação elevatória de água bruta, localizada às margens Rio Tibiri, foi inundada, e vários equipamentos foram danificados.
Em virtude disso, o abastecimento na cidade foi interrompido, exceto no distrito de Várzea Nova, que é abastecido pela sistema de Marés.
Apesar da continuidade das chuvas, técnicos da Cagepa estão trabalhando na retirada dos equipamentos danificados, no entanto, ainda não há previsão para a retomada do abastecimento.
Mais informações sobre os serviços prestados pela Cagepa podem sem obtidos, gratuitamente, através do número 115.
A DIRETORIA
João Pessoa, 16 de abril de 2016.

Manoel Jr diz que Dilma perdeu oportunidade de corrigir erros

Deputado federal Manoel Jr
Deputado federal Manoel Jr

O deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) fará um novo discurso, na noite deste sábado (16), na Câmara dos Deputados, durante a sessão que discute o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). No pronunciamento de hoje, o deputado deve voltar a defender o parlamentarismo como sistema de governo ideal para o Brasil e repelir a tentativa da presidente de confundir a opinião da população, com a insinuação de que um novo governo acabará com programas sociais.

“Estamos pensando os rumos do Brasil há quase dois dias, agora precisamos reafirmar duas coisas: passado este momento, o país terá melhor segurança política para iniciarmos um profundo debate sobre a instalação do parlamentarismo em nossa sociedade. Depois, precisamos nos dirigir a presidente da República para que ela consiga segurar seu ímpeto das palavras. A presidente foi às redes sociais para dizer que as políticas públicas estariam ameaçadas pelo impeachment. O que não é verdade”, afirmou.

“Também usou as redes sociais para refazer promessas de campanha. Presidente, o momento de promessas já passou. O Brasil lhe deu oportunidade de corrigir os rumos da economia e da política. Nada foi feito. Agora é momento de pacificarmos o país e reconstruímos o caminho do desenvolvimento, com realismo e equilíbrio. O país não aguenta mais tanto sofrimento. E a presidente precisa entender que o povo não tem mais confiança em seu governo”, afirmou.

Filha de Edir Macedo chora ao falar de crise com filho e revela ser avó

Renato e Christiane com o filho Filipe
Renato e Christiane com o filho Filipe

O programa “The Love School” que foi ao ar neste sábado, na Record, teve um momento de revelação familiar, dor e lágrimas da apresentadora.
Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo e mulher de Renato Cardoso, parceiro de apresentação, chorou ao dar um depoimento sobre problemas que teve com o filho Filipe, de 22 anos.

O tema do programa foi: “como não ser refém dos filhos”. Cristiane decidiu falar em primeira pessoa e revelou que sofreu muito durante anos, por também ter sido “refém” do próprio filho, Filipe. Ela não especificou o período, mas, aparentemente, é um caso recente.
Filipe com os pais, após retorno para casa
Filipe com os pais, após retorno para casa

A apresentadora e escritora (co-autora do bestseller “Casamento Blindado”) também não revela que tipo de problema o filho, hoje com 22 anos, enfrentou.No entanto, afirma que a situação chegou ao ponto de não existir mais convivência civilizada entre ele e o restante da família. O rapaz acabou saindo de casa.
“Eu estava refém do meu filho e, quando o vi saindo de casa, parecia que meu chão saiu de debaixo de mim”, disse a apresentadora às lágrimas.

Cristiane afirmou que ela e Renato tentaram “de tudo” para recuperar o filho, mas ele se rebelou e partiu.
“Às vezes é preciso deixar seu filho descobrir que tudo aquilo que você ensinou a ele é verdade, mas só o mundo vai mostrar isso para ele. Infelizmente com experiências ruins”, completou Renato. “Tivemos de deixar de ser reféns dele.”

Porém, a história tem um final duplamente feliz. Primeiro porque Filipe hoje está recuperado, reconheceu seus erros, pediu perdão e voltou ao convívio familiar; segundo porque, ao voltar, Filipe já era pai de uma ‘bebezinha”.
Assim, com apenas 42 anos, Cristiane Cardoso já é avó (e o bispo Edir Macedo, 71, bisavô).
Hoje Filipe, a esposa e a bebê vivem no Rio de Janeiro.

UOL

Empresária faz greve de fome na porta de Prefeitura

Empresária 1
A advogada e empresária Brenda Martins, iniciou na manhã desta sexta-feira (15), uma greve de fome por tempo indeterminado na porta de entrada da Prefeitura de Nova Floresta para receber R$ 35 mil de obras que sua empresa está executando na cidade.
Em vídeo, a empresária disse que tem sido “enrolada” pelo prefeito João Elias por oito anos com “esmolas”.
A Polícia Militar foi até o local na tentativa de dissuadir a empresária a sair da porta da Prefeitura, no entanto, Brenda Martins informou que ficaria algemada até receber os recursos.
A Prefeitura alega que só poderá liberar todo o recurso após a conclusão das obras que ainda está em andamento em uma escola da cidade.

ACIDENTE FATAL: Homem morre após capotar veículo na BR-101, no Conde

acidente
Um acidente automobilístico deixou uma pessoa morta na tarde desta sexta-feira (15), na Grande João Pessoa.
O acidente aconteceu na BR-101, no município do Conde, onde um homem capotou a camionete que conduzia. No momento estava chovendo muito no local.
Uma equipa da Polícia Rodoviária Federal foi até a área do acidente para apurar o que causou a tragédia.

MORREU NA HORA: Motoqueiro morre ao colidir com ônibus da Alpargatas

img_2955-1
Um ônibus e uma moto se envolveram em um  acidente na noite desta sexta-feira (15) na cidade de Campina Grande.
De acordo com informações, um motoqueiro foi atingido por um ônibus da empresa Águia Turismo que fazia o transporte de trabalhadores da Alpargatas.
O acidente aconteceu  por volta das 22h, na avenida Assis Chateubriand. O motorista do ônibus foi encaminhado para prestar depoimento na delegacia, já o motoqueiro não foi identificado até o fechamento da matéria.

Impeachment: Benjamin denuncia tentativa de compra de deputados

benjamin
Representando o Solidariedade, o deputado federal Benjamin Maranhão ocupou a tribuna durante a sessão de discussão do impeachment na Câmara Federal, na noite desta sexta-feira (15). Ele pediu para que o eleitor cobre uma posição firme do seu deputado, pois já existem denúncias que apontam para a oferta de mais de R$ 1 milhão para que deputado se ausente no dia da votação. “Vamos fazer com que o povo brasileiro faça impor a sua vontade e pedimos a consolidação do placar para que se possa chegar a mais que os 342 votos necessários para aprovação do impeachment”, disse.

O parlamentar lembrou que Dilma foi eleita pelo voto do povo, assim como o ex-presidente Fernando Collor, inclusive com uma margem de votos maior e que isso não impediu que ele fosse afastado do cargo pelos ilícitos praticados. “A vitória de Dilma foi construída encima de uma mentira, de compromissos de não elevar a inflação, de não tirar empregos e não de elevar a conta de energia elétrica, pelo contrário, de baixar. Também tinha o compromisso de combater a corrupção e o que aconteceu foi justamente o contrário. O Governo se aprofundou cada vez mais na maior crise ética, econômica e acima de tudo de escândalos de corrupção que a República Brasileira já viu”, destacou.

Benjamin, durante o seu discurso, fez críticas às legendas que defendem a atual gestão. “Eu me impressiono quando vejo na tribuna partidos que se dizem da esquerda ideológica defenderem a roubalheira da Petrobrás, porque defender esse Governo Dilma Rousseff é isso. Eu me impressiono com aqueles que querem enganar a opinião pública, quando atacam a justiça, a operação lava jato e quando atacam o juiz Sérgio Moro dizendo que estão defendendo a democracia. Esses que estão dizendo isso defendem a democracia cubana ou bolivariana, onde não existe imprensa livre, onde o judiciário é manipulado e não há estado democrático de direito”, falou.

Com a Constituição na mão, o parlamentar informou que o Solidariedade vota pelo impeachment e disse que a Casa está fazendo um julgamento fundamentado nos crimes de responsabilidade da presidente da República, que estão previstos na Carta Magna. “O artigo 85 que diz claramente que quem atenta contra a Constituição, especialmente, contra a Lei Orçamentária comete crime de responsabilidade”, informou.

Chuvas alagam ruas de João Pessoa e atrapalham o trânsito

chuvas 3
As fortes chuvas que caem em João Pessoa, desde a tarde de ontem, provocam uma série de transtornos, principalmente na mobilidade urbana, com vários pontos da Capital alagados.
Entre os textos mais afetados estão as avenidas principais dos bairros dos Bancários, Avenida Beira Rio, Praça da CBTU e Orla de Manaíra.
Algumas áreas da cidade estão sem energia elétrica, atrapalhando o trânsito com sinais apagados.

Deputados e prefeitos realizam carreata contra o impeachment

Carreata contra o impeachment em Cajazeiras
Carreata contra o impeachment em Cajazeiras

 Uma carreata com participação de deputados estaduais, prefeitos, vices, vereadores, filiados a partidos de apoio ao governo federal, simpatizantes e militantes e lideranças do PT marcou a manhã, hoje (16), na cidade de Cajazeiras, no alto Sertão da Paraíba. “Foi mais um ato contra a tentativa de golpe ao governo federal. O povo sertanejo também diz que não haverá golpe, vai ter luta”, disse o deputado Frei Anastácio que participou da carreata.

Além de Frei Anastácio, estavam na manifestação que percorreu diversas ruas de Cajazeiras, os deputados José Aldemir e Jeová Campos. Segundo Frei Anastácio, por onde a carreata passava recebia apoio da população. “O povo sabe e tem consciência de que estão tentando tirar do poder, um governo eleito legitimamente pelo voto de 54 milhões de brasileiros”, destacou.

O parlamentar lembra que as elites estão contra Dilma porque ela vetou o reajuste de 70% para o poder judiciário; não sancionou a lei que precarizava o trabalho no país onde os empresários não pagariam encargos sociais; vetou financiamento privado de campanha, deu liberdade a Polícia Federal e não interferiu na operação lava jato; negou apoio a Eduardo Cunha na campanha dele à presidente da Câmara e fez transferências de recursos nos bancos oficiais para os programas sociais, a exemplo do Bolsa Família.

“Isso tudo irrita as elites, deixou a Fiesp revoltada e grande parte dos políticos corruptos. Se Dilma não tivesse feito nada disso,não teria pedido de impedimento.Mas,se tivesse aceitado tudo isso,estaria traindo a maioria da população brasileira, para beneficiar poucos que focariam mais ricos ainda.Mas, vamos virar o jogo,não ver ter golpe”, disse Frei Anastácio.

EM VÍDEO NA INTERNET: “Impeachment é aventura golpista”, diz Dilma

Presidente Dilma Rousseff
Presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff classificou o processo de impeachment como “aventura golpista” e “fraude jurídica e política” em vídeo gravado nesta sexta-feira e antecipado pelo Blog do Moreno. Dilma disse que programas sociais estão ameaçados caso o impeachment avance no Congresso. O vídeo foi divulgado na página da internet do Partido dos Trabalhadores. Ele foi gravado para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, mas o governo recuou e cancelou a divulgação depois que o partido Solidariedade entrou com uma ação na Justiça Federal.

— Os golpistas já disseram que se conseguirem usurpar o poder será necessário impor sacrifícios à população brasileira. Com que legitimidade? Querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Ameaçam até a educação pública. Querem abrir mão da soberania nacional, mudar o regime de partilha e entregar os recursos do pré-sal às multinacionais estrangeiras — afirma Dilma no vídeo. — A palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia.

No áudio que vazou para correligionários do PMDB, no começo da semana, o vice-presidente Michel Temer garantira que não mexeria nos programas sociais do governo, caso assuma a presidência depois de um eventual impeachment de Dilma. Temer citou o Bolsa Família e o Pronatec.
Dilma, no vídeo de seis minutos, disse que os “golpistas”, como vem chamando os defensores do impeachment, colocam em jogo as conquistas sociais e os direitos dos brasileiros. Segundo a presidente, a oposição não se conformou com o resultado das urnas:

— O que está em jogo na votação do impeachment não é apenas o meu mandato, que pretendo defender e honrar até o último dia conforme estabelecido na Constituição. O que está em jogo é o respeito à vontade soberana do povo brasileiro, o respeito às urnas — diz a presidente.
A presidente rebate a acusação de que cometeu crime de responsabilidade que sustenta o processo de impeachment na Câmara dos Deputados:

— Não cometi crime de responsabilidade. Não há contra mim qualquer denúncia de corrupção ou de desvio de dinheiro público. Jamais impedi investigação contra quem quer que fosse. Meu nome não está em nenhuma lista de propina. Tampouco sou suspeita de qualquer delito contra o bem comum. A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude. A maior fraude jurídica e política da história de nosso país.
Na mensagem, Dilma ataca a oposição:

— É minha obrigação esclarecer os fatos e denunciar os riscos dessa aventura golpista para o país. Desde que fui eleita, parte da oposição, inconformada, pediu a recontagem os votos, tentou anular a eleição e passou a conspirar pelo impeachment. Os derrotados mergulharam o país num estado permanente de instabilidade política impedindo a recuperação da economia com o único objetivo de tomar à força o que não conquistaram nas urnas. Não há razão para o pedido de impeachment contra mim.
Sem citar o vice-presidente Michel Temer, Dilma afirma que um eventual governo “não será legítimo”:

— Não se trata de concordar ou não com o governo, mas de combater um golpe de estado, uma violação constitucional que poderá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança. Nenhum governo será legítimo se não nascer do voto popular, livre, direito, universal e secreto. Fora do voto popular qualquer governo será sempre a tirania. A tirania dos mais fortes, dos mais espertos, dos mais ricos, dos mais corruptos.

G1

125 VAGAS: Prefeitura abre concurso com salário de R$ 7,2 mil

06-05-201410-33-05Cotaracialconcursopublico_ArquiboAbr
A prefeitura da cidade de Soledade, no Cariri paraibano, está com inscrições abertas para concurso público para o preenchimento de 125 vagas para os níveis fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições vão ficar abertas o dia 13 de maio.
Das vagas oferecidas, 117 são de ampla concorrência e oito são reservadas para pessoas com deficiência.
Os salários oferecidos vão de R$ 880 a R$ 7.200. A carga horária de trabalho varia de 44 a 20 horas semanais, a depender do cargo escolhido.
As taxas de inscrição variam de acordo com o nível do cargo: fundamental (completo e incompleto) é R$ 50; médio/técnico R$ 70; e superior é de R$ 90. Veja aqui o edital completo.
A previsão é  de que as provas objetivas sejam aplicadas no dia 5 de junho.

IMPEACHMENT DE DILMA: Bancada do PSB diz que não negociará votos

Deputado federal Fernando Coelho Filho
Deputado federal Fernando Coelho Filho

A liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara Federal voltou a manifestar posição favorável ao prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que será votado na Câmara dos Deputados, neste domingo (16).
Conforme nota, a despeito de informações infundadas plantadas, os deputados socialistas têm posição clara, que está sendo manifestada na Tribuna do Plenário desde a manhã de ontem. Esta posição será consolidada durante a votação, ainda de acordo com a nota.
“Não negociamos nossos votos e não nos desviaremos dos nossos princípios”, disse Fernando Coelho Filho,
líder do PSB na Câmara dos Deputados.

SEM ENERGIA: Shopping center em João Pessoa fica às escuras após pane em sistema elétrico

O Manaíra Shopping deverá passar a tarde deste sábado sem energia elétrica. A diretoria do estabelecimento emitiu nota de esclarecimento.
Após uma manhã de chuva torrencial, houve um problema na subestação e que uma equipe de manutenção para que o fornecimento de energia seja restabelecido até 17h de hoje. Abaixo, a nota oficial do Manaíra Shopping:
Nota de esclarecimento
O Manaira Shopping informa que por conta de um problema em sua subestação, o local está temporariamente sem energia elétrica. A queda de energia foi ocasionada pelo disparo de um dos seus disjuntores.
A equipe de manutenção já está providenciando a troca da peça danificada para que a normalidade seja reestabelecida em até duas horas.
 Agradecemos a compreensão de nossos clientes.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

ORIENTAÇÕES: Unipê realiza ‘Sabadão’ do Imposto de Renda

unipê
O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê realizará, neste sábado (16), a edição deste ano do Sabadão do Imposto de Renda, que tem por intuito prestar consultorias gratuitas para a população sobre o preenchimento e a entrega da declaração do Imposto de Renda. Os contribuintes interessados em participar do mutirão deverão se dirigir ao Bloco C do Campus do Unipê, localizado na BR-230, em Água Fria, João Pessoa. O evento faz parte de um projeto de extensão do Unipê e acontecerá das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Os atendimentos serão realizados por uma equipe de docentes e estudantes, que estará disponível para o preenchimento e entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). A declaração deverá ser prestada até o dia 29 de abril. Os docentes participantes possuem experiência na área e os discentes, que são de diversos cursos da Instituição, foram treinados para o correto preenchimento da declaração. A consultoria, que está em seu oitavo ano, espera receber mais de 200 contribuintes. Ainda é sugerida a doação de até 3 quilos de alimento não perecíveis pelos participantes, que serão doados para beneficiar os internos do Hospital Padre Zé.

Os coordenadores do projeto são Paulo César Pereira da Silva e Ailza Silva de Lima, professores dos cursos da UBTech Business do Unipê. Segundo o prof. Paulo César, a consultoria pretende esclarecer dúvidas e também ajudar a pessoa física a compreender a sistemática do Imposto de Renda, além de explanar quanto ao preenchimento e à entrega da declaração. “As maiores dúvidas giram em torno de quem deve declarar, como realizar a declaração, quais os documentos necessários e em relação aos dependentes. Os maiores erros estão na digitação do CNPJ da fonte pagadora e ainda na informação dos valores de rendimentos e impostos retidos a maior ou a menor”, colocou.

Confira no portal unipe.br quais são os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda e também quem está obrigado a fazer a declaração.

Serviço

Sabadão do Imposto de Renda

Preenchimento e Entrega da IRPF

Entrada: Doação de 3 kg de alimento

Data: 16 de abril

Horários: 7h às 12h e 13h às 17h

Local: Bloco C do Campus do Unipê

Mais informações: 2106 – 9230.

EM JOÃO PESSOA: Debaixo de chuva, manifestantes protestam contra o impeachment

Concentração da manifestação contra o impeachment, nesta sexta-feira, dia 15
Concentração da manifestação contra o impeachment, nesta sexta-feira, dia 15

Nem mesmo a chuva pesada que cai em João Pessoa inibiu a manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que tem concentração – neste momento – em frente ao Lyceu Paraibano. Centenas de pessoas, com capas e guarda-chuvas, estão participando do protesto.
manifestacao2 150416
Conforme organizadores da manifestação, o ato é contra o golpe e em favor da democracia. Dia 18 do mês passado, manifestantes foram às ruas de João Pessoa para demonstrar apoio ao governo Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula da Silva.

Votação do impeachment de Dilma será domingo, a partir das 14. A presidente precisa de 172 votos para escapar do impedimento, que será confirmado com dois terços dos votos dos 513 deputados federais.
Houve outra manifestação no dia 18, quando uma multidão se reuniu – também – no Lyceu Paraibano, no Centro da cidade. A organização estima que o protesto contou com 30 mil pessoas até o encerramento, por volta das 18h30. A Polícia Militar estima 20 mil.

