terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cássio visita cinco cidades do Cariri e promete obras para região

Começando pelo Congo e passando por Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, o tucano conversou com a população

Foto: Divulgação
Cássio Cunha Lima dá continuidade a vários comícios

O candidato a governador pela coligação ‘A Vontade do Povo’, Cássio Cunha Lima (PSDB), fez comícios na tarde e noite dessa segunda-feira (20) em cinco cidades do Cariri paraibano, onde reiterou seus compromissos e garantiu trabalhar ainda mais pela região, caso seja eleito no próximo domingo (26).
Começando pelo Congo e passando por Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, o tucano conversou com a população e focou na desconstrução do discurso da candidatura do atual governo, Ricardo Coutinho (PSB).

"Além de trazer o agradecimento a vocês que me ajudaram a vencer o primeiro turno das eleições, trago também uma palavra de tranquilidade em relação ao prosseguimento das obras das estradas. Até porque esse Anel do Cariri foi projetado e iniciado no nosso governo, com a conclusão das estradas que ligam Zabelê a Monteiro e Sumé ao Congo. Como é que não vou continuar uma obra concebida ainda no meu governo?", disse o senador.

Ao lado do deputado estadual reeleito João Henrique (DEM) e do vereador Bruno Cunha Lima (PSDB), que vai ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa a partir de 2015, Cássio foi recebido em Zabelê. A prefeita Íris Henrique (DEM) e o vice-prefeito Zé Cláudio, além de vereadores e lideranças da região, recepcionaram o candidato tucano no palanque.

"Vamos reconciliar o Estado com as prefeituras através das parcerias. E ao lado da prefeita Íris, vamos fortalecer a infraestrutura dessa cidade. Tenho certeza que são muitas ruas que precisam de calçamento. São programas de geração de renda que precisam ser restabelecidos. Vamos trazer de volta o programa do Pão e do Leite", comprometeu-se Cássio, antes de seguir para Monteiro.

Fonte: Portal Correio

Ricardo promete Hospital da Mulher em Cruz das Armas, na Capital

socialista caminhou nas principais ruas do bairro ao lado de lideranças importantes, como Lucélio Cartaxo e o vereador Zezinho Botafogo

Foto: Divulgação
Ricardo Coutinho participou de caminhadas pelas ruas de Cruz das Armas em João Pessoa

O candidato a reeleição pela coligação ‘A Força do Trabalho’, governador Ricardo Coutinho (PSB), promoveu na noite dessa segunda-feira (20) caminhada no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. O socialista caminhou nas principais ruas do bairro ao lado de lideranças importantes, como Lucélio Cartaxo (PT) e o vereador Zezinho Botafogo (PSB).
Durante a caminhada pelo bairro, Ricardo relembrou seu compromisso em construir o Hospital da Mulher, onde hoje funciona a Maternidade Frei Damião. O hospital integrará a rede obstétrica da Paraíba, ampliada, segundo ele, em 45% durante a gestão do socialista, com melhorias em centros especializados como a maternidade de alta complexidade de Patos e a maternidade do Hospital de Mamanguape.

“Estamos construindo o Hospital Metropolitano de Santa Rita, que terá uma maternidade, e vou transformar a maternidade Frei Damião no Hospital da Mulher e, dentro dele, instalar mais uma maternidade de alta complexidade”, garantiu o candidato, durante discurso no final da caminhada.

Fonte: Portal Correio

Grávida é presa com três tabletes de crack no Terminal Rodoviário da Capital

Jovem veio do estado de São Paulo, em um ônibus, e foi presa graças a uma denúncia anônima. Ela não informou para quem estaria trazendo as drogas

Foto: Portal Correio

Uma mulher grávida foi presa por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), na tarde desta segunda-feira (20), no Terminal Rodoviário da Capital, com três tabletes de crack dentro de uma mala. Segundo a delegada da DRE, Júlia Valeska, a jovem veio do estado de São Paulo, em um ônibus, e foi presa graças a uma denúncia anônima.
Segundo a delegada, a jovem teria saído de João Pessoa na última sexta-feira (17) com destino a cidade de São Paulo apenas para buscar as drogas. Uma denúncia anônima foi feita para a DRE de João Pessoa e, a partir daí, a investigação foi estabelecida para apurar a rota que a suspeita iria tomar. 

De acordo com Júlia Valeska, uma vigilância foi montada para aguardar a chegada da suspeita. “Montamos um vigilância na rodoviária e pela descrição da denúncia apenas aguardamos a chegada dela. Na abordagem, a jovem se mostrou nervosa e acabou confessando o crime. Ela só não informou para quem estaria levando os tabletes de crack”, afirmou.

A mulher foi levada para a DRE da Capital, onde terá o depoimento colhido e será encaminhada para a Justiça.

Fonte: Portal Correio

Dilma ataca tucanos em único estado do Nordeste que não ganhou no 1° turno

Candidata foi recebida em Petrolina por caravanas de outros estado; em Goiana, petista voltou a criticar proposta de Arminio Fraga para os bancos públicos

Por 



Dilma faz ato de campanha em Petrolina, Pernambuco - Divulgação


PETROLINA (PE) - Sob sol quente do sertão nordestino, cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, receberam a presidente Dilma Roussef no centro de Petrolina, em Pernambuco. Eleitores que vieram em caravanas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais esperaram por mais de cinco horas para ver a presidente. Durante discurso, a petista mandou um recado aos tucanos:


- Essa é uma das mais importantes regiões do país, apesar do que acham os tucanos. Eles falaram que os votos que eu recebi no semiárido no Nordeste eram de pessoas ignorantes. Nós somos ignorantes porque ignoramos os tucanos - disse Dilma se referindo a mensagens de preconceito e discriminação sobre os nordestinos divulgadas na internet após a vitória da petista no primeiro turno. Dilma ganhou em todos os estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco.


A coligação do candidato do PSDB, Aécio Neves, entrou com uma representação no Ministério Público Federal para pedir investigação da origem da divulgação das mensagens na internet. No Facebook, o candidato tucano chegou a acusar o PT de forjar críticas aos nordestinos nas redes sociais.
Em Petrolina, a presidente disse também não reconhecer nos tucanos alguém que fez uma política a favor de nenhum estado brasileiro e muito menos pelo Nordeste.
- Os tucanos têm uma visão ultrapassada do Brasil. Não sabem que o Brasil e esta região estão mudando pelo braço, garra, esforço de seu próprio povo e pelas oportunidades que os governos de Lula e o meu governo fizeram aqui no semiárido -ressaltou, pedindo em seguida o voto dos eleitores no dia 26 de outubro.

As palavras da presidente tiveram peso junto ao público que gritava em apoio. O coordenador nacional da Articulação do Semiárido (ASA), Naidison Batista, expressou o apoio à reeleição de Dilma Roussef lembrando que “ainda falta muita coisa a se fazer pelo semiárido brasileiro como reforma agrária adequada e acesso das comunidades aos seus territórios, rio revitalizado para levar vida a todos”.


Em Goiana, a 60 Km da capital pernambucana, a candidata enviou um recado para a eventual equipe econômica do seu adversário. Para a petista, quem tem interesse na redução do papel dos bancos públicos no governo federal, "é quem tem visão estreita da realidade do Brasil, ou quer beneficiar segmentos privados", que, segundo Dilma "não financiam programas sociais". Dilma fez o comentário justificando que o eventual ministro da Fazenda de seu adversário, Arminio Fraga, tem dito que vai fazer auditoria nos bancos públicos.
Apesar da programação ser tida como uma agenda presidencial, Dilma, que visitou uma fábrica da Fiat que é implantada no município pernambucano, foi acompanhada do ex-presidente Lula, e fez comparações entre a atuação dos governo federal na gestão tucana, até 2002, e na gestão petista.

Fonte: O Globo

Aécio admite 2º turno ‘marcado por agressões’ e Dilma compara governos do PT e PSDB

Na TV, tucano diz que 'mentira anônima' coloca campanha 'na lama' e Lula fala em conquistas ameaçadas

Foto: Reprodução
RIO — No programa eleitoral dos candidatos à Presidência desta terça-feira, Aécio Neves (PSDB) destacou os apoios recebidos no início do segundo turno, como o de Marina Silva (PSB) e de Renata Campos, e disse que “o segundo turno começou marcado por muitas agressões, o que é uma pena”. O candidato disse ainda que não tem o “menor problema em aceitar críticas” e que está pagando “um preço pequeno para melhorar a vida” das pessoas. Desde o início da segunda etapa das eleições, as propagandas e debates tem sido marcadas por ataques tanto de Aécio quando de Dilma Rousseff (PT), o que fez com que o Tribunal Superior Eleitoral criasse uma jurisprudência para restringi-los no rádio e na TV.
— Isso faz parte do jogo política de toda campanha, mas quando a crítica se transforma em ataque e quando esse ataque se transforma em mentira, e mais grave ainda, quando a mentira é anônima, aí a campanha vai para a lama — afirmou — Mas se ser atacado é o preço que uma pessoa tem que pagar para melhorar a vida da nossa gente, se esse é o preço que eu tenho que pagar para resgatar aquilo que o Brasil tem de melhor, então esse é um preço muito pequeno comparados aos problemas que a nossa gente enfrenta todos os dias.

O programa tucano, entretanto, manteve ataques. Como na propaganda desta segunda-feira, mostrou recortes de sites noticiosos que denunciavam problemas na gestão econômica de Dilma Rousseff (PT). Em outro trecho, o programa tucano contrapôs uma fala de Dilma no debate da Record, em que a candidata exalta as obras de transposição do Rio São Francisco, a cenas de canais vazios nos locais da obra e seca no Nordeste, e afirma que a transposição “a todo momento enfrenta paralisações e problemas de projetos”.
Os tucanos também veicularam cenas de comícios e carreatas recentes de Aécio, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e na Paraíba, três estados onde Dilma esteve na frente na votação do primeiro turno. Na ala dos “famosos”, pediram voto para Aécio durante a propaganda os atores Lima Duarte e Rosamaria Murtinho.


Foto: Reprodução


Já o programa de Dilma seguiu com a estratégia de pedir ao eleitor que compare o Brasil de hoje com o “Brasil do passado”, atribuindo às gestões tucanas problemas sociais e econômicos. O ex-presidente Lula dá um depoimento em favor da candidata do partido, afirmando que as conquistas e direitos dos brasileiros estão “sob ameaça”.
— A escolha é muito séria e vocês que ajudaram a transformar o Brasil nos últimos 12 anos sabem que os direitos e as conquistas dos trabalhadores estão sob ameaça. Nossa escolha vai determinar se o Brasil vai continuar avançando ou vai ter um retrocesso. Quem vai continuar protegendo o emprego e a renda do trabalhador? É preciso mostrar os interesses representados pelos dois candidatos.

Os petistas voltaram a atacar Armínio Fraga, ex-presidente do Branco Central e indicado como Aécio como seu ministro da Fazenda caso seja eleito. Em depoimento, Dilma critica “medidas impopulares” que Aécio disse que vai implantar e questionou a visão de Armínio sobre a redução do poder dos bancos públicos.
— Não é segredo para ninguém que o país é um país com muitos problemas. Mas quando a gente compara o Brasil de hoje com aquele que eu e Lula encontramos a diferença é enorme. Não precisamos mais nos humilhar diante do FMI — disse Dilma.


Fonte: O Globo

TSE propõe julgar em 4 horas pedidos de direito de resposta

Objetivo é garantir que agressões sejam revidadas até sábado à noite

Foto: Reprodução

Ministro Dias Toffoli - presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


BRASÍLIA — O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, apresenta nesta terça-feira uma proposta para diminuir de 24 para quatro horas o prazo para julgamento de pedidos de direito de resposta no horário eleitoral gratuito. Ele quer garantir que respostas a eventuais agressões de adversários sejam veiculadas em rádio e televisão, inclusive no sábado à noite, pouco antes do segundo turno das eleições.


A proposta de Toffoli será analisada pelos demais ministros. O presidente quer evitar que o último programa eleitoral, na sexta-feira à noite, seja usado para agressões mais pesadas. Com o prazo da lei em vigor, de 24 horas, o tribunal poderia não ter tempo hábil para punir ataques de última hora.
Para julgar todas as representações dos candidatos, especialmente dos concorrentes à Presidência da República, Toffoli convocou sessões extras do tribunal. Normalmente, os julgamentos ocorrem nas noites de terças e quintas-feiras. Esta semana, haverá também sessões na quarta à noite e no sábado à tarde. A expectativa é que, depois de veiculado o último programa do horário eleitoral, na sexta à noite, entrem várias ações dos partidos contestando ataques.

O TSE puniu na segunda-feira com a perda de tempo de televisão e rádio os dois presidenciáveis por terem usado o horário eleitoral para ofender os adversários. Dilma Rousseff (PT) perdeu quatro minutos, e Aécio Neves (PSDB), dois minutos e 30 segundos das inserções na TV. Dilma também perdeu um minuto e 12 segundos do horário no rádio.
— É uma maneira de mostrar que, se (os candidatos) forem para o baile do “risca a faca", a Corte está preparada para passar o detector de metal — brincou Toffoli.

Fonte: O Globo

Ministros do TSE suspendem propaganda com gravação de Dilma tecendo elogios a Aécio

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-alimentos-mais-caros-previa-da-inflacao-sobe-0-48-em-outubro,1580137Programas que insinuam participação de José Dirceu em eventual novo governo petista e acusam PT de ‘campanha baixa’ também foram vetados

Foto: Reprodução

BRASÍLIA — Em decisões individuais, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederam liminares suspendendo propagandas eleitorais do tucano Aécio Neves, a pedido da campanha da presidente Dilma Rousseff. Entre os programas está aquele em que é usada gravação em que Dilma faz elogios à atuação de Aécio Neves como governador de Minas. Também foram suspensos os programas que insinuam que o ex-ministro José Dirceu, condenado e preso no julgamento do mensalão, poderia integrar a equipe de ministros de um eventual segundo governo de Dilma e aquele em que a campanha tucana acusa o PT e a presidente de fazer "a campanha mais baixa, agressiva e mentirosa de toda a história recente democrática do Brasil”. A peça em questão ainda afirma que “Aécio é o Brasil sem medo do PT”.

Os méritos dos pedidos de direito de resposta destas e de outras representações começam a ser analisados pelo plenário do TSE na sessão desta terça-feira.

As suspensões foram concedidas em liminares de diferentes ministros, atendendo ao novo entendimento do TSE, o de impedir o uso do horário eleitoral para a veiculação de agressões pessoais entre os candidatos. No caso do programa que usou entrevista de Dilma com elogios a Aécio, as liminares foram concedidas pelos ministros Tarcísio Vieira e Admar Gonzaga, e se referem a quatro representações sobre conteúdos veiculados no rádio e na TV no dia 19 de outubro.
A coligação de Dilma entrou contra o uso de entrevista de áudio concedido por Dilma, alegando que o adversário fez uso descontextualizado do material para confundir o eleitor. Os magistrados sustentaram que a propaganda não contribui para o debate político.

No caso da insinuação de que José Dirceu pode vir a integrar o governo, os ministros entenderam que a peça viola a legislação eleitoral. No caso do progama sobre a agressividade da campanha petista, o ministro Herman Benjamin concedeu liminar determinando que a campanha tucana o retire do ar porque seu conteúdo destoa da nova orientação do TSE. De acordo com o ministro relator, a propaganda “além de ser elaborada em tom jocoso, é vazia de conteúdo propositivo”.


