segunda-feira, 14 de março de 2016

Ação criminosa: Delegacia da Polícia Civil é incendiada no Cariri

A Delegacia de Polícia de Assunção foi algo de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (14). O fato acorreu por volta das 03h00 e a polícia suspeita que tinha sido realizado por vândalos do próprio município.

Segundo informações da polícia, na madrugada, moradores ouviram alguns barulhos, mas só no início da manhã, quando o fogo já estava tomando conta da delegacia, os populares juntamente com a polícia tentaram conter as chamas.

Além do prédio, também foram queimadas as motos que estavam apreendidas. Nenhum suspeito foi identificado.

O delegado de polícia de Assunção e Taperoá, Ariosvaldo Adelino, já está investigando o caso.

Policia recupera carga roubada em PE na PB

Uma carga avaliada em R$ 500 mil foi encontrada na manhã desta segunda-feira (14) pela Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas. O produto estava dentro de uma casa alugada no bairro Cidade Verde, em João Pessoa.

A ação foi encontrada cerca de 40 caixas com diversos objetos. Entre os equipamentos, estavam embalagens dos Correios e Telégrafos de Pernambuco.

De acordo com a polícia civil, o material encontrado teria sido roubado em Pernambuco. Ninguém foi preso dentro da casa. Os objetos apreendidos foram levados para a Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, na Capital.

Juiz paraibano concorda com juíza de São Paulo sobre decisão de Lula

O juiz paraibano, Aluízio Bezerra, comentou sobre a decisão da juíza de São Paulo, Maria Priscilla Veiga de Oliveira em encaminhar o processo que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal, nesta segunda-feira (14) durante entrevista ao programa de rádio 60 minutos, na rádio Arapuan.

O processo agora passará a integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O magistrado explicou que os crimes de lavagem de dinheiro na modalidade ocultação de patrimônio e falsidade ideológica são analisados na esfera federal. “O juiz deve analisar uma parte do processo e outra devolverem para a esfera estadual”, disse.

Sobre a declaração da juíza que justificou que o pedido de prisão preventiva de Lula não se sustentava pelo aspecto da divulgação prévia e publicização dos promotores, Aluízio bezerra criticou. “A prisão preventiva não há necessidade de ser feita de surpresa. As preventivas são anunciadas antes é tanto que muitos deles fogem, neste ponto não concordo com ela”, destacou.

TV Clube vira TV Manaíra e revela programação ao mercado da PB

TV Manaíra, afiliada da Band, sucede TV Clube
 
 
 
A  TV Clube, ex-TV O Norte, agora é TV Manaíra. A nova programação da emissora foi apresentada na manhã desta segunda-feira (14) para o mercado de comunicação paraibano, em solenidade realizada no Mag Shopping, em João Pessoa.

Pertencente agora ao Sistema Opinião (Grupo Hap Vida), a TV ganhou novos programas, apresentadores e repórteres.

O executivo Cacá Martins, superintendente do grupo na Paraíba, apresentou as novidades.

O evento contou com a presença de empresários da comunicação, autoridades e segmento publicitário.
 
 
 
 
 

Ameaças de morte elevam segurança em torno de Moro

Mesmo com a Operação Lava Jato já debruçada sobre políticos influentes e empresários poderosos, o juiz Sergio Moro sempre resistiu a qualquer mudança de rotina. Apesar dos alertas para cuidar da própria segurança, prosseguiu fazendo rigorosamente tudo o que fazia antes de assumir os processos e enfrentar a corrupção. Moro ia trabalhar de bicicleta. Frequentava restaurantes e shoppings de Curitiba e corria, sozinho, pelas ruas da cidade. Com o passar do tempo, aceitou fazer algumas concessões. Aposentou a bicicleta, passou a evitar programas familiares em lugares públicos e trocou o cooper ao ar livre pela esteira de uma academia. Mas nunca admitiu andar com escolta, embora estivesse no centro de uma atividade naturalmente fadada a despertar rancores. Por mais de uma vez, a Polícia Federal lhe ofereceu proteção. Sempre que ouvia a sugestão, o magistrado repetia uma pergunta: "Há alguma ameaça concreta?". Não havia, mas aparentemente agora há. Desde a semana passada, Moro está sob a proteção de uma equipe de agentes altamente treinados.

