segunda-feira, 8 de junho de 2015

ENTREVISTA COM O DEMÔNIO...


__Repórter: Porque você matou o cidadão, pai de de família?
__Marginal: Porque ele reagiu ao assalto.
__Repórter: Tu está arrependido?
__ Marginal:Não estou.
__Repórter: Já fosse presos quantas vezes?
__Marginal: Perdi a conta.
__Repórter: Qual teu maior tempo na prisão?
__Marginal: Passei 8 anos por assalto.
__Repórter: E mesmo assim não procurasse mudar?
__Marginal: Mudar? Mudar o que homem?
__Repórter: Mudar de conduta, ser um cidadão e deixar de ser o que tu és: um vagabundo, um lixo, um marginal, um imprestável!
__Marginal: Se liga cara...
__Repórter: Tu não quer mudar de vida...Mas pelo menos tu acredita em Deus?
__ Marginal:Quem? Eu? Não acredito nele nem quero nada com ele.Para mim não existe!
__Repórter: Tu agora fosse preso de novo.O que vais fazer quando sair daqui?
__Marginal: Vou continuar matando, roubando, fazendo o mal...
__Repórter: É esse teu pensamento? Não pretendes mudar?
__Marginal: Não tenho nada para mudar.
Depois de alguns anos preso, o lixo foi posto em liberdade e cumpriu o que disse na entrevista: continuou matado, assaltando, roubando...
Um dia, no entanto, ele foi assaltar uma casa e quando estava já colocando a porta abaixo recebeu nada mais nada menos que 50 tiros! Quem atirou foi o repórter que o tinha entrevistado tempos atrás.O jornalista não sabia que era ele.
Em sua legítima defesa e de sua família despachou o demônio para o inferno...
Com 50 tiros.
Ainda tem um batalhão de gente que defende essa raça imunda, imprestável.
Marginal que não tem concerto, não se redime, não se arrepende de nada de mal que fez merece, sim, 50 ''comprimidos'' para dormir eternamente...


Colaboração do estudante de jornalismo, Gutemberg Leite

LIÇÃO DE VAGABUNDO...

Nenhum estudante quis nem quer aprender. Mas, porém, tiveram que pelo menos assistir uma ''aula'' de terror e, de sobra, perderam seus celulares tomados por assalto com direito a destaque no noticiário nacional de TV, especificamente da Rede Globo que jamais dispensará detonar a Paraíba em seus telejornais...
No Rio de Janeiro acontece o pior possível em matéria de bandidagem mas as Organizações da família Marinho não fazem muito estardalhaço não. Só com a Paraíba...
Violência tem em todos os lugares mas parece que a ''fábrica'' é aqui no estado da bandeira rubro negra com o nome de NEGO...Na visão da Rede Globo é assim.
É lá no Rio de Janeiro, de forma especial, que se concentram os piores marginais do planeta! Lá, sim, tem muito lixo ambulante que, infelizmente, muitos ''advogados'' (...) teimam em defendê-los. Aqui mesmo tem até professor universitário que tem o maior prazer em defender marginais.Deveriam levá-los para suas casas.Deixá-los dormir com suas mulheres, seus filhos ou suas mães!...
O que está faltando, nesse País, é um regime de duras leis contra esses que as violam na convicção que nunca serão punidos exemplarmente.
O terror vivido pelos estudantes que tiveram seus pertences subtraídos pelos bandidos, em uma escola aqui em João Pessoa, não será fácil de apagar de suas mentes.Ficou o medo como eterna assombração.
A culpa é do governador?
A culpa é da polícia?
A culpa é da direção da escola?
Não.Talvez seja do Papa!
Também não.
A culpa é de todos nós que não sabemos votar bem.
É lá em Brasília que deve-se mudar.
A bandalheira, a bagunça, a desmoralização começa de lá.
São eles ( os parlamentares, ou bandidos de gravatas?!) que não mudam as leis deixando a bandidagem certa da impunidade...
É preciso urgência nas mudanças dessas leis ''enferrujadas'' que temos, hoje, onde o cidadão não pode se armar pelo menos. Um bandido pode.Estão bem armados por sinal. Enfrentam o Estado e seus agentes de peito aberto.
A crescente violência urbana no Brasil não é ''privilégio'' do estado paraibano.
O ''fenômeno'' é nacional.
É não é culpa do Papa.
Os culpados estão em Brasília vestidos com ternos e gravatas.
São eles, exclusivamente eles, os culpados pela avalanche de crimes e derramamento de sangue nas ruas do Brasil.
Ou se mudam as leis ou, então, estamos caminhando para um caos...
Esses marginais precisam levar um freio brusco.
Isso tem que ser com urgência.


