quinta-feira, 7 de junho de 2018

Conheça 6 benefícios de dormir bem

Dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, ajudando a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.
Outros benefícios de uma boa noite de sono incluem:

1. Reduzir o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.

2. Controlar o apetite

O sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, por isso quando se dorme mal, estes hormônios ficam desregulados e o apetite aumenta, levando a um desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono.

3. Melhorar o humor

Pessoas que dormem bem durante a noite, andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Pelo contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mal-humor no dia seguinte. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, pode causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

4. Ativar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos, melhorando a memória. Durante o sono, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, por isso noites mal dormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente, prejudicando a memória.

5. Estimular o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.

6. Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e ´e produzida melatonina que ajuda a prevenir o envelhecimento.

Conheça 8 benefícios da caminhada para saúde

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.
Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:
  1. Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  2. Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso;
  3. Melhora da circulação sanguínea;
  4. Fortalecimento de todos os músculos do corpo;
  5. Melhora da postura corporal;
  6. Melhora da ansiedade e estresse;
  7. Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
  8. Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.
Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos. 

Benefícios da caminhada na gravidez

Os benefícios da caminhada na gravidez são:
  • Redução dos pés inchados no final do dia;
  • Melhora o sono da gestante;
  • Ajuda a relaxar;
  • Evita ganhar peso em excesso;
  • Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.
Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar exercício físico.

Dicas para emagrecer com a caminhada

Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:
  • Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;
  • Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta;
  • Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea.
Conheça 8 benefícios da caminhada para saúde
Conheça 8 benefícios da caminhada para saúde
Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.

É bom caminhar em jejum?

A caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.
Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

Cuidados importantes durante a caminhada

Os cuidados na caminhada incluem:
  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Drª. Ana Luiza Lima
CARDIOLOGISTA
Formada pela Universidade Federal de Pernambuco com registro profissional no CRM/PE – 16886.