Fazia tempo que o juiz era alvo de ataques virtuais, a exemplo do que aconteceu com o ex-ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento do processo do mensalão. Mas nada que fosse suficiente para fazê-lo mudar de conduta. O ponto de inflexão brotou com a decisão de mandar a Polícia Federal conduzir o ex-presidente Lula para depor sobre suas ligações com o petrolão, na sexta-feira 4. A ordem de Moro, expedida como parte da 24ª fase da Operação Lava-Jato, atiçou a militância petista mais radical - em muitos casos, pode ser apenas histeria, dada a facilidade de gritar nas redes sociais. Do ponto de vista policial, contudo, impõem-se cautela e atenção. Ainda no dia da condução coercitiva de Lula, à medida que o ex-presidente e outros hierarcas do PT subiam o tom do discurso, mais agressivas se tornavam as ameaças da tropa cibernética.

Pelo menos três desses ataques resultaram em abertura de inquérito por um motivo muito simples: incitaram, entre outras barbaridades, ao assassinato do juiz da Lava-Jato. "Chega de palhaçada de acreditar na democracia de direita. Matem o Moro", escreveu no Twitter um agressor já identificado. "Tenhamos coragem. Matemos Moro e acabemos com esta festa", emendou o militante. "Todos de esquerda nas ruas já e com armas! É guerra civil", postou outro radical no Facebook. "Matar o Moro e todos os fascistas. É guerra", prosseguiu. Mensagens desse quilate puseram a polícia e Moro em alerta. A "ameaça concreta" que o juiz paranaense dizia inexistir despontou como uma possibilidade real. Prudência agora é o nome do jogo. Desde aquela sexta-feira em que Lula depôs numa sala do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, agentes da Polícia Federal se revezam num esquema ostensivo ao redor de Moro. Em paralelo, policiais rastreiam a origem das ameaças e de telefonemas que o magistrado tem recebido. "Identificaremos todos eles", disse a VEJA um investigador que trabalha no caso.


VEJA

BRASILEIROS VÃO AS RUAS EM MANIFESTAÇÃO HISTÓRICA CONTRA O PT

Se eu fosse petista teria vergonha de ser. Teria vergonha dessa sigla que envergonha o País perante o mundo.
''Fora PT'' um som constante que se ouviu nas manifestações de ruas desse marcante domingo, dia 13 de março de 2016.
Em Belo Horizonte manifestantes levaram às ruas serpentes de borracha em alusão ao ex-presidente Lula que foi infeliz em se personificar de jararaca, uma cobra perigosíssima. Pois é... Lula passou a ser isso para o Brasil.
Decididamente começou o fim do PT.
A outrora estrela de esperanças...perdeu o brilho, se enlameou com a corrupção provada pela esfera judicial. Foi pela ganancia de poder que a estrela se partiu.
Não adianta esconder, se esquivar da realidade. Chegou o fim petistas!
A máfia que roubou os cofres públicos e sua maior estatal, a Petrobrás,agora terá que se haver com a Justiça do País e está nas mãos dos Tribunais a grande responsabilidade de aplicar a lei tanto em Chico como em Francisco. Sem parcialidades pois o povo brasileiro está de olho e a Imprensa vigilante...
Vestidos de verde e amarelo, os brasileiros foram às ruas em grande número, cantaram o Hino Nacional, pediram o fim da corrupção, a saída de Dona Dilma e a prisão de Lula.
Vergonhoso partido e corrupto governo não podem mais ser representantes da nação brasileira. ''Fora PT'' é o coro a perdurar até a máfia sair...
A Polícia Militar, registre-se isso, em todo o País, não teve trabalho nas manifestações porque elas foram feitas de forma ordeira e pacífica conforme imagens de emissoras de TV e Internet.
Não seria assim, em clima de paz, caso as manifestações tivessem os adoradores de Lula juntamente com a CUT e o MST nas ruas. Sabemos como essa gente se comporta pois são amantes da indisciplina, baderna e desordem pública. Gostam de pichações a prédios públicos e privados. São agressivos e violentos.
Nesse domingo, o verde e amarelo foram vitoriosos e gigantes contra o vermelho repugnante, ora representando esse partido coberto de corrupção.
Aqui começa o fim da legenda PT. Não será aceito votar nesse partido. Os eleitores já preparados estão para o NÃO, nas urnas.
Registra-se também que, nesse domingo, TODA A IMPRENSA NAS RUAS NÃO SOFREU NENHUM ATO DE HOSTILIDADE...Isso não aconteceu em tempos e manifestações passadas quando milícias sustentadas pelo PT foram às ruas. E foram badernar e agredir jornalistas... Nesse domingo foi diferente porque o povo ordeiro e pacífico estava nas ruas. Os selvagens não puderam ir juntar-se contra a maioria ordeira desse país.
Manifestações de ruas com gente estudada é outra coisa. A polícia só assiste e não tem trabalho algum.
Em Brasília, centro do poder, na frente do Congresso Nacional,os manifestantes ''visitaram'' D. Dilma convidando-a para desocupar o Palácio do Planalto com pressa. Disseram: ''Fora Dilma!'' em vez de: Bom dia Presidente!...
Mais de cem mi pessoas ordenando sua saída.
Mas, Dilma teima em querer que o povo lhe aceite. O povo não quer. E quando o povo não quer...é melhor obedecer.
E o Lula? Ah!, esse, com certeza, se afundou na lama, na corrupção e jura ser santo igual aos anjos no céu...Poderá ser preso.
Lula jamais ganhará eleição para presidir esse país que é dos brasileiros e não de seus caprichos, gostos e interesses escusos.
Acabou o reinado do PT.
Acabou senhor Lula Inácio!
Acabou senhora Dilma!
Só quem gosta de ser cego é que não vê isso.
O povo já os reprovou há tempo.
Os acertos de contas serão com a Justiça do Brasil e com o povo, nas urnas.
Quem viver verá!
''FORA PT!''



POR GUTEMBERG LEITE (JORNALISTA)

Lava Jato disponibiliza íntegra do depoimento de Lula

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado nesta segunda-feira no site da Justiça Federal do Paraná. No último dia 4, quando foi deflagrada a 24ª fase da operação, o petista cumpriu mandado de condução coercitiva para prestar esclarecimentos aos investigadores na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. Há suspeitas de que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção do petrolão, na forma de obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e do tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Confira a íntegra do depoimento

Veja alguns trechos:

Sobre a empresa do filho

Delegado da Polícia Federal:- o senhor conhece a empresa G4 Entretenimento e Tecnologia Digital?

Lula: Eu não conheço, mas eu sei que acho que é do, o meu filho acho que era sócio dela, G4.

Delegado: Qual filho?

Lula: O Fábio.

Delegado: O senhor sabe quais as atividades exercidas por ela?

Lula:Não sei. Esse negócio de game, não me pergunte nada que eu sou analfabeto.

Delegado: O senhor saberia dizer, ele já comentou com o senhor quantos empregados, ele dá emprego para quanta gente lá, quantas famílias sobrevivem dela, não sabe dizer?

Lula: Não, cada um cuida do seu nesse país.

Delegado: Mas, assim, mais de 5, mais de 20?

Lula: Eu não sei, querido, não tenho a menor noção.

Delegado: E o senhor sabe onde ela se situa?

Lula: Não. Aliás, eu nunca fui.

Delegado: Além do seu filho Fábio, seria um dos sócios dela, quem seriam os outros sócios?

Lula: Não sei, querido.

Delegado: E ela já recebeu valores do Instituto Lula?

Lula: Se prestou serviços, não recebeu benefícios, recebeu pagamentos, eu não sei se prestou serviços, mas se prestou serviços recebeu, todo mundo que presta serviços para o instituto recebe.

Lula desconversa sobre os valores que eram doados ao Instituto Lula

"Nem no instituto e nem em casa eu cuido disso, em casa tem uma mulher chamada dona Marisa que cuida e no instituto tem pessoas que
cuidam."