Colaboração do estudante de jornalismo, Gutemberg Leite

O HOSPITAL LAUREANO NÃO PEDE VOTOS!

Jornalismo/Opinião
O HOSPITAL LAUREANO NÃO PEDE VOTOS!
Não sei se os nobres deputados estaduais (da ALPB) e os nobres vereadores (da CMJP), são solidários com alguma coisa nessa terra de mar e sol...Talvez alguns sejam, apenas, com quem votou neles com a tal ''barganha'' pelo meio...
Quanto ganha mesmo um deputado estadual? E um vereador?...
No jornal estatal ''A UNIÃO'' edição de domingo, dia 31 de maio de 2015, não tem uma nota ou notícia mas uma reportagem ( ela é extensa por natureza) de uma página e meia onde o Hospital Napoleão Laureano lança campanha com o apoio da Imprensa, Energisa, Sociedade, Caixa Econômica e Correios. '' Vamos novamente tocar nos corações de todos os habitantes da Paraíba, de todos aqueles consumidores de energia elétrica para que, com o pouco de cada um, possamos conseguir recursos para completar o que nós necessitamos no dia-a dia do Hospital Napoleão Laureano para manter o atendimento gratuito para a população. Se um terço dos consumidores de energia elétrica doarem em média três ou quatro reais, já vamos arrecadar entre dois e três milhões de reais mensais e tudo isso vai ajudar.Precisamos completar nossos recursos e fazer com quem pode ajude quem não pode'', disse Carneiro Arnaud.
Aqui podem entrar as mãos amigas dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba e dos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa para ajudar o Hospital. Eles, afinal, ganham vultosos salários. Podem ser mais solidários do que os assalariados. Eles,os políticos, estenderam as mãos ( e também os pés) na hora de pedirem votos...
Se elegeram ( e outros se reelegeram) podendo ser gratos agora, humanos e solidários com essa bela campanha. Eles devem fazer uma boa ação: doando uma satisfatória contribuição...
Lembrando que eles, os nossos políticos, não usam o SUS nem os serviços ( excelentes por sinal!) oferecidos, gratuitamente, pelo Laureano!! Certamente eles usam UNIMED ou outro sistema particular para curar suas enfermidades e até diarréias...
No entanto, é mais provável que o guerreiro (...) Napoleão Laureano conte mesmo com a mão solidária de seu José, dona Maria, seu Luiz,seu Antônio...entre outros anônimos, gente do povo.
O Hospital seria feliz se fizesse esse tipo de pedido de ajuda em tempos de campanha política!...
Melhor contar com a ajuda do povo. ''Gente que doava R$ 3,00 passou a doar R$ 10,00. Gente que doava R$ 5,00 passou a doar R$ 15,00 e assim por diante. Então, acho que a população está sensível (os políticos estão?) a esse nosso apelo e vamos esperar números bastante positivos''.Almeijou Ivo Borges, diretor financeiro da Fundação Napoleão Laureano.
Diz outro trecho da reportagem de A UNIÃO: '' Carneiro Arnaud lembrou que, no início, o Hospital tinha 40 leitos e hoje tem 147, com perspectivas de aumentar: Começamos com oito médicos e hoje já temos mais de 100 dando atendimento aqui no Hospital.
No começo tínhamos uma enfermeira diplomada e hoje temos cerca de 50 enfermeiras prestando serviços ao Hospital; tínhamos um ambulatório com poucas salas e hoje temos um ambulatório com mais de 20 salas de atendimento, que já está pequeno. Precisamos ampliar o ambulatório e também aumentar o número de leitos do Hospital, daí a importância da campanha de adesão ao Hospital Napoleão Laureano '' SALVE A VIDA''.
Os nobres vereadores ( da CMJP) e os nobres deputados ( da ALPB), podem fazer alguma coisa?Ou só podem pedir votos?!!!

Colaboração do estudante de jornalismo, Gutemberg Leite

quarta-feira, 3 de junho de 2015

São João de Campina Grande custa R$ 10 milhões


Com algumas novidades no layout, a estrutura do Parque do Povo para o Maior São João do Mundo em Campina Grande custará R$ 10 milhões este ano. Do total, mais de R$ 4,2 milhões serão custeados pelos cofres públicos, o restante do montante será investido pela iniciativa privada. O valor representa um aumento de cerca de 20% sobre o que foi pago em 2014, quando o investimento público custou R$ 3,5 milhões.

De acordo com a coordenação do evento, todo o valor destinado à montagem inclui o entorno, a decoração e a estrutura interna do Parque do Povo, além de custeio da iluminação e da sonorização durante os 30 dias de evento, que vai de 5 de junho a 5 de julho de 2015.

As principais novidades no Parque do Povo este ano são a Arena Quadrilhão, o Cine Capitólio e o Abrigo Maringá. Além destas, haverá uma palhoça montada na parte inferior do Parque do Povo, funcionando como um segundo palco, destinado a apresentações de shows locais. As apresentações das quadrilhas juninas e grupos folclóricos acontecem na nova "Arena Quadrilhão", uma estrutura que foi montada em frente à réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo é oferecer um espaço adequado ao público que prestigia as apresentações. O Abrigo Maringá será um espaço com programação própria desenvolvida pelo Sesi Cultural. Já a réplica do Cine Capitólio, na parte inferior do Parque do Povo, será o ambiente criado para a exibição de filmes que retratam a cultura nordestina.

Redação do PB Agora

Banda radicada na PB obtém 84% dos votos no Super Star da Globo


O som da África chega ao palco do SuperStar empolgando os jurados. A música autoral do grupo Dois Africanos "Djuba" conquista o "sim" dos três jurados. Fernanda Lima quer saber o significado do nome da música e os vocalistas explicam : "Quer dizer tirar reverência". O telão subiu e a banda conquistou o total de 84% dos votos: 82% do público e 2% da jurada convidada, Ana Carolina.


A convidada elogia e brinca com o visual dos músicos: "O fato de eles serem africanos, o ritmo do Brasil vem da África. Adorei o swing do guitarrista, seu dread ajuda muito, você podia me emprestar para eu dar uma volta mais tarde".

A apresentadora diz que Sandy foi a mais empolgada e ela concorda: "Ah, eu me empolgo, perco a compostura. Eles fazem hit, sabem fazer mistura muito interessante. Vocês trazem muitos elementos da música americana e ia pedir para vocês trazerem elementos da África. Não preciso nem pedir mais. Vocês arrasaram".


O padrinho Thiaguinho complementa: "A intenção do artista é emocionar as pessoas, fazer as pessoas felizes...". Você fez um passo que eu jurei que você fosse cair", se diverte Paulo Ricardo.

SuperPasse


Na noite de hoje, se apresentam as bandas da equipe de Thiaguinho. As cinco bandas que tiverem a melhor pontuação no ranking garantem vaga automaticamente para a próxima fase. Das outras três bandas com a menor pontuação, o jurado poderá salvar uma com o SuperPasse. As duas últimas deixam a competição. Para a tela subir, as bandas terão que fazer 60%. Se a banda seguinte fizer menos de 60%, essa passa a ser a meta para o próximo grupo. Os convidados da plateia ajudam a avaliar as bandas e podem dar, cada um, 2%.


Redação do PB Agora

Sítio São João abre as porteiras nesta quinta-feira em CG


Um museu ao ar livre retratando a cultura nordestina. O Sítio São João, espaço tradicional do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, completa 21 anos e abre as porteiras ao público a partir desta quinta-feira (04).

O espaço cenográfico remonta aos antigos vilarejos do interior onde aconteciam tradicionalmente as festas juninas. Pelo segundo ano seguido, o sítio vai funcionar no bairro do Catolé, zona sul de Campina Grande.

A edição deste ano prestará homenagem a Rosil Cavalcanti e espera abrilhantar ainda mais as comemorações dos festejos juninos. Idealizador do sítio, o cenógrafo, dramaturgo e vereador João Dantas, enfatizou que o local busca representar a arquitetura rural típica do interior nordestino com as ferramentas que descrevem a vida do homem do campo, com toda uma estrutura lúdica que leva o visitante a viver esse estilo de cultura regional.

“O Sitio São João tem personalidade, tem uma história e tradição, e o povo é carente dessa regionalidade. O Brasil começou no nordeste e apresentamos todo esse ciclo de época mostrando a nossa cultura com sua singeleza de detalhes”, relatou o idealizador João Dantas.


Segundo estimativa do idealizador do projeto, João Dantas, mais de 300 mil pessoas devem passar ao longo dos 40 dias de funcionamento pela réplica rural. O Sítio São João explora a vida do homem sertanejo remontando os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. São espaços como capela com imagens dos santos juninos, engenho, casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, bodega, tipografia e difusora. Os locais ficam repletos de artigos reais que ornamentavam os espaços.


As atividades do sítio foram abertas com um café da manhã, para a imprensa e convidados, mas a abertura para o público será a partir desta quinta-feira. O espaço funcionará todos os dias da semana das 10h às 23h.


Em sua nova estrutura, o sítio conta com elementos típico do interior do Nordeste, como uma casa de barro, com fogão a lenha, curral, milharal, porteiras de madeira, três engenhos – que funcionarão com motor motriz com mais de 200 anos e óleo diesel –, um engenho a tração animal e um bangüê, que era de uso escravo para produção de açúcar e seus derivados.


Percorrendo o chão de terra, ainda se encontra elementos como a bodega, a casa de farinha, rádio difusora, casa de tipografia, capela, cabine de foto “lambe-lambe”, uma casa que abrigará a produção da Academia de Letras Paraibana e artesanato paraibano.


Este ano, a estrutura do Sítio São João foi reformulada para melhor receber os turistas, com aproximadamente 500 metros quadrados, o visitante encontrará capelas, literatura de cordel, uma bodega, o engenho, a casa da farinha, uma difusora, e as mais variadas formas de comida regional como: pamonha, canjica, tapioca, caldinho de mocotó, caldo de cana, entre outros pratos.


“Quando se fala em cultura regional, você vai encontrar aqui, você encontrará a arquitetura rural, instrumentos rudimentares, mobília, ferramentas e o costume. É muito difícil você encontrar uma casa de farinha funcionando atualmente. Isso atrai os turistas e as pessoas que viveram assim”, comentou João Dantas. O Sítio São João explora a vida do homem sertanejo remontando os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. São espaços como capela com imagens dos santos juninos, engenho, casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, bodega, tipografia e difusora. Os locais ficam repletos de artigos reais que ornamentavam os espaços.


PB Agora

Santanna lamenta e não canta no Parque do Povo no São João de CG


Tradicionalmente, o cantor Santana sempre participou do Maior São João do Mundo, se apresentando no Parque do Povo entre os dias de São João e São Pedro.

Este ano, o cantador, conhecido por interpretar canções como “Ana Maria”, “Tamborete de Forró”, “Bateu Saudade” e “Beija Flor”, está fora da programação da festa. Os fãs de Santana terão que se deslocar para Caruaru ou outras cidades que realizam festejos juninos, para ver a apresentação do “cantador”

Em passagem por Campina Grande neste final de semana, onde se apresentou no Momento Junino da TV Borborema, Santana lamentou o esquecimento da PMCG. Embora tenha evitado fazer críticas a organização da festa, ele deixou claro que gostaria de participar da edição 2015 do Maior São João do Mundo.

“Eu respeito. É uma opção que respeito. A Prefeitura não tem a obrigação de me contratar, mas gostaria de participar do São João”.

Além de Santana, outros artistas da escola gonzagueana, que tocam o forró pé de serra, como Alcimar Monteiro e Raimundo Fagner, também ficaram de fora dos festejos juninos de Campina Grande. Na semana passada, a cantora Elba Ramalho criticou o gasto com as bandas de forró eletrônico, que além de não ter compromisso com a cultura nordestina, ainda cobram cachê altos.


Severino Lopes

PBAgora

Irritado, Faustão reclama com Record por não liberar atriz


Faustão parece cada dia mais irritado. Polêmico, o apresentador tem tornado comum as reclamações contra tudo o que lhe incomoda um pouco mais. Neste domingo (31) não foi diferente.

Durante apresentação da Melanina Carioca, formada pelos atores Roberta Rodrigues, Marcelo Mello Jr., Jonathan Haagensen, David dos Santos, Negueba, Jefferson Brasil, Luiz Otávio e Roberta Santiago, Fausto reclamou da ausência da última integrante, que tem contrato com a Record e está no ar em Os Dez Mandamentos.

Segundo Faustão, a emissora do bispo Edir Macedo não liberou Roberta para participar do programa, o que levou o apresentador a soltar os cachorros ao vivo. "O contrato dela é com outra emissora? Por que todas elas dizem que são coirmãs? Uma dá rasteira na outra", reclamou.

No Twitter, usuários lembraram que esse tipo de procedimento é muito utilizado, ironicamente, pela própria Globo. Em seu perfil no Instagram, Roberta Rodrigues homenageou a integrante ausente. "Jamais serei a única mulher dessa banda @melaninacarioca_oficial e nem a única Roberta, pois somos nós as Robertas @betinhasantiago para todo sempre", disse ela.

PB Agora / Terra

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Classe C está disposta a reduzir consumo de água e energia elétrica

Levantamento da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas mostra que o consumidor aceita a redução como forma de cortar os gastos

 

12 de fevereiro de 2015 – Os consumidores da classe C estão dispostos a reduzir o consumo de água e energia elétrica em suas casas, como forma de cortar gastos. A constatação é de pesquisa da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas, da Visa do Brasil, que mostrou: 84% dessas pessoas diminuiriam esse consumo em favor de uma melhor situação das contas domésticas no final do mês. O levantamento eletrônico foi realizado com mil consumidores em todo o Brasil para mapear a classe C em seus hábitos de consumo e controle das finanças.
Essa disposição dos consumidores representa uma sinalização positiva em relação à necessidade de o país reduzir o consumo tendo em vista a crise hídrica. Como os preços de energia elétrica e da água já estão em alta (e deverão subir ainda mais), a classe C, que tem o maior contingente de consumidores, está propensa a colaborar com a redução, ainda que seja apenas por razões econômicas.
Na segmentação por regiões, 87% dos consumidores da classe C na região Norte se disseram propensos a reduzir consumo de água e energia elétrica para “fechar” o mês com as finanças em dia, porcentagem muito próxima dos 86% do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A proporção é menor (75%) na região Sul.
A disposição para cortar o consumo de água e energia elétrica é praticamente idêntica entre homens (85%) e mulheres (82%).

Visitas ao supermercado

Quando se trata de alimentação, o controle de gastos da classe C é mais difícil, segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC com o programa Finanças Práticas. Perguntados sobre a frequência com que vão ao supermercado, 58% dos entrevistados disseram que fazem compras esporádicas nesses estabelecimentos durante a semana, enquanto 42% realizam uma compra por mês.
Na divisão por gênero, o sexo masculino se mostrou mais propenso a fazer visitas eventuais ao supermercado. Segundo a pesquisa, 61% dos homens declararam ter essa atitude, em comparação a 51% das mulheres.
As constantes visitas ao supermercado estão em linha com outra constatação da pesquisa: a alimentação é o item com que a classe C mais gasta na semana, com 62% das menções.
Apesar dessas despesas, a classe C garante que, de uma maneira geral, consegue controlar suas despesas. A pesquisa revelou que 66% desses consumidores dizem ter o controle de quanto gastam e, mais ainda, que em 85% dos casos esses gastos somam menos da metade dos rendimentos mensais.
A fatia dos consumidores que controlam seus gastos foi maior na região Norte, onde 82% da classe garantiram que tomam essa iniciativa, seguida pelo Nordeste (72%), Sudeste (66%), Sul (64%) e Centro-Oeste (57%).
O controle dos gastos é maior entre os homens, com 68%, do que com as mulheres (62%). No entanto, a fatia das mulheres (88%) é maior entre os consumidores da classe C que gastam na semana menos da metade do total de rendimentos no final do mês. Nesse item a porcentagem de homens foi de 84%.

Nota metodológica

Os dados da pesquisa “Hábitos do Consumidor da Classe C” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com o programa Finanças Práticas, de 1º a 27 de outubro de 2014, com 1.000 consumidores da classe C, usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Para determinação da classe social, foi utilizado o Critério FGV 2012, que considera consumidores com rendimento familiar mensal entre R$ 2.030,00 a R$ 8.700,00 como pertencentes à Classe Média ou Classe C.

Portal Boa Vista Consumidor Positivo

O Portal Boa Vista Consumidor Positivo reúne serviços aos cidadãos como a autoconsulta online que permite a consulta ao próprio CPF com segurança, privacidade e praticidade de forma gratuita, por meio da internet, de qualquer localidade do País, 24 horas por dia, 7 dias da semana; o SOS Cheques e Documentos que permite registrar documentos e cheques furtados, roubados ou extraviados; campanha Acertando suas Contas para limpar o nome; e outros serviços para garantir a sustentabilidade do crédito dos consumidores.
Sobre a Boa Vista SCPC: a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia. A empresa coloca à disposição dos brasileiros uma série de serviços que ajuda a cuidar bem do nome, a prevenir contra fraudes e a usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital. Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no país e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional. www.boavistaservicos.com.br
 
Fonte: da Redação do WSCOM Online (com assessoria)

Governo desiste de estender horário de verão, diz ministro

Medida era estudada como forma de economizar energia. Horário de verão tem previsão de término em 22 de fevereiro.

 

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quarta-feira (11) que o governo desistiu da proposta de estender o horário de verão. De acordo com ele, estudos indicaram que a economia de energia gerada nesse período seria muito pequena e, portanto, não valeria a pena. A decisão foi tomada durante uma reunião entre Braga e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
 O governo estudava ampliar em um mês o horário de verão, que está em curso desde o dia 19 de outubro com previsão de término em 22 de fevereiro, para economizar energia.

A possibilidade foi analisada diante do cenário atual de crise do setor elétrico, com os índices de chuva abaixo do esperado nos últimos meses e queda acentuada no nível de água nas represas das principais hidrelétricas do país.
De acordo com o ministro, com o fim do verão cada vez mais próximo, boa parte do país passa a ter noites mais longas. Assim, se estendido o horário de verão ao longo do mês de março, o consumo de energia durante a manhã aumentaria, reduzindo muito o ganho com a economia no período da tarde, que já seria pequeno.

“A razão pela qual não vale a pena a prorrogação do horário de verão é que parte do Brasil ficaria escura pela parte da manhã e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia pela parte da manhã. Em que pese, na parte da tarde, nós pudéssemos ter um ganho de energia, que seria mais importante se a ponta de carga estivesse se confirmando”, disse Braga a jornalistas após se reunir com a presidente.
O ministro também mencionou que a prorrogação do horário de verão implicaria na necessidade de ajustes no setor de aviação civil, mas não informou quais. Segundo ele, isso também pesou na decisão do governo de desistir da proposta.

Economia de 4,5%

O horário de verão está em curso em onze estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. O governo espera reduzir em 4,5% o consumo de energia no horário de pico.
Em entrevista ao Jornal Nacional na última quinta-feira (5), Braga afirmou que, para enfrentar o problema da falta de chuvas, contará com a energia gerada pela termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que tem potência instalada de 640 megawatts.
Em 2013, o governo afirmou que só recorreria à energia de Uruguaiana em caso de extrema necessidade. Para a termelétrica entrar em operação, a Argentina tem que autorizar a utilização de um gasoduto. A empresa responsável por Uruguaina afirmou que espera para este mês o fornecimento de gás para a usina voltar a funcionar.
O ministro também confirmou que a partir de primeiro de março, as distribuidoras vão lançar uma campanha de conscientização para economia energia.

Economia de água

Para especialistas do setor elétrico, a economia de água dos reservatórios das hidrelétricas, apesar de pequena, é importante diante do cenário de crise. “Essa economia [de 0,4%] não é de se jogar fora diante da atual circunstância”, diz Roberto Brandão, pesquisador do Grupo de Estudos.
“Os benefícios não são gigantescos, mas ainda são significativos, continua valendo a pena. Qualquer economia de água dos reservatórios é válida”, diz o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales. do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre 2010 e 2014 o horário de verão resultou em economia de R$ 835 milhões para os consumidores, devido à eletricidade que deixou de ser gerada pelo uso da luz do sol. Para a edição 2014/2015 do horário de verão, a economia estimada inicialmente é de R$ 278 milhões, 31% menos do que na edição passada (R$ 405 milhões). Esses valores, porém, são muito pequenos diante dos gastos do setor elétrico e não chegam ter impacto nas contas de luz.

Benefícios

O governo alega que o horário de verão evita investimentos de cerca de R$ 4 bilhões ao ano, com mais geração e sistemas de transmissão de eletricidade. Segundo o Ministério de Minas e Energia, ele permite um melhor aproveitamento da luz solar e “maior racionalidade no uso da eletricidade.”
Outra vantagem, diz o ministério, é o aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço. O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932.

Consumo na ponta

Entretanto outro efeito do horário de verão, que é o de evitar picos de consumo de energia no chamado horário de ponta (entre 18h e 21h), “perdeu um pouco da relevância” nos últimos anos, aponta Roberto Brandão, da UFRJ.
Por conta do aumento no uso do ar-condicionado no país, mais recentemente os picos de consumo de eletricidade durante o verão começaram a ser registrados no início ou meio da tarde, entre 14h e 16h.
No passado, esse pico era registrado entre 18h e 21h, devido ao aumento do consumo gerado pelo uso de eletrodomésticos quando as pessoas saem do trabalho e voltam para as suas casas, junto com a iluminação pública nas cidades.
“Nos últimos anos, o horário de verão perdeu um pouco da sua relevância porque houve mudança no padrão de horário de ponta no Brasil”, diz o pesquisador. Ele aponta, porém, que continua sendo importante equilibrar a demanda por energia no fim do dia.
Para o professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Shayani, o horário de verão continua sendo importante para “evitar a sobrecarga” do sistema elétrico durante o verão e até mesmo apagões. “O horário de verão é necessário na medida em que a demanda por energia no Brasil está crescendo e o setor elétrico não consegue acompanhá-la. Ela visa evitar um apagão”, diz ele.

Fonte: WSCOM  Online e G1