PASSEATA PRÓ-DILMA: Motoqueiro invade protesto e quase atropela manifestantes

Motoqueiro e manifestantes entraram em confronto
Motoqueiro e manifestantes entraram em confronto
Um homem em uma motocicleta tentou ‘furar’ a manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff e quase atropelou manifestantes, agora à tarde, na frente do Lyceu Paraibano, em João Pessoa. Ele foi parado por pessoas que estão no protesto e houve troca de agressões. Depois de um bate-boca, o motoqueiro foi liberado.
manifestacao-motoqueiro1 150416
Nem mesmo a chuva pesada que cai em João Pessoa inibiu a manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que já deixou a concentração – em frente ao Lyceu Paraibano – e passou na lateral do Parque Solon de Lucena. Centenas de pessoas, com capas e guarda-chuvas, estão participando do protesto.

Conforme organizadores da manifestação, o ato é contra o golpe e em favor da democracia. Dia 18 do mês passado, manifestantes foram às ruas de João Pessoa para demonstrar apoio ao governo Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula da Silva.

Votação do impeachment de Dilma será domingo, a partir das 14. A presidente precisa de 172 votos para escapar do impedimento, que será confirmado com dois terços dos votos dos 513 deputados federais.
Houve outra manifestação no dia 18, quando uma multidão se reuniu – também – no Lyceu Paraibano, no Centro da cidade. A organização estima que o protesto contou com 30 mil pessoas até o encerramento, por volta das 18h30. A Polícia Militar estima 20 mil.

COPA DO NORDESTE: Falcão lamenta desfalques e aposta em Raposa tensa

Foto: internet
Foto: internet

Apesar da vitória contra o Campinense por 1 a 0, nos acréscimos do jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste, o Sport Recife sofreu duas importantes baixas para o jogo de volta, domingo (17), no estádio Amigão.
Autor do gol da vitória leonina, o capitão e zagueiro Durval, além do volante Rithely, receberam o terceiro cartão amarelo e terão de cumprir suspensão automática.
O técnico Paulo Roberto Falcão lamentou a ausência da dupla para o compromisso decisivo em Campina Grande.
‘’Ainda não deu para pensar nos substituídos. São jogadores importantíssimos, pela história e pela qualidade de ambos. O Durval fez o gol e o Rithely quase também fez. Jogos como estes são necessários volantes que se apresentem, chutem de fora de área e é o que cobro sempre do Rithely, do Serginho”,afirmou.
Por outro lado, Falcão vislumbra uma postura diferente do Campinense sendo mais ofensivo por ter de reverter o resultado.
‘’O Campinense é muito bem treinado, bem posicionado, com duas linhas de quatro, e terá a volta de um jogador importante (Rodrigão). Mas vai precisar propor um pouco mais o jogo, a postura vai ser outra. E eles tiveram muita dificuldade contra o Salgueiro, muito pela tensão, de tentar fazer a classificação depois de ter vencido o primeiro jogo. A tensão passou para eles’’, analisou.
A concentração do elenco leonino já começa na noite desta sexta-feira (15).  O Sport não fará treino em Campina Grande.

MARCOU 5 VEZES: Hulk tem média de quase um gol por jogo contra próximo rival

Hulk 1
O Zenit recebe neste sábado o Spartak Moscou, pela 24ª rodada da Liga Russa. Esta partida será a sétima de Hulk contra a equipe de Moscou. Em seis jogos até o momento, o atacante já marcou cinco gols, além de ter feito duas assistências nos confrontos anteriores.

Estes números representam que o jogador da Seleção Brasileira tem participação em 54% dos 13 gols que o Zenit balançou as redes nos jogos diante do time da capital russa desde a sua chegada ao clube, na metade de 2012.

Restando sete rodadas para o fim da competição, o Zenit é o terceiro colocado na tabela, com três pontos atrás do líder CSKA Moscou e a dois do vice, o FK Rostov. Destaque da equipe de André Villas-Boas, Hulk é o segundo maior marcador de tentos na liga, com 12 gols em 23 partidas.

Lance

ECONOMIA: Governo propõe mínimo de R$ 946 em 2017

O governo federal propôs que o salário mínimo, que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas no Brasil, suba dos atuais R$ 880 para R$ 946 a partir de janeiro de 2017, com pagamento em fevereiro do próximo ano.
O percentual de correção do salário mínimo, pela proposta, será de 7,5%.
O governo federal propôs que o salário mínimo, que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas no Brasil, suba dos atuais R$ 880 para R$ 946 a partir de janeiro de 2017, com pagamento em fevereiro do próximo ano.
O percentual de correção do salário mínimo, pela proposta, será de 7,5%.

G1

ADIADO: Dilma Rousseff desiste de pronunciamento na TV

A assessoria do Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff desistiu de fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite desta sexta-feira (15) para se manifestar contra o processo de impeachment que enfrenta na Câmara dos Deputados.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, embora o pronunciamento de Dilma na TV tenha sido cancelado, o governo ainda está avaliando se a fala da presidente será veiculada neste sábado (16) ou se será exibida somente nas redes sociais – atualmente, a petista tem perfis no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Vine.

Diante dos rumores de que a presidente iria fazer um pronunciamento em rede nacional para contestar o processo de impeachment, o partido oposicionista Solidariedade protocolou uma ação na Justiça Federal de Brasília para impedir a fala da petista na TV e no rádio.

Na manhã desta sexta, a Câmara deu início à sessão para partidos e líderes partidários se pronunciarem sobre o processo de afastamento da presidente. A votação para decidir se a Casa abrirá ou não o processo de afastamento ocorrerá a partir das 14h de domingo (17).

Apesar do risco de ser deflagrado o processo de impeachment nos próximos dias, Dilma tentou manter a normalidade de sua rotina nesta sexta-feira. Logo cedo, a presidente fez seu habitual passeio de bicicleta nos arredores no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Ao longo do dia no Palácio do Planalto, a petista recebeu os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e da Bahia, Rui Costa (PT), além de parlamentares dos dois estados.
À tarde, a presidente teve uma reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. A agenda oficial da presidente não prevê compromissos oficiais para a noite desta sexta-feira.

Dilma tem participado nas últimas semanas de diversos atos com grupos contrários ao impeachment, como juristas, artistas, intelectuais, mulheres, educadores e movimentos sociais.
Nesses encontros, a petista tem classificado a tentativa de afastá-la da Presidência de “golpe” por, segundo ela, não ter base jurídica. A presidente também tem enfatizado que “jamais” renunciará ao cargo.

Na estratégia de mostrar que, mesmo diante de um cenário de turbulência política ainda tem apoio de setores da sociedade, Dilma deverá participar neste sábado (16) do ato “Movimentos Populares pela Democracia e Contra o Golpe”, em Brasília.

Para o domingo, há a expectativa, entre assessores do Planalto, de que a presidente faça uma manifestação pública após o resultado da votação do impeachment na Câmara.

Belo, Raça Negra e Inês Brasil fazem shows hoje em CG e Capital

Campina Grande terá o show 'Gigantes do Samba'
Campina Grande terá o show 'Gigantes do Samba'
João Pessoa e Campina Grande terão uma sexta-feira de muita música. Destaque em Campina será o Projeto Gigantes do Samba II, que terá Alexandre Pires, Belo e Raça Negra, no Spazzio, a partir das 22h. Abertura fica por conta de Ana Clara.
Já na Capital, Geraldo Azevedo cantará no Teatro de Arena, às 20h30.  Backtrack é a opção no Casarão 39, a partir das 21h.
Escurinho mostrará a força de sua música percussiva na Vila do porto, no centro Histórico de João pessoa, a partir das 22h.
Já no Atol Music Bar, na Capital,  Marcella Maul e banda iniciam apresentação às 23h. O público LGBT irá ao delírio com a apresentação de Inês Brasil, nesta sexta, às 23h00, na boate People Land.
Forrozeiros de plantão tem como alternativa o show da banda Cavalo de Pau, a partir das 23h, no Bessa Grill.

Homem morre após capotar veículo na BR-101, na Grande JP

acidente
Um acidente automobilístico deixou uma pessoa morta na tarde desta sexta-feira (15), na Grande João Pessoa.
O acidente aconteceu na BR-101, no município do Conde, onde um homem capotou a camionete que conduzia. No momento estava chovendo muito no local.
Uma equipa da Polícia Rodoviária Federal foi até a área do acidente para apurar o que causou a tragédia.

Cássio espera 350 votos favoráveis ao impeachment de Dilma

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) falou, nesta sexta-feira (15), das expectativas de votação da abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no próximo domingo (17).
Em entrevista ao programa 60 Minutos, apresentado  pelos jornalistas Heron Cid e Anderson Soares, na Rádio Arapuan FM, o líder do PSDB no Senado disse esperar um placar de 350 votos favoráveis ao impedimento da gestora petista.
Questionado sobre o posicionamento da oposição em caso de Michel Temer assumir o governo, Cássio disse que o PSDB está disposto a estender ao peemedebista a mão,  assim como teria feito ao mandato da presidente Dilma se ela tivesse pedido desculpa ao povo brasileiro por “mentiras na campanha”.
“O compromisso do PSDB será sempre com o Brasil. Vamos ajudar, a partir dos nossos valores, dos nossos princípios e de nossas crenças o governo que poderá se iniciar nas primeiras semanas de maio”, argumentou Cássio.

Dilma grava pronunciamento para ser veiculado em cadeia nacional nesta sexta

dilma-pronunciamento
A presidente Dilma Rousseff grava, na manhã desta sexta-feira, 15, um pronunciamento para ser veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de hoje, às 20 horas. A medida seria a última tentativa de Dilma para tentar derrotar o processo de impeachment contra ela, cuja admissibilidade na Câmara dos Deputados será votada no domingo, 17.
Dilma deve repetir o mantra das últimas semanas, de que está em curso no País um golpe, já que não há crime de responsabilidade para justificar o pedido de impeachment contra ela.

Jota Júnior se afasta da TV Correio e fará transplante de pulmão

O apresentador Jota Júnior, do programa Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio HD, se afastará por um tempo das atividades que exerce em virtude do descobrimento recente de uma doença no pulmão, pela qual ele terá de ser submetido a um transplante do órgão.

Jota se mudará para a cidade de Fortaleza (CE), onde deve ocorrer o tratamento e o processo cirúrgico. Na capital cearense, o apresentador é o oitavo na lista de espera pelo transplante.

Na noite desta quinta-feira (14), ele se pronunciou sobre a situação no Cidade Alerta Paraíba. Amigos, colegas e telespectadores estão na torcida e fazendo orações pela reabilitação dele.

Internautas se solidarizaram através das redes sociais após a notícia:

“Vai dar tudo certo Jota, você é um homem de fé e Deus está no comando sempre. Deus te abençoe…e volte logo. Estamos com saudades”, afirmou a internauta Sevimar Ferreira, na publicação da notícia feita ‘Fanpage’ do Cidade Alerta Paraíba, no Facebook.

“Jota Júnior, você vai vencer essa batalha. Deus em primeiro lugar. Seja firme e forte. Nós estamos orando e rezando por você. Volta logo para o nosso Cidade Alerta!”, disse o usuário do Facebook Rafael Igino, na mesma publicação citada acima, que, até as 21h30 desta quinta, já havia recebido mais de 200 comentários e obtido mais de 100 compartilhamentos.


BAFAFÁ: Giovanna Antonelli nega sua voz em áudio erótico que circula no WhatsApp

Giovana Antonelli
Nesta quinta-feira, um bafafá envolvendo o nome da atriz Giovanna Antonelli movimentou as redes sociais, especialmente, o WhatsApp. Em um áudio que circulou em diversos grupo no aplicativo, uma mulher com a voz semelhante a de Giovanna faz declarações eróticas a um homem que ela diz ter conhecido no trânsito.
Ao Diário Gaúcho, a assessoria de imprensa da atriz confirmou que ela já ouviu a gravação, classificada como “inacreditável”, e nega a autoria do áudio: “Não parece em nada a voz dela”.
A atriz é casada com o diretor da TV Globo Leonardo Nogueira e tem três filhos. A assessoria de Giovanna, que está de férias da tevê desde o final de A Regra do Jogo, na qual interpretou a trambiqueira Atena, não informou se a atriz tomará alguma medida legal sobre o episódio.

João Pessoa tem protesto contra o impeachment nesta sexta-feira

Concentração da manifestação realizada dia 31 de março, em João Pessoa
Concentração da manifestação realizada dia 31 de março, em João Pessoa
A Frente Brasil Popular realiza mais uma manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira, em João Pessoa. A concentração começa às 15h, em frente ao Lyceu Paraibano.
Conforme organizadores da manifestação, o ato é contra o golpe e em favor da democracia. Dia 18 do mês passado, manifestantes foram às ruas de João Pessoa para demonstrar apoio ao governo Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula da Silva.
Votação do impeachment de Dilma será domingo, a partir das 14. A presidente precisa de 172 votos para escapar do impedimento, que será confirmado com dois terços dos votos dos 513 deputados federais.
Houve outra manifestação no dia 18, quando uma multidão se reuniu – também – no Lyceu Paraibano, no Centro da cidade. A organização estima que o protesto contou com 30 mil pessoas até o encerramento, por volta das 18h30. A Polícia Militar estima 20 mil.
manifestação 31 de marcoA
Jãmarrí Nogueira-MaisPB

É GOLPE! PT reafirma ter 200 votos e que processo de impeachment não passa

1012842-15042016dsc_8051-
Segunda maior bancada na Câmara, o PT é o segundo partido a defender sua posição na tribuna da Câmara nesta sexta-feira (15). O líder do partido na Casa, deputado Afonso Florence (BA), afirmou que, ao contrário do que se propaga no Congresso, a oposição não tem votos suficientes para que a Câmara autorize o processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff. “Não haverá uma eleição. Dilma não será derrotada e não será eleita a chapa Temer-Cunha, porque eles não têm, não tiveram e nunca terão os 342 votos ‘sim’”, disse ao acusar o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), ambos do PMDB, de conspirar e tentar criar uma onda pró-impeachment.

Florence citou uma pesquisa do Instituto Vox Populi na qual, segundo ele, 58% da população se manifestam contra o impeachment. “Por isso, esta velocidade toda do deputado Cunha para colocar esta votação [em andamento]. O que sustenta esta realidade não é o PT ou governo Dilma é uma consciência democrática de massa. Hoje, de um lado da foto estão os que sempre defenderam o regime militar e os contra são os que defendem a democracia.”

O líder do PT exaltou os parlamentares dissidentes que não comparecerão à votação de domingo (17) e os que deverão se abster para se proteger do que chamou de “sanha de ameaça” por se manifestar contrariamente à posição de seus partidos, favoráveis ao impedimento da presidenta.

Constituição

Vice-líder do governo, Paulo Teixeira (SP), afirmou que não há crime de responsabilidade e não haverá impeachment. “Nossa constituição não prevê retirar um governo por baixa popularidade. Não existe voto de confiança que é próprio do parlamentarismo. Não há renúncia, não há novas eleições e não há impeachment. Isto não é impeachment, isto é golpe parlamentar contra a sociedade brasileira. Estão querendo tirar do povo brasileiro o poder de escolher o presidente da República.”

Teixeira destacou que a Constituição define que para o impeachment de presidente da República é necessário que haja crime de responsabilidade e disse que esses crimes são classificados como os que atentam contra a Carta Magna. “Quem atenta contra a constituição, contra a democracia brasileira e contra o povo brasileiro são os que propõem o impeachement. Estes atentam contra a soberania popular”, afirmou. O deputado voltou a afirmar que o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) não tem fundamento jurídico ou comprova qualquer das acusações contra a presidenta. “Não vão conseguir. É podridão e da podridão não nasce o novo, não nasce esperança. Sem legitimidade não se pode querer governar o país”, completou.

Programas sociais

Benedita da Silva (PT-RJ) lembrou de sua história e ascensão social, destacando a importância de programas sociais para a população de mais baixa renda, implementados desde o primeiro governo petista, sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva. A parlamentar afirmou que crime de responsabilidade é deixar a população passando fome. Segundo ela, o partido, na sessão desta sexta-feira, está com a missão de defender homens e mulheres que marcharam até Brasília em busca de uma Constituição cidadã.

“É esta constituição que estamos neste momento para cuidar, para que não seja rasgada”, afirmou. Numa fala direcionada para o povo brasileiro, destacou que para o país continuar crescendo não é preciso tirar uma pessoa “limpa e honesta que não tem dinheiro guardado em outro lugar”, fazendo uma referência a outros políticos, como o próprio presidente da Câmara, investigado por suspeitas de manter contas secretas no exterior.

“Não vai ter golpe, vai ter luta”, disse o deputado João Daniel (SE), ao iniciar seu discurso. O parlamentar alertou que o país está correndo um “sério” risco de “caminhar para frente ou pelo retrocesso”.

Agência Brasil

NA CHINA: Mulher dá à luz ao próprio cunhado após ser estuprada pelo sogro

1459
Uma mulher deu à luz a seu próprio cunhado (e filho) após ter sido estuprada pelo sogro, pai de seu marido.
Antes de o suposto estupro ter acontecido, a vítima vinha sendo obrigada pela própria sogra a ter relações íntimas com estranhos, depois que a mulher descobriu que seu filho não poderia gerar um filho com a nora (já que o rapaz era infértil).

A mulher, então, fugiu de Hubei, China, para Guangdong, no mesmo país, a fim de escapar de seu calvário.
Seu sogro, que supostamente discordava dos métodos da esposa, foi em busca da nora e, após encontrá-la, prometeu que ela não mais seria forçada a ter relações com estranhos.

No caminho de volta para Hubei, o homem teria estuprado a nora. Ele está sendo acusado do crime, mas alegou que teria sido seduzido pela própria nora.

O caso está sendo revolvido em um tribunal e as identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
Mulher de Hubei, China, deu à luz ao cunhado após ter sido estuprada pelo sogro, pai de seu marido infértil. Antes disso ela teria sido obrigada a ter relações com estranhos.

gadoo.com

PARA MOSTRAR QUE TEM APOIOS: Dilma deve fazer pronunciamento na TV contra impeachment

Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff deve fazer um pronunciamento na TV na noite desta sexta-feira (15) contra o processo de impeachment que enfrenta na Câmara dos Deputados.

Na manhã desta sexta, a Câmara deu início à sessão para partidos e parlamentares se pronunciarem sobre o processo de afastamento da presidente. A votação para decidir se a Casa abrirá ou não o processo de afastamento ocorrerá no domingo (17) à tarde.

Dilma tem participado desde as últimas semanas de atos com grupos contrários ao impeachment, como juristas, artistas, intelectuais, mulheres, educadores e movimentos sociais.

Nesses encontros, ela tem enfatizado que o seu pedido de afastamento não tem base jurídica, é uma “farsa” e, por isso, é um “golpe”. Ela também tem dito que “jamais” renunciará ao cargo.

Na estratégia de mostrar que, mesmo diante de um cenário de turbulência política ainda tem apoio de setores da sociedade, Dilma deverá participar neste sábado (16) do ato “Movimentos Populares pela Democracia e Contra o Golpe”, em Brasília.

Para o domingo, há a expectativa entre assessores do Planalto de que a presidente se posicione após o resultado da votação do impeachment na Câmara.

G1

POVO NAS RUAS EM MAIORIA, QUEM NÃO TEME?

POVO NAS RUAS EM MAIORIA, QUEM NÃO TEME?

A vontade da maioria prevalece.
A maioria quer o fim do sistema mafioso petista, que vem esfacelando o Brasil, e basta Dilma se atrever a falar em rede nacional para começar o panelaço ou aparelhos de TVs sendo desligados.
Analisando-se esses fatos e revolta popular com o desgoverno de Dilma, deputados em todo o Brasil que estavam decididos ao voto contra o que chamam de " golpe", recuaram e vão votar, domingo dia 17, com cobertura da grande " mídia golpista" a favor da destituição de Dilma, considerada como o maior desastre político do Brasil em todos os tempos...
Esse é o jogo ou a regra: ou fica do lado da maioria da população ou se mete numa encrenca com possibilidade zero de perdão.
Quem vai votar contra esse governo, vai votar para se limpar ou parecer bonzinho perante a opinião pública. Eles querem defender seus projetos futuros... Não cometem erro nisso, pois, é um suicídio político ficar contra a vontade da maioria.
Não adianta o PT, aliados e seu "exército" querer ir contra a maioria.
É como querer enfrentar um leão faminto na selva...
O povo brasileiro está faminto...
Faminto em todos os sentidos e ângulos.
Domingo se verá isso nas ruas e avenidas. O que se espera? Que a outra parte do povo, em menor número, evite peitar a maioria pois não é isso o que se espera.
Não se cogita sangue nas ruas, embora seja essa a prática desses delinquentes que se vestem e agitam bandeiras vermelhas...
Somos um povo ordeiro e pacífico mesmo tendo um número considerável de desordeiros a serviço de uma máfia instalada e que não quer deixar o País livre de suas amarras. Não quer mas vai ter que deixar...
Domingo, o País todo estará em grande festa com o início da retirada desse mafioso e corrupto PT no comando da nação...


Por Gutemberg Leite

EM VELHO CHICO DA GLOBO: Lucas Veloso fala do pai Shaolin: ‘Deve estar vibrando’

lucas2
Filho do humorista Shaolin, morto em janeiro deste ano, Lucas Veloso acaba de entrar na novela “Velho Chico” e diz ter certeza de que o pai curtiu muito sua estreia na televisão. “Na minha primeira aparição na telinha, ele estava comigo, com a mesma cara de besta que eu”, diz, ao EGO, emocionado.

“Ele estava vibrando e me aconselhando não deixar a fama subir à cabeça. Esse foi o maior aprendizado que meu pai deixou para mim. Fez show no Brasil inteiro e até no exterior, conquistou multidões e sempre manteve os pés no chão, com a raiz no fundo da terra”, conta.
Segundo Lucas, do quarto do hospital em que ficou internado antes de morrer, Shaolin acompanhou com entusiasmo a aprovação do filho para a novela das nove da Globo. “Meu pai ficou muito feliz com minha entrada na emissora e eu mais ainda por dar essa satisfação a ele”, diz.

Amor não correspondido

Prestes a completar 20 anos, Lucas interpreta em “Velho Chico” um estudante de agronomia que é apaixonado pela melhor amiga, Olívia (Giulia Buscacio), filha da Santo (Domingos Montagner), mas não é correspondio. Na novela das nove da Globo, o personagem tem o mesmo nome que seu intérprete.
“Isso é muito bom pra mim! Quando a galera gravar o nome do personagem, irá gravar o meu também”, diverte-se. “O Lucas é um cara que está no olho do furacão, mas consegue rir da situação. Ele tem muito de mim, gosto de fazer graça no dia a dia, ver o lado bom das situações difíceis. Já tem muita desgraça no mundo, temos que dar uma aliviada”, opina.
Lucas Veloso em cena de Velho Chico com Domingos Montagner e Giulia Buscacio (Foto: Reprodução/Globo)
Ao contrário de seu personagem, Lucas não está atrás de nenhuma jovem e segue solteiro no Rio de Janeiro, para onde se mudou desde que começaram as gravações de “Velho Chico”. “Não estou fechado a conhecer alguém”, avisa, animado.
“Não conhecia o Rio. A cidade é realmente maravilhosa, com um calor bom de se sentir. Vim com expectativa boa e tudo se confirmou”, comemora ele, natural de Campina Grande, na Paraíba.
Ele também festeja a volta de uma novela ambientada no Nordeste ao horário nobre da Globo depois de 15 anos. “Estava com saudade de uma história ue mostrasse o lado do Brasil onde nasci. E ela resgata a cultura nordestina da melhor forma possível. Mais da metade do elenco é nordestino, assim como eu”.
Lucas Veloso com o pai, Shaolin, em foto de infância (Foto: Instagram/Reprodução)
ego.globo.com

EXCLUSIVO: Irmão de Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho dá como certo ‘retorno’ de Nonato Bandeira

Coriolano Coutinho defende retorno de Nonato Bandeira ao grupo do governador
Coriolano Coutinho defende retorno de Nonato Bandeira ao grupo do governador

O irmão do governador Ricardo Coutinho (PSB), Coriolano Coutinho disse, nesta sexta-feira (15), em entrevista exclusiva, que o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS), é bem-vindo ao projeto socialista para a disputa das eleições na Capital.
De acordo com Coriolano Coutinho, o apoio de Nonato é muito importante. Ele lembrou que além do vice-prefeito, os socialistas ganhariam também o reforço de todo o conjunto do PPS, que conta com “um dos melhores quadros da Câmara Municipal de João Pessoa, que é o vereador Bruno Farias”.
Questionado sobre as divergências entre os dois grupos, que culminou com o distanciamento político em 2012, Coriolano disse que houve discordâncias, mas Nonato é uma pessoa com que eles (os socialistas) já trabalharam e formaram uma grande parceria. “Temos proximidade com Nonato, ele já trabalhou conosco e foi muito importante sua presença naquele momento. Tivemos discordâncias, mas agora a gente se realinha em prol da cidade de João Pessoa”, observou.
Nessa quinta-feira (14), o PPS decidiu, por unanimidade, não firmar aliança com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD). Durante a reunião ficou estabelecido que o partido definirá em até 30 dias o seu destino político.

POR FRAUDE: MPF denuncia ex-prefeito e vereador do Sertão

mpf
O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB) denunciou o ex-prefeito do município de São Francisco (PB) José Rofrants Lopes Casimiro por fraude de procedimento licitatório, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais destinados à construção de unidade básica de saúde no município. Os recursos foram obtidos por meio do Convênio 5581/2005, firmado com a Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (Funasa/MS).

A denúncia também é contra os membros da Comissão Permanente de Licitação do município (CPL), Luís Magno Bernardo Abrantes (presidente), Arisnaldo Casimiro Moreira e Maria Nailda Gabriel do Nascimento, e o administrador da empresa “fantasma” Constrói – Materiais e Serviços LTDA, Renato Soares Virgínio, conhecido como “Renato Garajau”, que é vereador em Sousa.
Em 2 de maio de 2008, o então prefeito Rofrants Casimiro dispensou ilegalmente o procedimento de licitação para favorecer a empresa “fantasma” de Renato Soares Virgínio. Depois, com auxílio da Comissão Permanente de Licitação, ambos falsificaram uma série de documentos públicos para justificar aos órgãos de controle a contratação ilegal. Conforme verificou-se, nunca houve o procedimento licitatório e os autos existentes são uma montagem documental produzida para dar “ares de legalidade” à construção da unidade básica de saúde do município.

