terça-feira, 17 de maio de 2016

Moradores do Conjunto José Lins do Rêgo em Itabaiana-PB temem por novas enchentes em riacho

Ponte sendo construída em riacho

Os moradores do Conjunto José Lins do Rego, em Itabaiana, e artérias próximas como a Rua Coronel Manoel Pereira Borges, estão preocupados com possível transbordo do riacho que corta a cidade e que passa nos quintais das residências dessas localidades. Segundo eles, o problema ocorre há muito tempo e faltam ações definitivas por parte da prefeitura para resolver a questão. Com a temporada das chuvas, muita gente relembra os prejuízos causados após fortes temporais.

Durante sete anos, a jornalista Socorro Almeida morou no Conjunto José Lins do Rego. Ela diz que já foi vítima de duas enchentes. “A última foi a mais traumática. Perdi móveis e o desespero foi geral”, conta ela. Quando chove forte, os moradores ficam em estado de alerta. Tem muito lixo no riacho, já bastante assoreado.
A Prefeitura Municipal de Itabaiana não anuncia nenhuma obra de controle das enchentes no riacho, mas autorizou a construção de uma ponte que, segundo os moradores, além de represar a água, vai acumular o volume que desce de outras localidades, impedindo o curso normal. “As enchentes serão certamente mais fortes”, acredita Socorro, para quem a obra é inviável e coloca em risco as casas e seus moradores. “Cadê que mandam retirar o lixo e o matagal que represa o riacho?”, pergunta ela.

Sem manutenção para evitar o assoreamento do riacho, configura-se uma tragédia anunciada, conforme os moradores. “Se tivéssemos uma manutenção constante no riacho, seria possível evitar muitas perdas de moradores e contaminação pelas águas poluídas”, acredita ela. “Em vez de dragagem e manutenção do riacho, constroem uma ‘ponte’ totalmente irregular”, completou outro morador do Conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário