O publicitário e especialista em campanhas
eleitorais, Ruy Dantas, participou do I Simpósio de Direito Eleitoral do
Nordeste, realizado em Campina Grande entre os dias 11 e 13 de maio,
que contou com a presença de profissionais ligados à área e que
refletiram sobre assuntos como a legislação da propaganda eleitoral,
financiamentos de campanha, marketing eleitoral, processos jurídicos,
redes sociais, entre outros temas relevantes para o setor.
Ruy Dantas fez parte do painel “Propaganda e Marketing Eleitoral”,
que foi mediado pelo advogado Carlos Frederico Nóbrega Farias, e contou
com a participação do também publicitário Stalimir Vieira e do advogado,
José Fernandes Mariz.
O publicitário começou sua apresentação enfatizando a importância
estar sempre atento aos meios de comunicação que estão mostrando
diariamente a prática da corrupção no País e deixando os eleitores cada
vez mais atentos às atividades de seus candidatos.
Outro ponto que Ruy levantou foi quanto ao uso das Redes Sociais e
sua importância em uma campanha eleitoral. Para ele, entender a
segmentação dessas ferramentas é primordial para direcionar a
comunicação e pulverizar a mensagem de um candidato ou partido. “Hoje as
pessoas têm acesso à informação, acabou o tempo que o marqueteiro era o
único que pautava a estratégia de uma campanha. Atualmente o eleitor é
quem faz esse papel. Quem não estiver preparado e for humilde para
entender isso, irá sucumbir”, alertou.
Entretanto, Ruy lembrou da importância em ter cautela no uso dessas
ferramentas, pois dosar a quantidade de postagem é primordial para
alcançar um número considerável de pessoas. “Quando se trata de conteúdo
para redes sociais, o que importa é a qualidade das postagens e não a
quantidade. Quanto mais postagens, menos alcance. Nesse ambiente menos é
mais”, afirmou.
Outra ponderação importante foi quanto ao uso do WhatsApp, que para
Ruy é a Rede Social com mais impacto e penetração entre os eleitores.
“Esse aplicativo nos permite criar todo tipo de informação, factoides e
notícias que serão difundidas rápida e democraticamente, e que deixa o
trabalho do marqueteiro mais dinâmico e intenso”, afirmou.
Posicionar o candidato, trabalhar um discurso unificado, produzir
conteúdo segmentado para cada público, são apenas alguns dos pontos
essenciais para o trabalho do marketing nas eleições. Porém, um fator
extra também influencia no trabalho desse profissional: o poder de
argumentação da militância.
Ruy lembrou que o PT é o partido que faz um trabalho muito forte e
que gera ótimos resultados. “A militância do partido recebe uma
doutrina fantástica. O discurso de golpe, por exemplo, serviu para botar
a militância na rua, e defendia o projeto do governo de forma
espetacular e replica o discurso fortemente”, explicou.
Ele acredita que o militante bem aconselhado vai enfatizar somente
aquilo que o partido quer e terá uma ótima argumentação nos debates nas
Redes Sociais. “Esse militante não entra em outros assuntos, apenas usa o
discurso que lhe foi passado. Isso é uma estratégia de marketing que
alguns partidos usam com muita competência”, comenta Ruy, que completa:
“quando uma gestão desgastada vai enfrentar um partido com uma
militância forte a chance de ganhar é muito pequena”, diz.
O especialista finalizou enfatizando a possibilidade de nas eleições
deste ano termos muitas surpresas, pois os profissionais do mercado
ainda precisam estar preparados para lidar com as mudanças que o mercado
impôs. “Ou mudamos nossas atitudes, ou ainda veremos muitos resultados
inesperados no próximo pleito”, finalizou.
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