sábado, 13 de fevereiro de 2016

'Dia D' de combate à dengue e zika tem ações em JP, CG e outras cidades da Paraíba

Na Capital, a ação vai contar com a participação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Apenas em JP, mais de 1,1 mil agente e militares do Exército vão realizar visitas em imóveis
O dia D de combate à dengue e zika vai ser realizado neste sábado (13) em toda a Paraíba. Os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Monteiro vão realizar eventos dedicados ao combate contra o mosquito Aedes aegypti e contar com a presença de autoridades, como o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O dia D de combate à dengue e zika vai ser realizado neste sábado (13) em toda a Paraíba. Os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Monteiro vão realizar eventos dedicados ao combate contra o mosquito Aedes aegypti e contar com a presença de autoridades, como oNa Capital, mais de 300 agentes de saúde ambiental estarão distribuídos na Praça da Independência, Praça do Coqueiral, Praça da Paz, Praça da Juventude, Praça do Cajú, Busto de Tamandaré, Ponto Cem Réis, Mercado Central, Mercado da Torre, Mercado do Oitizeiro, Mercado de Mangabeira, Mercado do Bairro dos Estados, Mercado do Valentina Figueiredo, Mercado do Geisel e Mercado do Rangel, a partir das 6h, orientando moradores sobre como evitar focos do mosquito.


Além disso, 800 militares do Exército vão visitar os bairros do Centro, Torre, Alto do Mateus, Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários, Grotão, Mangabeira e Valentina para combater focos do mosquito.
Ações também ocorrem em Campina Grande

Em Campina Grande, o dia D vai contar com a participação de agentes de combate às endemias que vão visitar doze bairros da cidade para monitorar e combater focos de proliferação do Aedes.

A ação também vai contar com a participação de militares do Exército. Casas que estejam fechadas, segundo a prefeitura, vão ser invadidas pelos agentes para que seja realizada a limpeza do local.

Outras cidades da PB também participam do combate

Antecipando as ações do dia D de combate ao mosquito, moradores de Cabedelo receberam, na quinta-feira (11), a visita de militares do Exército que efetuaram combate aos possíveis criadouros e focos do Aedes aegypti.

Em Monteiro, 500 profissionais, entre soldados do Exército, agentes de endemias e voluntários, vão participar do combate aos focos do mosquito. A equipe vai ser dividida em 20 grupos, que vão visitar, a partir das 8h do sábado, diversos bairros da cidade.

Combate vai receber o reforço de kits e panfletos

Para auxiliar o combate ao mosquito, o governo estadual distribuiu parte de 551 kits de equipamentos para agentes de endemias que fazem parte da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), em Campina Grande.

Os kits são compostos de bolsa de lona, trena, lanterna, régua, prancheta, lápis, caneta, repelente e protetor solar e vão ajudar os agentes a realizarem visitas as casas.

Já os Correios vão iniciar, também neste sábado, a entrega de 280 mil panfletos, em casas e comércios da Paraíba, com informações sobre como identificar pontos de reprodução do Aedes aegypti e como combatê-lo.

Paraíba é o estado com mais imóveis vistoriados

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Paraíba é o estado brasileiro com o maior percentual de imóveis que já receberam a vistoria de combate ao Aedes aegypti.

No total, mais de 931 mil imóveis já foram visitados pelos agentes de combate em 220 dos 223 municípios paraibanos. O número corresponde a 79,11% dos imóveis do Estado, ficando bem acima da média nacional, que é em torno dos 35% de casas visitadas.

Ao todo, a campanha contra o Aedes aegypti tem a intenção de promover visitas em 67 milhões de imóveis em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário