terça-feira, 15 de março de 2016

Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba já pode receber indenização

As multas aplicadas aos bancos por demora no atendimento serão destinadas aos clientes que fizerem a reclamação. A lei nº 10.323/2014, que determina tal procedimento, já foi publicada no Diário Oficial e dispõe sobre
o pagamento de indenização pelas instituições bancárias aos seus usuários, quando forem atendidos além do tempo disciplinado pela lei da fila de banco.
De acordo com o art. 1º da Lei nº 10.323/2014, “as instituições bancárias sediadas na Paraíba, além das multas aplicadas pelo Procon, ficam obrigadas a indenizar os usuários em atendimento quando forem atendidas além do limite máximo de tempo de espera, prevista em lei municipal ou estadual”.
“O art. 2º estabelece que “as instituições bancárias deverão emitir uma senha de atendimento para usuário onde registre o seu horário de chegada, a qual será devolvida ao cliente após o encerramento do atendimento, devidamente autenticada pelo caixa”.
O usuário que se sentir prejudicado pela demora no atendimento, de posse da senha autenticada e devolvida pelo caixa, deverá comunicar o fato ao gerente da instituição financeira ou a qualquer outro funcionário designado para receber a reclamação, e solicitar o pagamento da indenização, que deverá ser feito no prazo máximo de 48 horas.
O valor da indenização ficado na lei estadual será equivalente a 30 UFR-PB (Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba), vigente na data do atendimento, por cada usuário atendido em horário excedente ao limite máximo de tempo de espera.
O deputado estadual Vituriano de Abreu, autor do projeto que virou lei, destacou que a norma foi bem elaborada e bastante discutida na Assembleia. “Esta lei tem um elevado alcance social, pois o cliente que for atendido além do tempo previsto em lei, seja 15 ou 20 minutos, agora poderá requerer ao banco o pagamento de uma indenização. Não é aceitável que nos dias de hoje, onde a tecnologia está presente em todos os lugares, um cliente seja atendido no tempo que o banco desejar”, frisou.

Pelo menos uma criança já morreu em São Miguel de Taipu, vítima de microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, até a oitava semana epidemiológica de 2016, 810 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 128 municípios. Desse total de notificações, 63 casos foram confirmados, 306 foram descartados para microcefalia relacionada à infecção congênita e 441 estão sob investigação.
No vale do Paraíba, a cidade de São Miguel de Taipu aparece com uma notificação de caso que evoluiu para óbito. De acordo com orientações do Ministério da Saúde, considera-se que todos os casos confirmados estão relacionados à infecção congênita. Todos os casos são avaliados individualmente e submetidos a um conjunto de exames de diagnóstico laboratorial e por imagem.
Ações – O Governo do Estado, por meio da SES, encerrou em 29 de fevereiro o 1º ciclo de visitas a imóveis na Paraíba para combater o mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Relatório de Acompanhamento de Visitas aos Imóveis, desde o dia 4 de janeiro deste ano foram identificados 48.255,730 focos do Aedes aegypti em 221 municípios.

Os ciclos de visitas são planejados, ininterruptamente, de forma que a totalidade dos imóveis seja inspecionada de acordo com o seguinte cronograma: O 1º ciclo foi concluído em 29 de fevereiro; o 2º ciclo será concluído até 31 de março, o 3º ciclo, até 30 de abril, e o 4º ciclo, terá sua conclusão até 30 de junho deste ano.

Para intensificar as atividades, o Estado conta com o apoio de profissionais do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Polícia Militar, além dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. A equipe é dividida em duplas que visitam casa a casa, conversam com os moradores a respeito das formas de prevenção e ainda fazem vistoria nos quintais, jardins e até terrenos baldios. O objetivo é detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito.


O trabalho com o Exército vem sendo realizado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

Secretaria de Educação do Estado abre inquérito para investigar vereador de Pilar

A Secretaria de Educação do Estado da Paraíba abriu inquérito para investigar possíveis irregularidades cometidas pelo vereador Gabriel Brito na Escola Estadual Maria Alves de Brito, na localidade Jacaré, município de Pilar. O vereador trabalhava como professor nesta escola e foi Presidente do Conselho Escolar no período em que sua irmã ocupava o cargo de gestora da unidade escolar. O Processo nº 7085-2/2015 quer saber se ele cometeu crime de corrupção, como acusam os atuais gestores da escola.
O Ministério Público trabalha no caso, tendo enviado ofício à Escola Maria Alves de Brito solicitando informações sobre as prestações de contas da ex-gestora. A investigação se baseia em informes da diretoria atual, que acusa ainda o vereador de ter abandonado o emprego, deixando de exercer sua função de professor.
Afora este inquérito, o vereador Gabriel também é acusado de prometer habitações do Projeto Minha Casa Minha Vida para eleitores em troca de votos, e ameaçar familiares de alunos que buscam transferência da escola municipal onde ele é mandatário, para a Escola Maria Alves de Brito. A denúncia foi veiculada na Rádio Tabajara da Paraíba, no programa “Alô comunidade”, através da gravação de uma senhora por nome Dayane. Ela afirma que foi pegar documentos do filho na Escola Cecília Alves da Fonseca, no sítio Jacaré, onde o vereador Gabriel disse que se ela tirasse o aluno da escola e matriculasse na Escola Estadual Maria Alves de Brito, não receberia a casa do programa Minha casa Minha Vida, e que ele teria seis casas para dar aos seus eleitores, além de ameaçar cortar o “Bolsa Família”.

O vereador não foi encontrado para comentar as denúncias.

 

segunda-feira, 14 de março de 2016

BandNews é anunciada no lugar da Clube FM em João Pessoa

Uma novidade importante para o rádio da região Nordeste do país. A rede liderada pela BandNews FM 96.9 de São Paulo foi confirmada hoje (14) para o mercado de João Pessoa. A informação foi dada durante um evento realizado nesta manhã de segunda-feira, referente ao lançamento da nova grade de programação da TV Clube Paraíba (afiliada à Rede Bandeirantes). O Sistema Opinião de Comunicação, responsável pela televisão e pela 103.3 FM de João Pessoa desde 2015, deve promover a estreia da BandNews FM 103.3 de João Pessoa a partir do dia 11 de abril, porém a data de inauguração ainda não está confirmada.


O anúncio da BandNews FM foi feito pelo Sistema Opinião de Comunicação na manhã de hoje (14), em evento destinado à TV Clube Paraíba. A equipe de jornalismo da 103.3 FM está em estruturação e o grupo trabalha com a possibilidade de estreia para o próximo dia 11, porém a data ainda não foi confirmada oficialmente (há a possibilidade de alteração, dependendo do tempo necessário para as reformas que serão feitas na estrutura da emissora). Os detalhes sobre a grade de programação local, assim como outros destaques do trabalho da futura BandNews FM de João Pessoa, ainda não foram divulgados pelo grupo paraibano. Em um “teaser” exibido no evento de hoje, o âncora Ricardo Boechat confirmou a BandNews na Paraíba.


Com a estreia da BandNews FM em João Pessoa o grupo local encerra em definitivo a atuação da Clube FM 103.3, emissora popular/hits que já está fora do ar em João Pessoa. A emissora foi líder geral de audiência nas medições realizadas pelo Ibope Media em vários momentos e, mais recentemente, brigava pelas primeiras colocações no ranking FM paraibano. No início de 2015 o grupo Diários Associados anunciou a mudança no controle de parte do grupo no Nordeste, culminando no início da gestão por parte do Sistema Opinião de Comunicação. A emissora popular estava no ar desde o dia 21 de janeiro de 1990 (a marca Clube FM foi adotada em 2007) e foi encerrada no último dia 12 (uma grade do segmento adulto-contemporâneo com o nome de 103 FM está no ar de forma provisória).


A última estreia da rede BandNews FM ocorreu em Fortaleza, através da BandNews FM 101.7 em 11 de março de 2013. A rede jornalística controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação também conta com emissoras como BandNews FM 94.9 do Rio de Janeiro, BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte, BandNews FM 99.1 de Salvador, BandNews FM 96.3 de Curitiba e BandNews FM 99.3 de Porto Alegre.


Em João Pessoa a BandNews FM terá como principal concorrente a CBN FM 101.7, rede jornalística do Sistema Globo de Rádio que está no ar no FM paraibano desde fevereiro de 2013.


Brasil Radio


Hoje (14) também foi a estreia da Brasil Radio FM 93.1 AM 810 de Orlando (Estados Unidos). A emissora é um projeto do Grupo Bandeirantes de Comunicação que leva conteúdo nacional para os brasileiros que moram e/ou estão de passagem pela Florida. Boa parte da grade da emissora norte-americana é composta por conteúdo da BandNews FM.




Tudoradiopb

Lula vai a Brasília e deve acertar com Dilma comando da Secretaria de Governo

BRASÍLIA — Interlocutores do Palácio do Planalto informaram na noite desta segunda-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Brasília, nesta terça ou quarta-feira, para discutir com a presidente Dilma Rousseff a melhor forma de assumir uma pasta do chamado núcleo duro do governo: a Casa Civil, ocupada por Jaques Wagner, ou o ministério da Secretaria de Governo, comandada por Ricardo Berzoini. A decisão de Lula de avançar na discussão sobre sua participação direta no governo, ganhando foro privilegiado, acontece no mesmo dia em que a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira mandou o processo de Lula para o juiz Sérgio Moro, na Operação Lava-Jato.

O mais provável é que Lula deve aceitar comandar a Secretaria de Governo, onde assumiria a articulação anti-impeachment. Embora seja mais forte, a Casa Civil tem atribuições mais burocráticas. Se isso se confirmar, Berzoini reassume seu mandato de deputado federal, para ajudar na busca de votos anti-impeachment.


Desde cedo o ministro Jaques Wagner anunciou que o Planalto aguardava a resposta do ex-presidente Lula. A dificuldade é convencer a opinião pública de que Lula está indo para o entorno de Dilma para ajudá-la, e não para fugir de Moro , que tem sido muito rigoroso no comando das investigações da Lava-Jato.

Prefeitura de Cachoeira dos Índios abre concurso com 42 vagas

A Prefeitura de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano, abre, nesta segunda-feira (14), inscrições para o concurso público para o preenchimento de 42 vagas, destinadas a profissionais de nível superior, médio e fundamental.

As inscrições, que variam de R$ 50,00 a R$ 75,00, se encerram no dia 10 de abril e podem ser feitas no site: www.conpass.com.br.

São oferecidas vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Dentista, Facilitador do CRAS, Fonoaudiólogo, Motorista, Mecânico, Médico, Nutricionista, Orientador do CRAS, Monitor de Creche, Orientador Pedagógico, Operador de Máquinas, Psicólogo, Pedagogo do CREAS, Professor de diversas disciplinas, Pedreiro Técnico em Enfermagem e Veterinário.

Os novos servidores deverão cumprir jornadas de trabalho semanais de até 40 horas, por salários que variam entre R$ 880,00 e R$ 1.726,38.

O certame, que está sob os cuidados da empresa CONPASS – Concursos Públicos e Assessorias EIRELI, terá validade de dois anos, contabilizados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Sine-JP encaminha para seleções de 93 postos de trabalho

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) faz o encaminhamento para 93 oportunidades de trabalho. O comércio abriu diversas vagas, nesta semana, com destaque para a função de consultor de vendas (20). Para concorrer, é preciso ter Ensino Médio completo e um ano de experiência comprovado em Carteira de Trabalho.

Outras oportunidades no comércio são de vendedores (17) – a escolaridade exigida varia de Ensino Médio completo a Superior incompleto; supervisor de vendas (duas) e promotor de vendas (uma).
No setor de alimentação fora do lar, as empresas contratam auxiliar de cozinha (três), cozinheiro (três) – sendo duas vagas para restaurante e uma para trabalhar em hospital; pizzaiolo (três) e chef de cozinha (uma).

