domingo, 8 de maio de 2016

Paraibana Lucy Alves define mulheres da família dos Anjos como fortes

lucy
Fortes: o adjetivo que descreve as mulheres da fazenda Piatã, de Velho Chico, é unanimidade entre as atrizes que interpretam seus papéis. Como Luzia, Piedade, Olívia e Isabel, respectivamente, Lucy Alves, Zezita Matos, Giullia Buscacio e Rayza Alcântara concordam que a determinação é a característica mais marcante das integrantes da família dos Anjos.
Lucy Alves define Luzia como sertaneja forte, porém temerosa (Foto: Caiuá Franco/ Globo)Lucy Alves define Luzia como sertaneja forte, porém temerosa (Foto: Caiuá Franco/ Globo)

Intérprete da mulher de Santo, papel de Domingos Montagner, Lucy destaca a força de vontade de Luzia como principal traço de sua natureza e completa: “Uma sertaneja determinada, que cria sua família em cima de muito amor e, também, de muito medo”. Ao mesmo tempo, Zezita, que dá vida a Piedade, define sua personagem: “Aquela que mantém e cuida de toda essa família”.
Já Zezita afirma que é sua personagem, Piedade, a responsável pela família (Foto: Caiuá Franco/ Globo)Já Zezita afirma que é sua personagem, Piedade, a responsável pela família (Foto: Caiuá Franco/ Globo)

Apesar de irmãs na trama de Benedito Ruy Barbosa, Giullia e Rayza vivem papéis opostos: enquanto Olívia surge com ideias inovadoras e está sempre pensando no futuro, Isabel é presa ao passado e teme a separação da família. “É aquela que une todos”, esclarece Rayza.


GShow

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 6,5 milhões; veja dezenas

Mega Senna 1
NInguém acertou as seis dezenas do concurso 1.816 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (7). O sorteio ocorreu às 20h (horário de Brasília), no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).

Veja as dezenas sorteadas: 05 – 10 – 12 – 22 – 28 – 46.

A quina teve 112 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 14.062,28. Outras 6.085 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 369,75 cada uma.
A estimativa do prêmio do próximo concurso, que será realizado na próxima quarta-feira (11), é de R$ 6,5 milhões.

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

G1

Agricultor morre eletrocutado no Sertão

Genilson Araújo
O agricultor Genilson Araújo da Silva, de 35 anos, sofreu uma descarga elétrica ao manusear um motor d’água e teve morreu, na tarde deste sábado (07), no sítio Muzelo, zona rural do município de Piancó, Sertão paraibano.
O motor está instalado em um poço e o agricultor foi até o local para ligar o equipamento como sempre fazia, mas, molhado e dentro de um ambiente aquoso, terminou atraindo uma corrente elétrica ao tocar em alguma superfície eletrocutada e não resistiu à descarga.
Ao deparar-se com o agricultor caído, com parte do corpo dentro do próprio poço, o dono da propriedade rural chegou a acionar o Samu na expectativa de que houvesse possibilidade de reanimá-lo, mas a vítima já estava sem vida, conforme constataram os socorristas. Segundo informações, o homem deixou dois filhos e a esposa grávida.
Ao tomar conhecimento do fato, o delegado José Pereira acionou a perícia e agentes de investigação estiveram no local. Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos, objetivando a constatação oficial da causa do óbito.
O caso teve forte comoção na comunidade rural onde o agricultor residia. Sua família está bastante abalada. A morte de agricultores em bomba d’água é constante no Vale, mas poderia ser evitada se houve capacitação e orientação para as pessoas que vão manusear esse tipo de equipamento.

Manoel Junior divulga vídeo em homenagem às mães

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PMDB), divulgou, neste domingo (08), vídeo, nas redes sociais, em homenagens ao Dia das Mães. Em nome de sua mãe, Lucila Ribeiro Alves, cumprimentou todas as mães de João Pessoa, da Paraíba e do Brasil desejando que Deus as ilumine, dê saúde e muita inteligência. Ele também pediu aos filhos para cuidar dos seus tesouros – as mães.
“Quero cumprimentar neste segundo domingo de maio, que marca e comemoramos o dia Das Mães, você que é mãe, futura mãe, vovó, enfim, a todas em nome da minha mãe Lucila, essa mulher guerreira, extraordinária, que me botou no mundo, e sempre me deu muito carinho e amor. Nos momentos fáceis, difíceis, alegres, tristes, me deu muita coragem para continuar lutando em favor do Brasil, da Paraíba, dos meus concidadãos”, disse o deputado no vídeo.
“Nesse instante peço a Deus as ilumine, dê saúde e muita inteligência. E aos filhos que cuidem bem dos seus tesouros. O meu está aqui, esta extraordinária mulher, a quem eu amo e que a quem neste instante eu dedico esse amor a todas as mães de João Pessoa, da Paraíba e do Brasil”, acrescentou.

Programa de Temer para a Saúde plagia o de Aécio

TEMER-LHS
Um eventual governo de Michel Temer (PMDB), ao menos na área de saúde, não pode ser classificado exatamente como inovador. Dez propostas que o vice apresenta para o setor, no seu programa “Travessia Social”, são similares às propostas do então candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014. Alguns trechos chegam a ser cópias e transcrições idênticas do texto da candidatura tucana. O projeto foi feito pela Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB.

Há semelhanças na descrição do SUS, do Programa Saúde da Família (PSF) e de Parcerias Público-Privadas. A comparação foi feita pelos pesquisadores Mário Scheffer, da USP, e Ligia Bahia, da UFRJ.
Ao fazer a descrição do SUS, o texto de Aécio diz: “O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988, completou 25 anos e continua sendo uma das grandes políticas de inclusão social da história do Brasil”. O de Temer: “O SUS tem pouco mais de 25 anos e continua sendo uma das grandes políticas de inclusão social da história brasileira”.

Ao tratar do PSF, Temer copia que o programa “estrutura-se como porta de entrada do sistema”. Sobre Redes Assistenciais Integradas, as semelhanças continuam. Temer repete Aécio ao dizer que “permitirão o melhor uso de recursos de saúde, num novo modelo assistencial com foco no paciente” e que também vão “garantir a continuidade do acesso a todos os níveis da rede”.

As coincidências seguem na Parceria Público-Privada. As versões de Aécio e Temer dizem que é preciso “identificar oportunidades de colaboração para desenvolver parcerias”.
Scheffer diz que o grupo de Temer não se deu o trabalho de ser original.

— Isso é vergonhoso, um grande descaso com a população que aponta a saúde como um dos maiores problemas do país. As propostas plagiadas têm custo altíssimo, como universalizar o PSF, aumentar urgência e emergência, entre outros. Sem resolver o subfinanciamento, sem novas fontes, como a CPMF exclusiva, governo nenhum fará essa mágica na saúde — diz Scheffer.

Ligia Bahia concorda:

— É plágio. O que chama atenção não é o desrespeito aos direitos intelectuais, mas a cópia descarada de um programa de outro partido sem explicação. O rótulo Travessia Social não é adequado para apresentação de propostas que não foram submetidas à adaptação mínima ao atual contexto econômico e social. Não houve travessia, apenas recorreu-se ao artifício de reapresentar propostas sem citar fonte.

ALIANÇA COMO JUSTIFICATIVA

A Fundação Ulysses Guimarães diz que não se trata de plágio, mas de propostas do PMDB que foram absorvidas pelo PSDB na aliança para a disputa presidencial de 2002, e que foram incorporadas pelos tucanos desde aquele ano, quando o PMDB lançou o documento “Tirando o atraso — combater as desigualdades já”

“Eram propostas de políticas sociais que foram absorvidas pelo então candidato José Serra (PSDB), à época acompanhado na chapa pela peemedebista Rita Camata. Algumas das propostas na área de saúde se incorporaram ao programa do PSDB. Por isso a coincidência”, diz a fundação.
Mas o “Tirando o atraso”, de 46 páginas, tem pouca referência à saúde. Não entra em detalhes. E diz: “O SUS tem sido apresentado como grande avanço em termos de atendimento público, o que é verdade. É um sistema com forte componente descentralizador e de participação popular”.

Outro trecho trata dos planos de saúde e critica a não indenização desse setor ao serviço público. “Como uma grande parte dos 40% mais ricos têm seguro privado de saúde, tal fato pouparia recursos públicos para programas que poderiam beneficiar as crianças mais pobres”.

O Globo

Menino de dois anos morre afogado em cisterna

timthumb-4-1-300x218
Uma criança de dois anos morreu afogada, na tarde deste sábado (07), na cidade de Assunção, Cariri paraibano, ao cair dentro de uma cisterna.
A criança estava na casa de sua avó, na Rua Inácio Pereira Filho, e tinha hábito de brincar no muro da residência, só que os familiares, não perceberam que a tampa da cisterna estava aberta.
Uma das tias da criança relatou que sentiu a falta do menino e daí, todos começaram a procurá-lo. Depois de revirar a casa, resolveram olhar dentro da cisterna, e encontraram a criança que já estava sem vida, boiando sobre a água.
A Polícia foi acionada e está investigando o caso.

Exército e mais 10 órgãos abrem inscrições; veja

concurso
Pelo menos 11 órgãos abrem inscrições de concursos, na segunda-feira (9), para um total de 565 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/ técnico e superior. Os salários chegam a R$ 15.516,27 na Prefeitura de Itanhangá (MT).
Na modalidade de formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas (MG)

A Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas (MG) vai abrir concurso para 11 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações vão de R$ 1.095,63 a R$ 4.426,80. As inscrições podem ser feitas pelo site www.gestaodeconcursos.com.br de 9 de maio a 10 de junho. A prova será aplicada na data provável de 3 de julho (veja o edital no site da organizadora).

Exército

O Exército divulgou três editais de concursos públicos para formação de sargentos. No total, são 70 vagas. Os candidatos devem ter nível médio completo ou cursar o 3º ano. As inscrições devem ser feitas de 9 de maio a 4 de julho pelo site www.esa.ensino.eb.br. O processo seletivo é composto de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical. O exame intelectual será em 9 de outubro. Os cursos serão realizados em dois períodos, sendo o básico composto por 34 semanas, e o de qualificação por 43 semanas (veja a matéria completa).

Prefeitura de Augusto Corrêa (PA)

A Prefeitura de Augusto Corrêa (PA) vai abrir processo seletivo para 46 vagas em cargos de nível fundamental. O salário é de R$ 1.014. As inscrições estarão abertas de 9 a 13 de maio no ginásio de esportes, localizado na Rua Sant’Ana A, s/nº. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da prefeitura).

Prefeitura de Campina Verde (MG)

A Prefeitura de Campina Verde (MG) divulgou edital de concurso público para 165 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 880 a R$ 4.418,70. As inscrições devem ser feitas de 9 de maio a 10 de junho na sede da prefeitura, localizada na Rua 30, 296. As provas objetivas estão previstas para o dia 26 de junho (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Cananéia (SP)

A Prefeitura de Cananéia (SP) fará concurso para 23 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 880 a R$ 3.623,44. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.fsvconcursos.com.br entre 9 e 18 de maio. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Caracaraí (RR)

A Prefeitura de Caracaraí (RR) vai abrir concurso para 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações vão de R$ 880 a R$ 3 mil. As inscrições pdoem ser feitas pelo site www.nortetecnologia.com de 9 de maio a 22 de junho. As provas objetivas estão previstas para o dia 31 de julho (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Itanhangá (MT)

A Prefeitura de Itanhangá (MT) abriram concurso público para preencher 80 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 896,47 a R$ 15.516,27. As inscrições estarão abertas de 9 a 22 de maio pelo site www.grupoatame.com.br. As provas estão previstas para o dia 12 de junho (veja a matéria completa).

Prefeitura de Itariri (SP)

A Prefeitura de Itariri (SP) fará concurso para 14 vagas de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 83,50 por hora a R$ 1.666,01 por mês. As inscrições podem ser feitas de 9 a 15 de maio pelo site www.fsvconcursos.com.br. Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Mogi Guaçu (SP)

A Prefeitura de Mogi Guaçu (SP) divulgou edital de concurso público para 23 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 1.342,44 a R$ 3.470. Os candidatos podem se inscrever de 9 a 22 de maio pelo site www.sigmarh.com.br. A seleção será feita por meiio de provas objetiva, de títulos e discursiva, de acordo com o cargo (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Patrocínio (MG)

A Prefeitura de Patrocínio (MG) vai abrir concurso para 8 vagas em cargos de nível médio. O salário é de R$ 1.452,46. As inscrições devem ser feitas pelo site www.iadhed.org de 9 de maio a 7 de junho. A prova está prevista para o dia 17 de junho (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Surubim (PE)

A Prefeitura de Surubim (PE) fará concurso para 23 vagas em cargos de nível fundamental. O salário é de R$ 1.014. As inscrições estarão abertas de 9 a 31 de maio pelo site www.funvapi.com.br. A prova objetiva está prevista para o dia 3 de julho (veja o edital no site da organizadora).

Globo

PSDC reúne filiados e pré-candidatos em JP

ENCONTRO ESTADUAL DO PSDC
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC), comandado na Paraíba por João Corujinha, realizou neste sábado (7), em João Pessoa, o encontro estadual da legenda que contou com a presença de vereadores, prefeitos e vices e, ainda, lideranças da legenda vindas de todo o Estado.
Na oportunidade, João Corujinha ressaltou a importância do empenho e dedicação dos presidentes municipais com o crescimento e fortalecimento do partido.
O presidente deu as boas vindas as novas lideranças da legenda. “O PSDC vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no nosso Estado e os presidentes municipais tem um papel muito importante na condução desse processo”, afirmou João Corujinha.
Já o secretário geral do partido, José Neto, fez um balanço positivo do crescimento do PSDC em terras paraibanas. “O nosso partido hoje está estruturado e lançará candidatos a vereador, prefeito e vice em 35% das cidades da Paraíba. O partido hoje conta com 32 vereadores e 3 vices. O nosso objetivo para este ano de 2016 é dobrar esses números e eleger dez prefeitos”, disse José Neto.
O evento contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que agradeceu a confiança e o apoio do partido ao seu projeto de reeleição, fez um balanço das obras da Prefeitura e ressaltou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade.
Também estiveram presente no evento o presidente estadual do PRB, deputado Jutay Menezes; o pré-candidato a prefeito de Sapé, Juscelino do Peixe; o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena; a prefeita de Boa Ventura, Leonice; o vice-prefeito de Gado Bravo, Neto Lucena; a vice-prefeita de Alcantil, Arlete; o suplente de deputado estadual, cabo Sérgio Rafael; e, o presidente municipal do PMN de João Pessoa, vereador Dinho.

Botafogo e Sousa decidem primeira vaga na final do Paraibano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Botafogo-PB e Sousa decidem neste domingo (8) quem será o primeiro finalista do Campeonato Paraibano. Com a vitória no primeiro jogo das semifinais, por 2 a 1, o Dinossauro pode até empatar para chegar à final. Ao Belo resta uma vitória por qualquer placar.
O encontro no estádio Almeidão, às 16h30, será o sexto entre os dois times, que acirraram a rivalidade na reta final do estadual. O presidente do Sousa, inclusive, chegou a ‘vetar’ a participação do árbitro João Bosco Sátiro, o qual foi alvo de reclamação em um dos jogos da fase anterior quando o Belo venceu o Sousa por 5 a 1.
Para este jogo, o técnico do Botafogo, Itamar Schulle terá o retorno do lateral direito Ângelo recuperado de uma lesão muscular.
No Sousa, Jazon Vieira vai poder contar novamente com o zagueiro Maceió e o meia Márcio Tarrafas livres após cumprirem suspensão automático no jogo de ida.
Além da presença na final do Campeonato Paraibano, a partida vale vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2017. Para o Sousa ainda está em jogo as vagas nas Série D de 2016 e 2017.
Roberto Lima apita a partida, auxiliado por Oberto Santos e Criselildo Sousa.

Dilma faz passeio de bicicleta no Dia das Mães em Porto Alegre

dilma
A presidente Dilma Rousseff fez o tradicional percurso de bicicleta nas ruas de Porto Alegre neste domingo (8), Dia das Mães. O trajeto inciou às 7h, partindo da residência de Dilma, na avenida Copacabana, no bairro Tristeza, e percorreu as avenidas Diário de Notícias, Beira-Rio, Mauá. Ela retornou à Zona Sul da capital gaúcha pelo Centro Histórico por volta das 8h10.
Ao final do passeio, Dilma e seguranças pararam as bicicletas no BarraShopping Sul e entraram em um veículo oficial para retornar à residência da presidente.

Sem agenda oficial, ela deve passar o domingo  de Dia das Mães com a família. A única filha de Dilma, Paula, e os dois netos Guilherme e Gabriel, moram na capital gaúcha. Ela deve visitar também o ex-marido e conselheiro, Carlos Araújo. Ainda não há informações sobre o retorno da presidente a Brasília.
Dilma chegou a Porto Alegre no início da noite deste sábado (7). Ela deve ficar até domingo (8), para passar o Dia das Mães. Ela desembarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, por volta das 18h10. De lá, seguiu de helicóptero para o Hipódromo do Cristal, na capital gaúcha. Após o desembarque, Dilma foi para o seu apartamento na Zona Sul perto das 19h.

Em evento, Dilma diz que é vítima de golpe

Mais cedo, Dilma participou da cerimônia de inauguração da Embrapa Pesca e Agricultura, em Palmas, no Tocantins. A quatro dias de o Senado analisar no plenário se instaura o processo de impeachment, ela voltou a dizer que é vítima de ‘golpe’ e negou ter cometido crime de responsabilidade.
“Mais que um golpe, é uma tentativa clara de fazer uma eleição indireta para colocar no governo quem não tem voto suficiente para lá chegar. Sabe por que não têm votos suficientes? Porque se eles chegarem para o provo brasileiro e falar assim: ‘Olha, não vai ter mais subsídios, então acabou o programa Minha Casa Minha Vida’, eles não vão falar assim. Eles vão reduzir, revisitar, reolhar, rever, o programa Minha Casa Minha vida. Mas isso vai significar menos dinheiro para fazer o programa Minha Casa Minha Vida”, declarou a petista.
Ao discursar, Dilma ressaltou mais uma vez que, na opinião dela, o pedido de impeachment “não tem base legal”. Novamente, ela afirmou que todos os governos que a antecederam fizeram a mesma coisa.

G1