sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Perigo em duas rodas

Perigo em duas rodas


reprodução/imagem ilustrativa

          Um fato vem  chamando á atenção dos motoristas e pedestres de João Pessoa: motoqueiros que colocam em risco suas vidas e das outras pessoas que trafegam nas ruas e avenidas da cidade. Eles estão colocando o pneu dianteiro de suas motos e ''cinquentinhas'' para cima num marabalismo inconsequente e irresponsável sob todos os aspectos.
Não há necessidade desse amostramento colocando vidas__as deles também__, em riscos de acidentes ou algo mais grave.

Os policiais de Trânsito da cidade, os agentes da Semob, devem ter uma atenção mais apurada nessa prática e de forma exemplar punir os condutores de motos que pensam ser ''donos'' das ruas e avenidas empinando suas motos e, com certeza, ferindo a lei.
Nas principais avenidas de João Pessoa, como a Josefa Taveira, Hilton Souto Maior, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves, Retão de Manaíra, Cruz das Armas entre outras, essa prática de empinar motos é constante.
Com um trânsito caótico que temos,  atualmente, basta uma simples batida para o tráfego parar de forma literal e esses condutores de motos pouco ou nada se importam com a problemática. Para eles, os segundos que passam ''se amostrando'' é o máximo.
E não é constrangedor dizer que, somente ''sobrando'' nas avenidas,  algum dia,  esses ''artistas'' se conscientizem da gravidade do problema, ou mesmo quando as autoridades de Trânsito começarem a rebocar suas motos quando pegos no ato infracional.
A própria população, de posse de um celular pode sim filmar ou fotografar o infrator em duas rodas e enviar as imagens para as autoridades.
O sistema de câmeras espalhados pelas avenidas da cidade pode dar,  também, sua contribuição ás autoridades para coibir essa prática criminosa.

O trânsito em João Pessoa, e nas outras grandes e médias cidades do país, está um desastre...
Nas faixas destinadas a ciclistas, em Mangabeira por exemplo, motoristas de ônibus, de carros, motoqueiros, carroças com jumentos e  outros ''burros'' em cima, além de pedestres, invadem o local destinado para as ''magrelas'' num total desrespeito a regra de locomoção.

Um problema sério acontece nas avenida Epitácio Pessoa no sentido praia/centro. Um sinal localizado logo na entrada da avenida Nego, em Tambaú, dá prioridade aos veículos que estão se dirigindo às praias e não deixa os que vem da zona sul passar com mais tempo. Quando o sinal fecha para quem está indo sentido centro demora minutos para abrir e quando abre, logo fecha em poucos segundos.
Quem é o ''poderoso chefão'' que está por trás desse privilégio todo?
Com isso, o congestionamento  de carros e ônibus se torna extremamente estressante e extensivo. Vira um caos principalmente às 18h quando muitos estudantes precisam chegar em salas de aulas e ficam ''presos'' no trânsito...
Mas , o foco aqui continua sendo os ''artistas'' irresponsáveis que, em duas rodas e empinando uma para cima,  se acham os ''donos'' das ruas e acima da lei.
É preciso dar um freio nesses condutores de motos que pensam ser as ruas algum palco de circo ou mesmo o famoso ''globo da morte''...
Se querem morrer que morram mas deixem os outros fora de riscos.
Motos não foram feitas para empinar nas ruas.
Será que esses condutores pensam em ir para a lua com suas motos???...



Texto produzido e autorizado pelo estudante de jornalismo Gutemberg Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário