terça-feira, 21 de junho de 2016

Padre Reginaldo Manzotti faz show no Parque do Povo nesta terça-feira

A festa tem atração única com o projeto Fé e Cultura do Padre Reginaldo Manzotti. (Foto: Divulgação)
O Parque do Povo, em Campina Grande, vai ser espaço de uma noite religiosa nesta terça-feira (21). A festa tem atração única com o projeto Fé e Cultura do Padre Reginaldo Manzotti.
O Padre Reginaldo Manzotti, pela primeira vez na festa junina da cidade, fará um grande momento de evangelização pela música. O show acontecerá a partir das 20h, no palco principal, com entrada gratuita.
O sacerdote vem ao Maior São João do Mundo por meio de uma parceria entre a Comunidade São Pio X, o Projeto Fé e Cultura da Diocese de Campina Grande e a Prefeitura Municipal.

Ex-prefeito de Puxinanã é preso por desvio de recursos e levado para presídio

A defesa de Orlando Dantas recorreu da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça (Foto: Divulgação)
O ex-prefeito de Puxinanã, no Agreste do estado, foi preso nesta segunda-feira (20) por desvio de recursos públicos e improbidade administrativa. Ele foi levado para o Presídio do Serrotão, em Campina Grande.
Orlando Dantas de Miranda foi condenado pela Justiça Federal a cumprir prisão em regime semiaberto por seis anos, seis meses e oito dias. A decisão atende a um pedido de ação penal pública que havia sido ajuizada pelo Ministério Público Federal em Campina Grande. A defesa recorreu da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça.
O ex-prefeito foi condenado por desvio de verbas públicas repassadas pelo Ministério da Saúde através do Programa de Atenção Básica (PAB), assim como pelo uso do recurso em desacordo com as normas financeiras.
Como o ex-prefeito enfrenta problemas de saúde, ele foi levado para a ala de enfermaria do Presídio do Serrotão. Nesta terça-feira ele deverá ser liberado para realizar uma sessão de hemodiálise.
Orlando Dantas foi prefeito de Puxinanã por três mandatos, mas saiu do cargo há 11 anos. Atualmente, a esposa dele, Lúcia Aires, é a prefeita da cidade.

São João de Patos começa hoje com Show de Wesley Safadão

O clima junino na cidade de Patos já está frenético para abertura da edição 2016 do São João, que acontece nesta terça-feira (21) no Terreiro do Forró com o show de Wesley Safadão. A chegada de turistas e visitantes para o evento começou há uma semana e já movimenta positivamente a economia do município, nos setores de alimentação, serviços e hospedagens.  

Os cinco dias de festa reservará para público mais de 50 horas de forró e a apresentação de 25 atrações, entre nomes regionais da música nordestina e artistas reconhecidos internacionalmente, que passarão pelos dois palcos principais instalados no Terreiro do Forró. Além do cantor Wesley Safadão, também se apresentarão na mesma noite, as bandas Markito do Forró, Forro Nanah, Forró do Dono, Forró do Firma e o cantor e compositor Pinto do Acordeon, que há mais de duas décadas participa do evento.

Com mais de duas décadas de tradição, o São João de Patos já contabiliza o público de 16 milhões de pessoas ao longo de suas edições. O Terreiro do Forró, local onde acontece as apresentações musicais possui uma área ampla de 18 mil metros quadrados e este ano receberá mais uma vez uma estrutura completa formada por dois palcos, 120 camarotes mais o camarote especial, reservado para acessibilidade de portadores com necessidades especiais (Camarote 0800), pioneiro em eventos juninos de todo o Brasil.
A estrutura no local que também inclui a instalação de barracadas e os portais de entradas foi concluída na última sexta-feira (17), e aguarda apenas, a chegada do público que passará pelo local.
Segurança

Para garantir a segurança dos forrozeiros durante os cinco dias de São João, o evento receberá o apoio da Polícia Militar, que fará o trabalho de observação e vigilância com 130 policiais, mais a operacionalização de sete viaturas e 12 motos, que estarão diariamente preparadas para atender os casos de ocorrências.
A segurança particular que também estará à disposição será formada por 100 agentes, mais o trabalho de monitoramento durante a festa que será feita em tempo real pela organização do evento, com o auxílio de 36 câmeras, incluindo, as de modelo speed dome, que permite  a visão no ângulo de 360º em todo o espaço.
Programação Folclórica

O clima junino na cidade começou ainda durante o mês de maio, quando a Prefeitura de Patos lançou a programação folclórica do São João e iniciou as apresentações de quadrilhas juninas nos bairros e os concursos culturais de decoração “São João na Minha Rua” e “São João no meu Comércio”.
Durante os cinco dias de festa, a programação folclórica também ganhará destaque, com o Terreirinho do Forró, espaço localizado na lateral da Praça Getúlio Vargas, no Centro, onde são realizadas apresentações de quadrilhas e danças juninas, realizadas por alunos da Rede Municipal de Ensino.
Emprego e renda

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação do município, Everaldo Lima, disse que a estimativa de crescimento nas vendas para este ano durante o evento é de 30%. “As vendas são esperadas dentro do acréscimo de 30% em todo o comércio. Já em relação a geração do emprego e renda, a expectativa é que sejam gerados em média 3 mil empregos, o que é extremamente positivo para economia do município”, disse.

Este ano, o número de barraqueiros e ambulantes cadastrados pela organização do evento ultrapassou a quantidade de 420 vendedores. Outro destaque dentro do aspecto econômico do evento, será a realização da 4ª edição da Feira de Calçados de Patos, organizada pela Prefeitura com o apoio do SEBRAE e CENIC.

Viatura da Polícia Civil é incendiada em Delegacia de Santa Rita

Uma viatura da Polícia Civil da Paraíba foi incendiada, por volta das 3h30 desta terça-feira (21), no pátio do 14º  Delegacia Distrital de Tibiri, em Santa Rita. De acordo com as informações da Polícia, um homem suspeito de cometer o crime foi perseguido, mas não chegou a ser preso.
Segundo o registro, a Polícia vai apurar as causas do incêndio e, através de um galão com vestígios de gasolina, que foi encontrado próximo ao local. E se o incêndio tem relação com outro caso que ocorre a menos de um mês, na Delegacia da Mulher, também em Tibiri.
A Polícia continua a busca dos suspeitos, mas até às 7h ninguém havia sido preso.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Caravana do Coração estará em Itabaiana para atender crianças e gestantes


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, que será realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados. A Caravana estará em Itabaiana no dia 16 de julho, realizando um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.
Para esta caravana, os municípios beneficiados com os serviços são: Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana.
Serão contemplados municípios paraibanos do Sertão até a Capital. A caravana sairá no dia 3 de julho do Recife, parando em João Pessoa para se juntar aos colegas profissionais paraibanos. Em seguida, rumará até Monteiro, a primeira cidade do Sertão, e vem voltando pelas cidades da Zona da Mata até chegar a Itabaiana no dia 16 de julho. A equipe é formada por 50 profissionais.

A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Governo Federal suspende verba para saúde básica em Juripiranga e mais 14 cidades paraibanas


Após o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) retirar parte da verba  que já tinha sido destinada a obra do viaduto Governador Eduardo Campos, popularmente conhecido como “viaduto do Geisel”, agora, mais incentivos financeiros foram retirados da Paraíba, desta vez  pelo ministro da Saúde Ricardo Barros.
Quinze cidades da Paraíba tiveram incentivos financeiros para Saúde suspensos pelo governo do  presidente interino Michael Temer (PMDB), após problemas no cadastro dos profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). As verbas eram destinadas a equipes de Saúde da Família (ESF), de Saúde Bucal (ESB) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (13).
As cidades paraibanas afetadas com a suspensão foram: Barra de Santana, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Gurinhém, Itapororoca, João Pessoa, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Patos, Pitimbu, Santa Rita, Sapé e Serra Grande. O município mais afetado pela suspensão foi Santa Rita, na região da Grande João Pessoa, com o corte de repasses financeiros para 25 equipes, sendo três de Saúde da Família, três de saúde bucal e 19 de agentes comunitários de saúde.
Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial da União, foram considerados para a suspensão os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica e a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal.
Embora, o preponderante foi a irregularidade  no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). De acordo com a portaria do MS, os municípios apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais.

A suspensão do repasse de incentivo para os municípios é referente a competência financeira de março de 2016. A medida impede envios futuros de incentivo. Além dos 15 municípios paraibanos, outras 207 cidades brasileiras foram afetadas pela portaria.

Ministério Público Federal aciona prefeito de Mogeiro por não cumprir lei da transparência

O Ministério Público Federal anunciou que vai acionar 2.109 gestores públicos, entre prefeitos e governadores, por não cumprirem o que determinam as leis de transparência no país. A decisão foi tomada a partir de um estudo sobre como as cidades e os Estados oferecem (ou não) acesso a dados públicos. Na região do Vale do Paraíba, a prefeitura de Mogeiro é uma das que serão acionadas por ter um dos piores resultados no Estado.
O Ministério Público diz que a iniciativa de mapear e expor o grau de transparência no Brasil “conseguiu, em apenas seis meses, elevar em 31% o índice nacional''. O resultado foi considerado “bastante expressivo'', sobretudo porque ainda “não traduz os efeitos positivos que ainda virão com a segunda divulgação do ranking e a propositura das ações civis públicas''.
No ano passado, em 2015, o Ministério Público apenas divulgou os resultados apurados. Agora, seis meses depois, além de publicar o ranking da transparência no país, prefeitos e governadores serão acionados judicialmente nos casos em que as leis não estejam sendo cumpridas.
“Como nem todas as recomendações foram cumpridas, 2.109 ações civis públicas foram propostas em todo o país para forçar os gestores que ainda insistem em descumprir a legislação'', informa o Ministério Público.
O levantamento checa se os 26 Estados, o Distrito Federal e os 5.567 municípios cumprem as exigências legais e boas práticas no acesso e na divulgação de informações públicas. Trata-se de verificar se os entes da Federação oferecem acesso facilitado a dados públicos, uma ferramenta considera vital no combate à corrupção.

Jovens da periferia de João Pessoa lançam filme de ficção na Usina Energisa



Jovens componentes do elenco do filme "O menino e o mistério", de Jacinto Moreno

Os produtores do filme “O menino e o mistério” convidam para o lançamento do longa metragem, hoje, sexta-feira, 17 de junho, às 19 horas na Usina Cultural Energisa em João Pessoa, com entrada franca. Da programação constam ainda performances musicais com Max Lima, Lilian Feliciano, Denise dos Teclados, Rannya Aranha e Dan Chaves.
O produtor e roteirista do filme, Jacinto Moreno, trabalha há mais de dez anos com vídeo no Bairro dos Novais, na capital paraibana, envolvendo principalmente jovens artistas. São mais de oito curtas, documentários e outros trabalhos na área do áudio visual. “Na periferia também se faz e se consome cultura, e até nossas próprias dificuldades econômicas estimulam a criatividade em iniciativas no campo cinematográfico, entre outros”, afirmou Jacinto. Para o produtor Marcos Veloso, “na periferia se produz cotidianamente práticas alternativas que configuram uma cultura de resistência, que pode ser vigorosa e rica de significados”.

Jacinto Moreno é diretor e roteirista de vários curtas em vídeo, além de ator e encenador. Ele e Marcos Veloso participam do Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. Em 2014, Moreno teve seu filme “Covas da Iria” escolhido em primeiro lugar no Festival de Curtas de Boa Vista, na Paraíba. A premiação foi decidida por unanimidade pelos jurados do festival, ganhando ainda o direito de concorrer em evento de cinema em Portugal.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Neymar usa palavrões e defende seleção após vexame: ‘Fechado com vocês’

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Ausência na Copa América Centenário, o atacante Neymar saiu em defesa da seleção brasileira depois da vexatória eliminação na primeira fase da competição após a derrota de 1 a 0 para o Peru na noite de domingo.
Neymar, que não foi liberado pelo Barcelona para disputar a Copa América e os Jogos Olímpicos – conseguindo a liberação para a Rio 2016 apenas – usou o seu Instagram para dar apoio à seleção de Dunga.
“Ninguém sabe o que vocês sofrem pra estar aí e defender a seleção. Vestir essa camisa é um orgulho e vocês fazer isso com amor. Agora vai aparecer um monte de babaca pra falar merda, f..-se. Faz parte, futebol é isso. SOU BRASILEIRO E TO FECHADO COM VOCÊS (sic)”, postou o atacante.
A derrota para o Peru veio graças a um gol ilegal, feito com a mão por Ruidíaz, aos 30 minutos do segundo tempo. O Brasil somou apenas 4 pontos e ficou de fora das quartas em um grupo que também contava com Equador e Haiti.

Manoel Junior respeita, mas discorda de pesquisa

Manoel Júnior
O pré-candidato do PMDB, deputado federal  Manoel Júnior (PMDB), declarou, nesta segunda-feira (13) , que respeita a pesquisa Opinião/Arapuan para  prefeito de João Pessoa, mas discordou em relação aos números divulgados hoje pelo Sistema Arapuan de Comunicação.
De acordo com a consulta, divulgada nesta segunda-feira (13), Manoel Júnior aparece em terceiro lugar com 4,6% das intenções de voto dos pessoenses.
O deputado alegou que tem avaliações de consumo interno feitas por outros institutos que mostram números diferentes dos apresentados hoje.
“O que eu posso dizer é que ela contraria totalmente a minha pesquisa que tenho de consumo interno feita essa semana. Mas, respeito todo tipo de pesquisa. Não tem nenhuma que eu não respeite”, afirmou.
Para Manoel Júnior, ele ainda precisa se inteirar dos critérios da pesquisa como as amostragens feitas, os bairros pesquisados e os a forma que  foi aplicada.
A pesquisa com o registro 276/2016 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ouviu 800 pessoas, em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 07 e 08 de junho.