quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ricardo antecipa reajuste para professores e implanta aumento já em setembro


O governador Ricardo Coutinho anunciou a antecipação da segunda parcela de reajuste dos profissionais da educação para a folha de pagamento referente ao mês de setembro. Apesar da atual situação econômica, com reflexos nos estados, aproximadamente 17 mil profissionais da educação da Paraíba serão beneficiados com acréscimo de mais 4,5% em seus salários. 
O comunicado foi feito, pessoalmente, à coordenação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), durante audiência, na Granja do Governador, na manhã desta quarta-feira (16). A reunião também contou com a presença de auxiliares do Governo. 
O coordenador geral do Sintep-PB, Carlos Belarmino, falou sobre o resultado da reunião. "Ontem (terça-feira), recebemos o comunicado do Governo do Estado nos convocando para essa audiência de hoje. Nela, o governador se comprometeu, de fato, com a antecipação. Segundo ele, a categoria já vai receber a segunda parcela do reajuste nesse salário agora, de setembro", afirmou. "Recebemos a notícia de maneira muito positiva. Principalmente, em um momento de dificuldade econômica que o País está vivendo", acrescentou. 
Ainda de acordo com Carlos Belarmino, os 17 mil professores e servidores da educação beneficiados em todo o Estado incluem aqueles que servem desde o ensino infantil até o médio. A coordenação do Sintep-PB também explicou que o acordo feito, inicialmente, com o Governo do Estado era para que o reajuste total de 9% da categoria fosse dividido em duas parcelas. Assim, 4,5% ficariam para ser incorporados em janeiro e mais 4,5% em outubro.
Fonte: Secom/PB 

Vitória da Apple no tribunal pode colocar aparelhos da Samsung em risco

Na infindável batalha judicial entre Apple Samsung por patentes, a empresa americana conquistou uma pequena vitória contra a rival coreana. A justiça decidiu favoravelmente ao pedido da Apple para que a concorrente deixasse de usar alguns recursos patenteados em seus aparelhos.
A corte determinou que "o direito de impedir competidores de usar suas propriedades é importante". Mas é interessante que neste caso específico, se tratam de recursos muito pequenos e específicos, que podem causar um estrago bem grande à Samsung.
Neste caso, mais precisamente, a Apple procurou a justiça reclamando de que a rival teria infringido suas propriedades intelectuais sobre os recursos de deslizar para desbloquear o aparelho, a autocorreção de texto e links rápidos.
A corte aceitou a reclamação e o julgamento foi favorável à Apple. Porém, o juiz se recusou a dar à empresa o que ela realmente queria, que era a interrupção das vendas de modelos que violassem estas patentes, que não são poucos. No lugar, foi determinado o pagamento de uma quantia monetária como compensação.
Os representantes da companhia fundada por Steve Jobs não ficaram satisfeitos, no entanto. A empresa optou por continuar com o processo, buscando uma vitória completa sobre a Samsung. O que seria um precedente perigoso, porque significaria que qualquer outra fabricante poderia ter um lançamento adiado ou algum produto retirado do mercado por recursos tão pequenos.
Fonte: Olhar Digital / Click PB

IBGE terá concurso com salário inicial de até R$ 9.107,88


A Assessoria de Imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a fundação segue com os preparativos do concurso para 600 vagas autorizadas, em cargos dos níveis médio e superior. 

O IBGE, porém, não dá um prazo para definição da organizadora e publicação do edital. Apesar do anúncio de suspensão dos concursos federais para 2016, feito na segunda (dia 14), o Ministério do Planejamento informou nesta terça (15) que as seleções já autorizadas pela pasta estão confirmadas. Este é o caso do IBGE.

Oficialmente, o instituto informa que estuda a distribuição das vagas pelo país e que tem pressa na realização da seleção, tendo em vista as necessidades e as aposentadorias. Procurado para falar dos preparativos do concurso, o diretor executivo do instituto, Fernando Abrantes, preferiu não dar entrevista. Segundo assessores do dirigente, a seleção encontra-se na fase inicial de preparação e, por isso, ele preferiu não falar.

O IBGE prepara o concurso há mais de um mês e, internamente, já deve ter definições. A primeira etapa, de estudo da distribuição das vagas, por exemplo, já deve ter sido finalizada. O próximo passo seria a elaboração do projeto básico, para dar início ao processo de escolha da organizadora. Das 600 vagas, 460 são de técnico em informações geográficas e estatísticas, de nível médio, 90 de analista de planejamento, gestão infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, de nível superior, e 50 de tecnologista, também para graduados. O edital precisa ser publicado até 27 de janeiro de 2016, prazo estipulado pela portaria de autorização do Ministério do Planejamento e que deve ser encurtado.

As vagas de técnico serão distribuídas pelas unidades do IBGE em todo o país, em locais não contemplados no concurso de 2013, o que torna a capital fluminense cotada para ter vagas, já que não foi contemplada na ocasião. O técnico tem remuneração de R$ 3.471,85, podendo chegar a até R$ 5.011,01, com titulação. Analistas e tecnologistas terão vagas para graduados em áreas ainda não divulgadas e com rendimento de R$ 7.373,49, chegando a até R$ 9.107,88, também com a titulação. O regime é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.

Detalhes:

Concurso: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE 2015)
Banca organizadora: A definir
Cargos: Diversos 
Número de vagas: 600
Escolaridade: Níveis médio e superior
Situação: AUTORIZADO
Publicação do edital: Até 27 de janeiro de 2016
Último Edital Publicado 

Fonte: Click PB

Hulk faz 15º gol e supera Neymar, Ronaldo e Adriano


Ao balançar as redes duas vezes na vitória do Zenit sobre o Valencia, por 3 a 2, nesta quarta-feira (16) na Espanha, o atacante Hulk chegou ao seu 15ª gol na história da fase principal da Champions League e superou outros três craques (Neymar, Ronaldo e Adriano), segundo o site "FutDados.com".


Entre os quatro, no entanto, Hulk é o jogador que atingiu a marca com o maior número de jogos disputados, 44, incluindo o duelo desta quarta.


"Jogando em casa, com apoio de seus torcedores era normal que o Valência viesse para cima no segundo tempo. Eles também tem uma grande equipe. O bom é que nós mantivemos a traquilidade e conseguimos sair daqui com a vitória", disse Hulk.


"Fico muito feliz em saber destes números. Passar o Ronaldo que sempre foi meu ídolo e o Neymar. Mas este ainda está na disputa. Estou entrando para história da competição. E sou novo e tenho muitas Champions para disputar e marcar mais gols", completou.
Neymar, que também entrou em campo nesta quarta pelo Barcelona diante da Roma, precisou de apenas 23 partidas para fazer 14 gols.


Adriano e Ronaldo, atletas que já não estão mais em atividade, atuaram em 27 e 40 jogos, respectivamente, para alcançarem este feito. O brasileiro com mais gols na história da Champions é Kaká, que marcou 30 vezes em 86 aparições.


Fonte: PB Agora / Com ESPN

CPI da Telefonia interpela diretor da Vivo na Paraíba

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa da Paraíba, que investiga a prestação de serviço de telefonia móvel no estado, realizou nesta quarta-feira (16) mais uma sessão para inquirir o diretor da empresa Vivo, Daniel Silveira da Encarnação.


Daniel fez uma apresentação falando sobre a presença da empresa em 73 municípios do Estado, com aproximadamente 578 mil clientes. O diretor também afirmou que a empresa investiu R$ 8,5 milhões na Paraíba em 2014 e em 2015 deve ultrapassar os R$ 10 milhões. O representante lembrou que tem 11% do mercado da Paraíba e que a rede atual comporta um número muito maior do que o que tem hoje.


Falou também sobre as dificuldades encontradas no Estado, principalmente com relação a legislação defasada que impedem que os equipamentos modernos possam contemplar as leis de cada uma década com relação a instalação de antenas.