REVITALIZAÇÃO: IPHAEP aprova projeto da Praça da Bandeira, em CG

Praça da Bandeira, em Campina Grande
Praça da Bandeira, em Campina Grande

Depois que a Procuradoria Geral do Município (PGM) de Campina Grande conseguiu, na Justiça, uma liminar para dar continuidade às obras de revitalização da Praça da Bandeira, no início deste mês, a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) decidiu rever a sua posição de embargar os serviços. Através de documentação enviada à Secretaria de Obras da cidade, os técnicos da Coordenadoria de Arquitetura e Ecologia do Instituto deram um parecer favorável às obras.

“A escolha do piso intertravado é considerada assertiva visto que este possui resistência ao tráfego de pessoas, absorve menos calor em sua superfície melhorando assim o conforto térmico no caso de permanência prolongada, e não são escorregadios mesmo sob chuva, facilitando assim o trânsito de pessoas com dificuldades de locomoção”, relatam os técnicos no parecer.

O documento também reconhece como necessárias outras modificações propostas pelo poder público municipal, como a troca dos atuais postes de iluminação por equipamentos com lâmpadas de LED e a modernização do espaço do logradouro. Segundo o parecer, todos os serviços que serão realizados pela prefeitura respeitam as normas de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade, tornando o espaço mais confortável para a população campinense.

O IPHAEP, que em primeiro momento embargou a obra tempestivamente e tentou paralisar as atividades, corrobora com o entendimento da PGM e da própria decisão da juíza Giovanna Lisboa Araújo de Souza, que reconheceu que existe no piso antigo da praça “risco iminente a que encontra-se submetida a população, tendo em vista o alto registro de acidentes com transeuntes em decorrência das características irregulares do piso do espaço público”.

A Praça da Bandeira é toda cercada por um piso em Pedras Portuguesas, que com a incidência de chuvas tende a provocar acidentes e dificulta o acesso à praça pública de deficientes e cadeirantes.

IMPEACHMENT: PMDB indica Manoel Júnior para discursar na Câmara

Manoel Júnior
O paraibano Manoel Junior (PMDB) foi um dos cinco deputados federais indicados pela bancada do PMDB para discursar na sessão da Câmara dos Deputados que discute o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A sessão começou há cerca de 30 minutos e a expectativa é que Manoel Junior fale ainda na manhã desta sexta-feira (15).

A primeira sessão de análise da admissibilidade do processo de impeachment começou com a exposição, por 25 minutos, do jurista Miguel Reale Junior, um dos autores da denúncia contra a presidenta. Agora, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, faz a defesa de Dilma, também por 25 minutos. De acordo com o regimento da Casa, os tempos são improrrogáveis.

Depois das explanações da acusação e defesa, os deputados vão discutir e votar o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado pela Comissão Especial, que sugere afastamento da presidente Dilma. Com 342 votos contra o governo, o processo segue para o Senado.

No seu discurso, Manoel Junior fará uma leitura geral e nacional da situação, abordando questões políticas e técnicas, a partir da análise das peças jurídicas.

A denúncia, realizada pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e pela advogada Janaína Paschoal, trata dos decretos orçamentários e das chamadas ‘pedaladas fiscais’ realizadas pela presidente. A votação para decidir se o processo de afastamento segue em frente ou é arquivado está prevista para acontecer no domingo, 17.

INCLUSÃO: Dinaldinho quer mais 36 municípios em plano contra seca

dinaldinho
O deputado estadual Dinaldinho Wanderley (PSDB) apresentou requerimentos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitando ao Governo do Estado a inclusão de 36 municípios no Plano Estadual de Enfrentamento à Estiagem. Segundo o deputado, só assim essas localidades poderão receber investimentos para a construção de cisternas.

“Apesar das últimas chuvas caídas em diversas cidades do Sertão, a situação ainda é de precariedade na maioria deles que enfrentam desabastecimento. Por isso, apresentamos esses pedidos para que eles recebam uma atenção por parte do Governo do Estado na construção de cisternas”, disse o deputado.

A inclusão no Plano Estadual de Enfrentamento à Estiagem foi solicitada para os municípios de São José de Bonfim, Quixaba, Passagem, Salgadinho, Areia de Baraúnas, Teixeira, Matureia, Imaculada, Itaporanga, Tavares, Jurú, Água Branca, Santa Terezinha, Emas, Olho D´água, Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca, Curral Velho, Igaracy, Aguiar, Boa Ventura, Malta, Condado, Cajazeirinhas, Coremas, São José da Lagoa Tapada, Pombal, Cachoeira dos Índios, Livramento. Patos, São José do Sabugi, Santa Luzia, São Mamede e São José de Espinharas.

“Esperamos que esses pedidos sejam aprovados na Assembleia e atendidos de pronto pelo Governo do Estado”, destacou.

OPERAÇÃO: PM prende suspeito com pistola no Sertão da PB

pistola catolé
Dois homens que portavam uma arma de fogo e outro que possuía que tinha mandado de prisão foram presos por homens do 12º Batalhão de Polícia Militar, nas cidades de Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos.
As duas primeiras prisões ocorreram em Riacho dos Cavalos. Dois homens foram abordados durante ronda policial e com eles foram encontrados uma pistola 380 e munições. Os dois foram detidos e conduzidos à delegacia
Em Catolé do Rocha, houve a terceira prisão. Desta vez de um homem que tinha um mandado de prisão em aberto por furto.

Impeachment: Manoel Júnior representa PMDB e cita ‘crimes’ de Dilma

Manoel Câmara
O deputado federal, Manoel Júnior (PMDB-PB), ocupou, nesta sexta-feira (15), a tribuna da Câmara Federal, em Brasília, para defender o voto favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), previsto para acontecer no próximo domingo (17).
O paraibano foi um dos cinco parlamentares peemedebistas indicados pelo partido para discursar.
Durante sua fala, Manoel Júnior disse que o país não vive um momento de tranquilidade e que essa situação já vem se arrastando há muito tempo. Ele citou acontecimentos históricos com o golpe de 64, a intentona comunista, as crises e responsabilizou o fato pelo “culto permanente à personalidade”.
O parlamentar leu um trecho da lei que prevê o crime de responsabilidade e citou as supostas irregularidades cometidas pela presidente Dilma Rousseff, a exemplo da compra da refinaria de Pasadena e as pedaladas fiscais.
A denúncia, realizada pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e pela advogada Janaína Paschoal, trata dos decretos orçamentários e das chamadas ‘pedaladas fiscais’ realizadas pela presidente.