O papa Francisco inaugura no sábado (19) sua conta no aplicativo de
compartilhamento de fotos Instagram, sob o nome de “Franciscus”,
aumentando assim sua presença nas redes sociais após o sucesso alcançado
no Twitter.
O anúncio foi feito pelo monsenhor Dario Vigano, prefeito da poderosa
Secretaria das Comunicações da Santa Sé. “O Instagram vai ajudar a
contar o pontificado através de imagens, para que as pessoas
compartilhem os gestos de ternura e misericórdia do papa Francisco”,
explicou Viganó.
O prelado, encarregado pelo papa argentino de modernizar e coordenar o
sistema de comunicação do Vaticano, explicou que usarão fotos do jornal
da Santa Sé, o Osservatore Romano, assim como vídeos, “dando prioridade
aos detalhes, a esses aspectos que transmitem a mensagem de proximidade
e inclusão que Francisco tem para todos”, disse.
O papa escolheu a data do sábado, dia de São José e no qual se
comemora o início oficial de seu pontificado, após três anos, quando
celebrou a missa de entronização na basílica de São Pedro.
Estratégia de comunicação
A chegada do argentino Jorge Mario Bergoglio ao aplicativo mais usado
pelas celebridades, que costumam publicar fotografias de sua vida
privada, é um passo a mais na estratégia de comunicação do Vaticano.
Desde que foi eleito, Francisco se revelou um grande comunicador,
graças a sua linguagem simples e direta, sua espontaneidade e seu estilo
sóbrio e humilde.
Fazer o perfil do papa no Instagram foi uma ideia concretizada após o
encontro, em 26 de fevereiro, entre o pontífice e Kevin Systrom, dono e
fundador da rede social de fotografias.
“Falamos sobre o poder das imagens como uma ferramenta para unir as
pessoas de todas as culturas e todos os idiomas”, contou Francisco ao
final do encontro com o jovem empresário americano.
Franquia da rede social Facebook, o Instagram conta com cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo.
A rede social Twitter, na qual o papa tem a conta “Pontifex” em vários
idiomas, contava no final de dezembro com 320 milhões de membros.
A conta no Twitter foi aberta por Bento XVI em dezembro de 2012 e assumido pelo sucessor, obtendo um sucesso impressionante.
Mais de 30 milhões seguem o papa no Twitter, dos quais 8,8 milhões em inglês e 11,3 milhões em espanhol.
A igreja quer estar presente nas redes sociais para expressar sua mensagem de forma moderna, especialmente entre os jovens.
G1
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