Sobre os pedalinhos do sítio de Atibaia

"Certamente que a dona Marisa adoraria ver os netos dela e outras crianças que fossem lá possivelmente passear naquilo (...) Eu fico, acho que não é legal, eu fico constrangido de você me perguntar de pedalinho e de me perguntar de um barco de 3 mil reais, sinceramente eu fico."

José Dirceu

Delegado da Polícia Federal: José Dirceu tinha alguma interlocução com o senhor na indicação e nomeação de diretores da Petrobras?

Lula:Ele era o chefe da Casa Civil, ele cumpria com o papel reservado a ele. As discussões com as lideranças aconteciam, com os ministros, e chegava pra Casa Civil, mandava para o GSI pra trazer pra mim.

Delegado: O senhor tomou algum conhecimento, que não seja pela imprensa, de que o senhor José Dirceu recebia vantagens indevidas relacionadas à Petrobras?

Lula: Pela imprensa.

Delegado: Só pela imprensa?

Lula: E sinceramente não acredito.

Delegado: Certo. E o senhor sabe me dizer qual o papel dele no Partido dos Trabalhadores após a prisão dele no processo do Mensalão?

Lula: Acho que nenhum, querido. Nenhum, nenhum, é uma pena, que o José Dirceu era um grande dirigente político. Acho que poucas pessoas têm a cabeça privilegiada do ponto de vista político que tem o José Dirceu.

Sobre José de Filippi Junior, seu ex-tesoureiro de campanha e ex-presidente do Instituto Lula, que teria recebido milhões desviados da Petrobras. Defesa alega que dinheiro era para palestras do 
ex-presidente

Delegado da Polícia Federal: Ele nunca teria autorização para pedir ou fazer agendamento de palestras, tratar qualquer valor de remuneração a palestras

Lula: Não.

Delegado: Isso o senhor afirma com certeza?

Lula: Tem 99% de possibilidade que ele nunca tratou disso.

Palestras de 200 mil dólares

"Quando eu deixei a presidência todas as empresas de palestras, que organizam palestras de Bill Clinton, Bill Gates, Kofi Annan, Felipe Gonzales, Gordon Brown, todas as empresas mandaram e-mail, mandaram telegrama, mandaram convite, telefonaram, que queriam me agenciar para fazer palestra, nós então fizemos um critério de não aceitar nenhuma empresa para me agenciar, primeiro por cuidado político, que a gente não sabia quem eram, e segundo porque a gente queria fazer palestras selecionadas, ou seja, que a gente pudesse falar do Brasil, eu posso até mandar para vocês alguns discursos que eu faço, ou seja, a gente fazia discurso primeiro mostrando o que aconteceu no Brasil em 8 anos, que era o que todo mundo queria, e depois a gente dizia qual era o futuro do Brasil, o que o Brasil tinha de perspectiva para a frente, e decidimos cobrar um valor, todas as minhas palestras custam exatamente 200 mil dólares, nem mais e nem menos"

Sobre todas as acusações levantadas pela Justiça contra ele

"Eu espero que quando terminar isso aqui alguém peça desculpas. Alguém fale: 'Desculpa, pelo amor de Deus, foi um engano".



VEJA



Juíza manda para Moro denúncia e pedido de prisão de Lula


A juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu mandar para o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato nesta segunda-feira, 14, a denúncia e o pedido de prisão feitos pelo Ministério Público estadual contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso tríplex.

A ÍNTEGRA DA DECISÃO DO PEDIDO DE PRISÃO CONTRA LULA

Segundo a magistrada, "como é público e notório, tramita perante aquela Vara (13ª Vara Federal de Curitiba) os processos da chamada "Operação Lava Jato", mencionada pelos denunciantes em sua peça".
O Juízo da 4ª Vara Criminal Central levantou o sigilo do processo para conhecimento público e garantia constitucional (prevista no art. 5º, LX, da CF). A juíza fundamenta que "o pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de 'Lavagem de Dinheiro', é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação".

Os autos serão encaminhados para reunião com os da Operação Lava Jato."Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados", determinou a juíza.