Ainda há vagas para mecânico de refrigeração (quatro), técnico de refrigeração (três), técnico mecânico de equipamentos médicos e odontológicos (três), auxiliar administrativo (duas), instalador de cortinas e persianas (duas), manicure (duas) e mecânico de máquina agrícola (duas). Veja a lista completa de vagas no link http://goo.gl/K9MUOZ

O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 14h. O trabalhador deve apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Para concorrer às oportunidades em que o empregador exige apenas o currículo, o interessado deve enviá-lo para o endereço sinejp.imo@joaopessoa.pb.gov.br.
 
MaisPB

Prefeitura de Itaporanga realiza concurso para preenchimento de 142 vagas

A Prefeitura Municipal de Itaporanga realizou neste domingo (13) concurso público para o preenchimento de 142 vagas de níveis fundamental, médio e superior.

Os candidatos concorreram as seguintes vagas: Ensino Médio/Técnico (Vagas) – Agente Municipal de Trânsito (6), Agente de Desenvolvimento Rural (1), Agente Comunitário de Saúde (4), Assistente Administrativo (16), Assistente de Gabinete Dentário (1), Facilitador (5), Fiscal de Obras e Serviços Urbanos (4), Monitor (5), Técnico em Agropecuária (2), Técnico em Enfermagem (12), Técnico em Informática (3), Técnico em Laboratório (2), Técnico em Radiologia (1) e Técnico em Segurança do Trabalho (1).

O certamente foi realizado pela empresa Contemax – Consultoria Técnica e Planejamento Ltda, da cidade de João Pessoa. O resultado final e homologação do concurso será divulgado no dia 11 de abril.

ALPB vota nesta terça MP que suspende reajuste dos servidores

Estela Bezerra, presidente da CCJ
 
 
 Já admitida na Comissão de Constituição e Justiça, a Medida Provisória 242, que suspendeu a data-base do reajuste dos servidores estaduais, está na pauta de votação da Assembleia Legislativa desta terça-feira (15).
A informação foi confirmada ao Portal MaisPB pela presidente da CCJ, deputada Estela Bezerra (PSB).
O governo suspendeu a Medida alegando dificuldades financeiras geradas pela crise econômica e impossibilidade de o Tesouro do Estado arcar com aumentos para o funcionalismo.

A oposição considera que o governo não pode desrespeitar um dispositivo legal que ele próprio criou.


MaisPB
 

Juíza de SP passa para Moro decisão sobre prisão de Lula

A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal, mais precisamente para as mãos do juiz Sérgio Moro, em Curitiba, informou a assessoria do Tribunal de Justiça (TJ) nesta segunda-feira (14). O processo apresentado pelo Ministério Público do estado, no qual denuncia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais 15 pessoas, ainda pede a prisão preventiva do ex-presidente.

A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira entendeu que:

– Os crimes denunciados são federais, e não estaduais;

– Já há uma investigação em curso sobre esses crimes na Justiça Federal;

– Todo a denúncia vai para a análise do juiz Sérgio Moro, em Curitiba;

– Caso o Moro entenda que a denúncia é de âmbito estadual, ele pode desmembrar o processo e devolver o que achar pertinente.

– O caso deixa de estar em segredo de Justiça.

Dessa forma, a denúncia e o pedido de prisão contra Lula agora serão encaminhadas da 4ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo para o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Na sua decisão, a juíza argumenta que os crimes denunciados pelo MP-SP têm características de esfera federal, e já são objetos de apuração da Justiça Federal.

A magistrada diz que “o pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘Lavagem de Dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”.

“Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MP-SP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados”, escreveu a juíza.

Denúncia

O ex-presidente, a mulher dele, Marisa Letícia, e o filho foram denunciados pelo Ministério Público Estadual na quarta-feira (9). Outras 13 pessoas também foram denunciadas. Este é um inquérito que corre em São Paulo, sem relação com a Operação Lava Jato.

O ex-presidente foi denunciado pelos promotores por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro – por ter ocultado a propriedade do triplex. Dona Marisa Letícia foi denunciada por lavagem de dinheiro. O filho deles, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, foi denunciado por participação em lavagem de dinheiro.

As outras 13 pessoas foram denunciadas pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, entre elas estão: o ex-tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto e o ex-presidente da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro.



G1