Fonte: O Globo


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dilma aparece numericamente à frente de Aécio, indica Datafolha

Segundo pesquisa realizada nesta segunda-feira, petista aparece com 52% dos votos válidos contra 48% de tucano

Foto: Reprodução

 Segundo pesquisa Datafolha, Dilma Rousseff e Aécio Neves continuam empatados tecnicamente. A novidade é que a petista aparece numericamente à frente do tucano pela primeira vez na campanha do segundo turno. De acordo com resultado divulgado pelo instituto, a candidata à reeleição teria 52% dos votos válidos contra 48% do adversário. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Contabilizando os votos brancos e nulos (que somam 5%) e os que não souberam responder a pesquisa (6%), Dilma tem 46% contra 43% de Aécio. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores, todos nesta segunda-feira, 20 de outubro. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.
No levantamento realizado em 15/10, Aécio aparecia com 45% das intenções de voto contra 43% de Dilma Rousseff. Mesmo resultado foi apresentado em 09 de outubro.
Rejeição. Assim como em outras pesquisas, o Datafolha também questionou a certeza do eleitor em seu candidato.  Nessa modalidade, 45% dos eleitores tem convicção que votarão em Dilma Rousseff contra 41% de Aécio Neves.  Já 15% talvez votassem na petista e 18%, no tucano. Já 39% dos consultados afirmam que jamais votariam na candidata do PT. A rejeição de Aécio Neves é de 40%.

Fonte: Estadão

domingo, 19 de outubro de 2014

ELEITOR AMADURECIDO: 53% A 47%

Foto: Reprodução

O Ibope ( Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), aponta, até o momento, vitória folgada do governador Ricardo Coutinho, candidato á reeleição, sobre o tucano Cássio Cunha Lima que também postula assumir o Palácio da Redenção.
O fato é que á moda antiga de se governar a Paraíba sofreu uma mutação notória...
Em seu guia eleitoral, Ricardo diz: ''...A minha política é a política do fazer''.
De fato, o atual governante e candidato não é de prometer muito. Ele fez muito...
Quando alcaíde da cidade de João Pessoa, Ricardo não prometeu implantar o Terminal de Integração de ônibus em campanha política...
O benefício foi uma ação surpresa para a população pessoense.Um marco na sua administração municipal. Fato inconteste.
Em várias cidades do estado obras estão concluídas e outras em fase de conclusão e que não foram promessas da campanha passada...
Observando essa performance do 'mago', o eleitor paraibano já indica, conforme pesquisas internas e pública, como essa recente do Ibope, que a permanência dele no Palácio da Redenção, comandando os destinos do estado, é certa.
A mentalidade política do eleitorado paraibano já há muito tempo sofreu uma reformulação, uma mutação, uma mudança no melhor e mais simples entendimento da palavra.
O próprio avanço tecnológico, como a Internet, de quatro anos para cá tem contribuído para que os eleitores, mesmo os mais leigos, tenham um certo conhecimento ''técnico'' da carreira política de candidatos...
Isso fortaleceu ( e fortalece), as decisões democráticas e livres dos cidadãos em suas escolhas políticas partidárias.
O conhecido ''voto de cabresto'' está com os dias contados...isso é, se já não acabou de ''falecer''...
O povo paraibano ( e brasileiro), a cada eleição, se torna mais maduro na hora de apertar os teclados numéricos e, principalmente, aquela tecla bem verdinha com o nome ''CONFIRMA'' nos computadores da Justiça Eleitoral decidindo quem será, assim, seu '' funcionário público'' contratado em dia de eleição!...
Desse modo, dessa forma, os 53% de Ricardo Coutinho não é surpresa contra os 47% de Cássio Cunha Lima nessa recente pesquisa do Ibope com divulgação ontem, dia 16 de Outubro de 2014, na TV Cabo Branco que encomendou o feito.
O eleitor da Paraíba está amadurecido...
A velha política ,ou forma de se fazer política, na Paraíba, pelo menos na gestão dos girassóis (...), está ''paralítica'' ou melhor '' tetra-plégica''!..