O representante da Vivo avalia como bom o serviço da operadora na Paraíba. "Temos conseguido cumprir os indicadores de qualidade da Anatel e a rede que a empresa possui no estado é suficiente para atender a quantidade de clientes do Estado.
O diretor da Vivo revelou também que a empresa não tem serviço de call center no Estado, mas no Brasil tem em torno de 25 instalações para atender os clientes.


O presidente da CPI, João Gonçalves, destacou que a população está tendo que comprar todos os chips das operadoras para conseguir falar em diferentes cidades. A deputada Camila Toscano concordou com a informação, destacando que em Guarabira a população tem que adquirir chips de todas as operadoras porque depende da cidade que circule.


Já o deputado Inácio Falcão ressaltou que a Vivo foi multada em 151 milhões de euros por irregularidades em fornecimento do serviço na Europa.


O deputado Anísio Maia também participou da audiência da CPI e destacou que as operadoras tem atuação muito semelhante. "Elas usam os mesmos argumentos e tem desculpa pra tudo. A opinião pública toda conhece que a deficiência do serviço oferecido pelas operadoras", destacou.

A sessão desta quarta-feira contou com a presença do presidente da CPI, João Gonçalves; a vice-presidente Camila Toscano; o relator Bosco Carneiro e os deputados Janduhy Carneiro, Anísio Maia, Inácio Falcão, Antônio Mineral, Ricardo Barbosa e Hervázio Bezerra.


Fonte: PB Agora / Ascom

Extintor em carro deixará de ser obrigatório


Decisão ocorre semanas antes de troca do equipamento ser exigida.
Desde o fim de 2014, novo tipo de extintor sumiu de lojas e preço subiu.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.
A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.
O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista.
O Brasil é um dos pouco países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.
O equipamento continua sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.
Muita gente trocou o extintor
A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás.
A exigência da troca começaria a valer em 1º janeiro deste ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando em falta do produto e denúncias de preços exorbitantes e de venda de equipamentos vencidos "maquiados" como novos.
Houve novos adiamentos, para que as fabricantes conseguissem aumentar a produção e atender à demanda, mas o extintor continuou em falta em diversas cidades.
Depois da quarta e última prorrogação, o Contran realizou reuniões e ouviu que era necessário um prazo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender à demanda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos.
A decisão repercutiu nas redes sociais e é comparada à do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatórios nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada.
O que diz o Contran
"A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos", diz a nota do Contran. Segundo o órgão, o uso do extintor sem preparo representa mais risco ao motorista do que o incêndio em si. E o Contran citou a baixa incidência de incêndios entre o volume total de acidentes com veículos, e um número menor ainda de pessoas que dizem ter usado o extintor.
De acordo com o Contran, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.
Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio, afirma a nota.
Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.
Segundo o próprio conselho, as autoridades consideram que falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. "Além disso, nos 'test crash' realizados na Europa e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores”, explica o presidente do conselho.
Fonte: G1

Professores da UFPB decidem pela manutenção da greve


Os professores da UFPB decidiram no final da manhã desta quinta-feira (17), no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa, continuar em greve. A paralisação das aulas teve início no dia 28 de maio e deve continuar, pelo menos, até o dia 25 de setembro, data da próxima assembleia.

Em João Pessoa, foram 159 votos a favor, 45 contrários e 4 abstenções. Em Areia, 20 votos a favor, nenhum contrário e nenhuma abstenção. Faltam ainda os votos de Bananeiras.


PB Agora  

Advogado Diego Viegas, 33 anos, morre vítima de infarto em JP


O advogado Diego Viegas, 33 anos, faleceu, na manhã desta quarta-feira (16), em decorrência de um infarto fulminante. Ele era um dos coordenadores do Rocha, Marinho e Sales e participava de um evento social do escritório na casa de recepções Classe A, no bairro dos Estados, em João Pessoa (PB), quando passou mal e foi socorrido para o hospital Memorial São Francisco, onde veio a óbito.
O local do velório e do sepultamento ainda estão sendo definidos. Diego era paulista, mas reside na Paraíba há cerca de 10 anos. Ele deixa esposa e uma filha de oito anos.
O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, lamentou a morte do advogado e colocou a Ordem a disposição da família neste momento de dor.
O advogado era relator da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-PB.
Fonte: MaisPB

