terça-feira, 17 de maio de 2016

JUSTIÇA FEDERAL: Decisão proíbe MST de bloqueio à rodovias na Paraíba

Manifestação realizada contra o impeachment na entrada de Bayuex
Manifestação realizada contra o impeachment na entrada de Bayuex
A Justiça Federal na Paraíba, em decisão liminar, acolheu pedido da União Federal e determinou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se abstenha de ocupar, obstruir ou dificultar a passagem nos trechos das Rodovias BR 101 (trecho paraibano) e BR 230 (desde o Município de Cabedelo até o de Mogeiro).

Na decisão emitida pela 2º Vara Federal, a Polícia Rodoviária Federal e demais autoridades policiais estão autorizadas a adotar as medidas necessárias ao resguardo da ordem nos trechos das rodovias citadas e em seu entorno e, principalmente, à segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento que porventura venham a se posicionar em locais inapropriados.
Caso a decisão judicial seja descumprida, será fixada multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por hora de indevida ocupação e interdição das Rodovias BR 101 e BR 230.

A liminar – concedida no dia 20 de abril – veda o uso da rodovia (rolamento e acostamentos) para exercício do direito de reunião. No entanto, permite o deslocamento pacífico do grupo pelas margens da rodovia, desde que sem praticar qualquer ato que impeça, dificulte ou coloque em risco o trânsito de pessoas e de veículos.

Lira anuncia empréstimo de R$ 100 mi para a PB

Senador informa que recursos será investido no turismo (foto: divulgação)
Senador informa que recursos será investido no turismo (foto: divulgação)
O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou, nesta terça-feira (17), a aprovação, na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal, um empréstimo no valor de R$ 100 milhões para a Paraíba. Vice-presidente da comissão, Raimundo Lira gravou um vídeo parabenizando o estado pela conquista e informando os detalhes do empréstimo.
De acordo com Raimundo Lira, que presidiu a sessão da CAE na qual foi aprovado o empréstimo, o valor aprovado de R$ 100 milhões será investido na área de Turismo.
“Tenho o prazer de informar à Paraíba e, especialmente, ao povo paraibano que hoje, aqui na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que eu tive o prazer de presidir, aprovamos um empréstimo internacional de aproximadamente R$ 100 Milhões para a Paraíba investir na área de turismo e criar mais empregos. Portanto, a Paraíba está de parabéns”, afirmou o Senador.
Proposta de Lira aprovada – De acordo com a Agencia Senado de Notícias, o empréstimo, com garantia da União, tem como objetivo financiar parcialmente o Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A agência informa que a CAE aprovou a reabertura do prazo de 540 dias para o estado concluir a contratação.

Secretário de Comunicação mira Manoel Jr.: “Esqueceu JP para defender Cunha”

Diego Tavares
O secretário de comunicação da prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, aconselha o deputado federal Manoel Junior a se informar melhor sobre a realidade da cidade e sobre o conjunto de ações que têm sido realizadas pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo.
Para Diego, o deputado peemedebista se dedicou muito à defesa do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ficou sem tempo para acompanhar os avanços vividos pela capital paraibana.
“Descordo a opinião do deputado Manoel Junior, acho que ele passou muito tempo em Brasília defendendo Eduardo Cunha, fazendo sua a sua campanha, frequentando as festas e esqueceu de acompanhar o que está acontecendo em João Pessoa”, afirmou.
Tavares relacionou várias ações da gestão municipal que mostram o bom momento vivido hoje por João Pessoa, inclusive em relação a outras capitais do País.
“Ano passado o prefeito Luciano Cartaxo entregou 70 obras, e até o aniversário da cidade, em agosto, serão outras 68 obras. Hoje você vê outras cidades atrasando salários, com dificuldades para executar ações importantes nas mais diversas áreas”, observou.
Diego lembrou uma frase do prefeito Luciano Cartaxo para explicar o volume de entregas da gestão, ao mesmo tempo em que algumas lideranças se preocupam apenas com campanha eleitoral, sem atuar verdadeiramente em favor da população:
“O prefeito sempre repete que quem só pensa em eleição esquece da gestão. O povo  quer soluções, resultados. Ninguém aguenta mais promessa vazia”, disse.

ENERGISA faz gato nas contas dos consumidores de ITABAIANA

Acostumada a descobrir gato, a Energisa resolveu se vingar, e fez milhares de gatos nas contas dos consumidores de Itabaiana. 
Aproveitando-se uma lei aprovada pela câmara municipal em 2005. A energisa resolveu aumentar a tarifa de iluminação pública dos consumidores de Itabaiana.
Pela lei ainda vigente, quem consome entre 101 kilowatts-hora a 200 kilowatts-hora pagava 1% do valor da conta de energia. Pelo GATO realizado pela energisa, esse percentual chega a 10% do valor da conta. Exemplo: quem pagava R$ 2,30 agora paga R$ 11,50 e assim sucessivamente (aumento de até 1000% ). Agora quem determina os  valores  cobrados pela tarifa de iluminação pública de Itabaiana é a energisa.
Com esses novos valores, a tarifa de iluminação já é o segundo imposto mais caro da conta de luz dos consumidores de Itabaiana (só perde para o ICMS).  *Segundo comentário na cidade, houve um acordo entre a Energisa e a prefeitura de Itabaiana... vamos aguardar pra saber...
Abaixo a tabela com os percentuais aprovados em lei.
E um exemplo do gato da energisa na conta de luz.
-
-

“Precisamos é de água, não de fogo”, diz ato organizado contra passagem da Tocha na PB

Protesto organizado pelas redes sociais promete apagar a chama da tocha olímpica durante a passagem dela em Campina Grande. O símbolo do maior evento esportivo de todo planeta chega à cidade no dia 2 de junho. No Facebook, uma página intitulada ‘Campina Pede Socorro’ diz que a cidade “precisa de água, e não de fogo”.

Em menos de 24 horas, a convocação para protesto contra o revezamento da tocha na cidade teve mais de 200 reações, entre curtidas e compartilhamentos. A postagem sugere “apagar o fogo da tocha com água poluída do Açude Velho”. A mensagem alerta ainda para o baixo volume do Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, que abastece a região. No início da semana, o Portal Correio apurou que o nível do reservatório caiu para 9,9% e que, por conta disso, o racionamento irá aumentar em Campina.

“No dia 2 de junho a nossa cidade estará com cerca de 8,8% de capacidade [de água], ou seja, estaremos em uma situação catastrófica por conta desse descaso e falta de atenção para um problema tão sério como esse! Ao mesmo tempo, essa palhaçada de tocha olímpica estará “desfilando” no cartão postal de nossa cidade! Uma festa que não é nossa e que só contribuirá para desviar a atenção da mídia e das dificuldades que estamos e que iremos passar nos próximo dias! Nossas armas? Panelas, faixas, baldes e um belo banho de água poluída do Açude Velho, irão apagar essa velinha que “homenageia” 3 anos dessa situação de racionamento em nossa cidade!”, diz o texto.

Nos comentários da postagem, internautas divergiram entre apoio à manifestação e críticas ao “radicalismo” proposto pela organização do protesto. Parte deles concorda que a situação em Campina Grande é crítica, mas diz que a passagem da tocha olímpica não é o momento para protesto. Outros defendem reivindicações durante o evento, mas dizem que não é necessário apagar o fogo olímpico. Há ainda quem sugira protestos durante o São João e critica os tradicionais 30 dias de festa durante o período.

A tocha olímpica chega à Paraíba no dia 2 de junho. A primeira parada será em Pedras de Fogo. Na sequência, o símbolo segue para Itabaiana e Campina Grande. O revezamento continua no dia seguinte, quando a tocha passará por Guarabira, Sapé e João Pessoa. Da capital paraibana, o fogo olímpico segue para Mamanguape, onde encerrará sua passagem pelo estado.

Senador Zé Maranhão deixa Ricardo Coutinho “à vontade” para decidir sobre permanência da aliança com o PMDB

Para o senador e presidente do PMDB da Paraíba José Maranhão, o apoio do partido ao Governo do Estado, selado ainda no segundo turno das eleições estaduais de 2014, não pode ser considerado benéfico para a legenda. Ele exprimiu as insatisfações com alguns líderes socialistas e deixou o governador Ricardo Coutinho (PSB) “à vontade” para decidir sobre a permanência da aliança com o PMDB.
“O que estou dizendo é que eu não
ensejei o rompimento e nem pretendo fazê-lo. Deixo o governador à vontade para ele para ele considerar ou não considerar essa aliança importante. Eu também não posso dizer que ela está sendo boa para o PMDB”, afirmou.
Segundo ele, o PSB precisa separar o processo eleitoral de 2014 com o de 2016, mas o PMDB é constantemente questionado, de acordo com o peemedebistas, por lideranças do grupo girassol.
“Alguns seguimentos do PSB insistem que o PMDB só é aliado se apoiar os candidatos que o PSB está apresentando e isso não é possível se fazer com partido nenhum, muito menos com o partido da expressão do PMDB”, relatou.
O PMDB, assim como o PSB, tem candidatura própria a prefeito nos dois maiores colégios eleitorais da Paraíba. Em João Pessoa o candidato peemedebista é o deputado federal Manoel Júnior e em Campina Grande o nome que encabeça a chapa é o do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo. Já o PSB tem as pré-candidaturas lançadas da secretária do Governo do Estado Cida Ramos, em João Pessoa, e do deputado estadual Adriano Galdino, em Campina Grande.
Maranhão deixou o recado de que o seu partido não ficará “a reboque” de ninguém. “O PMDB não pode aceitar andar voluntariamente a reboque de quem quer que seja, mesmo porque nós não fizemos essa aliança. Nossa aliança foi para apoiar Ricardo Coutinho e nós apoiamos de forma clara, leal, sincera e de forma prática porque oferecemos resultados muitos mais confortáveis para o governador do que para nós”, disse.

Inscrição para o ENEM termina na sexta e candidatos ainda podem buscar isenção da taxa

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (20). Até a manhã desta segunda-feira (16) o número de candidatos inscritos era de 4.109.314. As provas serão aplicadas nos dias cinco e seis de novembro.
Dois grupos de candidatos podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Estudantes que estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em
escolas públicas, declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, e forem concluintes do Ensino Médio no mesmo ano em que participarem do Enem, automaticamente, são beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, cujo valor atual é de R$ 68.
Candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, beneficiados pela Lei 12.799, e estudantes cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem ser contemplados com a gratuidade, mediante declaração de carência.
Como solicitar
O benefício pode ser requerido no ato da inscrição no Enem, exclusivamente pela internet. Além de responder o formulário padrão, o solicitante deve declarar carência socioeconômica, ou seja, responder a várias perguntas sobre sua situação social e financeira. Ele também deverá dispor dos documentos comprobatórios da situação declarada.
Vale ressaltar que se o candidato fornecer alguma informação destoante da realidade, ele pode responder por crime contra a fé pública e ser eliminado do Exame. O prazo para solicitação de isenção é sempre o mesmo destinado para as inscrições.
Resultado
 
A concessão ou não do benefício deve ser verificada pelo próprio participante, no site do Exame, através de consulta individual, 48 horas depois da solicitação da isenção. Os candidatos com pedidos indeferidos deverão gerar a GRU Simples na página do Participante e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido pelo Edital para ter sua inscrição confirmada e participação garantida.
 Regra
 
Os candidatos que obtiverem a gratuidade e que não comparecerem para a realização das provas nos dois dias de aplicação não terão direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição na próxima edição do Enem, se desejar realizá-lo novamente. A nova regra objetiva diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.
 
Caso o estudante tenha que se ausentar no exame, ele deverá justificar sua falta junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão irá analisar a justificativa apresentada e decidir pela concessão ou não do benefício na próxima edição do Exame para o respectivo candidato.
Cerca de 75% dos participantes do Enem não precisam pagar a taxa de inscrição. Se você atende algum dos critérios citados acima, inscreva-se e garanta o desconto, que é dever do Estado e direito do cidadão.

Em João Pessoa, Lauremília propõe que PSDB exija vaga de vice, mas não coloca seu nome à disposição

Assim como já declararam o presidente do PSDB na Paraíba, Ruy Carneiro, e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), as discussões sobre a política de alianças do partido para as eleições em João Pessoa se intensificarão esta semana, informou a presidente da legenda na Capital, Lauremília Lucena. Ela propôs que o PSDB coloque a condição de ter a vaga de candidato a vice-prefeito para fechar aliança.
 
“Qual o partido não quer indicar o
candidato a vice-prefeito? Cássio ia conversar sobre isso com Luciano Cartaxo e com Manoel Júnior. Eu acho que poderia ser colocada a condição de ter a vaga de vice, temos quadros para isso e seria bom para o partido, mas essa é minha opinião pessoal”, disse.
 
Lauremília destacou que o partido tem “bons quadros” para indicar o candidato a vice-prefeito, mas afirmou que o seu nome não está disponível. “Eu não posso colocar meu nome a disposição, já que Cícero não está participando da política. Tenho que respeitar ele, mas temos bons quadros com nossos vereadores e o próprio Ruy Carneiro”, explicou.
O PSDB estuda fechar qual pré-candidatura irá fechar aliança. Entre as opções estão a pré-candidatura de reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), a do deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e a do deputado federal Wilson Filho (PSD). Os vereadores tucanos, Eliza Virgínia, Luiz Flávio, e Marcus Vinícius, já externaram o desejo de apoiar Cartaxo. Cássio também já demonstrou que a tendência é seguir com o atual prefeito.

Corte no Bolsa Família pode chegar a 10% dos beneficiários

Mais duas pastas da área social do novo governo vão rever programas e atos da gestão petista. No Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, um pente-fino no Bolsa Família poderá levar ao desligamento de até 10% dos beneficiários, segundo projeção feita pelo ministro Osmar Terra ao GLOBO. No Ministério da Educação e Cultura (MEC), a ordem foi revisar todas as deliberações publicadas nos últimos 30 dias. Além da legalidade das medidas do
ex-ministro Aloizio Mercadante e sua equipe, o novo ministro da pasta, Mendonça Filho, vai avaliar o mérito dos atos, podendo revogá-los.
As mudanças no Bolsa Família, segundo Terra, incluem um aprimoramento na fiscalização do programa, com cruzamento de diversas bases de dados do governo, para checar se as cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias cumprem a condição de baixa renda exigida. Estudos feitos desde a elaboração do Travessia Social, programa de governo do presidente interino Michel Temer, projetam que 10% dos atendidos estão fora dos critérios. Osmar Terra destacou que a proporção pode ser até maior:
— Se for cruzar todos os dados, pode dar mais, de 20% a 30%, mas estamos falando de uma população flutuante, que melhora de vida e piora rapidamente. O importante é dizer que será um processo gradual, que não prejudicará a população que realmente precisa. Inclusive a família que eventualmente sair do programa terá as portas abertas para voltar, em caso de necessidade.
REAJUSTE CONFIRMADO
Terra disse que o governo Temer vai garantir o reajuste de 10% no Bolsa Família anunciado pela presidente afastada Dilma Rousseff em 1º de maio. Como foi anunciado pela gestão anterior, ele confirmou que há R$ 1 bilhão no Orçamento disponibilizado para custear a medida. O ministro estima que, até o fim de junho, a correção do valor dos benefícios será confirmada.
— Foi um gesto político de Dilma. Completaremos o serviço que ela não fez. Vamos garantir porque (o benefício) está defasado com a alta da inflação, que é acima da média no caso dos produtos que são consumidos com o recurso do Bolsa Família — afirmou Terra.
No MEC, as reavaliações começaram ainda na sexta-feira, primeiro dia de Mendonça Filho à frente da pasta. Ele determinou à Consultoria Jurídica do órgão uma devassa nos atos recentes da gestão anterior. A suspeita é que deliberações tenham sido apressadas de forma indevida.
Um dos atos que poderão ser anulados é o decreto presidencial de 10 de maio que nomeou 12 conselheiros no Conselho Nacional de Educação, que tem 24 membros no total. A troca de cadeiras estava marcada apenas para 3 de julho. Foi antecipada sob o argumento de que havia risco de descontinuidade dos trabalhos.
Para Mendonça, é preciso avaliar se a real intenção não foi assegurar assentos para pessoas ligadas aos petistas no conselho, que tem um poder de interferência grande na política do MEC. Cabe ao colegiado referendar diversas políticas a serem adotadas na Educação.
A Consultoria Jurídica está recuperando decretos anteriores para verificar se é praxe antecipar em quase dois meses a troca de conselheiros. Dos 12 nomeados antes do final do mandato, cinco foram reconduzidos, e sete são novos.
Outro ato na mira da nova gestão é uma portaria que mudou regras para aquisição e distribuição de materiais digitais a escolas de educação básica. Por envolver recursos expressivos, as alterações serão analisadas com cuidado e podem ser revogadas. Paira sobre os colaboradores de Mendonça a sensação de que a gestão petista deixou diversas “cascas de banana” em forma de decretos, portarias e resoluções publicados nos últimos dias.
Na segunda-feira, Mendonça gravou um vídeo para desmentir boatos que circulam na internet sobre cortes de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O ministro vem afirmando que preservará iniciativas importantes da pasta e que, neste momento, nenhum corte está sendo considerado. Na sexta-feira, ele também teve que divulgar nota de esclarecimento sobre mensagens nas redes sociais atribuindo ao novo governo a suspensão de bolsas de assistência universitária, que havia sido efetivada três dias antes.
MUDANÇA NO INEP
A nova presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) será Maria Inês Fini, doutora em Educação e com passagem pelo órgão durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Ligada ao PSDB, ela também foi colaboradora do governo José Serra em São Paulo.
Ela comandou projetos de reestruturação curricular e avaliação. No Inep, trabalhou na criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nasceu como teste para medir o conhecimento antes de se transformar em vestibular unificado.
Maria Inês foi indicada por Maria Helena Guimarães de Castro, nova secretária-executiva do MEC. As duas lecionaram na Universidade Estadual de Campinas e trabalharam juntas no Inep, onde Maria Helena era presidente. Luiz Roberto Curi, empossado recentemente na presidência do Inep, recebeu pela imprensa a notícia de que sua sucessora fora escolhida.
A montagem da equipe deve ser concluída esta semana. Alguns nomes cotados para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC são de dois ex-reitores da Universidade Federal Rural de Pernambuco: Emídio Cantídio, que já foi diretor de Programas e Bolsas da Capes, e Valmar Correia. Para a Secretaria de Educação Básica (SEB), um forte candidato é Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Capes poderá ser comandada por Abílio Baeta, que já foi secretário do MEC no governo FH.
Maria Helena deixou, na segunda-feira, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), ligada ao governo Geraldo Alckmin, para auxiliar Mendonça Filho na definição dos nomes.
O Globo

Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana faz vacinação nesta quarta-feira dia 18

Nesta quarta-feira (18) será realizado vacinação para idosos e doentes crônicos que ainda não se imunizaram contra a influenza. A ação acontecerá em frente da Secretaria Municipal de Saúde a partir das 08h seguindo até às 12h.
Para se vacinar
Um documento de identificação e, prescrição ou laudo médico para comprovar a doença crônica.
Crianças
Seis meses a menores de cinco anos os pais ou responsáveis procurem a
sala de vacina mais próxima da sua residência e levem o cartão de vacinação.