Colaboração do estudante de jornalismo Gutemberg Leite

Jornalista Jô Vital faz palestra na Nassau

Foto: Reprodução
Jornalistas Jô Vital e Fátima Bernardes


EDITORA DA TV CABO BRANCO, JÔ VITAL: '' É UMA GUERRA'' , DISSE ELA SOBRE AS PESQUISAS DE AUDIÊNCIA DE TV NA PARAÍBA.
A editora da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, Jô Vital, participou de um debate na noite dessa terça feira, dia 14 de Outubro, na faculdade Maurício de Nassau, com os estudantes de jornalismo.
A jornalista foi convidada pela professora de Telejornalismo Carla Arantes que também á apresentadora do programa dominical ''Paraíba Comunidade''.
Nem sempre as reportagens divulgadas em rede nacional sobre a Paraíba são do conhecimento da TV Cabo Branco. A globo envia um produtor com equipe.
Um exemplo de honestidade vira notícia e vai á rede nacional disse a editora.
Com relação ao noticiário policial, a TV Cabo Branco segue o padrão da Rede Globo sem explorar e banalizar o tema como fazem as outras emissoras...
Mesmo sendo uma FILIADA (Rede globo) Recife não consegue emplacar uma matéria em rede nacional. A TV Cabo Branco é AFILIADA.
Jô disse que existe muito trabalho das praças ( emissoras afiliadas), para acabar o preconceito contra o Nordeste e fez uma revelação: o programa globo rural não será mais exibido diariamente.Segundo ela, uma pesquisa interna deve ter sido feita para se retirar o programa que será substituído por outro de conteúdo jornalístico.
A programação da globo tem um formato ''engessado que deu certo'' e deve-se seguir o padrão, é norma da rede para as afiliadas.
Na sua palavra, ela disse que ''o Jornal Nacional é um canhão que constrói e destrói reputações'' .Não se pode mexer na estrutura do telejornal mais antigo e tradicional da emissora...
A RBS, do Rio Grande do Sul, é uma escola de jornalismo e tem liberdade na sua formatação perante a Rede Globo.
Sobre o mercado de jornalismo na Paraíba Jô disse que ''tem momento de ruptura, vive-se momentos de mudanças''...
Na avaliação da editora, quem produz conteúdo de qualidade tem espaço e emprego garantido. ''Sempre tivemos um mercado frágil na Paraíba. Não é fácil encontrar um repórter/apresentador pronto. Fizemos um grande esforço para contratar profissionais''...pontuou ela.
Um repórter de rede nacional tem um minuto e dez ou um minuto e vinte para dar uma notícia.Pode ser, no máximo, um minuto e quarenta segundos se for um caso importante...
Indagada por um estudante de jornalismo no sexto período sobre as divulgações de pesquisas de audiências das TVs na Paraíba a jornalista disse que '' a pergunta foi capciosa'' e que '' É uma guerra''. As emissoras investem em verbas publicitárias e ''cada uma puxa a brasa para a sua sardinha''.
O fato é que as pesquisas de medição de audiência ( de TV) são questionáveis...
Falando sobre a profissão em si, Jô Vital disse que já viu apresentador ( não revelou quem...) '' sentar no chão e chorar'' por causa do exercício profissional e desempenho.
Com relação a notícia, ela enfatizou que o repórter transmite o que sete ou mais pessoas produziram... ''A notícia é mais importante que o repórter'', falou.
Revelou que tem nordestinos apresentando telejornais no Sul.
Quando liga a televisão '' quero vê jornalismo'', disse a editora.
Falando de tecnologia, ela enfatizou que o sinal digital ainda não foi implantado por algumas emissoras e que o próprio sinal digital '' está em processo de adaptação''.
Sobre o último debate político para o governo do estado da Paraíba promovido pela TV Cabo Branco, Jô Vital falou que a mediação do repórter José Raimundo, que pertence ao estado da Bahia, '' foi uma determinação da Rede Globo'' e não da TV local.
Ela foi concisa e firme ao dizer que '' JORNALISTA QUE NÃO SABE ESCREVER DEVE DESISTIR DA PROFISSÃO''. Um sinal de alerta para estudantes de jornalismo que não gostam de escrever...
Ainda sobre o Jornal Nacional a editora revelou que ele tem credibilidade perante o telespectador e que tem no mínimo três apurações e duas versões do fato.
O repórter de rede deve ter qualidade de texto e apuração...
Outras perguntas foram feitas para a jornalista que no final foi bem aplaudida pelos estudantes de jornalismo.
Ela agradeceu o convite ( feito pela professora de telejornalismo Carla Arantes), e encerrou o debate realizado no auditório da instituição Maurício de Nassau.


Colaboração do estudante de jornalismo Gutemberg Leite