STF permite que o Google veicule cenas de nudez de Xuxa


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão que libera o Google de continuar exibindo os resultados de buscas imagens, vídeos e textos de Xuxa Meneghel. A apresentadora havia entrado com uma ação para impedir a divulgação de suas imagens de nudez.
No início de sua carreira, a apresentadora contracenou com um menor de idade em contexto sexual e, posteriormente, posou para uma revista masculina.
Segundo o jornal Extra, em 2010, a apresentadora tentou impedir que o Google não apresentasse qualquer resultado para pesquisas que associasse seu nome a práticas criminosas, como a pedofilia. A liminar foi concedida.
Em julgamento de recurso do Google, o Tribunal de Justiça do estado manteve a decisão, mas apenas para as imagens apresentadas especificamente no pedido da defesa da apresentadora. A multa para descumprimento da regra foi estipulada em R$ 20 mil.
Ainda de acordo com a publicação, o Google recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a liminar por completo. “Os provedores de pesquisa não podem ser obrigados a eliminar do seu sistema os resultados derivados da busca de determinado termo ou expressão”, dizia o acordo.
Segundo o STJ, “não se pode, sob o pretexto de dificultar a propagação de conteúdo ilícito ou ofensivo na web, reprimir o direito da coletividade à informação”.
“Os provedores de pesquisa não são responsáveis pelo conteúdo disponível na rede. Se a página detém conteúdo ofensivo, cabe a parte buscar a retirada desse conteúdo do site. Não justifica a transferência da responsabilidade ao provedor de pesquisa”, disse a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no STJ.
Nesta terça-feira (15), a Segunda Turma concordou com a tese e manteve o mesmo entendimento.
Fonte: Olhar Direto/MaisPB

Dunga convoca Seleção para Eliminatórias da Copa; veja lista


O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira a lista de jogadores com a qual a Seleção Brasileira iniciará a caminhada nas Eliminatórias para a Copa-2018, contra Chile e Venezuela. As grandes surpresas são do Corinthians: o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto.
– Depois de um ano de preparação vamos iniciar a eliminatória. Na de 2010, convocamos 55 jogadores durante esse período. Alguns que não estiverem nessa primeira lista, temos uma eliminatória longa, todos têm que se sentir preparados, porque terão oportunidade. Nesse tempo, testamos alguns jogadores, tivemos boas experiências, outras nem tento. Tiramos lições da Copa América e também temos poucos que jogaram Eliminatória, mas tivemos a oportunidade de tirar ensinamentos da Copa América e amistosos. Chegou o momento mais importante para nós e estamos preparados – disse Dunga.
jogo contra o Chile será no dia 8 de outubro, em Santiago, às 20h30. Já o confronto com os venezuelanos será dia 13 de outubro, em Fortaleza, às 22h.
Como Neymar está suspenso pelo Tribunal da Conmebol pela expulsão contra a Colômbia, na Copa América, o capitão não poderá atuar nos dois próximos jogos.
O meia Rafinha, outro do Barcelona, era um dos cotados para a relação, mas teve uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito ao atuar pelo time catalão na Liga dos Campeões e é uma das baixas.
O auxiliar pontual será Cafu, capitão do penta. O chefe de delegação é Gustavo Feijó, vice-presidente da CBF, que já esteve nos amistosos.
GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Internacional)
LATERAIS
Rafinha (Bayern)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Fabinho (Monaco)
ZAGUEIROS
David Luiz (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
MEIAS E ATACANTES
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
Renato Augusto (Corinthians)
Lucas Lima (Santos)
Lucas Moura (PSG)
Willian (Chelsea)
Douglas Costa (Bayern)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Oscar (Chelsea)
Roberto Firmino (Liverpool)
Hulk (Zenit)
Fonte: MaisPB