O Ministério Público de São Paulo denunciou criminalmente o ex-presidente Lula no caso do tríplex 164-A, no Condomínio Solaris, no Guarujá na quinta-feira, 9. São acusados também a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o filho mais velho do casal Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, e mais 13 investigados. Na lista estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o empresário Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, amigo de Lula, e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop).

A Promotoria sustenta que o petista cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao supostamente ocultar a propriedade do imóvel - oficialmente registrado em nome da OAS.A investigação mostrou que a empreiteira OAS bancou uma reforma sofisticada do apartamento., ao custo de R$ 777 mil. Segundo o engenheiro Armando Dagre, sócio-administrador da Talento Construtora, contratada pela OAS, os trabalhos foram realizados entre abril e setembro de 2014.

Em 2006, quando se reelegeu presidente, Lula declarou à Justiça eleitoral possuir uma participação em cooperativa habitacional no valor de R$ 47 mil. A cooperativa é a Bancoop que, com graves problemas de caixa, repassou o empreendimento para a OAS. Lula apresentou sua defesa por escrito no inquérito da Promotoria. O petista afirma que não é o dono do tríplex.





 

Estadão




TCE aprova contas de Ricardo, mas vê ‘desequilíbrio’ na PBPrev

As contas do governador Ricardo Coutinho (relativas a 2014) foram aprovadas pelo TCE, no começo da tarde desta quinta-feira, em João Pessoa. A aprovação foi por unanimidade: 5 a 0. Apenas o conselheiro Fernando Catão se absteve.

Conforme o conselheiro Nominando Diniz, relator, não houve irregularidades que representassem motivo para reprovação das contas. Em entrevista à radio Arapuan, ele disse que os índices de investimento em educação e saúde, por exemplo, foram respeitados.

O voto de Nominando foi seguido por Fábio Nogueira, André Carlos, Arnóbio Viana e Marcos Costa. Nominando apontou apenas um ‘desequilíbrio’ com relação à previdência (PBPrev). “Mas, isso acontece no país inteiro”, justificou ele.

Também em entrevista à rádio Arapuan, o secretário estadual Luís Tôrres (Comunicação) disse não ter ficado surpreso com a aprovação das contas. “Não poderia esperar outro resultado”, disse ele.

Para Tôrres, o Governo do Estado  assumiu a responsabilidade de atender a todos os índices determinados, especificamente, em saúde e educação. “2014 foi de prosperidade econômica para a Paraíba”, finalizou o secretário.

Manoel Júnior evita defender permanência de Cunha e já fala na manutenção do apoio do PMDB ao Governo Dilma

“Nós não temos que desembarcar daquilo que já apoiamos duas vezes”, disse o parlamentar ao defender permanência do PMDB em apoio ao Governo Dilma

Um dos fervorosos defensores da candidatura de Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência da Câmara dos Deputados no ano passado, e tido como verdadeiro cabo eleitoral do colega, o deputado federal Manoel Júnior (PMDB/PB) mudou o discurso e agora “só observa”, adotando uma postura neutra quanto a possibilidade do afastamento de Cunha.

Indagado sobre qual era o sentimento em relação ao momento por que passa o colega de bancada, Manoel Júnior, que em outras ocasiões faria uma defesa contundente em prol de Cunha, agora prefere evitar o desgaste e despista, apenas comentando sobre o atual cenário.
“O presidente responde dois processos, um político, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que está sendo analisado, ele deverá receber a punição ou não, isso vai ser no momento oportuno, e também um processo criminal no STF, que também, no momento oportuno, ele será julgado. Eu não tenho como antecipar os fatos”, disse.

Já quando o assunto é a presidente Dilma, que Júnior publicamente chegou a sugerir que ela renunciasse, o parlamentar, agora, defende a permanência do PMDB na base, a fim de ajudar o país a se reerguer.
“Acho que nesse instante nós não temos que desembarcar daquilo que já apoiamos duas vezes. O governo vem passando um momento difícil, nós precisamos ajudar o país e é nesse sentido que o PMDB precisa, com equilíbrio, se manter”, disse.